Clipper On Line • Ver Tópico - Harbour 3.4 arquivado

Harbour 3.4 arquivado

Projeto Harbour - Compilador de código aberto compatível com o Clipper.

Moderador: Moderadores

 

Harbour 3.4 arquivado

Mensagempor asimoes » 14 Dez 2017 14:41

Janio,

Nós somos péssimos vendedores eu me incluo nessa, mas tem que mostrar os $$$ que o cliente vai economizar com hardware, SO etcs, o que importa é o resultado
e livre de erros.

Fora isso, é um sistema testado e aprovado por n usuários, ainda tem muita tela de sistema por ai e fora do país com tela caracter, o problema é o brasileiro na verdade não sabe o que quer.

Minha opinião
â–ºHarbour 3.x | Minigui xx-x | HwGuiâ—„
Pense nas possibilidades abstraia as dificuldades.
Não corrigir nossas falhas é o mesmo que cometer novos erros.
A imaginação é mais importante que o conhecimento. (Albert Einstein)
Avatar de usuário

asimoes
Colaborador

Colaborador
 
Mensagens: 4919
Data de registro: 26 Abr 2007 16:48
Cidade/Estado: RIO DE JANEIRO-RJ
Curtiu: 341 vezes
Mens.Curtidas: 258 vezes

Harbour 3.4 arquivado

Mensagempor MSDN » 14 Dez 2017 15:01

Concordo plenamente, uma pessoa que só consegue fazer avaliações superficiais, não seria um bom cliente, só ia te incomodar.
E por mais que a pessoa não goste de uma tela de sistema modo caracter, se realmente estive interessado no seu produto, ouviria e veria até o final a demonstração, argumentaria e podia até perguntar se vc está desenvolvendo um retaguarda gráfico.
No final, vc não perdeu nada, como diz o ditado, Educação e Humildade cabe em qualquer lugar !
MSDN
Usuário Nível 4

Usuário Nível 4
 
Mensagens: 741
Data de registro: 28 Nov 2003 14:55
Cidade/Estado: CWB
Curtiu: 178 vezes
Mens.Curtidas: 123 vezes

Harbour 3.4 arquivado

Mensagempor Claudio Soto » 14 Dez 2017 15:33

Estamos totalmente de acuerdo, pero todos estamos pensando como programadores, no olviden que la gran mayoría de los clientes creen que programar y saber hacer un par de cálculo en Excel es lo mismo, creen que el sistema es solo eso que se ve en la pantalla y no se dan cuenta que lo importante es el motor del programa, el que hace los cálculos, procesa los datos, etc, etc, etc. No se dan cuenta que si el resto anda mal la información que aparece en pantalla, informe, etc no tiene valor alguno.

Al final es como le dijo el padre del presidente Kennedy a sus hijos: "no importa lo que eres, sino lo que la gente cree que eres"
Saludos.
Dr. Claudio Soto
(Uruguay)
http://srvet.blogspot.com
Avatar de usuário

Claudio Soto
Colaborador

Colaborador
 
Mensagens: 555
Data de registro: 27 Ago 2012 12:31
Cidade/Estado: Uruguay
Curtiu: 35 vezes
Mens.Curtidas: 166 vezes

Harbour 3.4 arquivado

Mensagempor Mario Mesquita » 14 Dez 2017 15:47

Boa tarde.

Acompanho os relatores, tem cliente que é chato pra caramba. escolhe sistema como escolhe carro, pela aparência. Se for bonito e ruim passa. Às vezes é bom, mas tem uma carinha vintage e lá vem cara torta.

Sds,
Mario.
Avatar de usuário

Mario Mesquita
Usuário Nível 4

Usuário Nível 4
 
Mensagens: 557
Data de registro: 08 Dez 2009 12:47
Cidade/Estado: Rio de Janeiro
Curtiu: 73 vezes
Mens.Curtidas: 13 vezes

Harbour 3.4 arquivado

Mensagempor asimoes » 14 Dez 2017 15:55

E eu completo:

O relatório feito em harbour vai ser igual em delphi, c#,vb etc, e no final o cliente quer ver o relatório, kkkkk, a tela é meramente uma questão de beleza.
â–ºHarbour 3.x | Minigui xx-x | HwGuiâ—„
Pense nas possibilidades abstraia as dificuldades.
Não corrigir nossas falhas é o mesmo que cometer novos erros.
A imaginação é mais importante que o conhecimento. (Albert Einstein)
Avatar de usuário

asimoes
Colaborador

Colaborador
 
Mensagens: 4919
Data de registro: 26 Abr 2007 16:48
Cidade/Estado: RIO DE JANEIRO-RJ
Curtiu: 341 vezes
Mens.Curtidas: 258 vezes

Harbour 3.4 arquivado

Mensagempor MSDN » 14 Dez 2017 16:27

Por falar em tela modo caracter, lembrei do Quintas, os sistemas dele são exatamente isso que vc falou, eficientes !
Cliente quer chegar de manhã, ligar o computador, vender, vender, vender e no final do dia tirar o relatório e ver o lucro.
MSDN
Usuário Nível 4

Usuário Nível 4
 
Mensagens: 741
Data de registro: 28 Nov 2003 14:55
Cidade/Estado: CWB
Curtiu: 178 vezes
Mens.Curtidas: 123 vezes

Harbour 3.4 arquivado

Mensagempor Claudio Soto » 14 Dez 2017 18:28

En cuanto a la vida de Hb, ojalá me equivoque, pero creo que más temprano que tarde se va a ir extinguiendo poco a poco.

Todos los lenguajes nacieron con un propósito específico y los que sobreviven al paso del tiempo es porque su proposito sigue vigente. C y java son un buen ej. C nació para ser un nexo entre el ensamblador y una estructura de programa un poco menos áspera que el ensamblador pero con toda la potencia de este último por eso es imbatible a lo largo de los años porque se mantiene firme en su proposito. Java nació para ser un lenguaje de bytecode cuyo código pudiese funcionar en cualquier aparato que tuviese una MV capaz de interpretarlo.

En cambio Hb nació para ser un sustituto de clipper y se olvidó de que era necesario ser algo más para poder sobrevivir al paso del tiempo ( léase era Visual), esto es bien evidente porque la gran mayoría de los usuarios de Hb tenemos más de 40 y pico de años y lo utilizamos porque venimos del tiempo de clipper si no ni nos hubiésemos enterado que existía. En mi humilde entender el equipo de Hb debería haber advertido esto hace mucho tiempo atrás y haber creado su propia interfaz gráfica de verdad al estilo de las HMG, fivewin, hwg, etc. con sintaxis xBase y liderar el mundo de las lib gráficas para Hb. Que me perdonen los amantes de las gtxxx y de las wapi pero no son ni el esbozo de una lib gráfica, son simplemente un puñado de funciones del api de Windows y todavía implementadas a nivel de prg, es como programar en C pero a nivel prg.

Pero honestamente creo que ya es demasiado tarde, Hb como lenguaje ya no tiene capacidad ni tiempo de vida suficiente como para atraer a generaciones más jóvenes de programadores que se interesen por el. Cuanto nos queda a la gran mayoria de nosotros de vida útil como programadores, 5, 10, 15 años talvez. A medida que vayamos desapareciendo Hb va ir desapareciendo con nosotros.
Saludos.
Dr. Claudio Soto
(Uruguay)
http://srvet.blogspot.com
Avatar de usuário

Claudio Soto
Colaborador

Colaborador
 
Mensagens: 555
Data de registro: 27 Ago 2012 12:31
Cidade/Estado: Uruguay
Curtiu: 35 vezes
Mens.Curtidas: 166 vezes

Harbour 3.4 arquivado

Mensagempor rubens » 14 Dez 2017 18:29

Gente podem me crucificar... mas na hora da venda faz toda a diferença...
Para nós que programamos e gostamos de "CliHarbour" não importa... mas com Mobile e Web hoje em dia do jeito que tá... é muito complicado e constrangedor apresentar para um cliente novo o sistema de retaguarda ainda em tela DOS.. Por mais que a gente tenta deixar agradável sempre tem aquele pinicão, seja o cliente ou o funcionário ou o filho, que vão torcer o bigode...
Felizmente tem os clientes que esperam resultado e quando você fala peraí, o sistema gera nfe,nfce,sped, envia e-mail para os seus clientes de orçamentos/pedidos/notas, gera duplicatas (hoje mesmo gerei um carnêzinho para um cliente de loja de roupas, que com certeza garantiu meu sistema lá por mais algum tempo) imprime em qualquer impressora sem importar se é matricial ou laser/jato de tinta, aí o cliente já muda um pouco de opinião.
Mas com certeza um visualzinho janela faz muita diferença. Pelo menos para mim faz... e também no modo de programar... moço o tanto que é mais produtivo e fácil de programar em janela... uso a minigui e gosto muito... tenho rotina de backup em Clipper, aí vai fazer um rotina de backup em Minigui, é muito simples e fácil, é outra coisa...
Só acho que não podemos tratar o harbour como outrar linguagem. Colocar um ponto, assim agora sou programador Harbour... Quem veio do clipper aproveitou quase tudo que tinha no clipper... Só teve que fazer de novo no modo Janela... Hoje mesmo tava estudando aqui um livro do Ramalho falando de Gets, Browse e Errorsys. Um livro de 1992. Do jeito que está fazemos praticamente tudo com o harbour. Eu aindo uso 3.2 e faz tudo o que tenho precisado.
Tem quatro anos que consegui vir para o harbour... ah se tivesse conseguido antes... mas blz... Eu hoje não tenho mais medo de peitar outro sistema em qualquer linguagem (dentro da minha realidade). Acredito que pelo menos mais uns 5 anos do jeito que o Harbour está vai resolver os meus problemas (mas esta é a minha realidade).
Agora não tem mais volta... se o harbour continuar a existir e nós, é inevitável que nossos sistemas migrem para janelas... Como diz o Dr. Claudio... tem que interagir mesmo com as APIs e/ou com o sistema operacional usado...
Como disse no início... podem me crucificar...
Abraços...
Rubens
"Eu e minha casa servimos ao Senhor e você ???"
Avatar de usuário

rubens
Colaborador

Colaborador
 
Mensagens: 1518
Data de registro: 16 Ago 2003 09:05
Cidade/Estado: Nova Xavantina - MT
Curtiu: 77 vezes
Mens.Curtidas: 104 vezes

Harbour 3.4 arquivado

Mensagempor JoséQuintas » 14 Dez 2017 20:52

Por falar em tela modo caracter, lembrei do Quintas


Tem lá seus botões, e menu Windows opcional....

Mas se alguém quiser mais moderno, posso ativar a opção do aplicativo FALAR... isso quase nenhum aplicativo tem.... rs

E tem multijanelas, o que ajuda também.
José M. C. Quintas
Harbour 3.2, mingw, gtwvg, multithread, dbfcdx, ADO+MySql, PNotepad
"The world is full of kings and queens, who blind our eyes and steal our dreams Its Heaven and Hell"

https://github.com/JoseQuintas/
Avatar de usuário

JoséQuintas
Membro Master

Membro Master
 
Mensagens: 18014
Data de registro: 26 Fev 2007 11:59
Cidade/Estado: São Paulo-SP
Curtiu: 15 vezes
Mens.Curtidas: 1206 vezes

Harbour 3.4 arquivado

Mensagempor janio » 14 Dez 2017 21:09

Mas se alguém quiser mais moderno, posso ativar a opção do aplicativo FALAR... isso quase nenhum aplicativo tem.... rs


Gargalhei
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
fui...
e-mail:janioaguiar@yahoo.com.br
msn: janio_aguiar@hotmail.com
xHarbour1.2.1/Harbour3.2 + wvg + hwgui + Mediator + MySql
Avatar de usuário

janio
Colaborador

Colaborador
 
Mensagens: 1835
Data de registro: 06 Jul 2004 07:43
Cidade/Estado: UBAJARA - CE
Curtiu: 8 vezes
Mens.Curtidas: 68 vezes

Harbour 3.4 arquivado

Mensagempor MSDN » 14 Dez 2017 21:13

Depois da tua gargalhada....rsss, não aguentei, tinha que fazer a minha também....desculpa ai Quintas....
Usuário do Android pesquisando : " Ok Google "
Usuário do Quintas pesquisando : " Ok Zé "
MSDN
Usuário Nível 4

Usuário Nível 4
 
Mensagens: 741
Data de registro: 28 Nov 2003 14:55
Cidade/Estado: CWB
Curtiu: 178 vezes
Mens.Curtidas: 123 vezes

Harbour 3.4 arquivado

Mensagempor JoséQuintas » 14 Dez 2017 21:24

E ainda dá pra incluir uma biblioteca de 5.000 filmes pro usuário assistir pelo aplicativo, incluindo canais de TV.
José M. C. Quintas
Harbour 3.2, mingw, gtwvg, multithread, dbfcdx, ADO+MySql, PNotepad
"The world is full of kings and queens, who blind our eyes and steal our dreams Its Heaven and Hell"

https://github.com/JoseQuintas/
Avatar de usuário

JoséQuintas
Membro Master

Membro Master
 
Mensagens: 18014
Data de registro: 26 Fev 2007 11:59
Cidade/Estado: São Paulo-SP
Curtiu: 15 vezes
Mens.Curtidas: 1206 vezes

Harbour 3.4 arquivado

Mensagempor MSDN » 14 Dez 2017 21:30

Teu sistema atende todos clientes, os que querem trabalhar e os que querem descansar...rsss
Brincadeiras a parte, o teu modo de programar e as tuas pesquisas e testes, influenciaram meu modo de programar, me fez ver coisas que não via antes, e continuar no xBase, graças a classe que vc criou para comunicação com a Sefaz, o que propiciou ter no meu sistema toda a parte da NFC-e sem necessitar de programas monitores ( ACBr e Uninfe ).
Só posso dizer que é um cara " inoxidável "
MSDN
Usuário Nível 4

Usuário Nível 4
 
Mensagens: 741
Data de registro: 28 Nov 2003 14:55
Cidade/Estado: CWB
Curtiu: 178 vezes
Mens.Curtidas: 123 vezes

Harbour 3.4 arquivado

Mensagempor janio » 14 Dez 2017 21:36

Usuário do Android pesquisando : " Ok Google "
Usuário do Quintas pesquisando : " Ok Zé "


kkkkkkkkkkkk

Estamos totalmente de acuerdo, pero todos estamos pensando como programadores, no olviden que la gran mayoría de los clientes creen que programar y saber hacer un par de cálculo en Excel es lo mismo, creen que el sistema es solo eso que se ve en la pantalla y no se dan cuenta que lo importante es el motor del programa, el que hace los cálculos, procesa los datos, etc, etc, etc. No se dan cuenta que si el resto anda mal la información que aparece en pantalla, informe, etc no tiene valor alguno.


Pessoal, Dr. Claudio Soto mais uma vez coberto de razão. Pra ficar bem claro: NÃO FAZEMOS SISTEMAS PARA NÓS MESMOS! Por mim eu jamais deixaria de fazer telas console! Mas para nossa triste realidade, fazemos sistemas para outras pessoas usarem (clientes) e estes pensam que sistema é apenas o visto na tela e não percebem que o importante é o mecanismo do programa, aquele que faz os cálculos, processa os dados (repetindo as palavras do Dr. Claudio). Eu, vc, todos nós aqui sabemos que o que importa eh o sistema funcionar, eh ser prático, eh ser ágil, eh manter um banco de dados integro e consistente e que visual sem essas coisas não vale nada. Nós sabemos disso, MAS OS CLIENTES SABEM?

Qual eh o percentual de clientes que diz: "Seu sistema eh feio viu, mas nao se preocupe nao que vou instalar ele aqui, esperar alguns meses para ver se ele eh pratico, rapido e me da as informações que preciso pro meu negocio, aí depois disso decido se compro ou nao seu sistema. Feito?" kkkkkk. Qual cliente diz isso?

Num mundo em que o mouse agora eh o seu dedo... temos que rever nossos conceitos!

En cuanto a la vida de Hb, ojalá me equivoque, pero creo que más temprano que tarde se va a ir extinguiendo poco a poco.


Triste realidade com a qual concordo plenamente. Só sai sai sai sai sai sai gente da nossa linguagem, e ninguém entra. Os programadores harbour são os antigos clippeiros, e só, apenas isso.
fui...
e-mail:janioaguiar@yahoo.com.br
msn: janio_aguiar@hotmail.com
xHarbour1.2.1/Harbour3.2 + wvg + hwgui + Mediator + MySql
Avatar de usuário

janio
Colaborador

Colaborador
 
Mensagens: 1835
Data de registro: 06 Jul 2004 07:43
Cidade/Estado: UBAJARA - CE
Curtiu: 8 vezes
Mens.Curtidas: 68 vezes

Harbour 3.4 arquivado

Mensagempor JoséQuintas » 14 Dez 2017 21:47

Voltando ao Harbour 3.4.....

Hoje remoto, num colega do fórum que tinha Harbour 3.2 fiz o seguinte:

criei pasta GITHUB
Baixei Harbour 3.4, sefazclass, e josequintas (que tem boa parte do meu aplicativo)

criei uma pasta hb34.

SET HB_INSTALL_PREFIX=c:\hb34
SET HB_COMPILER=mingw
SET PATH=c:\hb34\bin;c:\HB32\comp\mingw\bin

Nem olhei qual era a versão da mingw... rs

cd\GitHub\harbour34
\hb32\comp\mingw\bin\mingw32-make clean install

pronto, Harbour 3.4 gerado

criei em \hb34\bin o arquivo HBMK.HBC contendo
libpaths=c:\github\sefazclass
libpaths=c:\github\josequintas

aí foi só compilar....

cd \github\sefazclass
hbmk2 sefazclass.hbp

cd \github\josequintas
hbmk2 josequintas.hbp

cd \github\josequintas\tests
hbmk2 test.hbp

precisei criar duas classes, que deu falta delas... rs

mas pronto, rodando o aplicativo compilado com 3.4.
José M. C. Quintas
Harbour 3.2, mingw, gtwvg, multithread, dbfcdx, ADO+MySql, PNotepad
"The world is full of kings and queens, who blind our eyes and steal our dreams Its Heaven and Hell"

https://github.com/JoseQuintas/
Avatar de usuário

JoséQuintas
Membro Master

Membro Master
 
Mensagens: 18014
Data de registro: 26 Fev 2007 11:59
Cidade/Estado: São Paulo-SP
Curtiu: 15 vezes
Mens.Curtidas: 1206 vezes

Anterior Próximo



Retornar para Harbour

Quem está online

Usuários vendo este fórum: Nenhum usuário registrado online e 5 visitantes


Ola Amigo, espero que meu site e forum tem lhe beneficiado, com exemplos e dicas de programacao.
Entao divulgue o link da Doacao abaixo para seus amigos e redes sociais ou faça uma doacao para o site forum...
MUITO OBRIGADO PELA SUA DOACAO!
Faça uma doação para o forum
cron
v
Olá visitante, seja bem-vindo ao Fórum Clipper On Line!
Efetue o seu login ou faça o seu Registro