Clipper On Line • Ver Tópico - Migrar para o Harbour / xHarbour

Migrar para o Harbour / xHarbour

Projeto Harbour - Compilador de código aberto compatível com o Clipper.

Moderador: Moderadores

 

Re: Migrar para o Harbour / xHarbour

Mensagempor C Â . R Â » 19 Out 2009 04:10

Obrigado Itamar M. Lins Jr.

Farei a minha parte...

Tudo de bom :)Pos
C Â . R Â - carlos ramalho
clipper/summer87 de volta ao passado ou de volta ao futuro
Avatar de usuário

C Â . R Â
Usuário Nível 1

Usuário Nível 1
 
Mensagens: 9
Data de registro: 08 Out 2009 17:40
Cidade/Estado: Guarulhos
Curtiu: 0 vez
Mens.Curtidas: 0 vez

Re: Migrar para o Harbour / xHarbour

Mensagempor coucello » 22 Mar 2010 16:06

Pessoal, estamos querendo migrar da versão do xharbour 1.0.0 para uma versão mais recente para verificar se alguns dos problemas que estamos enfrentando hoje já foram resolvidos.
Aí surgiu uma dúvida entre nós: será que é mais vantajoso partir para a versão 1.2.1 do xarhour ou, como tem sido citado no fórum, seria melhor tentar migrar para a versão mais recente do harbour (já que este continua sendo atualizado ao invés do xharbour que parece ter estagnado)?????
Queríamos saber a opinião de vocês com relação a esse processo já que existem algumas funcionalidades que não estão disponíveis no harbour e, principalmente, na possibilidade de estarmos indo numa direção e, no futuro, termos que fazer nova correção de rota...

Coucello
coucello
Usuário Nível 1

Usuário Nível 1
 
Mensagens: 13
Data de registro: 19 Jan 2010 17:47
Cidade/Estado: Porto Velho
Curtiu: 0 vez
Mens.Curtidas: 0 vez

Re: Migrar para o Harbour / xHarbour

Mensagempor sygecom » 22 Mar 2010 21:20

Unica coisa que não tem no Harbour é o SQLRDD, quem está usando ele tem que usar xHarbour e não tem saida, outra vantagem do xHarbour.com é o tal RMDBFCDX que é um DBFCDX muito rápido para rodar em rede, do meu ponto de vista apenas isso, se não depende de um dois dois citado, migre de uma vez para Harbour + MSVC a velocidade é violentamente mais rápida.
Leonardo Machado
xHarbour.org + Hwgui + PostgreSql
leonardodemachado@hotmail.com

Faça você também sua doação esse fórum é uma lenda viva: http://www.pctoledo.com.br/doacao
Avatar de usuário

sygecom
Usuário Nível 7

Usuário Nível 7
 
Mensagens: 7006
Data de registro: 21 Jul 2006 10:12
Cidade/Estado: Alvorada-RS
Curtiu: 1 vez
Mens.Curtidas: 130 vezes

Re: Migrar para o Harbour / xHarbour

Mensagempor clrod » 08 Abr 2010 02:58

Ao que me parece quem era o responsável por esses RDDs todos abandonou o xHarbour e está só contribuindo no harbour. Na minha opinião o xHarbour está em coma e não tem mais salvação, principalmente porque tem erros estruturais nele, não serão correções de bugs que resolverão seus problemas. Faltou alguém que sabia arquitetar o software como o tem o doidão do Viktor no Harbor. Esse cara é bom!Eu quase entrei nessa de ter mais recursos no xHarbour, mas hoje nem tem muita diferença, acho até que o Harbour já tem mais recursos sem fazer alarde e o que o xHarbour tem a mais não funciona direito.
clrod
Usuário Nível 2

Usuário Nível 2
 
Mensagens: 79
Data de registro: 17 Nov 2009 12:42
Cidade/Estado: São Paulo - SP
Curtiu: 0 vez
Mens.Curtidas: 0 vez

Re: Migrar para o Harbour / xHarbour

Mensagempor sygecom » 09 Abr 2010 00:20

Pois é, cada um deve testar e ver o que é melhor para si, estou usando xHarbour sem problemas por enquanto.
Leonardo Machado
xHarbour.org + Hwgui + PostgreSql
leonardodemachado@hotmail.com

Faça você também sua doação esse fórum é uma lenda viva: http://www.pctoledo.com.br/doacao
Avatar de usuário

sygecom
Usuário Nível 7

Usuário Nível 7
 
Mensagens: 7006
Data de registro: 21 Jul 2006 10:12
Cidade/Estado: Alvorada-RS
Curtiu: 1 vez
Mens.Curtidas: 130 vezes

Re: Migrar para o Harbour / xHarbour

Mensagempor rochinha » 25 Mai 2010 01:43

Amiguinhos,

E eu ainda uso o .45 Flex, hehehe, dinossáurico, mas faz tanta coisa que cês nem queira m saber...
OPS! LINK QUEBRADO? Veja ESTE TOPICO antes e caso não encontre ENVIE seu email com link do tópico para fivolution@hotmail.com. Agradecido.

@braços : ? )

A justiça divina tarda mas não falha, enquanto que a justiça dos homens falha porque tarda.
Avatar de usuário

rochinha
Membro Master

Membro Master
 
Mensagens: 4538
Data de registro: 18 Ago 2003 20:43
Cidade/Estado: São Paulo - Brasil
Curtiu: 800 vezes
Mens.Curtidas: 242 vezes

Re: Migrar para o Harbour / xHarbour

Mensagempor djjack » 21 Jun 2010 00:09

Boa Noite Pessoal,

Tenho um sistema desenvolvido em Clipper 5.2, tal sistema foi gerado pelo GASPRO e não só eu mas muita gente que utiliza essa ferramenta tem interesse em migrar para XHarbour.

Nosso problema: tem uma LIB chamada GASPRO52.LIB que não temos os fontes.

Como proceder nesse caso?

Pesquisando pelo fórum, consegui extrair todos OBJ da LIB com o LIBRA, e minha idéia era compilar cada um deles separadamente e depois descompilar com Valkyrie e obter os fontes. Porém estou tendo problemas em alguns OBJ, não compila, aparecem vários erros e não gera o EXE.

Se alguém puder ajudar, ficaremos muito gratos.

Sérgio.
djjack
Usuário Nível 1

Usuário Nível 1
 
Mensagens: 27
Data de registro: 29 Ago 2004 15:00
Curtiu: 0 vez
Mens.Curtidas: 0 vez

Re: Migrar para o Harbour / xHarbour

Mensagempor JoséQuintas » 21 Jun 2010 14:47

Mudaria o seu tutorial, pra facilitar.

Num primeiro momento, tudo que o xHarbour aceita, o Clipper também.
Isso significa que durante os testes pode usar os mesmos fontes nos dois.
Vai poder alterar seu fonte normal, rodar no clipper, e testar no xHarbour.
Nada melhor pra teste do que ter os mesmos fontes, tendo certeza de que estão corretos.

No Clipper o default é que o nome do programa é o mesmo nome que está no fonte (nome.prg).
Ao compilar com /N, o nome do fonte é desprezado, e vale o que estiver dentro do fonte.
Este é o default do xHarbour.

Então... iniciando...

1. Primeiro verifique o que está usando além do Clipper, pra ver se vai ter tudo na mão.
Pode estar usando LIBs no Clipper sem equivalente em xHarbour, então este vai ser o primeiro ponto a verificar.

2. Pode converter xharbour sem sair do clipper
Basta alterar sua linha de compilação do clipper, acrescentando o /n
E a partir daí, iniciar as modificações.

3. Cada módulo tem que ter seu nome dentro do fonte.
DIGITA.PRG
@ 1, 1 get texto

Isso vai ser alterado para
DIGITA.PRG
Procedure Digita // ou Function Digita()
@ 1, 1 get texto

A única exceção é o programa principal.
Obrigatoriamente, o nome tem que ser MAIN.
PRINCIPAL.PRG
Function Main()

Nessa primeira alteração, se tomar cuidado, pode usar o próprio xharbour pra ajudar, ou se seus fontes tiverem menos de 64kb, o próprio clipper. Assim só precisa mexer a mão o fonte principal. É apenas um esboço, confirme antes de colocar em prática sobrescrevendo os fontes originais.

mDirFiles := Directory("*.prg")
For nCont = 1 To Len(mDirFiles)
mNomePrg := mDirFiles[nCont,1]
mNomeInterno := Substr(mNomePrg,1,At(".",mNomePrg)-1) // primeira parte é o nome
mFontePrg = memoread(mNomePrg)
MemoWrit(mNomePrg,"procedure " + mNomeInterno + Chr(13) + Chr(10) + mFontePrg)
Next

Pronto.
Se usa só clipper padrão, o programa já deverá ser compilado tanto no Clipper quanto no xHarbour.
A partir daqui começarão algumas diferenças, mas mesmo assim ainda será possível usar nos dois.
Uma delas é quanto a nomes abreviados: comece a eliminar as abreviações
Tem também maiúsculas/minúsculas, ou detalhes simples, que algumas linhas no programa principal resolvem.
Nesta parte, acrescente
#ifdef __HARBOUR__
comandos diferentes
#endif
Pronto. Seu fonte continuará sendo o mesmo em Clipper e xharbour, e no programa principal, só essas linhas acima.
Pode escolher pra compilar com Clipper ou xHarbour a qualquer momento, sem mexer em nada.

De um modo geral, isso será suficiente pra ver o funcionamento lado a lado da versão Clipper e xHarbour.
Mas tudo depende do que usa a mais além do Clipper, e também do estilo do seu fonte.
Ainda vai encontrar algumas pequenas diferenças entre Clipper e xHarbour nesta fase.

Como estará usando o mesmo fonte, verá o mesmo resultado.
E vai estar ajustando tudo no ambiente clipper, o que vai tirar dúvidas sobre estar fazendo certo, e até evitar ter duas versões de fonte pra mexer.

Aqui nem uso xHarbour, mas o fonte continua podendo ser compilado nos dois, mesmo após anos de modificações.
É só fazer essas mudanças básicas, e manter o padrão.

Lógico... isso é só pra testar, ou pra uma mudança rápida a qualquer momento, mantendo os fontes sempre atualizados para Clipper/xHarbour.
Se decidir por xHarbour seria só usar, se decidir por não xHarbour, pelo menos organizou seus fontes Clipper e deixou prontos para uma decisão futura.

Sim.. ia esquecendo...
Do mesmo modo que no Clipper configura PATH para EXE, Includes e LIBs, também precisa configurar para o xHarbour e para o compilador C. De um modo geral, o hbmake atende a compilação, desde que estejam configurados esses PATHs.
José M. C. Quintas
Harbour 3.2, mingw, gtwvg, multithread, dbfcdx, ADO+MySql, PNotepad
"The world is full of kings and queens, who blind our eyes and steal our dreams Its Heaven and Hell"

https://github.com/JoseQuintas/
Avatar de usuário

JoséQuintas
Membro Master

Membro Master
 
Mensagens: 18014
Data de registro: 26 Fev 2007 11:59
Cidade/Estado: São Paulo-SP
Curtiu: 15 vezes
Mens.Curtidas: 1206 vezes

Mensagempor coucello » 24 Ago 2010 11:21

Leonardo,
Nós estamos tentando viabilizar uma solução de conversão para Mysql. Pelo que pesquisamos o ideal seria através do SQLRDD. Teria alguma outra possibilidade? Através do xharbour? Ou através do Harbour?
Também tem sido bastante comentado o uso do Postgrees. Qual o melhor PostGrees ou Mysql?

Paulo.
coucello
Usuário Nível 1

Usuário Nível 1
 
Mensagens: 13
Data de registro: 19 Jan 2010 17:47
Cidade/Estado: Porto Velho
Curtiu: 0 vez
Mens.Curtidas: 0 vez

Re: Migrar para o Harbour / xHarbour

Mensagempor clrod » 24 Ago 2010 19:40

Olá

Existem diversas soluções para migrar para MySQL e depende de como você quer fazer isso. Existe a biblioteca nativa do MySQL para o Harbour, existe o Mediator, a SQLLib do Vailton, só para citar algumas. Eu não optaria pelo SQLRDD, gambiarra por gambiarra, use uma gratuita. Eu sei que o SQLRDD funciona legalzinho, mas enquanto a migração do modelo DBF não for feita para o modelo SQL, será gambiarra.

O modelo usado para acessar DBF é muito diferente do modelo SQL e essa migração sem troca de modelo só poderá ser feita com uma impedância enorme na utilização dos recursos. Claro que tem que pensar no código legado também. Tem que pesar se compensa ou não portar a aplicação para o modelo SQL de programação.

Mesmo mantendo o modelo de acesso estilo DBF para acessar o MySQL, eu não usaria o SQLRDD principalmente porque ele está atrelado a um produto que caminha a passos largos para ser um novo Clipper, um projeto abandonado. Só não vê isso quem não quer. Nem mesmo todos os bugs verificados estão sendo corrigidos, quanto mais ter funcionalidades. E mesmo as funcionalidades novas do Harbour, em sua maioria, não podem ser portadas para o xHarbour sem grandes modificações por causa do modelo adotado por eles. É apenas a minha opinião de + de 25 anos com xBase, mas se alguém se manter no Clipper ou ir para xHarbour é um dead end. O xHarbour foi feito para ganhar dinheiro e isso não está acontecendo mais, o interesse de seus mantenedores praticamente desapareceu quando o dinheiro parou de entrar. Fora isso o principal e mais competente colaborador abandonou o projeto e passou ser o maior crítico do xHarbour em termos técnicos.

O PostgreSQL é mais robusto, mais dentro dos padrões, mais ACID, mais poderoso em programabilidade de stored procedures, mais "tunável", mais escalável e mais próximo do SQLServer ou Oracle, ou seja, é mais enterprise. Ele é melhor desenvolvido.

O MySQL é flexível e é mais fácil de usar. Usando o MyISAM ele é mais rápido, usando o InnoDB a velocidade não é tão vantajosa mas os recursos e robustez se aproximam mais do PostgreSQL. Já dá para usar o engine de armazenamento MariaDB também que tenta ser a união das melhores capacidades do MyISAM e do InnoDB mas claro que também trás algumas desvantagens de cada um. Os outros engines de armazenamento servem muito bem para situações específicas.

Eu acho que a tendência do povo no médio e longo prazo é migrar não só para o engine de armazenamento MariaDB, mas para o banco de dados MariaDB como um todo. O MariaDB é um fork do MySQL feito pelo "Monty", o criador do MySQL, depois que o MySQL foi vendido para a Sun. Agora na Oracle, tem mais motivos para essa migração. Apesar do MariaDB ser 100% compatível como o MySQL, ele corrige uma série de problemas existentes no MySQL que eram complicadas de serem resolvidas sem um fork. Outro fork do MySQL interessante para o futuro é o Drizzle, mas este não tem nenhum compromisso com o legado.

Essas são as principais diferenças, mas você precisaria analisar detalhadamente cada recurso e ver se encaixa com suas reais necessidades. Mudar de DBF comum indo para MySQL é sair de 2 (com ADS ou LetoDB pode ser 3 ou 4) e ir para 7 ou 8 dependendo do engine utilizado. Migrar para o PostgreSQL é ir para 9. Para quem está acostumado com DBF a transição para MySQL é mais suave. Eu não recomendaria uma migração direta para PostgreSQL para quem não tem muita experiência com banco de dados.

T+
clrod
Usuário Nível 2

Usuário Nível 2
 
Mensagens: 79
Data de registro: 17 Nov 2009 12:42
Cidade/Estado: São Paulo - SP
Curtiu: 0 vez
Mens.Curtidas: 0 vez

Re: Migrar para o Harbour / xHarbour

Mensagempor Dozao » 09 Set 2010 13:06

Alguem sabe, onde posso encontrar o instalador do Harbour 2.0.0 num formato .zip??

Aqui onde estou nao podemos fazer download de qualquer arquivo .exe... Nao estou conseguindo baixar ele, pra realizar uns testes aqui... se alguem souber e/ou puder me ajudar, ficarei muitooo grato...

Abraço!
@douglas_muriel
Dozao
Usuário Nível 1

Usuário Nível 1
 
Mensagens: 27
Data de registro: 03 Ago 2010 09:06
Cidade/Estado: Sertãozinho/SP
Curtiu: 0 vez
Mens.Curtidas: 0 vez

Re: Migrar para o Harbour / xHarbour

Mensagempor clrod » 09 Set 2010 13:49

clrod
Usuário Nível 2

Usuário Nível 2
 
Mensagens: 79
Data de registro: 17 Nov 2009 12:42
Cidade/Estado: São Paulo - SP
Curtiu: 0 vez
Mens.Curtidas: 0 vez

Re: Migrar para o Harbour / xHarbour

Mensagempor Dozao » 09 Set 2010 14:06

Esse .zip ae eu baixei, mas nao sei como utiliza-lo....

Fiz todas as adaptações de ambiente e sempre na hora de fazer qualquer coisa, aparece que os comandos nao sao reconhecidos pelo sistema.... O que eu preciso fazer?

Vou tentar compilar um programa que nao vai nem reza em xharbour em harbour pra ver se tenho algum resultado.... Mas nao estou conseguindo....
@douglas_muriel
Dozao
Usuário Nível 1

Usuário Nível 1
 
Mensagens: 27
Data de registro: 03 Ago 2010 09:06
Cidade/Estado: Sertãozinho/SP
Curtiu: 0 vez
Mens.Curtidas: 0 vez

Re: Migrar para o Harbour / xHarbour

Mensagempor Itamar M. Lins Jr. » 09 Set 2010 18:38

Ola!
Seu problema é que voce não explica o que está fazendo.
Só reclama, se voce postar passo a passo o que está fazendo, todos aqui lhe ajudaram com mais facilidade.

Qual é o tutorial que está seguindo ?

Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Avatar de usuário

Itamar M. Lins Jr.
Colaborador

Colaborador
 
Mensagens: 6927
Data de registro: 30 Mai 2007 11:31
Cidade/Estado: Ilheus Bahia
Curtiu: 309 vezes
Mens.Curtidas: 503 vezes

Configuração de ambiente - Harbour

Mensagempor Pablo César » 11 Nov 2010 08:15

Realmente, ainda não entendo se de fato há tantas versões do Harbour e outras que confundem-se com xHarbour...

Eu preciso estabilizar-me com apenas o HARBOUR, pois com a versão 1.1.0 tenho conseguido bons resultados (ao menos lograr a compilação normal) e gostaria de passar para a versão 2.0, sei que ja tem a 2.1. Eu ja baixei ambas versões e ficam numa pasta hb20 e hb21. Ok até aí tudo bem, mas como configura o seu ambiente ?

No Harbour 1.1.0 eu seguí a instalação de um colega ao qual chama um atalho e este chama uma batch que configura o ambiente. Acho que eu gostaria de continuar assim ou será que eu deveria compilar através do hbIDE ? Aí ja complica um pouco mais, pois terei que configurar o IDE. Mas se eu tiver que usar a batch como o 1.1.0 fazia, será que poderia adaptar para que funcionasse com hb20 ou hb21 ?

O conteúdo da batch do 1.1.0, é:
@echo off
set HB_COMPILER=bcc
set HB_PATH=C:\Harbour
set HB_INSTALL_PREFIX=%HB_PATH%
set HB_EXTERNALLIBS=no
set PATH=C:\Harbour\bcc\bin;%HB_PATH%\bin;%PATH%;
%SystemRoot%\system32\cmd.exe
Convém eu manter várias versões do Harbour ? Desculpem a minha ignorância, nem sempre consigo destinguir entre instruções Harbour ou xHarbour, não sei o que é contrib no [x]Harbour, não sei se é Harbour ou xHarbour... Também tem o Harbour "nightly-src" o quê seria essa versão ? Tem algum lugar que informa as versões e qual é a finalidade das mesmas ?

Será que só eu que faço tanta confusão ? Alguém poderia me esclarecer por gentileza ?
Estou aqui humildemente pedindo um luz, não pensem que estou me fazendo de desentendido, na verdade só leigo e quero aprender.
Um clip-abraço !

Pablo César Arrascaeta
Compartilhe suas dúvidas e soluções com todos os colegas aqui do fórum.
Evite enviar as dúvidas técnicas por MPs ou eMails, assim todos iremos beneficiar-nos.
Avatar de usuário

Pablo César
Usuário Nível 7

Usuário Nível 7
 
Mensagens: 5312
Data de registro: 31 Mai 2006 10:22
Cidade/Estado: Curitiba - Paraná
Curtiu: 142 vezes
Mens.Curtidas: 152 vezes

Anterior Próximo



Retornar para Harbour

Quem está online

Usuários vendo este fórum: Bing [Bot] e 8 visitantes


Ola Amigo, espero que meu site e forum tem lhe beneficiado, com exemplos e dicas de programacao.
Entao divulgue o link da Doacao abaixo para seus amigos e redes sociais ou faça uma doacao para o site forum...
MUITO OBRIGADO PELA SUA DOACAO!
Faça uma doação para o forum
cron
v
Olá visitante, seja bem-vindo ao Fórum Clipper On Line!
Efetue o seu login ou faça o seu Registro