Clipper On Line • Ver Tópico - Migrar para o Harbour / xHarbour

Migrar para o Harbour / xHarbour

Projeto Harbour - Compilador de código aberto compatível com o Clipper.

Moderador: Moderadores

 

Re: Migrar para o Harbour / xHarbour

Mensagempor Itamar M. Lins Jr. » 14 Nov 2010 11:53

Ola!
Vamos ver se consigo responder e que vocês consigam entender.
No Harbour 1.1.0 eu seguí a instalação de um colega ao qual chama um atalho e este chama uma batch que configura o ambiente. Acho que eu gostaria de continuar assim ou será que eu deveria compilar através do hbIDE ?

Por favor, esqueçam uso de bat com o Harbour 2.1 ou do SVN.
Ele procura no PATH e faz todo o serviço "ATENÇÃO NO PATH".
Vejam o meu PATH como é:
Path=C:\WINDOWS\system32;C:\WINDOWS;C:\WINDOWS\System32\Wbem;C:\Dev\Harbour\bin;
C:\Arquivos de programas\TortoiseSVN\bin;c:\mingw\bin;C:\Arquivos de programas\C
VSNT\;C:\Arquivos de programas\smartmontools\bin;;C:\ARQUIV~1\ARQUIV~1\MUVEET~1\
030625


Reparem que só tem a linha: "C:\Dev\Harbour\bin;" que faz referência ao local dos "binários" do Harbour.
E essa que faz referência ao local do MingW: "c:\mingw\bin;" que é o compilador que estou usando no momento.
Não é necessário bat nenhum é coisa do passado.
Minhas variaveis HB_*
C:\>set HB
HB_INSTALL_PREFIX=c:\dev\harbour
HB_WITH_BLAT=C:\blat\blat262\full\source
HB_WITH_QT=C:\Qt\2009.04\qt\include

Só uso o blat para envio de emails, e a QT, por causa da HBIDE para criar a HBIDE apartir dos fontes.
Esse HB_INSTALL_PREFIX, é necessário para criar os binários do Harbour pelo SVN é o local onde ele vai gravar os arquivos.
ATENÇÃO na pasta onde o Harbour gera as LIBS, pois agora dentro da pasta LIB tem outras pastas separadas para cada compilador.
Por exemplo:
\dev\harbour\lib\win\mingw

Quando eu compilo o Harbour do SVN e no momento estou usando o Mingw "NO WINDOWS", ele separa as libs na pasta \lib\win\mingw.
Se eu for usar o BCC 5.XX para gerar os binários então ele irá criar as pastas "NO WINDOWS" \lib\win\bcc.
Mas não é necessário nos preocuparmos com nada disso, usem a HBIDE que faz todo o serviço, é muito simples.

Abrindo a HBIDE em cima no MENU temos: "File Edit View Project Build Setup Help"
Abrindo a opção "Project", temos algumas abas, nelas configuramos tudo!
Imagem
Imagem

Então a HBIDE pelo PATH acha o hbmk2 que faz todo o serviço.
Convém eu manter várias versões do Harbour ?

Não. Use a mais nova. Usando do SVN ou pegando a do site oficial que é liberada uma vez por dia, ela é gerada automaticamente(passível de bugs)
...nem sempre consigo destinguir entre instruções Harbour ou xHarbour,...

No Harbour existe um arquivo de compatibilidades, as principais funções do xHarbour há muito tempo foram incorporadas no Harbour, algumas já existiam só que com nomes diferentes. Então para saber quais são, abrimos o arquivo hbcompat.ch que fica na pasta contrib\xhb.
...não sei o que é contrib no [x]Harbour,...

Contrib é a pasta de contribuições que os dois compiladores possuem, lá tem as libs(Bibliotecas-Funções) para acessar a porta serial, por exemplo, drives(RDD) para acessar alguns bancos de dados, etc..., nem tudo que está na pasta contrib usamos.
...não sei se é Harbour ou xHarbour...

Harbour é o primeiro projeto, é o projeto "Mãe" criado por Antonio Linares, de uma "variação" de ideias originou-se o xHarbour.
O xHarbour logo no início tinha muita atividade, no CVS mas como ele é mantido por uma empresa e muitos programadores contribuindo para poucos ganharem dinheiro deu no que deu, praticamente 3 anos sem nenhuma atividade, apenas correções e algumas cópia de correções do Harbour.
Também tem o Harbour "nightly-src" o quê seria essa versão ?

Essa versão é liberada automaticamente a noite, é uma cópia do SVN. O pessoal que não usa SVN pode baixar ela para testar, correções etc...

Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Avatar de usuário

Itamar M. Lins Jr.
Colaborador

Colaborador
 
Mensagens: 6927
Data de registro: 30 Mai 2007 11:31
Cidade/Estado: Ilheus Bahia
Curtiu: 309 vezes
Mens.Curtidas: 503 vezes

Re: Migrar para o Harbour / xHarbour

Mensagempor sygecom » 25 Abr 2011 23:22

Olá Paulo,
coucello escreveu:Leonardo,
Nós estamos tentando viabilizar uma solução de conversão para Mysql. Pelo que pesquisamos o ideal seria através do SQLRDD. Teria alguma outra possibilidade? Através do xharbour? Ou através do Harbour?

Eficiente que nem o SQLRDD apenas o SQLLIB para Mysql.

coucello escreveu:Também tem sido bastante comentado o uso do Postgrees. Qual o melhor PostGrees ou Mysql?

Realmente o Postgresql está sendo bem citado ultimamente. Eu uso Postgresql 8.4.1 e estou muito satisfeito.
Leonardo Machado
xHarbour.org + Hwgui + PostgreSql
leonardodemachado@hotmail.com

Faça você também sua doação esse fórum é uma lenda viva: http://www.pctoledo.com.br/doacao
Avatar de usuário

sygecom
Usuário Nível 7

Usuário Nível 7
 
Mensagens: 7005
Data de registro: 21 Jul 2006 10:12
Cidade/Estado: Alvorada-RS
Curtiu: 1 vez
Mens.Curtidas: 130 vezes

Migrar para o Harbour / xHarbour

Mensagempor bcm » 02 Set 2012 00:58

Estou precisando da libgas.prg alguem poderia enviar para meu email msgoes@gmail.com
bcm
Usuário Nível 2

Usuário Nível 2
 
Mensagens: 82
Data de registro: 02 Set 2012 00:48
Cidade/Estado: volta redonda/rj
Curtiu: 0 vez
Mens.Curtidas: 2 vezes

Migrar para o Harbour / xHarbour

Mensagempor Valnegocios » 11 Set 2012 21:52

Ola,

Vendo esses exemplos de como migrar de clipper para xHarbour quero dizer que:

1-Fiz a cópia do xHarbour
2-Fiz a cópia do BCC55

Agora como faço para compilar meu programa todo em xHarbour.

uso o clipper 52e.

Se alguem puder me ajudar eu agradeço.

Obrigado.
Valnegocios
Usuário Nível 1

Usuário Nível 1
 
Mensagens: 5
Data de registro: 07 Dez 2008 22:37
Cidade/Estado: PI-Teresina
Curtiu: 0 vez
Mens.Curtidas: 0 vez

Migrar para o Harbour / xHarbour

Mensagempor Pablo César » 11 Set 2012 22:53

Valnegocios escreveu:Agora como faço para compilar meu programa todo em xHarbour.

uso o clipper 52e.

Se alguem puder me ajudar eu agradeço.
Desculpe, talvez eu venha a parecer muito inconveniente com a minha pergunta a seguir: Por quê razão deseja migrar de Clipper para xHarbour ?

Deseja apenas converter os seus fontes Clipper para 32bits, você aceita fazer em Harbour ? (É o meio que eu tenho para prestar-lhe grande empurrãozinho e você sair compilando). Se assim desejar, tenho para indicar a IDE do HMG em modo console bem rápido e prático. A sua experiência de instalar, configurar, quebrar a cabeça e não chegar a lugar algum (eu passei também, no começo). Leia este tópico se for do seu interesse: http://www.pctoledo.com.br/forum/viewtopic.php?f=45&t=12658&start=0&hilit=.0.035
Um clip-abraço !

Pablo César Arrascaeta
Compartilhe suas dúvidas e soluções com todos os colegas aqui do fórum.
Evite enviar as dúvidas técnicas por MPs ou eMails, assim todos iremos beneficiar-nos.
Avatar de usuário

Pablo César
Usuário Nível 7

Usuário Nível 7
 
Mensagens: 5312
Data de registro: 31 Mai 2006 10:22
Cidade/Estado: Curitiba - Paraná
Curtiu: 142 vezes
Mens.Curtidas: 152 vezes

Migrar para o Harbour / xHarbour

Mensagempor Laudelino Scarmagnani » 01 Dez 2012 13:05

Olá pessoal.
Estou usando o xHarbour. Mudou algo? É Harbour?
Abraços
Laudelino
Laudelino Scarmagnani
Usuário Nível 3

Usuário Nível 3
 
Mensagens: 303
Data de registro: 07 Fev 2007 09:54
Curtiu: 0 vez
Mens.Curtidas: 0 vez

Anterior



Retornar para Harbour

Quem está online

Usuários vendo este fórum: Bing [Bot], Google [Bot] e 5 visitantes


Ola Amigo, espero que meu site e forum tem lhe beneficiado, com exemplos e dicas de programacao.
Entao divulgue o link da Doacao abaixo para seus amigos e redes sociais ou faça uma doacao para o site forum...
MUITO OBRIGADO PELA SUA DOACAO!
Faça uma doação para o forum
cron
v
Olá visitante, seja bem-vindo ao Fórum Clipper On Line!
Efetue o seu login ou faça o seu Registro