Clipper On Line • Ver Tópico - Harbour/Net/X#

Harbour/Net/X#

Projeto Harbour - Compilador de código aberto compatível com o Clipper.

Moderador: Moderadores

 

Harbour/Net/X#

Mensagempor JoséQuintas » 16 Mai 2019 15:42

Também está rolando isso no Harbour-users.

https://www.xsharp.info/

Postaram sobre isso no Harbour users.
Achei que as informações do post e do site não combinam.

A princípio seria um Harbour.net, disseram que o Harbour vém junto, mas só olhando mais a fundo.
Talvez depois eu tenha tempo de ver mais detalhes.
José M. C. Quintas
Harbour 3.2, mingw, gtwvg, multithread, dbfcdx, ADO+MySql, PNotepad
"The world is full of kings and queens, who blind our eyes and steal our dreams Its Heaven and Hell"

https://github.com/JoseQuintas/
Avatar de usuário

JoséQuintas
Membro Master

Membro Master
 
Mensagens: 18013
Data de registro: 26 Fev 2007 11:59
Cidade/Estado: São Paulo-SP
Curtiu: 15 vezes
Mens.Curtidas: 1206 vezes

Harbour/Net/X#

Mensagempor alxsts » 16 Mai 2019 20:13

Olá!

É aquele produto que disseram ter sido roubado da GrafXsoft (Vulcan.net).

O fim da GrafX Database Systems Inc..
[]´s
Alexandre Santos (AlxSts)
alxsts
Colaborador

Colaborador
 
Mensagens: 2943
Data de registro: 12 Ago 2008 15:50
Cidade/Estado: São Paulo-SP-Brasil
Curtiu: 21 vezes
Mens.Curtidas: 248 vezes

Harbour/Net/X#

Mensagempor HASA » 18 Mai 2019 11:48

:-o :-O
Interessante, no post diz:

E por último, mas não menos importante, trabalhamos no sistema RDD. Vários pequenos problemas foram detectados e corrigidos no Advantage RDD e o trabalho no driver DBFCDX está chegando ao fim. Esperamos ter um DBDCDX totalmente em funcionamento a qualquer momento.

O que isso significa, um banco que vai ultrapassar as barreiras atuais com relação a INTERNET ou trocamos 6 por meia duzia ?

8-|
HASA
Avatar de usuário

HASA
Colaborador

Colaborador
 
Mensagens: 1082
Data de registro: 01 Set 2003 19:50
Cidade/Estado: São Paulo
Curtiu: 1 vez
Mens.Curtidas: 51 vezes

Harbour/Net/X#

Mensagempor JoséQuintas » 18 Mai 2019 12:40

HASA escreveu:O que isso significa, um banco que vai ultrapassar as barreiras atuais com relação a INTERNET ou trocamos 6 por meia duzia ?


Talvez trocar 6 por 5.8

Olhando mais o site, dá a entender que estão implementando DIALETOS, pra traduzir o que já existe, e vão acabar implementando o Harbour.
Por ser integrado ao NET, traria os recursos disponíveis no NET, que são atuais.
Mais recursos.... mas mais atrasado que o Harbour, então não sei se uma coisa compensa a outra, ou vai ter usuários suficientes que justifiquem o projeto.
Pessimista? pra ter usuários, outras vão deixar de ter.... querendo ou não, é reduzir o mundo xbase atual. Redução não é vantagem.
José M. C. Quintas
Harbour 3.2, mingw, gtwvg, multithread, dbfcdx, ADO+MySql, PNotepad
"The world is full of kings and queens, who blind our eyes and steal our dreams Its Heaven and Hell"

https://github.com/JoseQuintas/
Avatar de usuário

JoséQuintas
Membro Master

Membro Master
 
Mensagens: 18013
Data de registro: 26 Fev 2007 11:59
Cidade/Estado: São Paulo-SP
Curtiu: 15 vezes
Mens.Curtidas: 1206 vezes

Harbour/Net/X#

Mensagempor Itamar M. Lins Jr. » 19 Mai 2019 15:47

Ola!
Não tem nada de novo na minha opinião, usam IDE da M$ quero ver a parte que eles estão fazendo de fato.
O que vejo "aqui e aculá" são coisas copiadas e coladas.
Hoje, o pouco que entendo disso tudo é o seguinte; Vamos nos concentrar em fazer "COLADORES" e dar nome novo para as peças delas "templates", "intents" etc...
O bom é saber usar esses chamados FRAMEWORKS, compreender o quê são de fato. Que nada mas são do que COLADORES, facilitadores para LIGAR as coisas.
Explico SDK o que eu sei a respeito, é que se trata de um GRANDE QUADRO de trabalho, na qual temos, 5,6 linguagens diferentes, cada uma para determinado fim. Se é Android temos HTML5, CSS(desenhos de telas), embutido lá no SDK, Python, JAVA, Kotlin... Não basta saber usar a FRAMEWORK, temos que saber o que cada "coisa", além do SDK, além da RAID desse X# faz. É mais um agregador de recursos na minha opinião. E concordo com a opinião do Quintas, mas uma fatia nesse mundo pequeno do xBase.
Outro exemplo, quando estamos trabalhando com Android. É a mesma técnica e linguagem que usamos na WEB, a mesma coisa. HTML, CSS, etc. Nisso escutamos falar de um tal BOOTSTRAP por exemplo, quando vamos estudar do que se trata, nada mais é do que a mesma HTML5+CSS, uma serie de "funções" prontas para desenhar(front-end) dos aplicativos mobile, tato faz se é no SDK, ou em outra "FRAMEWORK". E vamos compreendendo que as coisas estão RESUMIDAS em saber usar "FrameWorks" porque podemos vasculhar na internet "milhões" de códigos prontos para qualquer fim, com um bom "FRAMEWORK" podemos agora ficar "trocando peças" ao invés de concerta-las ou cria-las. Eles, os novos programadores(com raras exceções), são na verdade, "trocadores ou analistas" de códigos alheios, ficam catando e colando códigos que acham na internet. Tem tudo pronto basta saber o que são e para que servem.
Quando procuramos emprego em algum lugar, encontramos por exemplo a exigência de saber "GIT" ou similar. A pergunta que faço é a seguinte. Algum programador antigo precisa colocar no currículo, que sabe usar algum "controlador de versões" ? Quantas horas são necessárias para um programador aprender os comandos "git pull", "git clone" ?
No fim são coisas "aparentemente" novas, mas quando vamos olhar de perto, descobrimos que não são tão novas assim.

Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Avatar de usuário

Itamar M. Lins Jr.
Colaborador

Colaborador
 
Mensagens: 6927
Data de registro: 30 Mai 2007 11:31
Cidade/Estado: Ilheus Bahia
Curtiu: 309 vezes
Mens.Curtidas: 503 vezes

Harbour/Net/X#

Mensagempor HASA » 20 Mai 2019 11:36

-Srs. verdades,

:{ :xau

HASA
Avatar de usuário

HASA
Colaborador

Colaborador
 
Mensagens: 1082
Data de registro: 01 Set 2003 19:50
Cidade/Estado: São Paulo
Curtiu: 1 vez
Mens.Curtidas: 51 vezes

Harbour/Net/X#

Mensagempor bencz » 06 Dez 2019 22:36

Boa noite!
baixei o X# para dar uma olhadinha nele... e achei um projeto bastante, desnecessário...
Em anexo tem os exemplos fornecidos pela equipe do X#
Bom, eu acho legal um projeto desse, mas, para fins de estudo no dev. de compiladores... o compilador é compatível com V.O e xBase++... e o pior, não é possível desenvolver sites em X#... só programas console e winforms e WPF...

E um outro problema, o código fonte do compilador só é acessível se vc pagar!, novamente, um projeto desse, para fins de estudos é muito legal... mas, só também!

O que me pergunto é, para que aprender X#, que possui diversos pontos diferentes do CA-Clipper ou do Harbour, sendo que se pode estudar VB.Net ou C# ou F#... ?
Posso pegar outros exemplos de linguagens compatíveis com .net, como Visual COBOL da MicroFocus, que fez um trabalho fantastico, onde é possivel compilar exatamente o mesmo código COBOL para .Net...., e também desenvolveram um compilador novo baseado em Cobol, compativel com a estrutura Orienta a Objetos do .Net e compativel com .Net core, que torna possivel executar o mesmo programa em ambientes Linux e Mac também.
o Visual Studio, agora tem uma versão gratuita que é a versão Community, ou seja, IDE deixa de ser um problema financeiro para se tornar uma ferramenta muito poderosa para se trabalhar!
Eu, particularmente gosto muito do Visual Studio, ele possui milhares de recursos que auxiliam muito no dev. de um sistema.
já escrevi milhares de linhas em COBOL, RPG e Assembler nos mainframes e no AS/400, e sei bem o quanto faz falta uma IDE...

Sobre o comentario do Sr. Itamar, os frameworks estão aqui para auxiliar e facilitar o desenvolvimento dos sistemas, imagine você ter que desenvolver absolutamente tudo que você necessita ?
Já passei por coisas parecidas... tive que desenvolver uma lib. em C ( que não deixa de ser um framework ), para gerar arquivos excel ".xls" no ambiente Z/OS e compatível com AS/400, vai vendo o problema..., o arquivo EXCEL salva os textos em formato ASCII e o mainframe e AS400 trabalha com EBCDIC...

Imagem

Até mesmo, com o Harbour, utilizamos frameworks, o Harbour possui seu proprio framework, para se trabalhar com arquivos DBF, Indices e etc..., GTWVW e etc, é um framework para trabalhar com interface grafica.. o grande problema, é aprender cada framework, pois, cada um é de um jeito...
O lado bom, do Java ou .Net, é a padronização, se você pega um código C#, é facil converter para Vb.Net ou, F# ou C++/CLI, pois as classes utilizadas e metodos são os mesmos..., o que torna muito mais simples você navegar entre as linguagens.
Se você tem familiariadade com C#, por exemplo, você pode escrever o seu conjunto de classes de apoio em C# e utilizar em Vb.Net, C++/CLI ou qualquer outra linguagem .Net.

Eu sei, que 99% do pessoal aqui do fórum, é da Velha Guarda, acostumada a utilizar simples editores de texto para escrever o código, como o Norton Editor ou UltraEdit, PsPad e etc...
Então, cada um tem um gosto e um meio de trabalho que prefere mais, então, não podemos reclamar de IDE nem de editores de texto, pois, cada um prefere trabalhar de uma maneira...
O importante é, se sentir confortavel com a ferramenta que você está trabalhando e se sentir feliz com o que está fazendo, seja usando uma IDE x qualquer ou um editor de texto.
Seja utilizando X#, Harbour, C/C++, C# e etc... não adianta ficarmos reclamando da linguagem X ou Y ou de como ela funciona...

Eu, particularmente, acho o código gerado pelo Harbour, bastante lento, principalemnte pela forma com que ele funciona, com um p-code interpretado em tempo de execução, isso não me fez gostar mais ou menos da linuagem, pois programar em linguagens baseadas em xBase, é bem agradavel....
O que esse caso do Harbour me fez, foi querer desenvolver a minha versão de um compilador baseado em CA-Clipper, mas que gerava código x86 x64 diretamente, ou seja, sem que fosse interpretado por uma VM que é linkada junto com o executavel ( que é o caso do Clipper ou Harbour ( https://github.com/vszakats/hb/tree/master/src/vm ) )
O meu compilador foi um simples projeto de estudo, mas, bastante interessante, consegui resolver coisas bastante interessantes, como a utilização de code-blocks e macros, compilando para nivel de maquina diretamente, sem ser interpretado!!!!
Anexos
Examples.zip
(782 KiB) Baixado 62 vezes
Imagem
Avatar de usuário

bencz
Usuário Nível 4

Usuário Nível 4
 
Mensagens: 517
Data de registro: 28 Abr 2012 17:36
Curtiu: 6 vezes
Mens.Curtidas: 34 vezes

Harbour/Net/X#

Mensagempor susviela@bol.com.br » 07 Dez 2019 10:29

bencz escreveu:Eu, particularmente, acho o código gerado pelo Harbour, bastante lento, principalemnte pela forma com que ele funciona, com um p-code interpretado em tempo de execução, isso não me fez gostar mais ou menos da linuagem, pois programar em linguagens baseadas em xBase, é bem agradavel....


Toda resposta com excelentes colocações, destaco texto acima.

Pois é, "xBase Men's" na verdade sempre que surge um novo "salvador da pátria" a comunidade analisa, e nesse caso não foi diferente, e novamente acabamos descobrindo que, até o momento o Harbour é o melhor caminho, o que não inviabiliza novos teste e novos produtos, mas se não for "open source / cross compiler" já começa errado, pois esse foi o grande plus do nosso compilador atual.

Haaaaaaaaa, Será verdade o que dizem: "A grama do vizinho é sempre a mais verde." ?

#Susviela
.
.
"E quando você perder o controle, colherá o que plantou."
=========================================
Carlos Alberto Nunes #Susviela
Site: https://www.PowerInformatica.com.br
=========================================
Blog xBase: https://programandoxbase.wordpress.com/
Blog TI: https://susviela.wordpress.com

( #ProgramandoxBase #AllxBase )
Avatar de usuário

susviela@bol.com.br
Usuário Nível 3

Usuário Nível 3
 
Mensagens: 236
Data de registro: 30 Jun 2017 11:17
Cidade/Estado: São José / SC
Curtiu: 153 vezes
Mens.Curtidas: 24 vezes




Retornar para Harbour

Quem está online

Usuários vendo este fórum: Nenhum usuário registrado online e 5 visitantes


Ola Amigo, espero que meu site e forum tem lhe beneficiado, com exemplos e dicas de programacao.
Entao divulgue o link da Doacao abaixo para seus amigos e redes sociais ou faça uma doacao para o site forum...
MUITO OBRIGADO PELA SUA DOACAO!
Faça uma doação para o forum
cron
v
Olá visitante, seja bem-vindo ao Fórum Clipper On Line!
Efetue o seu login ou faça o seu Registro