Clipper On Line • Ver Tópico - O conteúdo de Harbour de Vlademiro Landim está obsoleto?

O conteúdo de Harbour de Vlademiro Landim está obsoleto?

Aqui é o lugar para bater papo e trocar idéias sobre os mais variados assuntos

Moderador: Moderadores

 

O conteúdo de Harbour de Vlademiro Landim está obsoleto?

Mensagempor manhobby » 15 Set 2018 23:58

O conteúdo da Introdução a programação usando a linguagem HARBOUR que foi criado pelo Vlademiro Landim Júnior está obsoleto?

Referência: https://www.google.com/url?sa=t&source= ... lcQWh8i8Py

Se sim, porque?

Eu estou fazendo esta pergunta porque eu estou tentando aprender Lógica de Programação para trabalhar na área de programação de computadores.

Talvez eu conseguirei ter melhor qualidade de conhecimento de Lógica de Programação se eu for respondido aqui no fórum Clipper Online.
Nota de Moderação:
Toledo: O presente tópico foi movido da seção Harbour, uma vez que seu conteúdo não tem relação com os objetivos daquela seção, onde só podem constar dúvidas técnicas de programação diretamente relacionadas com o [x]Harbour.
E foi-lhe concedido que desse espírito à imagem da besta, para que também a imagem da besta falasse, e fizesse que fossem mortos todos os que não adorassem a imagem da besta.
E faz que a todos, pequenos e grandes, ricos e pobres, livres e servos, lhes seja posto um sinal na sua mão direita, ou nas suas testas,
Para que ninguém possa comprar ou vender, senão aquele que tiver o sinal, ou o nome da besta, ou o número do seu nome.
Aqui há sabedoria. Aquele que tem entendimento, calcule o número da besta; porque é o número de um homem, e o seu número é seiscentos e sessenta e seis.

Apocalipse 13:15-18
Avatar de usuário

manhobby
Usuário Nível 2

Usuário Nível 2
 
Mensagens: 99
Data de registro: 03 Set 2018 00:15
Cidade/Estado: Teresina, PI
Curtiu: 53 vezes
Mens.Curtidas: 0 vez

O conteúdo de Harbour de Vlademiro Landim está obsoleto?

Mensagempor alxsts » 16 Set 2018 04:03

Olá!

O trabalho do Vlademiro é recente e muito bem feito. Digno de muitos parabéns e de agradecimentos pela enorme contribuição ao mundo xBase. Aliás, merece ser mais divulgado e utilizado pois é uma das poucas obras sobre Harbour com tamanha abrangência. Gostaria de aproveitar a oportunidade para agradecer a ele pela honrosa citação que fez a mim e a outros colegas do fórum.

Você procura um material sobre lógica de programação. Este assunto não é o foco principal da obra do Vlademiro. Se você quiser aprender Harbour do princípio, com alguns conceitos sobre lógica de programação e algoritmos, pode estudar este livro. Se quiser estudar especificamente lógica de programação, pode escolher algum dos materiais do site Apostilando. Veja Apostilas Categoria: Lógica de Programação (69 Apostilas)

Pelo que você informou em outro tópico, tem 37 anos de idade e muita vontade de se iniciar no mundo da programação de computadores. Normalmente inicia-se na área com menos idade. Eu, em teu lugar, aprenderia lógica de programação, programação orientada a objetos e aí sim partiria para uma linguagem de programação. Mas não perderia tempo estudando Harbour. Harbour é muito bom mas é uma ferramenta obsoleta em termos de tendência de inovação tecnológica da área de sistemas de TI. Ela é ótima para aqueles que tinham sistemas desenvolvidos em Clipper conseguirem portar seus sistemas para Windows, Linux, etc, e darem a estes sistemas algum tempo de sobrevida. Aqueles programadores xBase que tem seus sistemas rodando em clientes estão, de certa forma, tranquilos. Digo "de certa forma" pois os clientes tendem a migrar para plataformas mais modernas e se eles não se modernizarem, fatalmente ficarão sem clientes. Já queles programadores xBase que dependem de arranjar um emprego, estes estão sem futuro. Quando aparece uma vaga na sua cidade, a concorrência é grande. Parece até fila da previdência, de tantos idosos que aparecem...

Resumindo, a tendência atual é computação em nuvem, SaaS. Prepare-se para este cenário estudando as ferramentas utilizadas por ele. São muitas. Além de lógica de programação e orientação a objetos, posso citar HTML, CSS, Javascript, AngularJS, React, Bootstrap, PHP, ASP .Net, C Sharp, Python, JSON, NodeJS e SQL (MySQL, Postgree, SQL Server, Oracle - aprendendo um, os outros ficam fáceis). Um bom lugar para aprender estas coisas é a Codecademy (em Inglês). Tem uma parte paga e outra gratuita, que também é ótima.

Somando-se a isto tudo bastante tempo, dedicação e esforço, é só correr para o abraço. Fuja do Harbour se quiser ter emprego...

CodecademynuvemcloudSaaS
[]´s
Alexandre Santos (AlxSts)
alxsts
Colaborador

Colaborador
 
Mensagens: 2943
Data de registro: 12 Ago 2008 15:50
Cidade/Estado: São Paulo-SP-Brasil
Curtiu: 21 vezes
Mens.Curtidas: 248 vezes

O conteúdo de Harbour de Vlademiro Landim está obsoleto?

Mensagempor manhobby » 16 Set 2018 06:38

alxsts escreveu:Gostaria de aproveitar a oportunidade para agradecer a ele pela honrosa citação que fez a mim e a outros colegas do fórum.


@alxsts ,

O Vlademiro agradeceu a Paulo César Toledo e a todos que participam do fórum Clipper On Line e também citou você e outros no conteúdo sob o título "Agradecimentos":

"Agradecimentos

Agradeço a Paulo César Toledo e a todos que participam do fórum Clipper On Line
(http://www.pctoledo.com.br/forum). A solidariedade e a atenção de todos vocês foi essencial
para a conclusão desse trabalho. Com certeza não vou poder citar todos pois muitos me
ajudaram mesmo sem saber, e na pressa do momento eu acabei esquecendo o nome da pessoa
ou até mesmo nem lendo o nome. Segue abaixo uma lista muito parcial (a ordem não reflete a
importância, fui me lembrando e digitando):

• Paulo César Toledo
• José Quintas
• “Maligno”
• Fladimir
• Rochinha
• “Asimoes”
• Claudio Soto
• Vailton
• Pablo Cesar
• janio
• Stanis Luksys
• Jairo Maia
• Itamar M. Lins Jr.
• “RobertoLinux”
• porter
• “alxsts”
• Eolo
• “paiva_dbdc”
• “rbonotto”
• “vagucs”
• “sygecon”
• “Imatech”

alxsts escreveu:Pelo que você informou em outro tópico, tem 37 anos de idade e muita vontade de se iniciar no mundo da programação de computadores. Normalmente inicia-se na área com menos idade.


Normalmente inicia-se na área com qual idade?

Porque normalmente inicia-se na área com tal idade?

A partir de qual idade não se tem futuro na área?

alxsts escreveu:Harbour é muito bom mas é uma ferramenta obsoleta em termos de tendência de inovação tecnológica da área de sistemas de TI. Ela é ótima para aqueles que tinham sistemas desenvolvidos em Clipper conseguirem portar seus sistemas para Windows, Linux, etc, e darem a estes sistemas algum tempo de sobrevida.


@alxsts ,

O Vlademiro disse que existe um objetivo secundário que pode ser perfeitamente alcançado
: nas organizações grandes e pequenas existem um numero grande de sistemas baseados em
Harbour e principalmente em Clipper. Isso sem contar as outras linguagens do dialeto xbase.

Eu estou querendo dizer que o Vlademiro disse que nas organizações grandes e pequenas existem um numero grande de sistemas baseados principalmente em Clipper, mas você disse que o Harbour é ótimo para aqueles que tinham sistemas desenvolvidos em Clipper conseguirem portar seus sistemas para Windows, Linux, etc, e darem a estes sistemas algum tempo de sobrevida.

Eu estou confuso.

Existem ou não existem mais sistemas desenvolvidos em Clipper?

alxsts escreveu:Já queles programadores xBase que dependem de arranjar um emprego, estes estão sem futuro. Quando aparece uma vaga na sua cidade, a concorrência é grande. Parece até fila da previdência, de tantos idosos que aparecem...


Porque aqueles programadores xBase que dependem de arranjar um emprego estão sem futuro?

alxsts escreveu:Fuja do Harbour se quiser ter emprego...


@alxsts ,

O Vlademiro diz o seguinte no Capítulo 1 "Introdução"":

"Sejamos claros : se você deseja aprender programação com o único
objetivo de arranjar um emprego em pouco tempo então não estude Harbour, parta para outras
linguagens mais populares como Java, PHP e C#".

O Vlademiro diz que quem deseja aprender programação com o único
objetivo de arranjar um emprego em pouco tempo então não estude Harbour, parta para outras
linguagens mais populares como Java, PHP e C#, mas você me sugere fugir do Harbour se eu quiser ter emprego.

Não há emprego em pouco tempo para programador Harbour, mas há emprego em determinado tempo para programador Harbour, não é verdade?

Porque eu devo fugir do Harbour se eu quiser ter emprego?
E foi-lhe concedido que desse espírito à imagem da besta, para que também a imagem da besta falasse, e fizesse que fossem mortos todos os que não adorassem a imagem da besta.
E faz que a todos, pequenos e grandes, ricos e pobres, livres e servos, lhes seja posto um sinal na sua mão direita, ou nas suas testas,
Para que ninguém possa comprar ou vender, senão aquele que tiver o sinal, ou o nome da besta, ou o número do seu nome.
Aqui há sabedoria. Aquele que tem entendimento, calcule o número da besta; porque é o número de um homem, e o seu número é seiscentos e sessenta e seis.

Apocalipse 13:15-18
Avatar de usuário

manhobby
Usuário Nível 2

Usuário Nível 2
 
Mensagens: 99
Data de registro: 03 Set 2018 00:15
Cidade/Estado: Teresina, PI
Curtiu: 53 vezes
Mens.Curtidas: 0 vez

O conteúdo de Harbour de Vlademiro Landim está obsoleto?

Mensagempor Itamar M. Lins Jr. » 16 Set 2018 10:08

Ola!
Então vamos filosofar!
Uma boa leitura para todos nós é este livro: https://pt.wikipedia.org/wiki/A_Catedral_e_o_Bazar
Usando a lógica não podemos afirmar o fim de nenhuma linguagem. Até mesmo as linguagens que tem o código fechado. veja os diversos casos na internet o mais popular Delphi -> Free Pascal(FPC). É fato notarmos alguma linguagem mantida por algum grupo ficar por algum tempo parada mas não significa que acabou.
O Harbour não é uma linguagem obsoleta. É bem moderna. O grande problema do Harbour no meu ponto de vista é a "distância" que no caso eu me encontro em relação ao conhecimento dos "GURUS" mantenedores dela. Já li nos foruns o próprio Przmek falando sobre o assunto "motivação" para continuar fazendo correções... enfim avanços no compilador (linguagem).
Se podermos constatar que para desenvolver em modo visual, HTML será a linguagem natural, então para que o pessoal do Harbour vai inventar HB_HTML por exemplo ?
Tem muita confusão da nossa parte em entender os objetivos dos mantenedores do Harbour. Porque eles não criaram ou adotaram nenhuma IDE ? nem se quer um editor de códigos ? Quem poderia adivinhar que em 2016 um brasileiro faria um manual de 416 páginas do Harbour ?
O futuro não sabemos. O que sei de mim e posso afirmar, é que usando software livre é compulsório aprender, somos chamados pelos desenvolvedores a entender cada vez mais o que eles estão fazendo e isso é muito difícil (pelo menos para mim), temos que estudar cada vez mais.
Quantidade de usuários não tem relação com qualidade e nem com futuro, tem linguagens que são restritas.
Vamos prestar a atenção também na questão da pŕopria linguagem xBase, o Harbour não é a linguagem xBase, além do Harbour existem outras que são xBase pagas ou não mas enquanto possuem o código fechado estão fechando, acabando como é o caso do Vulcan.Net...
Citando o livro "A Catedral e o Bazar".
Enquanto no modelo "Catedral" o código é restrito, no modelo "Bazar" todos podem dar continuidade e até aprender com ele.
O meu problema com o Harbour é a minha falta de tempo e dificuldade em aprender a usar mais os seus recursos. Temos que entregar nossos produtos, aos nossos clientes e existem formas mais rápidas de fazer ou uma forma mais viável até por questões de sobrevivência, de continuar no mercado. Entenda isso como uma limitação minha porque não sei usar todas as opções que estão disponíveis no Harbour.
Porém isso não significa entender que o Harbour é obsoleto ou que irá algum dia acabar porque eu parei de usar ele. Tem muita gente que deixa de usar Harbour e quer levar todo mundo para a linguagem que ele escolheu.

Se uma pessoa desejar aprender "Assembly" e passou dos 30 ? É um mercado restrito ? Quantas pessoas usam assembly ?
Existe então essa lacuna do programador C para o programador do Harbour.
Imediatismo, tudo precisa funcionar muito bem pra ontem, está obscurecendo nossas vistas.
O Harbour faz muito bem aquilo que se propõe a fazer. São centenas de casos de sucesso, não é somente sobre vida não como querem alguns afirmar, é uma linguagem robusta e de fácil aprendizado, com muitas opções de IDE's visuais livres ou pagas.

Mais uma coisa que li no início do manual:
Nota técnica: o Harbour não pode ser considerada uma linguagem interpretada, pois um código intermediário
é gerado para que ela possa ser executada. O código fonte não fica disponível como em outras linguagens.


Vai depender do programador, podemos ou não deixar os fontes e não estou dizendo isso só para Desktop, inclusive em CGI no Servidor, podemos deixar os fontes igual ao PHP por exemplo.

http://www.kresin.ru/en/hrbfaq_3.html#Doc13_1
https://vivaclipper.wordpress.com/2013/02/01/hbrun/
Bom estudar o Hbmk2 também sobre esse assunto. Ou estudar o \utils\tutorial\tutor.exe do criador da Hwgui.

Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Avatar de usuário

Itamar M. Lins Jr.
Colaborador

Colaborador
 
Mensagens: 6927
Data de registro: 30 Mai 2007 11:31
Cidade/Estado: Ilheus Bahia
Curtiu: 309 vezes
Mens.Curtidas: 503 vezes

O conteúdo de Harbour de Vlademiro Landim está obsoleto?

Mensagempor Itamar M. Lins Jr. » 16 Set 2018 11:05

Ola!
Porque eu devo fugir do Harbour se eu quiser ter emprego?

Por exemplo, se vc aprender o dialeto do Harbour pois esse possui comandos e funções próprios dele, que vc não vai achar em outro compilador xBase.
Mas vc vai ter uma enorme facilidade no aprendizado de ADVPL. FlagShip vai ser mamão com açúcar...FoxPro, todo o universo xBase.
Se formos observar, não terá dificuldade em aprender outras linguagens que não são xBase. A lógica é muito parecida.
Uso do PCRE (Pearl: expressões regulares)

Muito usada em HTML 5:
<label for="phonenum">Número de telefone:</label>
<input pattern="^\d{4}-\d{3}-\d{4}$" type="tel">


Pedaço do código do Hazel, usando Harbour.
   IF lMail
      IF ! LEN( hb_regex( '^[A-Z0-9._%+-]+@[A-Z0-9.-]+\.[A-Z]{2,4}$', ALLTRIM( xValue ), .F. ) ) == 1
         ALERT( "Conta email inválida" )
         RETURN .F.
      ENDIF   
   ENDIF


Quase ninguém aqui do forum faz validações usando RegEX. E o Harbour está obsoleto!

Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Avatar de usuário

Itamar M. Lins Jr.
Colaborador

Colaborador
 
Mensagens: 6927
Data de registro: 30 Mai 2007 11:31
Cidade/Estado: Ilheus Bahia
Curtiu: 309 vezes
Mens.Curtidas: 503 vezes

O conteúdo de Harbour de Vlademiro Landim está obsoleto?

Mensagempor janio » 16 Set 2018 16:44

Show de explanação, alxsts!
:{ :{ :{ :{ :{

Janio
fui...
e-mail:janioaguiar@yahoo.com.br
msn: janio_aguiar@hotmail.com
xHarbour1.2.1/Harbour3.2 + wvg + hwgui + Mediator + MySql
Avatar de usuário

janio
Colaborador

Colaborador
 
Mensagens: 1835
Data de registro: 06 Jul 2004 07:43
Cidade/Estado: UBAJARA - CE
Curtiu: 8 vezes
Mens.Curtidas: 68 vezes

O conteúdo de Harbour de Vlademiro Landim está obsoleto?

Mensagempor manhobby » 17 Set 2018 23:13

@alxsts,

Você irá responder as perguntas que eu fiz?

Eu lhe fiz as seguintes perguntas:

alxsts escreveu:
Pelo que você informou em outro tópico, tem 37 anos de idade e muita vontade de se iniciar no mundo da programação de computadores. Normalmente inicia-se na área com menos idade.


Normalmente inicia-se na área com qual idade?

Porque normalmente inicia-se na área com tal idade?

A partir de qual idade não se tem futuro na área?

alxsts escreveu:
Harbour é muito bom mas é uma ferramenta obsoleta em termos de tendência de inovação tecnológica da área de sistemas de TI. Ela é ótima para aqueles que tinham sistemas desenvolvidos em Clipper conseguirem portar seus sistemas para Windows, Linux, etc, e darem a estes sistemas algum tempo de sobrevida.


@alxsts ,

O Vlademiro disse que existe um objetivo secundário que pode ser perfeitamente alcançado
: nas organizações grandes e pequenas existem um numero grande de sistemas baseados em
Harbour e principalmente em Clipper. Isso sem contar as outras linguagens do dialeto xbase.

Eu estou querendo dizer que o Vlademiro disse que nas organizações grandes e pequenas existem um numero grande de sistemas baseados principalmente em Clipper, mas você disse que o Harbour é ótimo para aqueles que tinham sistemas desenvolvidos em Clipper conseguirem portar seus sistemas para Windows, Linux, etc, e darem a estes sistemas algum tempo de sobrevida.

Eu estou confuso.

Existem ou não existem mais sistemas desenvolvidos em Clipper?


alxsts escreveu:
Já queles programadores xBase que dependem de arranjar um emprego, estes estão sem futuro. Quando aparece uma vaga na sua cidade, a concorrência é grande. Parece até fila da previdência, de tantos idosos que aparecem...


Porque aqueles programadores xBase que dependem de arranjar um emprego estão sem futuro?

alxsts escreveu:
Fuja do Harbour se quiser ter emprego...


@alxsts ,

O Vlademiro diz o seguinte no Capítulo 1 "Introdução"":

"Sejamos claros : se você deseja aprender programação com o único
objetivo de arranjar um emprego em pouco tempo então não estude Harbour, parta para outras
linguagens mais populares como Java, PHP e C#".

O Vlademiro diz que quem deseja aprender programação com o único
objetivo de arranjar um emprego em pouco tempo então não estude Harbour, parta para outras
linguagens mais populares como Java, PHP e C#, mas você me sugere fugir do Harbour se eu quiser ter emprego.

Não há emprego em pouco tempo para programador Harbour, mas há emprego em determinado tempo para programador Harbour, não é verdade?

Porque eu devo fugir do Harbour se eu quiser ter emprego?
E foi-lhe concedido que desse espírito à imagem da besta, para que também a imagem da besta falasse, e fizesse que fossem mortos todos os que não adorassem a imagem da besta.
E faz que a todos, pequenos e grandes, ricos e pobres, livres e servos, lhes seja posto um sinal na sua mão direita, ou nas suas testas,
Para que ninguém possa comprar ou vender, senão aquele que tiver o sinal, ou o nome da besta, ou o número do seu nome.
Aqui há sabedoria. Aquele que tem entendimento, calcule o número da besta; porque é o número de um homem, e o seu número é seiscentos e sessenta e seis.

Apocalipse 13:15-18
Avatar de usuário

manhobby
Usuário Nível 2

Usuário Nível 2
 
Mensagens: 99
Data de registro: 03 Set 2018 00:15
Cidade/Estado: Teresina, PI
Curtiu: 53 vezes
Mens.Curtidas: 0 vez

O conteúdo de Harbour de Vlademiro Landim está obsoleto?

Mensagempor asimoes » 18 Set 2018 11:12

Temos legado Clipper e Harbour, é só olhar os classificados que ainda tem o "procura-se", empresário quer solução barata e que não tenha que comprar software caro, software caro é para governo e grandes corporações.

Vai investir quanto $$$ para aprender ? porque mesmo online é pago
Depois que investir em uma linguagem de mercado, ainda vai ter que entrar na fila de emprego, porque a experiência conta muito a não ser que tenha QI alto, ou tentar um concurso público cheio de exigências.

Agora pode também desenvolver algo e ir de porta em porta oferecer a sua solução, mas tem o custo de ir no popular "bater perna"

Hoje pedem um leque de conhecimentos em várias tecnologias pra ganhar quanto ?
►Harbour 3.x | Minigui xx-x | HwGui◄
Pense nas possibilidades abstraia as dificuldades.
Não corrigir nossas falhas é o mesmo que cometer novos erros.
A imaginação é mais importante que o conhecimento. (Albert Einstein)
Avatar de usuário

asimoes
Colaborador

Colaborador
 
Mensagens: 4919
Data de registro: 26 Abr 2007 16:48
Cidade/Estado: RIO DE JANEIRO-RJ
Curtiu: 341 vezes
Mens.Curtidas: 258 vezes

O conteúdo de Harbour de Vlademiro Landim está obsoleto?

Mensagempor Itamar M. Lins Jr. » 18 Set 2018 13:18

Ola!
O conteúdo de Harbour de Vlademiro Landim está obsoleto?

Não está obsoleto. Qualquer linguagem usa a mesma lógica e até muitos comandos e funções são iguais.
PHP, só roda ATRÁS de browses, o Harbour é muito mais versátil, não tem IDE gráfica para PHP, vc não cria um programa em PHP para Desktop usando recursos do sistema operacional. Usa os recursos dos "navegadores, HTML". O Harbour tem isso e muito mais. Só para comparar com essa linguagem que é muito utilizada. PHP PURO não faz nada no desktop, não desenha nem as telas. O Harbour PURO desenha telas, tem seu próprio RDD(DBF), SQLITE...
Entenda isso, porque no mundo "NORMAL" existem programadores FRONT-END e BACK-END e mais o engenheiro do DB, nós que somos velhos Clippeiros fazemos tudo isso isso e mais... Mas o normal hoje em dia, é vc saber em que setor irá trabalhar.

Desenvolvedores do PHP 1000000....(milhões), do Harbour ...0000000.1 esses fatos tem a ver. Mas também não é assim não, tão fim de linha como foi pintado o quadro ai por "@alxsts". Tem coisas técnicas e coisas que não são técnicas como tendência de mercado... Nem sempre o melhor é mais utilizado. Tem os gostos também etc... Se é para fazer "TUDO" então melhor ter essas informações para saber escolher.
Hoje no mundo o desenho das TELAS é fato que o HTML+CSS(Front-end) são os mais utilizados, até porque os navegadores só entende isso, e no meio (JavaScript), na retaguarda(Back End), PHP, JAVA, C, etc... são as mais utilizadas. E depois disso ainda tem SQL que faz mais um mundo de coisas...

Com o Harbour, vc faz tudo isso ai que PHP, Java... faz e faz as telas que não tem no PHP, e SQL que não faz parte de nenhuma, pois é um PADRÃO para manipular dados.
Se vai ou não arrumar emprego é outra questão que não tem nada a ver com nenhuma linguagem que vc aprender, por conta das variáveis que só Deus sabe. De repente só vc sabe assembly e abre uma fábrica ai perto onde vc mora precisando ?

Mas se quer ver o "QUADRO" o quê diz o mundo das linguagens, ai vc consulta a internet:
https://exame.abril.com.br/tecnologia/estas-sao-as-linguagens-de-programacao-para-ficar-de-olho-em-2018/
Como vc ainda não sabe, tenta desenhar uma Janela com Java, Python... no sistema Windows.?
Depois de escolher a linguagem vc precisa escolher o tal FrameWork... para trabalhar com Java por exemplo... e por ai vai, vc fica especialista em TAL FrameWork para tal linguagem...Sujeito entrar num labirinto das linguagens pagas, que depois de 50 anos... se ela ainda existir que é o caso do Clipper/Harbour e poucos irão entender.

Lembre-se que vc ainda tem a opção de ser um desenvolvedor(patrão), concorrer no mercado com as suas soluções.

Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Avatar de usuário

Itamar M. Lins Jr.
Colaborador

Colaborador
 
Mensagens: 6927
Data de registro: 30 Mai 2007 11:31
Cidade/Estado: Ilheus Bahia
Curtiu: 309 vezes
Mens.Curtidas: 503 vezes

O conteúdo de Harbour de Vlademiro Landim está obsoleto?

Mensagempor Vlademiro » 18 Dez 2018 14:44

Manhobby, todas as contribuições dos colegas são válidas e bem colocadas. Não há muito a acrescentar, apenas vou destacar alguns pontos.
Tudo o que eu vou escrever pode ser resumido em alguns pontos:
(i) o Harbour não é obsoleto ,
(ii) você pode se dedicar ao Harbour se quiser ter seu próprio produto no mercado e
(iii) para ser um freelancer, participar de uma equipe ou ser empregado, priorize as tecnologias do momento.

Basicamente, existem dois caminhos para você seguir. Você pode trabalhar para alguma organização ou você pode ser um profissional autônomo. Muitos conselhos bons foram dados, vou salientar alguns:

[1] Para ser empregado de uma organização

O alxsts salientou bem que, se você quer trabalhar para uma empresa (ou até mesmo em equipe como freelancer), você deve focar em tecnologias novas. Aí ele citou duas tendências : Computação nas nuvens e Software como serviço.

Com relação a sua idade, eu acho que ele quis dizer para você focar em determinadas áreas chaves em vez de estudar coisas que tendem a encolher (ou seja, não perca tempo). Eu tenho certeza que ele não quis dizer que está tarde para você. Eu acho que “nunca se é tarde para se aprender algo novo” (parece uma daquelas frases “politicamente correta” , mas quem me conhece sabe que não é). Eu por exemplo, comecei cedo (com 16 anos) mas me envolvi com muitas tecnologias durante a minha vida profissional e em algumas não me aprofundei o suficiente. Mas esse risco é constante na área de desenvolvimento. Ou seja, começar cedo nem sempre quer dizer que o tempo foi bem gasto. Você pode começar agora e focar nas escolhas que tem uma maior chance de dar certo. Procure não desanimar. Não fique pulando de tecnologia em tecnologia sem um bom motivo para isso.

Os sites codeacademy (tem alguns cursos em português) e udemy tem muitos cursos bons na área. Estudar o Harbour para conseguir um emprego eu considero arriscado, embora existam nichos de empresas que usam xBase, como ficou claro na minha resposta lá no fórum de java. http://www.guj.com.br/t/como-esta-a-atual-situacao-do-mercado-das-linguagens-do-dialeto-xbase/374989/3

O Itamar citou o uso de tecnologias livres, o que já é uma realidade. Eu acho que ele está certo. Na minha opinião, você deve priorizar o opensource e evitar ao máximo as tecnologias proprietárias.

[2] Para ser um empreendedor

Caso você siga o caminho do empreendedorismo, o Harbour pode ser uma alternativa viável para você, mas é um investimento de tempo e dinheiro em uma tecnologia de nicho de mercado. É arriscado e o retorno pode não vir na proporção que você sonha.

O empreendedorismo encanta a gente, é um caminho que tem grandes recompensas, mas também requer grande esforço do empreendedor. É mais ou menos aquele cara que cobra o escanteio e corre pra receber a bola e fazer o gol de cabeça. ;-) Você tem que entender de muitas coisas (leis, contabilidade, marketing, etc), e ter paciência com o cliente final, que é sua fonte de renda. Vai muito da personalidade de cada pessoa. É matar um leão por dia, é não poder adoecer em alguns casos, enfim, é bem difícil no começo (não quero lhe assustar, quero só deixar claro). Quando eu era empreendedor eu tinha um cliente que me ligava de madrugada porque era o horário em que o sistema era usado com mais intensidade. Tem que ter um contrato com cláusulas bem definidas. Aqui no fórum tem alguma coisa falando sobre isso e também tem muitos empreendedores. Você pode obter conselhos valiosos com o pessoal daqui.

[3] “Linguagens são muitas, mas a computação é uma só”

A frase acima foi escolhida para estampar uma camisa feita pelo CA do curso de computação da UFC. Ela quer dizer que os conceitos básicos de computação independem da linguagem escolhida. Isso é um ponto importante. O Itamar falou sobre isso nas suas considerações. De nada adianta programar em C++ se você não sabe orientação a objetos, da mesma forma, um algoritmo primeiro deve ser aprendido para depois ser implementado em uma linguagem qualquer. O Harbour é de fácil aprendizado e você pode até colocar em prática tais conceitos com ele. Quando eu escrevi o ebook eu sempre tive em mente que deveria ter cuidado com o que eu iria escrever, para não induzir alguém a investir tempo e dinheiro em uma escolha duvidosa. Eu queria muito dizer que o Harbour seria a única linguagem que você deveria aprender, mas isso seria irresponsabilidade minha.

[4] Você deve investir tempo e dinheiro em linguagens voltadas para web, como HTML5, CSS (Bootstrap), Javascript e PHP (e algum framework, como Laravel ou Codeigniter). Elas são fáceis e o retorno é relativamente rápido. Infelizmente temos que pensar no retorno pois as coisas não estão fáceis para ninguém. Depois que aprender o básico de Javascript, parta para JQuery. Para um framework Javascript, eu te aconselho o VueJS. Existem cursos gratuitos para todas essas linguagens. Depois que aprender essas linguagens você poderia partir para o mobile. Nesse caso eu te aconselho o PhoneGap, que é um ambiente open source que gera aplicativos para mobile apenas usando HTML, Javascript e CSS. Sei que tem gente que pensa diferente, alguns colegas citaram o Windev, mas eu não conheço, vale a pena dar uma olhada.

[5] Existe espaço para Harbour ? Sim, mas como uma segunda opção. Existem empresas que contratam programador xbase e pagam bem por isso, principalmente os que conhecem ADVPL (que é praticamente um Clipper, na sua sintaxe), mas apostar em nichos tem seus riscos e recompensas. O caminho mais seguro para o desenvolvedor é apostar no HTML5, CSS, Javascript, PHP (que é fácil e tem uma comunidade enorme) e algum framework. Depois partir para mobile a partir do que você já tem em mãos. Quando o pessoal do fórum começou a programar (pelo menos a maioria), o Clipper era a linguagem do momento (esse momento era 1994). Agora existem outras tecnologias que estão mais adequadas para o momento atual. O Harbour contempla todas elas, mas o mercado está querendo um profissional que domine as tecnologias eu citei porque hoje, cada vez mais, o software não é mais fruto do trabalho de um programador, mas de uma equipe.

Não existem respostas fáceis e eu fico até um pouco triste em não dar ao Harbour o lugar que ele merece de fato, mas infelizmente é o mercado quem dita as normas. Espero ter ajudado. E se alguém pensa diferente até eu queria ser convencido do contrário. Digo isso sem ironias.

PS: Depois que terminei o texto vi que já postaram coisas. Depois vou ler com calma.
Avatar de usuário

Vlademiro
Usuário Nível 4

Usuário Nível 4
 
Mensagens: 749
Data de registro: 11 Jul 2005 02:46
Curtiu: 22 vezes
Mens.Curtidas: 62 vezes




Retornar para Bate Papo

Quem está online

Usuários vendo este fórum: Nenhum usuário registrado online e 8 visitantes


Ola Amigo, espero que meu site e forum tem lhe beneficiado, com exemplos e dicas de programacao.
Entao divulgue o link da Doacao abaixo para seus amigos e redes sociais ou faça uma doacao para o site forum...
MUITO OBRIGADO PELA SUA DOACAO!
Faça uma doação para o forum
cron
v
Olá visitante, seja bem-vindo ao Fórum Clipper On Line!
Efetue o seu login ou faça o seu Registro