Clipper On Line • Ver Tópico - VISUAL XHARBOUR

VISUAL XHARBOUR

Projeto Harbour - Compilador de código aberto compatível com o Clipper.

Moderador: Moderadores

 

VISUAL XHARBOUR

Mensagempor Kebe » 10 Set 2005 10:03

Saldações a todos!!!

Acredito que muito de vocês já devem ter dado uma olhada no ambiente de desenvolvimento VISUAL XHARBOUR.
Gostaria de saber a opinião de vocês pelo que viram e também daqueles que já utilizam esta ferramenta, pois, aparentemente se trata de um produto muito bom. Gostaria de compartilhar experiências com vocês pois ainda estou agarrado ao bom e velho clipper e ainda acho meio confuso todos estes programas e processos envolvidos no desenvolvimento em xharbour.

Saudaçoes a todos!!!
Kebe
Usuário Nível 1

Usuário Nível 1
 
Mensagens: 37
Data de registro: 22 Set 2003 14:37
Curtiu: 0 vez
Mens.Curtidas: 0 vez

Mensagempor vagucs » 10 Set 2005 10:46

Bom, eu já vi o demo a VXH, está ficando muito boa, apesar de não ter me aprofundado no seu uso, alias a Minigui tá me servindo muito bem, apesar de sua IDE não ser tão extensa.

O grande problema é se pagar por uma ferramenta e ficar preso a um compilador diferente do xHarbour/GPL e derivado do mesmo, se a ferramenta fosse para a versão GPL a histório seria outra.

Existem projetos de IDE também que conheço que irão bater de frente com a IDE da versão paga, porém para versão GPL, o que será uma grande vantagem, visto que esta versão tende a ter mais ferramentas disponíveis no decorrer dos anos.
Sem mais
Wagner Nunes
www.vagucs.com.br
Avatar de usuário

vagucs
Membro Master

Membro Master
 
Mensagens: 1466
Data de registro: 10 Jul 2004 10:45
Cidade/Estado: Ipanema - MG
Curtiu: 1 vez
Mens.Curtidas: 19 vezes

Mensagempor Kebe » 10 Set 2005 11:15

Agradeço sua resposta e aproveito para perguntar se o MiniGui é só para o Harbour ou também serve para o XHarbour ?
Kebe
Usuário Nível 1

Usuário Nível 1
 
Mensagens: 37
Data de registro: 22 Set 2003 14:37
Curtiu: 0 vez
Mens.Curtidas: 0 vez

Mensagempor Sandro R R Freire » 10 Set 2005 12:55

Amigos, deixa eu me intrometer nessa, mas todos sabemos que o linux ta ai, é uma realidade, e por que não usar a HwGUI, visto ela estar sendo portada também para o Linux, ja esta quase em 80%.
Sandro R R Freire
Usuário Nível 2

Usuário Nível 2
 
Mensagens: 52
Data de registro: 23 Set 2004 08:06
Curtiu: 0 vez
Mens.Curtidas: 0 vez

Mensagempor vagucs » 11 Set 2005 01:24

Sandro, onde baixar uma versão atualizada a hwgui?

No site do criador só tem a versão 2.14 que é bem antiga, tem no sourceforge?

Quanto a pergunta do amigo, a Minigui funciona tanto para Harbour quanto para xHarbour.
Sem mais
Wagner Nunes
www.vagucs.com.br
Avatar de usuário

vagucs
Membro Master

Membro Master
 
Mensagens: 1466
Data de registro: 10 Jul 2004 10:45
Cidade/Estado: Ipanema - MG
Curtiu: 1 vez
Mens.Curtidas: 19 vezes

Mensagempor culik » 11 Set 2005 08:04

Varger

Baixe os fontes da hwgui do cvs.

[]s
Luiz
culik
 

HwGUI

Mensagempor gransoft » 11 Set 2005 11:18

culik escreveu:Baixe os fontes da hwgui do cvs.
Luiz

ARAGUARI-MG, 11 de setembro de 2005.

Prezados Culik e Sandro,

Acompanho o trabalho de vocês com a HwGUI.

Não seria viável disponibilizar em um site, as ultimas versões da HwGUI para Windows e Linux, com o mínimo de instruções para que um usuário interessado possa criar a lib e testar exemplos funcionais ?

Este procedimento deu certo com a outra lib, e a simplicidade para compilar e rodar os exemplos foram fundamentais para divulgação daquele produto.

Entendam que, no atual estágio em que vocês se encontram, é realmente complicado, fútil e enfadonho orientar iniciantes, principalmente quando o assunto é Visual. E como o foco dos produtos xHarbour e HwGUI .org e .com são Programadores Clipper, esta migração inicialmente É COMPLICADA, e as dúvidas sempre estão entre instalação e compilação, que é O BÁSICO de uma Linguagem.

Desconheço usuários que - após várias mensagens de erro - conseguiram compilar e rodar um Aplicativo na primeira tentativa. Isso quando compila e ao rodar, retorna-se para o Sistema Operacional - sem nenhuma mensagem de erro. As tais Libs ...

Atenciosamente,
Janis Peters Grants.

Skype: gransoft
http://www.gransoft.com.br
gransoft@zipmail.com.br
Avatar de usuário

gransoft
Usuário Nível 3

Usuário Nível 3
 
Mensagens: 301
Data de registro: 06 Jul 2004 17:48
Cidade/Estado: UBERLÂNDIA-MG
Curtiu: 0 vez
Mens.Curtidas: 0 vez

Mensagempor Sandro R R Freire » 11 Set 2005 11:33

Ola Janis, sim você pode até estar certo, mas se a Minigui chegou a este nivel se deve a contribuições de "USUARIOS", hj coisas repudiadas pelo Roberto, a HwGUI, ja é um projeto com o auxilio de programadores em sua excÊncia, não queremos um monte de exemplinhos, mas uma facilidade na sua concepção.
Imagine que a hwgui usa toda concepção de OOP do Xharbour/Harbour, ou seja, esta parte não cabe a HwGUI ensinar e sim o compilador, você não imagina o beneficio que é programar orientado a Objeto.
Partimos ainda do conceito que o programador, principalmente o clipeiro, são como garimpeiros, que cavam os códigos a procura do tesouro, e isso a HwGUI é rica.
É melhor para vocês desenvolverem do que pegarem códigos e reaproveitarem eles.
Os demos da HwGUI contém um exemplo básico do uso, ai cabe a todos usar a criatividade, ja vi muitos casos de programas copiados da Minigui em que programadores pegaram os exemplos e os modificaram, na HwGUI ensinamos a pescar e não damos o peixe.

Um grande abraço
Sandro R R Freire
Usuário Nível 2

Usuário Nível 2
 
Mensagens: 52
Data de registro: 23 Set 2004 08:06
Curtiu: 0 vez
Mens.Curtidas: 0 vez

Mensagempor Stanis Luksys » 12 Set 2005 03:18

;-)

"Aprendi" a utilizar a miniGui muito rapidamente, superei minhas proprias expectativas.

Mas e a HwGui, pego facil? Eh parecida?

Ok. Brigado.
Stanis Luksys
sites.google.com/hblibs

Apoiar e se utilizar de projetos opensource não é uma questão de boicote, mas sim de liberdade.
Utilize, aprimore e distribua.
Avatar de usuário

Stanis Luksys
Colaborador

Colaborador
 
Mensagens: 1329
Data de registro: 18 Jun 2005 03:04
Cidade/Estado: São Paulo
Curtiu: 0 vez
Mens.Curtidas: 2 vezes

Mensagempor Dudu_XBase » 12 Set 2005 05:10

Minha Opinião.
Bom Converti nesse Fds quase 80 % de um sistema para Minigui.
Usando Minigui Ide Plus 1.36 de Ciro Clemow com Minigui Build 108.
Estou mto satisfeito com os resultados e com essa IDE nova da Minigui.
Ref a HWGUI tive uns problemas para gerar as libs dela.
Não estou querendo praticidade pois programo tb em 5win e conheço mto bem essas manhas.
Como tenho mtos sistemas o próximo portarei usando a HWGUI.
Para fazer uma comparação mais detalhada, claro que os resultados postarei.
Entre as vantagens e desvantagens vou definir de vez até p final desse mês.
Fiz uns testes com VFP mas detestei os runtimes e outros erros.
Dentre as GUIS a fivewin for harbour esta madura tb com pouquissímos bugs. Testei tb o Xailer www.xailer.com (pago) e tb gostei soh q a cotação do Euro..rs.
Mas estou centralizando no estudo de soluções OPENSOURCE agora.
Não basta saber pescar, alias morei no Interior de SP pesquei mto no Tiete e Paraná, tem q conhecer o local onde se pisa e saber a isca a ser utilizada para pegar determinado peixe.
Pq pegar Tucunaré com linha de lambari eu não quero.
Será uma metáfora mas prefiro avaliar detalhadamente, a ferramenta q irei utilizar junto com o xharbour ou harbour.


________________________________________________________________________________________________________
(Aow Saudade) Clipper 5.2e, Blinker 7, RDD SIXNSX, DBFCDX /Xharbour 1.0, Rdd Mediator (Mysql) Free , RDD Sqlrdd (Sql Server) Comercial
(Hoje) C# Python Sql Server e Oracle




Dudu_XBase
Membro Master

Membro Master
 
Mensagens: 1036
Data de registro: 25 Ago 2003 16:55
Curtiu: 24 vezes
Mens.Curtidas: 9 vezes

Mensagempor Sandro R R Freire » 12 Set 2005 09:14

Apenas veja quem é o mentor da HwGUI, Alexander Kresin, um dos principais desenvolvedores do Harbour
Sandro R R Freire
Usuário Nível 2

Usuário Nível 2
 
Mensagens: 52
Data de registro: 23 Set 2004 08:06
Curtiu: 0 vez
Mens.Curtidas: 0 vez

Mensagempor Clipper » 13 Set 2005 16:11

Prezado Sinval

Baixe aqui a última versão da hwgui no link abaixo :

Versão 2.13

www.sistemabr.com.br/xHarbour/setup.exe

Até logo.

Marcelo
Programador que é programador, quando tá de folga vai inventar função nova, fazer testes, ou seja... se divertir
Cobra 210 - Drive de 8" 1.024 KB - 64 KB RAM - Impressora de Linha Cobra - Visicalc - Fortran - Dialog - Sistema Operacional SP/M (é sp/m mesmo - era o cp/m da cobra)
Avatar de usuário

Clipper
Colaborador

Colaborador
 
Mensagens: 1320
Data de registro: 23 Ago 2004 00:04
Cidade/Estado: Recife/PE
Curtiu: 0 vez
Mens.Curtidas: 3 vezes

Mensagempor lgr » 13 Set 2005 17:23

Clipper escreveu:Prezado Sinval

Baixe aqui a última versão da hwgui no link abaixo :

Versão 2.13

www.sistemabr.com.br/xHarbour/setup.exe

Até logo.

Marcelo


A última versão é a 2.14, que você encontra aqui: http://sourceforge.net/projects/hwgui/.

Mas já tem várias atualizações no CVS.
Avatar de usuário

lgr
Usuário Nível 1

Usuário Nível 1
 
Mensagens: 25
Data de registro: 06 Set 2005 00:02
Cidade/Estado: Rio de Janeiro-RJ
Curtiu: 0 vez
Mens.Curtidas: 0 vez

Mensagempor culik » 13 Set 2005 19:12

Ola Marcelo

>Baixe aqui a última versão da hwgui no link abaixo :

>Versão 2.13

>www.sistemabr.com.br/xHarbour/setup.exe
Essa versao e muito velha. o que tou mandando e a ultima do cvs

[]s
Luiz
culik
 

Mensagempor Clipper » 13 Set 2005 19:16

Porém a versão que está lá não está compilada, sendo assim para quem está aprendendo sugiro usar a versão 2.13, para que não haja maiores complicações, no caso de usuários experientes então pode-se usar a 2.14.

Embora eu recomende muito mais o uso da Minigui por ser muitooooo melhor.

Até logo.

Marcelo
Programador que é programador, quando tá de folga vai inventar função nova, fazer testes, ou seja... se divertir
Cobra 210 - Drive de 8" 1.024 KB - 64 KB RAM - Impressora de Linha Cobra - Visicalc - Fortran - Dialog - Sistema Operacional SP/M (é sp/m mesmo - era o cp/m da cobra)
Avatar de usuário

Clipper
Colaborador

Colaborador
 
Mensagens: 1320
Data de registro: 23 Ago 2004 00:04
Cidade/Estado: Recife/PE
Curtiu: 0 vez
Mens.Curtidas: 3 vezes

Próximo



Retornar para Harbour

Quem está online

Usuários vendo este fórum: Nenhum usuário registrado online e 6 visitantes


Ola Amigo, espero que meu site e forum tem lhe beneficiado, com exemplos e dicas de programacao.
Entao divulgue o link da Doacao abaixo para seus amigos e redes sociais ou faça uma doacao para o site forum...
MUITO OBRIGADO PELA SUA DOACAO!
Faça uma doação para o forum
cron
v
Olá visitante, seja bem-vindo ao Fórum Clipper On Line!
Efetue o seu login ou faça o seu Registro