Ola!
Pq, nós informamos conforme nossa vivência como proceder para evitar esses problemas.
1º Evitar usar Win7/10 como servidor. Use LINUX! ou Windows Server!
2º Usar Nobreaks
3º Não usar mapeamento.
4º Verificar o cabeamento de todos os micros.
5º Não se instala AntivÃrus no servidor!
6º Se usar windows, desligar atualizações. Pq ele reinicia o sistema sem avisos(atualizações), danificando o DBF!
7º Usar as novas ferramentas para acessar DBF em REDE! No mÃnimo fazer uso do NetIO, e ou usar LetoDBf ou ADS.
8º Se não deseja atualizar o seu código, acessar via "Terminal Service" o sistema.
9º Deixar o servidor "DEDICADO".(Ninguém mexe)
Seguindo esses parâmetros diminuÃmos a quase zero o problema de Ãndices corrompidos.
São procedimentos simples. Não adianta ficar querendo corrigir o problema sem mudar a forma de trabalhar.
Fui em um cliente em 03/03/2020, ele reclamou que sumiu um pedido. Conversei com os funcionários da loja, e constatamos que houve um queda de energia no dia 29/02/2020, exatamente no dia que "sumiu" o pedido. Outro problema foi que o servidor win7 reiniciou, sem aviso algumas vezes, por conta das atualizações compulsórias. Outro problema também foi o desligamento intermitente do HUB, parte elétrica mal feita.
Neste caso, o cliente que vai tomar providência, informei o que ele tinha que fazer. Eu sei fazer as mudanças e passei meu orçamento.
Estamos em 2020! Não tem desculpa para trabalhar com rede mapeada e acreditar que não vai ter problemas. No mÃnimo usar TS!
Nota que neste cliente, o servidor/hub/Energia falhou diversas vezes, e mesmo assim os problemas foram minimizados com o uso do LetoDbf.
No caso do pedido que sumiu foi na queda de energia pois estava no cache do LetoDbf ou do win7, e não tinha sido gravado. O Nobreak resolveria. E o Linux, resolverá o problema de reinicio do win7 devido as atualizações.
Saudações,
Itamar M. Lins Jr.