Clipper On Line • Ver Tópico - Harbour + Android uma realidade!

Harbour + Android uma realidade!

Projeto Harbour - Compilador de código aberto compatível com o Clipper.

Moderador: Moderadores

 

Harbour + Android uma realidade!

Mensagempor syslink » 26 Fev 2018 08:22

bom dia!
achei este link e quem quiser aprofundar: https://github.com/ring-lang/ring
syslink
Usuário Nível 3

Usuário Nível 3
 
Mensagens: 132
Data de registro: 20 Fev 2018 13:13
Cidade/Estado: joinvile/sc
Curtiu: 3 vezes
Mens.Curtidas: 3 vezes

Harbour + Android uma realidade!

Mensagempor depaula.jau » 27 Fev 2018 15:04

Boa tarde!

Porque vcs perdem tempo atras de uma solução Harbour para Android ?
O que se acha por ai é tudo em Russo ou Chines traduzido para o Inglês e na maior parte são apenas idéias

A própria google.com ja disponibiliza isso gratuitamente com documentação.

Eu mesmo tenho um ERP Minigui+Harbour+Mysql e um app desenvolvido no AppInventor 2 da google totalmente integrado.
Anexos
1.png
Tela app
Avatar de usuário

depaula.jau
Usuário Nível 2

Usuário Nível 2
 
Mensagens: 98
Data de registro: 15 Mai 2007 17:07
Cidade/Estado: JAU
Curtiu: 9 vezes
Mens.Curtidas: 14 vezes

Harbour + Android uma realidade!

Mensagempor rochinha » 02 Mar 2018 00:44

Amiguinhos,

:-Y
OPS! LINK QUEBRADO? Veja ESTE TOPICO antes e caso não encontre ENVIE seu email com link do tópico para fivolution@hotmail.com. Agradecido.

@braços : ? )

A justiça divina tarda mas não falha, enquanto que a justiça dos homens falha porque tarda.
Avatar de usuário

rochinha
Membro Master

Membro Master
 
Mensagens: 4538
Data de registro: 18 Ago 2003 20:43
Cidade/Estado: São Paulo - Brasil
Curtiu: 800 vezes
Mens.Curtidas: 242 vezes

Harbour + Android uma realidade!

Mensagempor aedurocha » 13 Nov 2018 11:23

Como já foi citado acima, uso harbour com CGI sem problema, e até agora consegui fazer tudo que preciso, segue abaixo algumas telas de um pequeno exemplo que criei para um cliente.
imagem1.jpg
Login do usuário

imagem2.jpg
tela de opções (resnposivo)

imagem4.jpg
execuatar grafico ou relatorio

imagem5.jpg
Relatorio

imagem6.jpg
Exemplo de grafico
aedurocha
Usuário Nível 1

Usuário Nível 1
 
Mensagens: 22
Data de registro: 31 Ago 2011 20:28
Cidade/Estado: Iguatu-Ceara
Curtiu: 2 vezes
Mens.Curtidas: 3 vezes

Harbour + Android uma realidade!

Mensagempor Toledo » 13 Nov 2018 14:26

depaula.jau escreveu:Eu mesmo tenho um ERP Minigui+Harbour+Mysql e um app desenvolvido no AppInventor 2 da google totalmente integrado.


depaula.jau, tem como você dar um exemplo de como funciona esta integração MiniGui+Harbour com o AppInventor 2?
Toledo - Clipper On Line
toledo@pctoledo.com.br
Harbour 3.2/MiniGui/HwGui
Faça uma doação para o fórum, clique neste link: http://www.pctoledo.com.br/doacao
Avatar de usuário

Toledo
Administrador

Administrador
 
Mensagens: 3038
Data de registro: 22 Jul 2003 18:39
Cidade/Estado: Araçatuba - SP
Curtiu: 263 vezes
Mens.Curtidas: 258 vezes

Harbour + Android uma realidade!

Mensagempor syslink » 14 Nov 2018 09:53

Toledo escreveu:tem como você dar um exemplo
boa pergunta Toledo.
faça minha a sua pergunta.
syslink
Usuário Nível 3

Usuário Nível 3
 
Mensagens: 132
Data de registro: 20 Fev 2018 13:13
Cidade/Estado: joinvile/sc
Curtiu: 3 vezes
Mens.Curtidas: 3 vezes

Harbour + Android uma realidade!

Mensagempor janio » 14 Nov 2018 10:19

A integração que o depaula.jau fala talvez seja a nível de banco de dados. As apps compartilham o mesmo banco de dados
fui...
e-mail:janioaguiar@yahoo.com.br
msn: janio_aguiar@hotmail.com
xHarbour1.2.1/Harbour3.2 + wvg + hwgui + Mediator + MySql
Avatar de usuário

janio
Colaborador

Colaborador
 
Mensagens: 1835
Data de registro: 06 Jul 2004 07:43
Cidade/Estado: UBAJARA - CE
Curtiu: 8 vezes
Mens.Curtidas: 68 vezes

Harbour + Android uma realidade!

Mensagempor depaula.jau » 19 Nov 2018 08:22

Sim. É isso mesmo. A integração é a nível de Banco de dados.

No caso, para sincronizar cadastros faço via arquivo CSV, então eu mando uma chamada via aplicativo e recebo o arquivo retorno.
Para salvar um Pedido de Venda é o mesmo processo. Um exemplo prático:

<?php
   
   require "Db.class.php";
   $db = new Db();

   $sqlBusca = $_POST['sql'];// Pega o código sql enviado pelo aplicativo
   $resultado = $db->query($sqlBusca);
   
   // Transforma o resultado da consulta em um array associativo
   while ($array = mysqli_fetch_assoc($resultado)) {
      $dados[] = $array;
   }
   
   echo json_encode($dados);// Retorna o resultado da consulta no formato JSON

?>


Esse arquivinho fica no celular e sempre que preciso me comunicar com o Banco de alguma Forma eu aciono ele através de um componente da Linguagem
Anexos
13.png
12.png
Avatar de usuário

depaula.jau
Usuário Nível 2

Usuário Nível 2
 
Mensagens: 98
Data de registro: 15 Mai 2007 17:07
Cidade/Estado: JAU
Curtiu: 9 vezes
Mens.Curtidas: 14 vezes

Harbour + Android uma realidade!

Mensagempor depaula.jau » 19 Nov 2018 08:31

E os dados eu guardo no MemCar do Celular é mais rápido para acesso.
Avatar de usuário

depaula.jau
Usuário Nível 2

Usuário Nível 2
 
Mensagens: 98
Data de registro: 15 Mai 2007 17:07
Cidade/Estado: JAU
Curtiu: 9 vezes
Mens.Curtidas: 14 vezes

Harbour + Android uma realidade!

Mensagempor janio » 05 Jan 2019 18:01

Pequena app mobile com Windev Mobile feito em uma semana, acessando banco mysql no servidor

viewtopic.php?f=28&t=19740

Janio
fui...
e-mail:janioaguiar@yahoo.com.br
msn: janio_aguiar@hotmail.com
xHarbour1.2.1/Harbour3.2 + wvg + hwgui + Mediator + MySql
Avatar de usuário

janio
Colaborador

Colaborador
 
Mensagens: 1835
Data de registro: 06 Jul 2004 07:43
Cidade/Estado: UBAJARA - CE
Curtiu: 8 vezes
Mens.Curtidas: 68 vezes

Harbour + Android uma realidade!

Mensagempor kovalsk » 15 Abr 2019 16:10

Vendo essas mensagens eu acabei de desanimar porque queria fazer uma coisa tão simples como tirar um pedido com apenas fornecedor e produtos pra enviar por e-mail e agora percebi que Harbour + Android e um mito, fala-se que existe mas ninguém nunca conseguiu fazer um programa e compilar. Estou passando por isso agora querendo apenas preparar a plataforma pra compilar mas não existe nenhum passo a passo em lugar nenhum e os que encontro não funcionam, aparecem download de uma centena de downloads sem explicações que não levam a nada. Agora não sei o que fazer, preciso de criar um pedido simples de compras pra android e gerar apenas um arquivo texto mesmo e terei que contratar alguém pra fazer. kkkkkkkkkkk.
kovalsk
Usuário Nível 1

Usuário Nível 1
 
Mensagens: 25
Data de registro: 18 Mar 2014 13:45
Cidade/Estado: Juiz de Fora
Curtiu: 0 vez
Mens.Curtidas: 0 vez

Harbour + Android uma realidade!

Mensagempor fladimir » 15 Abr 2019 18:08

Então, eu e o Janio não conseguimos via harbour puro, ai migramos para Windev e deu certo.
Agora tem colegas q tem algo pra Mobile (se eu não estiver enganado) mas não sei exatamente como fazem, então vamos aguardar algum colega q já tenha algo em Harbour rodando ou o caminho das pedras pra orientar melhor.
Se não conseguir realmente terá q ou migrar de ferramenta/linguagem ou contratar alguém pra fazer, pq o mercado esta cada vez mais acirrado e mobile ou web ou os 2 não são mais tendencias e sim necessidades.
Sun Tzu há mais de três mil anos cita nas epígrafes de seu livro “A Arte da Guerra“:

“Concentre-se nos pontos fortes, reconheça as fraquezas, agarre as oportunidades e proteja-se contra as ameaças”.
“Se não é vantajoso, nunca envie suas tropas; se não lhe rende ganhos, nunca utilize seus homens; se não é uma situação perigosa, nunca lute uma batalha precipitada”
.


Até 2017    Desktop Console [ Legado ] Harbour | MinGW | DBF | CDX | FastReport | MySQL


Novos Projetos:

   Desktop Visual           Windev Desktop
   Celular Android/iOS   Windev Mobile
   WEB                            Windev Web


Sejamos gratos a Deus.
Avatar de usuário

fladimir
Colaborador

Colaborador
 
Mensagens: 2434
Data de registro: 15 Nov 2006 19:21
Curtiu: 28 vezes
Mens.Curtidas: 157 vezes

Harbour + Android uma realidade!

Mensagempor Itamar M. Lins Jr. » 06 Mai 2019 10:57

Ola!
Então, eu e o Janio não conseguimos via harbour puro

E nem conseguirá por linguagem nenhuma, a não ser a nativa da plataforma android.
O Windev, é um "SUPER" facilitador, "Divino"... mas no android tudo é JAVA, HTML, CSS...
Android não é um Sistema Operacional.
Existem sistemas para converter código, igual a qualquer GUI, Hwgui, FiveWin...Facilitadores para criarmos janelas, etc...
Mas é convertido para LIB´s que conversam com a plataforma...
O Harbour funciona no LINUX, e o Sistema Opercional do Android é Linux. E o harbour "console" roda blz nele. As telas, e acessos aos recursos do SmartPhone é via Java ou C. (pelo Linux)
Assim como não criaram uma GUI do Harbour padrão para Linux/Windows, creio que nunca irá existir esta GUI "padrão" para Android.
Tem, FiveDroid, Hwdroid, FiveTouch... Mas todos estão transformando comandos de telas em HTML/Java... internamente; e estes citados não estão prontos para uso...são versões betas...

O pessoal prefere usar as opções prontas para programar no Android e criar as tais .apk(s)

O pessoal quer programar no Android, mas desconhece o que é o Android. Querem entender o funcionamento do Android, partindo do conhecimento de alguma linguagem, esse foi meu erro no inicio, mas creio que já compreendo um pouco como as coisas funcionam na plataforma Android.
Nativamente existem 3 formas de programar no Android, via Java, usando C ou via WebKit(Html,CSS/JavaScript) Essa está sendo a que escolhi (WebKit) e usando Harbour como CGI, não tem nada no smartphone, fica tudo em algum servidor LINUX ou WINDOWS.
Da mesma forma que vemos qualquer (site) navegando pelo celular, podemos fazer a mesma coisa, usando CGI, tem gente que usa PHP/Python... eu uso Harbour ;)

Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Avatar de usuário

Itamar M. Lins Jr.
Colaborador

Colaborador
 
Mensagens: 6927
Data de registro: 30 Mai 2007 11:31
Cidade/Estado: Ilheus Bahia
Curtiu: 309 vezes
Mens.Curtidas: 503 vezes

Harbour + Android uma realidade!

Mensagempor janio » 06 Mai 2019 11:55

Meu filho de 12 anos consegue distinguir bem as 3 plataformas de uso/desenvolvimento: desktop, web e mobile. São absolutamente distintas e com suas particularidades, que não são poucas.

Mas aqui vemos que tem gente que acha que web e mobile eh a mesma coisa.
fui...
e-mail:janioaguiar@yahoo.com.br
msn: janio_aguiar@hotmail.com
xHarbour1.2.1/Harbour3.2 + wvg + hwgui + Mediator + MySql
Avatar de usuário

janio
Colaborador

Colaborador
 
Mensagens: 1835
Data de registro: 06 Jul 2004 07:43
Cidade/Estado: UBAJARA - CE
Curtiu: 8 vezes
Mens.Curtidas: 68 vezes

Harbour + Android uma realidade!

Mensagempor Itamar M. Lins Jr. » 06 Mai 2019 13:39

Ola!
Mas aqui vemos que tem gente que acha que web e mobile eh a mesma coisa.

Eu mesmo não sei a diferença entre Desktop e Mobile. Na questão do desenvolvimento.

Desktop acessa a WEB, e Mobile acessa a WEB. Não sei onde está a diferença. Desktop é diferente do Mobile, mas o quê que a plataforma WEB tem a ver ?
Quem desenvolve WEB(hoje) já faz para Mobile e/ou Desktop.

Um Smartphone é um computador com tela de toque, apesar de ter uma tela pequena a resolução já está bem acima dos 800x600...

WEB não é um dispositivo(CPU), é uma plataforma de acesso. Que podemos acessar via SmartPhone ou qualquer outra coisa, fisica.

Web paradispositivos moveis

https://www.caelum.com.br/apostila-html-css-javascript/web-paradisposi-tivos-moveis/#css-media-types

Por padrão, iPhones, Androids e afins costumam considerar o tamanho da tela visível, chamada de viewport como grande o suficiente para comportar os sites Desktop normais. Por isso a nossa página foi mostrada sem zoom como se estivéssemos no Desktop.

A Apple criou então uma solução que depois foi copiada pelos outros smartphones, que é configurar o valor que julgarmos mais adequado para o viewport:

<meta name="viewport" content="width=320">

Isso faz com que a tela seja considerada com largura de 320px, fazendo com que nosso layout mobile finalmente funcione e nossas media queries também.

Melhor ainda, podemos colocar o viewport com o valor device-width definido pelo fabricante, dando mais flexibilidade com dispositivos diferentes com tamanhos diferentes:

<meta name="viewport" content="width=device-width">


Isso ai é código HTML!
<meta name="viewport" content="width=device-width">.


6.6 Responsive Web Design
Repare o que fizemos nesse capítulo. Nossa página, com o mesmo HTML e pequenos ajustes de CSS, suporta diversas resoluções diferentes, desde a pequena de um celular até um Desktop.


O Harbour entra nessa história como uma "CAMADA" de acessos ao DBF ou qualquer DB que iremos acessar.

Parece que ainda não entendeu que o Android e o IOS, roda sob UNIX, e que a parte gráfica no caso do Android, é da Google. Assim como ainda existem outros tantos com talvez menos de 1% no mercado(Symbian/BlackBerry/Phone7/Windows 10Mobile...), uma aplicação para Android não funciona no IOS. Mas uma aplicação WEB, desenvolvida para SMARTPHONES, pode ser acessada por qualquer um deles.

Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Avatar de usuário

Itamar M. Lins Jr.
Colaborador

Colaborador
 
Mensagens: 6927
Data de registro: 30 Mai 2007 11:31
Cidade/Estado: Ilheus Bahia
Curtiu: 309 vezes
Mens.Curtidas: 503 vezes

Anterior Próximo



Retornar para Harbour

Quem está online

Usuários vendo este fórum: Bing [Bot], Google [Bot] e 4 visitantes


Ola Amigo, espero que meu site e forum tem lhe beneficiado, com exemplos e dicas de programacao.
Entao divulgue o link da Doacao abaixo para seus amigos e redes sociais ou faça uma doacao para o site forum...
MUITO OBRIGADO PELA SUA DOACAO!
Faça uma doação para o forum
cron
v
Olá visitante, seja bem-vindo ao Fórum Clipper On Line!
Efetue o seu login ou faça o seu Registro