Clipper On Line • Ver Tópico - Harbour/[x]Harbour LAN STRES UTIL

Harbour/[x]Harbour LAN STRES UTIL

Projeto Harbour - Compilador de código aberto compatível com o Clipper.

Moderador: Moderadores

 

Harbour/[x]Harbour LAN STRES UTIL

Mensagempor RobertoLinux » 03 Ago 2018 08:26

Saudações meus nobres e prezados e prezadas colegas.

Recentemente, um Grande Amigo, me solicitou, para configurar um servidor de arquivos, para um de seus clientes, ao qual roda sua APP no Bom e Velho Clipper de Guerra. Mas que teria de ser extremamente simples, robusto, eficaz, estável de baixo custo e de altíssimo throughput, sem o uso das políticas (AD/DC), de usuários/grupos e senhas complexas, seria um resource share, aparecendo nas Rede como uma unidade remota (F:\), similar ao Novell NetWare, é claro e evidente, guardando suas devidas proporções. Pois bem, solicitei à aquisição de um Core i7, com 16GB de RAM e 1TB de HD à 7200 RPM’S. E placa de rede GigaBit Ethernet. Instalei o Ubuntu 18.04 Server LTS AMD64, bem como o SAMBA fornecido pelos pacotes da distribuição.

Usei o sistema de arquivos XFS, por sua estabilidade, escalabilidade, confiabilidade e maturidade. Isso em configuração LVM. Ao migrar para esse novo ambiente, meu amigo ficou impressionado com o ganho em relação ao servidor antigo. Fazendo e refazendo os testes, até por se dar por vencido e convencido, de que valeu a pena a migração, e em momento PONTUAL, o HD do servidor antigo pifou momentos depois, UFA, sorte, MUITA sorte mesmo, e ainda tem um fator, o switch da rede aina é um Fast Ethernet de 10/100, já solicitei um switch GigaBit Ethernet 10/100/1000.

Ai sim, o negócio vai voar, rsrsrsrs.

Claro que com a simplicidade do método usado, a segurança foi para o beleléu, mas como foi assim desejado, que assim o seja.

Para facilitar ao nobres colegas, criei um programinha para stress de rede, usando algumas rotinas que peguei da NET e adicionando alguma outras de minha autoria, favor pegar leve, sou entusiasta de TI, e não programador. Rsrsrsrssr.

Se possível, gostaria de solicitar aos nobres colegas, teste em Harbour e [x]Harbour e verificar e se possível enviar feedback.

Enviarei os fontes bem como o .HBP, em anexo.

São apenas 4(tês) arquivos.

smbstres.hbp
cfg_srv.txt
main.prg
librgblc.prg

Para compilar ...

hbmk2 smbstres.hbp

Vamos aos ajustes primeiramente …

Bem como alguns ajustes na configuração do Ubuntu.

As configurações … estão no arquivo cfg_srv.txt

Obrigado pela oportunidade!
Anexos
files.zip
Contem os arquivos citados no texto acima.
(10.06 KiB) Baixado 67 vezes
Entusiasta
Avatar de usuário

RobertoLinux
Usuário Nível 3

Usuário Nível 3
 
Mensagens: 110
Data de registro: 14 Abr 2014 18:32
Cidade/Estado: Fortaleza/Ce
Curtiu: 7 vezes
Mens.Curtidas: 6 vezes



Retornar para Harbour

Quem está online

Usuários vendo este fórum: Nenhum usuário registrado online e 6 visitantes


Ola Amigo, espero que meu site e forum tem lhe beneficiado, com exemplos e dicas de programacao.
Entao divulgue o link da Doacao abaixo para seus amigos e redes sociais ou faça uma doacao para o site forum...
MUITO OBRIGADO PELA SUA DOACAO!
Faça uma doação para o forum
cron
v
Olá visitante, seja bem-vindo ao Fórum Clipper On Line!
Efetue o seu login ou faça o seu Registro