Clipper On Line • Ver Tópico - Rodando Aplic. Windows no Linux via WebBrowser

Rodando Aplic. Windows no Linux via WebBrowser

Projeto Harbour - Compilador de código aberto compatível com o Clipper.

Moderador: Moderadores

 

Rodando Aplic. Windows no Linux via WebBrowser

Mensagempor RobertoLinux » 09 Jun 2017 22:27

Boa noite.

Nobres colegas, fiz alguns testes hoje para rodar aplicação feitas em Harbour para a plataforma Win/Dos no Linux.

1-) (Servidor) Usei uma máquina Linux com Wine e Shellinabox como servidor

2-) (Cliente) Windows MobaXterm e Navegador Web como cliente.

Com o MobaXterm conectei ao servidor e chamei a aplicação com o wincosole ou wine, deu certo mas tenho que fazer mais testes.

Com o Navegador conectei ao Shellinabox também funcionou mas também tenho que fazer mais testes.

Via MobaXterm uma aplicação console mingui rodou em tela cheia mas não rodou no browser.

A aplicação tela cheia foi disponibilizada pelo colega MSDN aqui do fórum.

Vou tentar enviar um Print da tela, uma app Win/Console rodando no Linux via Browser

Qualquer duvida, se estiver ao meu alcance, contem comigo.
Anexos
teste.png
Entusiasta
Avatar de usuário

RobertoLinux
Usuário Nível 3

Usuário Nível 3
 
Mensagens: 110
Data de registro: 14 Abr 2014 18:32
Cidade/Estado: Fortaleza/Ce
Curtiu: 7 vezes
Mens.Curtidas: 6 vezes

Rodando Aplic. Windows no Linux via WebBrowser

Mensagempor RobertoLinux » 10 Jun 2017 08:40

Segue mais algumas telas, usando o mobaXterm, fullscreen e janelas app win e console.
Anexos
appsullscreen.png
App full screen do colega MSDN
appgui_con.png
Gui e Con em Janelas
Entusiasta
Avatar de usuário

RobertoLinux
Usuário Nível 3

Usuário Nível 3
 
Mensagens: 110
Data de registro: 14 Abr 2014 18:32
Cidade/Estado: Fortaleza/Ce
Curtiu: 7 vezes
Mens.Curtidas: 6 vezes

Rodando Aplic. Windows no Linux via WebBrowser

Mensagempor RobertoLinux » 10 Jun 2017 09:47

Prezados colegas quero deixar claro que isso são apenas testes.

Obrigado.
Entusiasta
Avatar de usuário

RobertoLinux
Usuário Nível 3

Usuário Nível 3
 
Mensagens: 110
Data de registro: 14 Abr 2014 18:32
Cidade/Estado: Fortaleza/Ce
Curtiu: 7 vezes
Mens.Curtidas: 6 vezes

Rodando Aplic. Windows no Linux via WebBrowser

Mensagempor fladimir » 10 Jun 2017 10:02

Vc testou o Putty?
Sun Tzu há mais de três mil anos cita nas epígrafes de seu livro “A Arte da Guerra“:

“Concentre-se nos pontos fortes, reconheça as fraquezas, agarre as oportunidades e proteja-se contra as ameaças”.
“Se não é vantajoso, nunca envie suas tropas; se não lhe rende ganhos, nunca utilize seus homens; se não é uma situação perigosa, nunca lute uma batalha precipitada”
.


Até 2017    Desktop Console [ Legado ] Harbour | MinGW | DBF | CDX | FastReport | MySQL


Novos Projetos:

   Desktop Visual           Windev Desktop
   Celular Android/iOS   Windev Mobile
   WEB                            Windev Web


Sejamos gratos a Deus.
Avatar de usuário

fladimir
Colaborador

Colaborador
 
Mensagens: 2435
Data de registro: 15 Nov 2006 19:21
Curtiu: 28 vezes
Mens.Curtidas: 157 vezes

Rodando Aplic. Windows no Linux via WebBrowser

Mensagempor RobertoLinux » 10 Jun 2017 10:52

Bom dia Fladimir, a ideia é disponibilizar de alguma forma, ao desenvolvedor de app Windos, que a aplicação dele rode em Linux, acessando via navegador. não sei se existe um X-Server que rode no browser ou se um tunnelamento resolveria isso,estou testndo, app console roda no browser via Shellinabox ou alguma extensão ssh no navegador.

Estou fazendo os testes.

Cordiais Abraços.
Entusiasta
Avatar de usuário

RobertoLinux
Usuário Nível 3

Usuário Nível 3
 
Mensagens: 110
Data de registro: 14 Abr 2014 18:32
Cidade/Estado: Fortaleza/Ce
Curtiu: 7 vezes
Mens.Curtidas: 6 vezes

Rodando Aplic. Windows no Linux via WebBrowser

Mensagempor RobertoLinux » 10 Jun 2017 10:55

Via putty funciona que é uma belezura ... rsrsrs
Entusiasta
Avatar de usuário

RobertoLinux
Usuário Nível 3

Usuário Nível 3
 
Mensagens: 110
Data de registro: 14 Abr 2014 18:32
Cidade/Estado: Fortaleza/Ce
Curtiu: 7 vezes
Mens.Curtidas: 6 vezes

Rodando Aplic. Windows no Linux via WebBrowser

Mensagempor Itamar M. Lins Jr. » 10 Jun 2017 13:21

Ola!
Mas isso, é retrocesso.
Melhor rodar o Harbour nativo no LINUX, e usar o SSH no windows.
O Harbour é criado/desenvolvido no LINUX, como plataforma nativa, o Przmek usa emuladores "for windows" para testar o Harbour para Win32/64
Para quê rodar o Harbour (compilado para win32/64) no Linux ? Essa forma que vc está fazendo, nós usamos com uma aplicação CLIPPER/DOS 16bits.
Ou pode rodar tudo gráfico com HBQT ou Hwgui(Gnome) se precisar usar modo gráfico.
Tem também muitas outras opções como linux diskless. Computadores simples sem HD, fazendo boot no Linux Via Gnome/KDE, tudo gráfico.
Dessa forma está perdendo o melhor do Linux/Harbour, WINE está "emulando o Windows" matando a performance da aplicação.

Estou escrevendo isso pois já usei todos esses recursos. O WINE usamos quando a aplicação for DOS, e não temos os fontes, ou não compensa mexer...

Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Avatar de usuário

Itamar M. Lins Jr.
Colaborador

Colaborador
 
Mensagens: 6949
Data de registro: 30 Mai 2007 11:31
Cidade/Estado: Ilheus Bahia
Curtiu: 312 vezes
Mens.Curtidas: 506 vezes

Rodando Aplic. Windows no Linux via WebBrowser

Mensagempor rochinha » 10 Jun 2017 14:14

Amiguinhos,

Sempre encontramos, novas, ou velhas soluções. O importante é resolver um problema de forma rápida até darmos a solução definitiva, pois para o usuário que acha que somos pipoqueiros ou fadinhas de varinhas que num piscar de olhos fazemos o que eles não conseguem nem imaginar.

Nunca usei o Putty e não sei se uma aplicação Windows rodaria nele, mas em termos de serviços de terminais a solução é válida de constar na caixa de ferramentas.
OPS! LINK QUEBRADO? Veja ESTE TOPICO antes e caso não encontre ENVIE seu email com link do tópico para fivolution@hotmail.com. Agradecido.

@braços : ? )

A justiça divina tarda mas não falha, enquanto que a justiça dos homens falha porque tarda.
Avatar de usuário

rochinha
Membro Master

Membro Master
 
Mensagens: 4547
Data de registro: 18 Ago 2003 20:43
Cidade/Estado: São Paulo - Brasil
Curtiu: 806 vezes
Mens.Curtidas: 246 vezes

Rodando Aplic. Windows no Linux via WebBrowser

Mensagempor RobertoLinux » 10 Jun 2017 14:29

Boa tarde.
O itamar está corretíssimo, o melhor é rodar nativo mesmo, mas se fosse possível rodar uma aplicação WIN via browser, seria bacana, mas acho que pra isso o navegador teria que ter um X-Server nele.
Entusiasta
Avatar de usuário

RobertoLinux
Usuário Nível 3

Usuário Nível 3
 
Mensagens: 110
Data de registro: 14 Abr 2014 18:32
Cidade/Estado: Fortaleza/Ce
Curtiu: 7 vezes
Mens.Curtidas: 6 vezes

Rodando Aplic. Windows no Linux via WebBrowser

Mensagempor asimoes » 10 Jun 2017 17:25

Quem faz isso que eu conheça é o Citrix, inclusive usamos na prefeitura



Não vi o vídeo.
►Harbour 3.x | Minigui xx-x | HwGui◄
Pense nas possibilidades abstraia as dificuldades.
Não corrigir nossas falhas é o mesmo que cometer novos erros.
A imaginação é mais importante que o conhecimento. (Albert Einstein)
Avatar de usuário

asimoes
Colaborador

Colaborador
 
Mensagens: 4919
Data de registro: 26 Abr 2007 16:48
Cidade/Estado: RIO DE JANEIRO-RJ
Curtiu: 341 vezes
Mens.Curtidas: 258 vezes

Rodando Aplic. Windows no Linux via WebBrowser

Mensagempor Itamar M. Lins Jr. » 11 Jun 2017 12:35

Ola!
mas em termos de serviços de terminais a solução é válida de constar na caixa de ferramentas.

Lógico, informação nunca é de mais.
Mas um servidor LINUX, para rodar apenas aplicativos DOS/Windows ? Só se o cliente não tem dinheiro. O Linux existe porque tem programas, ferramentas, velocidade etc que se comporta melhor nele do que no Windows. Usamos Linux por ele ser superior em alguns aspectos do que o Windows. Por exemplo, servidor de banco de dados ou WEB(apache).
Rodar apenas, aplicativos "FOR WINDOWS" no Linux para dizer que está usando LINUX ?, O melhor é instalar no Windows Server[x] mesmo. Minha opinião.
Porque quando vamos aprofundar no Linux, a parte de Impressoras, ECF, NFE, Bancos, etc.. ai a porca torce o rabo...

Porem também concordo que a informação do colega é muito interessante.

Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Avatar de usuário

Itamar M. Lins Jr.
Colaborador

Colaborador
 
Mensagens: 6949
Data de registro: 30 Mai 2007 11:31
Cidade/Estado: Ilheus Bahia
Curtiu: 312 vezes
Mens.Curtidas: 506 vezes

Rodando Aplic. Windows no Linux via WebBrowser

Mensagempor rochinha » 11 Jun 2017 16:13

Amiguinhos,

Concordo com Itamar M. Lins Jr que aplicativos nativos são a melhor forma de se utilizar uma máquina.

Veja o Windows Server 2k3 e Windows Server 2k8 como sendo os melhores para servidores, tendo em vista que já utilizei como desktop e nunca me deram problemas ficando dias sem precisar reiniciar, consumo diminuto e proteção nativa contra ataques.

Linux como servidor só pelo que ouvi falar são imbatíveis, mas o que vemos é a diminuição do tamanho do hardware e um afunilamento para o uso de plataformas leves e poderosas que só com Linux se consegue vislumbrar.

Mas o que queremos que rode todos os programas que usamos no dia a dia com vários hardwares diferentes. Legal seria rodar Office, Whatsapp, Konqueror, todos num mesmo lugar, sem wrapplers ou emulers.

O servidores em pequenas empresas são ultra utilizados, passando a serem desktop-servers, ou às vezes são tudo em um.

Com o surgimento destes mini PCs rodando android nos permitem montar redes com baixíssimo custo e com apenas um servidor que tenha todos aplicativos que devam ser usados no processo comercial, aumentando a produtividade e diminuindo a ociosidade que permite ao usuário buscar entretenimento enquanto trabalha.

Pelo menos no Windows o problema seja só o limite de usuários em termos free, já que as licenças são caras. Não levantei nada com Linux.

O uso da técnica apresentado pelo amigo RobertoLinux é que existe um método nativo do Windows de acesso via Terminal Services com a instalação de uma .OCX ou .DLL chamada MSTSCAX, eu acho.

Quanto ao Linux, ao acessar o aplicativo Windows, dentro da Wine, através de um browser, poderia ser minimizado com o VirtualBox com Windows e aplicativo, sendo acessado por VNC ou TS, já que o VirtualBox tem nativo um servidor para este tipo de acesso e com o recurso de tornar a VM invisível e ativa por meio de subcomandos, VBoxHeadless.

O interessante para não chocar o usuário é que aplicações Windows tenham o visual parecido com a plataforma. Em console, isto nem é preciso.
OPS! LINK QUEBRADO? Veja ESTE TOPICO antes e caso não encontre ENVIE seu email com link do tópico para fivolution@hotmail.com. Agradecido.

@braços : ? )

A justiça divina tarda mas não falha, enquanto que a justiça dos homens falha porque tarda.
Avatar de usuário

rochinha
Membro Master

Membro Master
 
Mensagens: 4547
Data de registro: 18 Ago 2003 20:43
Cidade/Estado: São Paulo - Brasil
Curtiu: 806 vezes
Mens.Curtidas: 246 vezes

Rodando Aplic. Windows no Linux via WebBrowser

Mensagempor RobertoLinux » 11 Jun 2017 16:52

É como diz a canção ... são tantas emoções ... pra quem tinha apenas acesso a um CP-500 com CP/M e dBASE II ... já melhrou muito.

Felicidades.
Entusiasta
Avatar de usuário

RobertoLinux
Usuário Nível 3

Usuário Nível 3
 
Mensagens: 110
Data de registro: 14 Abr 2014 18:32
Cidade/Estado: Fortaleza/Ce
Curtiu: 7 vezes
Mens.Curtidas: 6 vezes




Retornar para Harbour

Quem está online

Usuários vendo este fórum: Itamar M. Lins Jr. e 1 visitante


Ola Amigo, espero que meu site e forum tem lhe beneficiado, com exemplos e dicas de programacao.
Entao divulgue o link da Doacao abaixo para seus amigos e redes sociais ou faça uma doacao para o site forum...
MUITO OBRIGADO PELA SUA DOACAO!
Faça uma doação para o forum
cron
v
Olá visitante, seja bem-vindo ao Fórum Clipper On Line!
Efetue o seu login ou faça o seu Registro