Clipper On Line • Ver Tópico - Harbour 3.4 arquivado

Harbour 3.4 arquivado

Projeto Harbour - Compilador de código aberto compatível com o Clipper.

Moderador: Moderadores

 

Harbour 3.4 arquivado

Mensagempor JoséQuintas » 27 Nov 2017 20:12

Ia reportar um bug mas....
Não sei exatamente o que significa.

harbour34.png
José M. C. Quintas
Harbour 3.2, mingw, gtwvg, multithread, dbfcdx, ADO+MySql, PNotepad
"The world is full of kings and queens, who blind our eyes and steal our dreams Its Heaven and Hell"

https://github.com/JoseQuintas/
Avatar de usuário

JoséQuintas
Membro Master

Membro Master
 
Mensagens: 18007
Data de registro: 26 Fev 2007 11:59
Cidade/Estado: São Paulo-SP
Curtiu: 15 vezes
Mens.Curtidas: 1206 vezes

Harbour 3.4 arquivado

Mensagempor fladimir » 27 Nov 2017 22:37

O q da a entender pelo texto é q na 3.4 parou de mexer, talvez vá começar outra ou do jeito q esta a contribuição dele (q foi enorme) foi até esse ponto.
Sun Tzu há mais de três mil anos cita nas epígrafes de seu livro “A Arte da Guerra“:

“Concentre-se nos pontos fortes, reconheça as fraquezas, agarre as oportunidades e proteja-se contra as ameaças”.
“Se não é vantajoso, nunca envie suas tropas; se não lhe rende ganhos, nunca utilize seus homens; se não é uma situação perigosa, nunca lute uma batalha precipitada”
.


Até 2017    Desktop Console [ Legado ] Harbour | MinGW | DBF | CDX | FastReport | MySQL


Novos Projetos:

   Desktop Visual           Windev Desktop
   Celular Android/iOS   Windev Mobile
   WEB                            Windev Web


Sejamos gratos a Deus.
Avatar de usuário

fladimir
Colaborador

Colaborador
 
Mensagens: 2434
Data de registro: 15 Nov 2006 19:21
Curtiu: 28 vezes
Mens.Curtidas: 157 vezes

Harbour 3.4 arquivado

Mensagempor Itamar M. Lins Jr. » 07 Dez 2017 12:31

Ola!
https://groups.google.com/forum/#!topic/harbour-users/cnr-d4OKXLo
Tem gente preocupada, outros acham que ele tirou férias... Mistério!!!

Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Avatar de usuário

Itamar M. Lins Jr.
Colaborador

Colaborador
 
Mensagens: 6927
Data de registro: 30 Mai 2007 11:31
Cidade/Estado: Ilheus Bahia
Curtiu: 309 vezes
Mens.Curtidas: 503 vezes

Harbour 3.4 arquivado

Mensagempor toninhofwi » 07 Dez 2017 14:34

Olá pessoal,

Eu falei ontem com o Viktor, ele está dando um tempo porque tem muito serviço atrasado e precisa contrabalançar a vida pessoal e sua dedicação ao Harbour, ele disse que talvez volte a ativa mas por hora não. Lembrando que o Harbour oficial é o 3.2, o Viktor faz alterações por conta própria e o fork dele apesar de estar marcado como readonly pode ser clonado por qualquer um e o trabalho continuado se necessário.

Abraço a todos.
toninhofwi
Usuário Nível 1

Usuário Nível 1
 
Mensagens: 29
Data de registro: 23 Set 2009 22:35
Cidade/Estado: Catanduva-SP
Curtiu: 7 vezes
Mens.Curtidas: 6 vezes

Harbour 3.4 arquivado

Mensagempor fladimir » 07 Dez 2017 15:10

Resumindo... Só Deus sabe!!!! Kkkk
Sun Tzu há mais de três mil anos cita nas epígrafes de seu livro “A Arte da Guerra“:

“Concentre-se nos pontos fortes, reconheça as fraquezas, agarre as oportunidades e proteja-se contra as ameaças”.
“Se não é vantajoso, nunca envie suas tropas; se não lhe rende ganhos, nunca utilize seus homens; se não é uma situação perigosa, nunca lute uma batalha precipitada”
.


Até 2017    Desktop Console [ Legado ] Harbour | MinGW | DBF | CDX | FastReport | MySQL


Novos Projetos:

   Desktop Visual           Windev Desktop
   Celular Android/iOS   Windev Mobile
   WEB                            Windev Web


Sejamos gratos a Deus.
Avatar de usuário

fladimir
Colaborador

Colaborador
 
Mensagens: 2434
Data de registro: 15 Nov 2006 19:21
Curtiu: 28 vezes
Mens.Curtidas: 157 vezes

Harbour 3.4 arquivado

Mensagempor Itamar M. Lins Jr. » 07 Dez 2017 15:59

Ola!
...ele disse que talvez volte a ativa mas por hora não.

É isso que pensei. Linguagem com usuários e desenvolvedores desunidos ou sem motivação. Deveriam as empresas que tem o Harbour como matriz bancar o Viktor, mas só chegam quando ele define alguma coisa, ou melhor dizendo, quando ele toma decisões. Foi assim com o BCC, ninguém estava lá participando, quando ele tomou a decisão de não mais suportar o BCC, e foi porque não tinham "mestres" do BCC do nível dele participando, agora depois de decidido, apareceu cópias do Harbour 3.4 para BCC 7.2. Cadê as conversas sobre isso no fork dele ? Eu penso que ele está chateado e o Przemek também.
Tem mais participações minha e de José Quintas lá no issue do 3.4 com pequenas solicitações e duvidas do que o pessoal que conseguiu compilar o Harbour 3.4 com BCC.
Penso que ele não está mais motivado para continuar com esse trabalho tão importante.
A linguagem xBase é boa, etc. Mas tem muitos urubus que ficam atravessando os trabalhos dos outros.
Fim do Harbour, fim de todas as outras bibliotecas e IDE´s que dependem dele.
A nossa sorte é que o Przemek ainda corrige os BUG´s achados no 3.2 mas o 3.4 tem muito mais correções além das feitas no 3.2. Quero ver agora quando existir correções no 3.2 como é que vai ficar.
Muito ruim mesmo essa noticia.

Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Avatar de usuário

Itamar M. Lins Jr.
Colaborador

Colaborador
 
Mensagens: 6927
Data de registro: 30 Mai 2007 11:31
Cidade/Estado: Ilheus Bahia
Curtiu: 309 vezes
Mens.Curtidas: 503 vezes

Harbour 3.4 arquivado

Mensagempor asimoes » 09 Dez 2017 06:32

Alguém sabe dizer se o Viktor está de férias, foi sequestrado ou partiu pra outra (C#, JAVA) rs.
Tem 2 semanas que nada acontece, enfim já tem B.O. ? rs

Itamar, deixando as brincadeiras de lado, se o Viktor cansou, agora vem o dilema a 3.4 ficou com bug´s que não sabemos sem solução ?
Eu gostaria de participar da manutenção do projeto mas não tenho conhecimentos plenos de C, vou usando por conta e risco até agora tem funcionado sem problemas, pelo menos para meus sistemas.
►Harbour 3.x | Minigui xx-x | HwGui◄
Pense nas possibilidades abstraia as dificuldades.
Não corrigir nossas falhas é o mesmo que cometer novos erros.
A imaginação é mais importante que o conhecimento. (Albert Einstein)
Avatar de usuário

asimoes
Colaborador

Colaborador
 
Mensagens: 4919
Data de registro: 26 Abr 2007 16:48
Cidade/Estado: RIO DE JANEIRO-RJ
Curtiu: 341 vezes
Mens.Curtidas: 258 vezes

Harbour 3.4 arquivado

Mensagempor fladimir » 09 Dez 2017 11:09

ruim mesmo...

eu como outros colegas colaboramos com o fórum a nível da usabilidade do Harbour etc... e outros pouquíssimos como Quntas, Itamar, Alexandre, e outros (não me recorodo mas tem alguns gatos pingados) ajudam reportando questões lá pros desenvolvedores do Harbour etc

Concordo com o Itamar, eu colaborei com o Viktor algumas vezes, mas de um modo geral acredito q os q colaboram diante do universo dos q usam seria com gotas no oceano.

Estou mudando de linguagem a pouco tempo, infelizmente digo isso, mas pensando em Mobile, Web tive q ingressar.

Vou levar o desktop no Harbour até onde der, não tenho o q reclamar, mas talvez tenha q migrar daqui alguns anos, não sei...

Na verdade não sei nem se o q planejamos vai dar certo, mas enfim, temos q tomar atitudes.

Abraço!!!
Sun Tzu há mais de três mil anos cita nas epígrafes de seu livro “A Arte da Guerra“:

“Concentre-se nos pontos fortes, reconheça as fraquezas, agarre as oportunidades e proteja-se contra as ameaças”.
“Se não é vantajoso, nunca envie suas tropas; se não lhe rende ganhos, nunca utilize seus homens; se não é uma situação perigosa, nunca lute uma batalha precipitada”
.


Até 2017    Desktop Console [ Legado ] Harbour | MinGW | DBF | CDX | FastReport | MySQL


Novos Projetos:

   Desktop Visual           Windev Desktop
   Celular Android/iOS   Windev Mobile
   WEB                            Windev Web


Sejamos gratos a Deus.
Avatar de usuário

fladimir
Colaborador

Colaborador
 
Mensagens: 2434
Data de registro: 15 Nov 2006 19:21
Curtiu: 28 vezes
Mens.Curtidas: 157 vezes

Harbour 3.4 arquivado

Mensagempor janio » 09 Dez 2017 12:46

Assim como o Fladimir, estou mudando de linguagem tbm, infelizmente.

A intenção era so mobile, e levar o desktop em harbour ate onde der.

Mas pelo visto vou ter que mergulhar logo com tudo na outra e não perder mais tempo
fui...
e-mail:janioaguiar@yahoo.com.br
msn: janio_aguiar@hotmail.com
xHarbour1.2.1/Harbour3.2 + wvg + hwgui + Mediator + MySql
Avatar de usuário

janio
Colaborador

Colaborador
 
Mensagens: 1835
Data de registro: 06 Jul 2004 07:43
Cidade/Estado: UBAJARA - CE
Curtiu: 8 vezes
Mens.Curtidas: 68 vezes

Harbour 3.4 arquivado

Mensagempor MSDN » 09 Dez 2017 13:08

Está acontecendo o que falei em outro tópico, Harbour é fantástico, tem potencial incrível, mas...., na base da boa vontade, uma hora para.
Por mais que muitos critiquem, xHarbour.com está até hoje no mercado, e continua firme.
Outro exemplo, Xailer, excelente ferramenta, com tudo o que o programador precisa, IDE, Debug, etc, etc.
O Harbour funciona muito bem para xHarbour.com e Xailer, agora para Harbour puro, a impressão é que terá o mesmo destino do Clipper.
MSDN
Usuário Nível 4

Usuário Nível 4
 
Mensagens: 741
Data de registro: 28 Nov 2003 14:55
Cidade/Estado: CWB
Curtiu: 178 vezes
Mens.Curtidas: 123 vezes

Harbour 3.4 arquivado

Mensagempor Itamar M. Lins Jr. » 09 Dez 2017 19:16

Ola!
xHarbour.com está até hoje no mercado, e continua firme.

Não sei de onde vc tirou esta informação.
O xHarbour.com não faz nada absolutamente nada. Apenas conserta erros na tal IDE deles paga. Não tem MT no xHarbour.com, porque só tem a VXH e só windows. Todas elas Xailer, Fivewin, VXH não tem nada para Android. O modulo para Android da Fivewin logo quando saiu o esboço o Antonio postou no forum dos desenvolvedores, na época eu postei logo abaixo que o código para programar não era xBase, era um código "Frankenstein", alias as ideias deles só aparecem depois que o Alexader Kresin ou outros colocam o caminho.
No xHarbour.org, tá tudo parado desde a saída o Przemek, já fechou até aqui no Brasil o ".com.br", nem comercializam mais a SQLRDD, o Patrick Mast comprou os direitos se não estou enganado. O xHarbour.com estava vendendo os produtos gratuitos, veja a história da GTWVW, do Budjanto que eles estavam vendendo como se fosse um produto deles ou da Wvwtools, se apossaram dos códigos do falecido.
Eles usam o xHarbour.org que ainda está no SVN, até o GURU deles chamado Andi Jahja, está usando o Harbour, aliais foi ele que fez o porte do 3.4 para ser compilado com BCC 7.2, resumindo a história, esse pessoal são enganadores, fizeram um estardalhaço para terem uma equipe 0800 com a palavra EXTEND, ganharam mão de obra gratuita, e pagaram apenas para construirem a IDE deles, só isso. O pessoal percebeu o erro e está lá tudo parado só fazendo cópias das coisas que podem ser copiadas do Harbour. Assistir o xHarbour nascer e morrer.
Veja os erros primários que ainda são corrigidos na IDE! Já baixei ela e testei muito anos passados, logo no inicio, Designer da Hwgui era melhor. E eles já vendiam o produto cheio de bugs, versão alfa... sem condições de uso.
Acredite, programador bom tem nome e você vê o trabalho em todo lugar são pessoas respeitadas. Eu só conheço um que é o Ignácio Ortiz criador do Xailer e esse nem mexe no Harbour, Antonio Linares da Fivetech, não manja, e outros que não tem conhecimento das entranhas do Harbour.
Se essas empresas, não tomarem a decisão de pagar alguém para corrigir as falhas e ou dar continuidade do xHarbour.org ou do Harbour, não sabemos como será, porque eles só querem pegar o difícil que é gratuito, colocar em cima os produtos deles e vender.
Pagina "bunitinha" pra vender produto, é o que mais tem na internet.

Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Avatar de usuário

Itamar M. Lins Jr.
Colaborador

Colaborador
 
Mensagens: 6927
Data de registro: 30 Mai 2007 11:31
Cidade/Estado: Ilheus Bahia
Curtiu: 309 vezes
Mens.Curtidas: 503 vezes

Harbour 3.4 arquivado

Mensagempor MSDN » 09 Dez 2017 19:36

Não tinha essa informação, agora fiquei sabendo !
Realmente, não tem santo nesse meio, concordo com vc que tem muito esperto ganhando em cima dos outros, mas pelo jeito que vc escreve, dá a impressão que teve uma briga feia com o pessoal do xHarbour, deve ter ficado algum ressentimento.
MSDN
Usuário Nível 4

Usuário Nível 4
 
Mensagens: 741
Data de registro: 28 Nov 2003 14:55
Cidade/Estado: CWB
Curtiu: 178 vezes
Mens.Curtidas: 123 vezes

Harbour 3.4 arquivado

Mensagempor asimoes » 09 Dez 2017 22:32

Colocando mais lenha na fogueira:

Tentamos a 4 anos atrás migrar do clipper dbf e oraclip para o xOraclip, só digo o seguinte, ainda bem que não embarcamos nessa, continuamos com o harbour que na época era o 3.2 agora 3.4 e parte de acesso ao oracle eu catei um monte de informação aqui no fórum para substituir as funções do oraclip e conseguimos nos livrar do oraclip e xoraclip que este último não vingou para nossa sorte. O bom de tudo é que todas as funções oraclip conseguimos montar equivalente usando ado.

O custo disso: para o pessoal do xharbour.com / xoraclip foi +- 600 mil, levaram e não entregaram.
Para o pessoal da casa (eu) que trouxe segurança e confiança, porque não se tratava de caixa preta custo 0 (zero)

Agora o uso é um risco que corremos, como são muitos sistemas legado que eram clipper agora harbour 3.4, a ideia é migrar para c#, mas vai levar um tempinho pra isso acontecer.
►Harbour 3.x | Minigui xx-x | HwGui◄
Pense nas possibilidades abstraia as dificuldades.
Não corrigir nossas falhas é o mesmo que cometer novos erros.
A imaginação é mais importante que o conhecimento. (Albert Einstein)
Avatar de usuário

asimoes
Colaborador

Colaborador
 
Mensagens: 4919
Data de registro: 26 Abr 2007 16:48
Cidade/Estado: RIO DE JANEIRO-RJ
Curtiu: 341 vezes
Mens.Curtidas: 258 vezes

Harbour 3.4 arquivado

Mensagempor Itamar M. Lins Jr. » 10 Dez 2017 09:06

Ola!
dá a impressão que teve uma briga feia com o pessoal do xHarbour, deve ter ficado algum ressentimento.

Não é ressentimento, é cuidado ! é tentar abrir o olhos das pessoas para não caírem no erro que eu e outros caíram.
Aparentemente não tem nada de mais querer ganhar dinheiro com o Harbour fazendo um subproduto para nós desenvolvedores finais. Mas estamos falando sobre o fim de uma linguagem, que muita gente ajudou a criar, de uma ferramenta, vc acha que algumas pessoas estão ligando ?

Tá lá para quem quiser ler as brigas entre o Antonio Linares e Ignácio Ortiz, esse saiu da Fivetech e criou a Xailer, disseram até que um pegou a mulher do outro etc... No xHarbour eles montaram um grupo e uma grande quantidade de beta testers, do free quando o produto estabilizou tentaram acabar com o grupo, fecharam, queriam empurrar goela abaixo o SQLRDD, o Rodrigo Moreno era ativo nessa época já com a classe dele muito boa, e muitos outros briga feia entre o tal Marcelo Lombardo e o desenvolvedor do xDev, o Vailton porque um dizia que o outro tinha roubado suas ideias ou o nome SQLLIB, o tal Ron Pinkas dono de uma parte do xHarbour, que mexe de CAJU em CAJU no xHarbour xingou o Przemek lá no forum do xHarbour isso várias vezes... Já vi/li muita coisa nesses anos de [x]Harbour...
Enfim, só te digo que todos esses fazedores de subprodutos não chegam aos pés do Przemek e do Viktor. O Harbour é o que é hoje somente por causa desses dois.
Corrigem numa rapidez qualquer BUG em qualquer lugar do Harbour e ainda tem visão altamente profissional de como conduzir as coisas, não ficam enrolando.
Agora no final de 2016 tá lá no forum o Ron Pinkas ele pedindo "encarecidamente" para o Przemek consertar o xHarbour. Pessoas que não entendem não tem o nível do Przemek nem do Viktor chegam para criticar depois que eles fazem alguma coisa, mas se fosse com argumentos válidos, só discussões estéreis.
Eu mesmo, já tive uma discussão com o Marcelo Lombardo, por causa deles terem acabado com o grupo xHarbour do Yahoo, tinha muita gente escrita lá, só depois fui entender que a xHarbour.com pagava alguém para dar essa ajuda aos iniciantes para depois de um tempo a pessoa comprar os produtos deles. Como eu tinha começado a usar o Harbour no LINUX logo no inicio mesmo, o Przemek estava chegando me ajudou e corrigiu várias coisas no pacote RPM para o Conectiva-Linux...
Tem outras pessoas que fazem o Harbour, Mindaugas que fez o SQLMIX, agora recentemente tem o Elch com o LetoDBf. Irei aguardar mais um tempo para ver como fica.
Entenda que o xHarbour foi um golpe no Harbour. Esse pessoal que inventou isso se não fosse o Viktor que ficou lá corrigindo o Harbour sozinho praticamente , por um tempo enquanto o pessoal "animado" criava xHarbour.org, muito tempo depois foi que entendi que o xHarbour.org não usava nem usa foruns gratuitos nem está hospedado em um lugar neutro. Leia o Changelog do xHarbour e vc verá quem está lá mantendo ele e o tanto de coisas que está sendo copiadas do Harbour do Viktor e do 3.2 veja se essas ultimas correções do Przemek no RDD está lá no xHb ? Quem sabe ela aparece lá, ? Qual é o sentido de ficar copiando as coisas do Harbour ? Porque não foram usar o Harbour 3.2 ou 3.4 ? Não é por causa de incompatibilidade.
2017-11-14 20:44 UTC+0100 Przemyslaw Czerpak (druzus/at/poczta.onet.pl)
  * contrib/hbwin/hbwin.hbx
  * contrib/hbwin/wapi_winbase_2.c
    + added PRG wrapper to QueryDosDevice() WINAPI function
         wapi_QueryDosDevice( <cDeviceName> ) -> <aResults>

2017-11-14 20:30 UTC+0100 Przemyslaw Czerpak (druzus/at/poczta.onet.pl)
  * src/rdd/dbf1.c
    ! fixed typo in index used inside DBS_ISNULL
    ! fixed blanking new record for variable length unicode fields (Q:U)
    ; above fix problems reported by KevinC - many thanks for information
      about the problems and self contain examples - such support really
      helps
    * added protection against possible GPF when corrupted Q:U fields are
      read from DBF file

2017-11-14 19:44 UTC+0100 Przemyslaw Czerpak (druzus/at/poczta.onet.pl)
  * contrib/hbmzip/mzip.c
    * use 'char *' instead of 'zipcharpc' to compile with minizip versions
      which do not define 'zipcharpc' type
    ; already implemented: 2017-10-17 16:40 UTC [vszakats]


Até banido do grupo Hwgui no Yahoo já fui, outra pessoa que é dono também me readicionou. Quem não lida com o comerciante, o cliente final. Essas pessoas são complicadas e querem a todo custo transformar nós em clientes deles até ai tudo bem, mas infelizmente não tem nada que eu considere bom, depois desses anos todos usando software open source, o caminho que vejo para mim é a Free Pascal ou algo similar.
Dinheiro se tiver... só para Viktor, Kresin, Przemek... esses merecem minha gratidão o resto são sangue sugas dos trabalhos destes primeiros.
De tudo quanto, adjetivo já fui xingado, neste e em outros lugares, mas é porque eu defendo a IDEIA, não somente a linguagem em si. Seria bom que todos ajudassem lá no Open Source, onde todos podem ver e melhorar, mas existem os que COPIAM e querem vender aquilo que não é dono ou até pior inventando grupinhos e formando panelinhas para tirar algum lucro. Isso detona a IDEIA principal que é o compartilhamento para fortalecer e termos uma linguagem que consiga sobreviver por mais tempo. Nós dependemos dela no caso a linguagem, não o contrário. O Harbour vai existir mesmo sendo deixado por nós. Quem sabe o futuro como será ? O problema é o tempo que para nós não é o mesmo. Ele o Harbour pode esperar mas nós não podemos.

Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Avatar de usuário

Itamar M. Lins Jr.
Colaborador

Colaborador
 
Mensagens: 6927
Data de registro: 30 Mai 2007 11:31
Cidade/Estado: Ilheus Bahia
Curtiu: 309 vezes
Mens.Curtidas: 503 vezes

Harbour 3.4 arquivado

Mensagempor Itamar M. Lins Jr. » 10 Dez 2017 09:32

Ola!
Eu quero ver esse pessoal que fica ciscando, aqui e acolá no Harbour, fazer isso no Free Pascal. Lá eles tem a IDE Lazarus, os livros que podemos comprar etc... Isso não tem como atrapalhar mais, a quantidade de pessoas usando o grupo grande de usuários e "GURUS" de toda parte do mundo...
Pode verificar que o grupo que tem mais pseudos grupos é o do xBase, tem Flagship, Oraclip, Harbour, xHarbour, Vulcan, xBase++... Por isso não decola, sem IDE padrão, e agora sem GURU! rsrsrs

Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Avatar de usuário

Itamar M. Lins Jr.
Colaborador

Colaborador
 
Mensagens: 6927
Data de registro: 30 Mai 2007 11:31
Cidade/Estado: Ilheus Bahia
Curtiu: 309 vezes
Mens.Curtidas: 503 vezes

Próximo



Retornar para Harbour

Quem está online

Usuários vendo este fórum: Nenhum usuário registrado online e 9 visitantes


Ola Amigo, espero que meu site e forum tem lhe beneficiado, com exemplos e dicas de programacao.
Entao divulgue o link da Doacao abaixo para seus amigos e redes sociais ou faça uma doacao para o site forum...
MUITO OBRIGADO PELA SUA DOACAO!
Faça uma doação para o forum
cron
v
Olá visitante, seja bem-vindo ao Fórum Clipper On Line!
Efetue o seu login ou faça o seu Registro