Clipper On Line • Ver Tópico - Criando um gerador de aplicativos para Harbour

Criando um gerador de aplicativos para Harbour

Projeto Harbour - Compilador de código aberto compatível com o Clipper.

Moderador: Moderadores

 

Criando um gerador de aplicativos para Harbour

Mensagempor yugi386 » 22 Jul 2009 10:14

Caros Amigos!

Este fórum é muito rico em informações dos mais diversos temas sobre Clipper, Harbour e temas relacionados. Existe um farto material aqui que pode ser aproveitado para se criar o tão sonhado gerador de aplicativos para harbour.
Um dos grandes problemas do harbour é a falta de padronização e isto dificulta esta tarefa. Eu, particularmente, prefiro utilizar a MINIGUI original de Roberto Lopez, enquanto a maioria das pessoas deste forum (que utilizam MINGUI) preferem a versão Extended, alem dos usuários de outras LIBS gráficas.
Eu gostaria de lançar este desafio a todos os interessados deste fórum: O objetivo é criar um aplicativo que permita criar inicialmente somente cadastros automáticos
O que seria isto:
Uma vez definida a tabela do sistema todas as funções básicas e inclusive relatórios seriam feitos automaticamente.
O sistema criaria automaticamente as tabelas e índices (com dados alimentados pelo usuário) e a partir daí criaria os formulários (é muito importante que depois eles possam ser editados pela IDE da Minigui) já com todo o código pertinente para fazê-lo funcionar.
O gerador de aplicativos geraria um código fonte em harbour e assim cada um poderia dar o seu toque pessoal nos cadastros gerados a partir da IDE da Minigui.
Uma simples ferramenta deste tipo permitiria criar um sistema com 50 cadastros independentes de forma extremamente rápida e o melhor: como o código estaria padronizado não haveriam erros de programação!!! Os cadastros relacionados também poderiam ser criados com um pouco de boa vontade.
Cada membro do forum poderia contribuir com idéias adicionais já que o código fonte do gerador de aplicativos seria livre para todos. No entanto, a versão oficial não pode ser modificada inadivertidamente para evitar problemas de compatibilidade e surpresas desagradáveis.
Embora não seja de praxe dos programadores é indispensável que o software seja detalhadamente documentado.
Seria possível realizar tal empreitada? Seria viável?

Aguardo a opinião dos membros mais experientes, do moderadores e sobejamente do Toledo para alimentar este sonho.

Saudações à todos!
yugi386
Usuário Nível 2

Usuário Nível 2
 
Mensagens: 82
Data de registro: 24 Jul 2008 10:36
Cidade/Estado: Minas Gerais
Curtiu: 0 vez
Mens.Curtidas: 27 vezes

Re: Criando um gerador de aplicativos para Harbour

Mensagempor sygecom » 22 Jul 2009 17:42

Buenas,
Eu não uso Minigui, e nem pretendo usar, mas se fosse com Hwgui, acho que seria facil porem talvez um pouco demorado de fazer isso baseado na IDE da Hwgui mantida pelo Basso, a cada dia que passa ela esta cada vez melhor e a comunidade que usa Hwgui tem muito a agradecer ao Basso. Acho que essa idéia é boa, porem pelo que vi na IDE da Minigui ela não gera um .PRG igual a IDE da Hwgui faz, seria mais trabalhoso ter de fazer duas coisas, uma para a IDE intender como deve proceder e outra de gerar o .PRG prontinho.
Só posso desejar boa sorte.
Leonardo Machado
xHarbour.org + Hwgui + PostgreSql
leonardodemachado@hotmail.com

Faça você também sua doação esse fórum é uma lenda viva: http://www.pctoledo.com.br/doacao
Avatar de usuário

sygecom
Usuário Nível 7

Usuário Nível 7
 
Mensagens: 7020
Data de registro: 21 Jul 2006 10:12
Cidade/Estado: Alvorada-RS
Curtiu: 1 vez
Mens.Curtidas: 133 vezes

Re: Criando um gerador de aplicativos para Harbour

Mensagempor software_facil » 23 Jul 2009 10:50

Por falar nisso, seria interessante se o pessoal da MiniGUI copiasse as idéias da IDE da HwGUI, pois o que temos hoje na MiniGUI, com certeza está bem longe do que seria aceitável.

Abraços

Marcelo Neves
Avatar de usuário

software_facil
Usuário Nível 3

Usuário Nível 3
 
Mensagens: 211
Data de registro: 23 Fev 2005 12:19
Cidade/Estado: Curitiba/PR
Curtiu: 0 vez
Mens.Curtidas: 0 vez

Re: Criando um gerador de aplicativos para Harbour

Mensagempor gvc » 23 Jul 2009 13:18

Acho que dá para iniciar alguma coisa pelas idéia.
Todos os cadastros propostos terão outros campos, determinados conforme a necessidade do projeto do gerador.

1) Criar um cadastro do projeto, contendo o local dos fontes e arquivos.
2) Cadastro dos arquivos do projeto,
3) Cadastro dos campos do arquivos.
4) Cadastro dos indices dos arquivos.
5) Geração/Atualização dos arquivos e indices do sistema.
6) Cadastro dos menus e submenus do sistema.
7) Cadastro das telas (Browse, CRUD, mestre/detalhe, mestre/detalhe/subdetalhe)
6) Cadastro dos arquivos/campos da tela. (Browse e CRUD)
8) Cadastro dos campos de um relatório. Lembrando que poderão ser usadas funções no lugar de campos.

Vale lembrar que será necessário criar uma rotina genérica de pesquisa e validação de campos.
Na pesquisa poderá abrir um browse para o usuário procurar o item desejado por alguns campos chaves.
Na validação será necessário verificar se o código cadastrado existe ou se deve retornar alguma informação para algum campo.

Boa sorte ao projeto. Espero ter ajudado um pouco.
"TRS-80/Sincler/Apple/PC - Clipper Winter 85, tlink 1.0 [pc 10 MHz - 640K] {NEZ 8000 2Kb RAM}"
{POG - Programação Orientada a Gambiarra}
Avatar de usuário

gvc
Colaborador

Colaborador
 
Mensagens: 1269
Data de registro: 23 Ago 2005 10:57
Curtiu: 0 vez
Mens.Curtidas: 0 vez

Re: Criando um gerador de aplicativos para Harbour

Mensagempor yugi386 » 23 Jul 2009 16:50

Saudações a todos!

Bem a idéia inicial que tive foi aproveitar a estrutura da HMG e criar um aplicativo simples, que inicialmente pudesse ser utilizado para criar um cadastro rapidamente.
Um aplicativo completo, neste sentido, seria de difícil programação e não atenderia o seu objetivo principal que seria o de criar uma cadastro funcional com um mínimo de informações possíveis e sem erros.
As informações pertinentes seriam:

- Estrutura da tabela
- Estrutura dos índices
- Cabeçalhos dos campos

Na primeira implementação eu vou considerar que a tabela não está relacionada com outra tabela (o que não existe na prática, pois quase todas as tabelas de um sistema são de fato relacionadas) e não vou implementar o módulo de relatórios inicialmente até que tenha uma idéia mais clara do que o projeto deve realmente fazer.

Através do Cabeçalho dos campos e da Estrutura da tabela, é possível criar automaticamente um formulário que pode ser editado pela IDE MINIGUI.

O código que fará o formulário funcionar será gerado em arquivo a parte onde se encontrarão as seguintes rotinas:

- Criação da Tabela
- Criação dos índices
- Inclusão
- Alteração
- Exclusão
- Consulta

O IMPORTANTE NESTE PROJETO NÃO SERÃO AS OPÇÕES NA PROGRAMAÇÃO MAS SIM A SUA RÁPIDA FUNCIONALIDADE.
Não haverá neste pré-Projeto um gerenciamento do [Projeto em si], módulos, formulários e outros, já que a própria MINIGUI faz este serviço de forma simples e descomplicada.
O foco é a velocidade com que se pode gerar um cadastro e consequentemente um sistema completo.

Grato por qualquer sugestão.
yugi386
Usuário Nível 2

Usuário Nível 2
 
Mensagens: 82
Data de registro: 24 Jul 2008 10:36
Cidade/Estado: Minas Gerais
Curtiu: 0 vez
Mens.Curtidas: 27 vezes

Re: Criando um gerador de aplicativos para Harbour

Mensagempor eloliveira » 11 Out 2010 09:29

O primeiro passo é abrir um local de armazenagem para o projeto.
O segundo é montar a estrutura geral do que deseja e PRAZOS.
O terceiro é identificar e criar funções pequenas que serão muito usadas para fazer uma biblioteca com chamadas mais simples.
O quarto é montar uma rotina básica.
eloliveira
Usuário Nível 1

Usuário Nível 1
 
Mensagens: 2
Data de registro: 11 Out 2010 09:24
Cidade/Estado: Umuarama/PR
Curtiu: 0 vez
Mens.Curtidas: 0 vez

Re: Criando um gerador de aplicativos para Harbour

Mensagempor Itamar M. Lins Jr. » 11 Out 2010 12:44

Um dos grandes problemas do harbour é a falta de padronização e isto dificulta esta tarefa.

Onde está a falta de padronização ?
Concordo que pode haver poucos exemplos, mas tem padronização.

Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Avatar de usuário

Itamar M. Lins Jr.
Colaborador

Colaborador
 
Mensagens: 6959
Data de registro: 30 Mai 2007 11:31
Cidade/Estado: Ilheus Bahia
Curtiu: 312 vezes
Mens.Curtidas: 508 vezes

Re: Criando um gerador de aplicativos para Harbour

Mensagempor hervedo » 19 Out 2010 14:15

Ola a todos...
Eu conheci um sistema chamado (ZEUS) de uma empresa de Curitiba que armazenava num dbf a estrutura das telas e as montava dinamicamente.
Se alguem por ai tivesse uma funcao dessas seria um comeco pro gerador de aplicativos, sendo que em vez de montar a tela, gravaria o prg,
Nao sei se me fiz entender... qualquer coisa pecam ai..

Abraco a todos
hervedo
Usuário Nível 1

Usuário Nível 1
 
Mensagens: 35
Data de registro: 23 Mar 2010 17:48
Cidade/Estado: Santa Catarina
Curtiu: 0 vez
Mens.Curtidas: 0 vez

Criando um gerador de aplicativos para Harbour

Mensagempor arcanjoebc » 12 Out 2021 22:47

Ninguém mais tem a intenção de construir um gerador de códigos fontes? Será muito interessante se o projeto seguir em frente ... usei o Miro nos tempos do MS-DOS e agilizava o serviço. Uma coisa que vejo e que pergunto a vocês é o seguinte: o Miro gerava os fontes *.prg, compilava e já linkeditava gerando o *.EXE, no caso esse suposto gerador seria algo parecido? Aguardo contato.
arcanjoebc
Usuário Nível 2

Usuário Nível 2
 
Mensagens: 54
Data de registro: 23 Dez 2015 22:58
Cidade/Estado: Tramandaí/RS
Curtiu: 1 vez
Mens.Curtidas: 0 vez

Criando um gerador de aplicativos para Harbour

Mensagempor paiva » 13 Out 2021 08:31

bom dia

não me lembro o NOme ... NEW ?!
++ o aplicativo/linguagem do Marcelo Lombardi
fazia isso rs e MUITO +.++

na época eu Pretendia usar +++ parece que ele NAO vende + só usa para desenvolver para seus clientes pelo que entendi.
paiva
Usuário Nível 3

Usuário Nível 3
 
Mensagens: 257
Data de registro: 04 Ago 2005 10:28
Curtiu: 0 vez
Mens.Curtidas: 9 vezes

Criando um gerador de aplicativos para Harbour

Mensagempor Itamar M. Lins Jr. » 13 Out 2021 08:40

Olá!
Gerador de aplicativos, pronto muito bom.
https://www.xailer.com/wp/

Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Avatar de usuário

Itamar M. Lins Jr.
Colaborador

Colaborador
 
Mensagens: 6959
Data de registro: 30 Mai 2007 11:31
Cidade/Estado: Ilheus Bahia
Curtiu: 312 vezes
Mens.Curtidas: 508 vezes

Criando um gerador de aplicativos para Harbour

Mensagempor JoséQuintas » 13 Out 2021 09:51

arcanjoebc escreveu:Ninguém mais tem a intenção de construir um gerador de códigos fontes?


Já fiz isso nos tempos do Clipper e Visual Basic.
É uma coisa relativamente simples, que qualquer um consegue fazer.
José M. C. Quintas
Harbour 3.2, mingw, gtwvg, multithread, dbfcdx, ADO+MySql, PNotepad
"The world is full of kings and queens, who blind our eyes and steal our dreams Its Heaven and Hell"

https://github.com/JoseQuintas/
Avatar de usuário

JoséQuintas
Membro Master

Membro Master
 
Mensagens: 18158
Data de registro: 26 Fev 2007 11:59
Cidade/Estado: São Paulo-SP
Curtiu: 15 vezes
Mens.Curtidas: 1215 vezes

Criando um gerador de aplicativos para Harbour

Mensagempor JoséQuintas » 13 Out 2021 10:19

Aliás...

Aqui no fórum a coisa tá tão feia, que ninguém nem percebeu que já postei isso há muito tempo.

Se fosse post do Kesin ou do Linares, tinham visto na hora, e falariam que iria começar avalanche de geradores kkkk

Mas como o post foi meu, nem sequer enxergaram nada.
José M. C. Quintas
Harbour 3.2, mingw, gtwvg, multithread, dbfcdx, ADO+MySql, PNotepad
"The world is full of kings and queens, who blind our eyes and steal our dreams Its Heaven and Hell"

https://github.com/JoseQuintas/
Avatar de usuário

JoséQuintas
Membro Master

Membro Master
 
Mensagens: 18158
Data de registro: 26 Fev 2007 11:59
Cidade/Estado: São Paulo-SP
Curtiu: 15 vezes
Mens.Curtidas: 1215 vezes

Criando um gerador de aplicativos para Harbour

Mensagempor sygecom » 13 Out 2021 13:29

JoséQuintas escreveu:Aliás...

Aqui no fórum a coisa tá tão feia, que ninguém nem percebeu que já postei isso há muito tempo.

Se fosse post do Kesin ou do Linares, tinham visto na hora, e falariam que iria começar avalanche de geradores kkkk

Mas como o post foi meu, nem sequer enxergaram nada.


Relaxa Zé,
Só não conseguimos lembrar de tudo, ou as vez bate uma preguiça de usar o buscar do fórum kkkkk

Mas falando em gerador, acredito que para o mundo xbase o XAILER seja o mais evoluído no momento.
Leonardo Machado
xHarbour.org + Hwgui + PostgreSql
leonardodemachado@hotmail.com

Faça você também sua doação esse fórum é uma lenda viva: http://www.pctoledo.com.br/doacao
Avatar de usuário

sygecom
Usuário Nível 7

Usuário Nível 7
 
Mensagens: 7020
Data de registro: 21 Jul 2006 10:12
Cidade/Estado: Alvorada-RS
Curtiu: 1 vez
Mens.Curtidas: 133 vezes

Criando um gerador de aplicativos para Harbour

Mensagempor sergiosouzalima » 13 Out 2021 14:36

Olá, pessoal!

O Quintas tocou num ponto importante!

Eu acho que está relacionado com a forma que as informações são disponibilizadas por aqui.

Este forum é muito bom para buscas históricas. Eu encontro muita coisa boa aqui.

Mas eu não vejo as informações serem exibidas por outros canais.

Tenho certeza que alguém está fazendo algo que poderia ser melhor anunciado
por videos, grupos, lives, encontros virtuais semanais, mensais, etc.

Eu participo de vários grupos de Python, Ruby, Golang, Oracle, etc, e por lá eu vejo
o pessoal se comunicar por:

- Telegram (alguns grupos com mais 2mil pessoas)
- Canais no Youtube
- Slack
- Discord
- Skype
- outros....

Pergunta: será que não está faltando mais formas de comunicação para anunciar o que
temos e o que está surgindo nesta comunidade?

Inclusive esse assunto do gerador tenho tanta coisa pra falar que aqui "não cabe".

Fica a ideia para pensarmos.

Abraços
Sergio
sergiosouzalima
Usuário Nível 1

Usuário Nível 1
 
Mensagens: 48
Data de registro: 26 Out 2020 11:25
Cidade/Estado: São Paulo / SP
Curtiu: 1 vez
Mens.Curtidas: 4 vezes

Próximo



Retornar para Harbour

Quem está online

Usuários vendo este fórum: Google Adsense [Bot] e 7 visitantes


Ola Amigo, espero que meu site e forum tem lhe beneficiado, com exemplos e dicas de programacao.
Entao divulgue o link da Doacao abaixo para seus amigos e redes sociais ou faça uma doacao para o site forum...
MUITO OBRIGADO PELA SUA DOACAO!
Faça uma doação para o forum
cron
v
Olá visitante, seja bem-vindo ao Fórum Clipper On Line!
Efetue o seu login ou faça o seu Registro