Clipper On Line • Ver Tópico - Migrar Clipper para Harbour.

Migrar Clipper para Harbour.

Projeto Harbour - Compilador de código aberto compatível com o Clipper.

Moderador: Moderadores

 

Migrar Clipper para Harbour.

Mensagempor JSystem » 05 Fev 2021 17:19

Olá Colegas e Parceiros!

Estou iniciando na Harbour, depois de quase 30 anos programando em Clipper, rsrs.

Começarei migrar uma aplicação em clipper que ainda está funcionando, daí vendo aqui no fórum, seguindo orientação do Marcelo Neves acima, baixei a Harbour.

Creio que é o primeiro passo né ?

Meu cliente vai substituir todas as máquinas, já com windows 10 64 bits.

Ao iniciar a instalação da harbour, percebi que alguns recursos estão desmarcados como x64 tools, dll´s for x64 e outras mais, segue print em anexo.

Gostaria de orientações se, como precisarei migrar para rodar em 64 bits, preciso marcar esses recursos para instalar ?

Desde já agradeço que puder me orientar.

Grato,
Josadac
Anexos
print.jpg
JSystem
Usuário Nível 3

Usuário Nível 3
 
Mensagens: 143
Data de registro: 21 Jan 2010 20:10
Cidade/Estado: Uberaba
Curtiu: 3 vezes
Mens.Curtidas: 1 vez

Migrar Clipper para Harbour.

Mensagempor JSystem » 08 Fev 2021 10:01

Olá Pessoal!

Quem puder me orientar sobre minhas dúvidas acima, por gentileza, preciso começar a migrar o sistema.

O Cliente quer substituir as máquinas, colocar windows 10, porém está dependendo do sistema.

Na verdade nem sei se estou postando dúvidas sobre harbour no lugar certo rsrs.

Me orientem ai se tem algum fórum especifico, por favor.

Grato,
Josadac
JSystem
Usuário Nível 3

Usuário Nível 3
 
Mensagens: 143
Data de registro: 21 Jan 2010 20:10
Cidade/Estado: Uberaba
Curtiu: 3 vezes
Mens.Curtidas: 1 vez

Migrar Clipper para Harbour.

Mensagempor Itamar M. Lins Jr. » 08 Fev 2021 12:52

Olá!
Eu postei aqui no forum internacional.

https://groups.google.com/g/harbour-users/c/cYtBNAT_MzY/m/VfHO0fxLAgAJ

Win10 OS.

1) Download and install msys2
https://www.msys2.org/
https://repo.msys2.org/distrib/x86_64/msys2-x86_64-20210105.exe

2) Open MSYS2 box, to update msys2
$ pacman -Syu
$ pacman -Su

2.a) Attention, this command get GCC 32 and 64 Bit
$ pacman -S git base-devel msys2-devel mingw-w64-{i686,x86_64}-toolchain
&& Exit of msys2 box

2.b)Now get OpenSSL,Curl, this link of Viktor Szakats.
https://github.com/curl/curl-for-win#binary-package-downloads
>set HB_STATIC_CURL=yes
>set HB_STATIC_OPENSSL=yes
>set HB_WITH_OPENSSL=C:\openssl-1.1.1g-win64-mingw\include
>set HB_WITH_CURL=C:\curl-7.70.0-win64-mingw\include

3) Open a CMD box, and get harbour font of git into \hb32-code
>git clone -depth=20 https://github.com/harbour/core.git hb32-code

3.a) Fix! to extract static lib of CURL. 64Bit
cd \hb32-code\contrib\hbcurl
&&Edit hbcurl.hbp and add this.
-depimplibs=curl:../bin/libcurl-x64.dll

3.b) Now add in PATH to GCC "SEE" your maker harbour 64 .or 32 Bits
&& Here! if your want GCC64
>set PATH=C:\msys64\mingw64\bin;%PATH%
&& And for 32 bit set path like this
>set PATH=C:\msys64\mingw32\bin;%PATH%
4) Make harbour "bin" files!
>cd \hb32-code
>set HB_INSTALL_PREFIX=c:\hb32
>mingw32-make clean install
&& Now Wait! make install harbour files EXE/DLL/LIB(.a) into \hb32
>set PATH=C:\hb32\bin;%PATH%
>cd tests
>hbmk2 speed.prg

Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Avatar de usuário

Itamar M. Lins Jr.
Colaborador

Colaborador
 
Mensagens: 6927
Data de registro: 30 Mai 2007 11:31
Cidade/Estado: Ilheus Bahia
Curtiu: 309 vezes
Mens.Curtidas: 503 vezes

Migrar Clipper para Harbour.

Mensagempor JSystem » 08 Fev 2021 15:13

Olá Itamar,

Primeiramente obrigado pelo retorno.

Me desculpa, mas estou meio perdido sobre esse Msys2, na minha maquina não vai funcionar pque é 32 bits.

MSys2 seria bibliotecas para que a harbour funciona em 64 bits ?

Att.
Josadac
JSystem
Usuário Nível 3

Usuário Nível 3
 
Mensagens: 143
Data de registro: 21 Jan 2010 20:10
Cidade/Estado: Uberaba
Curtiu: 3 vezes
Mens.Curtidas: 1 vez

Migrar Clipper para Harbour.

Mensagempor JoséQuintas » 08 Fev 2021 15:18

JSystem escreveu:MSys2 seria bibliotecas para que a harbour funciona em 64 bits ?


Não, MSYS2/MSYS64 é um "programa" pra download de aplicativos, no estilo do que já existe em Linux.
Talvez não tenha opção de 32 bits dele.

Baixe a versão nightly, ou... baixe só mingw daqui: apesar de único download, vém separado 32/64 bits.

https://github.com/JoseQuintas/hbpack

procure por mingw 10.02
Ao baixar, a pasta mingw é 32 bits, e mingw64 64 bits.
José M. C. Quintas
Harbour 3.2, mingw, gtwvg, multithread, dbfcdx, ADO+MySql, PNotepad
"The world is full of kings and queens, who blind our eyes and steal our dreams Its Heaven and Hell"

https://github.com/JoseQuintas/
Avatar de usuário

JoséQuintas
Membro Master

Membro Master
 
Mensagens: 18014
Data de registro: 26 Fev 2007 11:59
Cidade/Estado: São Paulo-SP
Curtiu: 15 vezes
Mens.Curtidas: 1206 vezes

Migrar Clipper para Harbour.

Mensagempor microvolution » 08 Fev 2021 15:42

JSystem escreveu:Quem puder me orientar sobre minhas dúvidas acima, por gentileza, preciso começar a migrar o sistema.
O Cliente quer substituir as máquinas, colocar windows 10, porém está dependendo do sistema.

olá seja bem vindo JSystem!
eu demorei 5 anos quebrando cabeça...
no meu caso, o que facilitou foi a HMG que atualmente está na versão HMG3.5 (estou até montando a versão 3.5.0.1 que permitirá rodar FORMULÁRIOS 100% PADRÃO WINDOWS (INTERFACE GUI feita em FORM WINDOW MAIN / HMG) + INTERFACE CONSOLE/CUI DA LIB WVG.
Tudo junto num mesmo sistema.
daí você migra tudo para rodar no windows 64 bits, muda em torno de 20% dos seus fontes e se quiser pode também:
- fazer tela de splash - padrão windows;
- fazer tela de login - padrão windows;
- fazer FORM WINDOW MAIN + MAIN MENU - padrão windows;
- restante das telas 100% console com WVG.
o link pra baixar a HMG oficial versão 3.5, está no fórum oficial: https://hmgforum.com
Na minha opinião, pra quem quer começar HMG + WVG é a melhor opção, pois são nativas e criadas para HARBOUR 3.2.
Você receberá outras opções.
Grato,
MICROVOLUTION - 16 anos Evoluindo Com Você!


Você já leu a Bíblia hoje?
João 3:16 - Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu seu Único Filho para que todo aquele que nEle crê não pereça mas tenha a Vida Eterna!
microvolution
Usuário Nível 5

Usuário Nível 5
 
Mensagens: 1175
Data de registro: 02 Set 2011 22:17
Curtiu: 59 vezes
Mens.Curtidas: 17 vezes

Migrar Clipper para Harbour.

Mensagempor Itamar M. Lins Jr. » 08 Fev 2021 15:51

Olá!
Me desculpa, mas estou meio perdido sobre esse Msys2, na minha maquina não vai funcionar pque é 32 bits.
MSys2 seria bibliotecas para que a harbour funciona em 64 bits ?

Esse msys2 roda os DOIS 32 e 64Bits é um sistema inteiro LINUX(mínimo) que vai ficar ai no windows 10.
Siga os passos, que vc vai ficar independente de qualquer pessoa, vai pegar direto da fonte sem intermediários.
Vai baixar PRIMEIRO o COMPILADOR da LINGUAGEM C/C++.
Depois baixar o Harbour direto do repositório oficial e gerar (compilar) o próprio harbour em sua máquina, totalmente ajustado.
Depois vc vai escolher qualquer editor de código, um de sua preferencia e vai compilar seu projeto usando o hbmk2.exe
Sem nenhum comando escondido, sem mistérios.
Tá explicado qual compilador deseja usar aqui:
&& And for 32 bit set path like this
>set PATH=C:\msys64\mingw32\bin;%PATH%

Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Avatar de usuário

Itamar M. Lins Jr.
Colaborador

Colaborador
 
Mensagens: 6927
Data de registro: 30 Mai 2007 11:31
Cidade/Estado: Ilheus Bahia
Curtiu: 309 vezes
Mens.Curtidas: 503 vezes

Migrar Clipper para Harbour.

Mensagempor Itamar M. Lins Jr. » 08 Fev 2021 15:58

Olá!
Me desculpa, mas estou meio perdido sobre esse Msys2, na minha maquina não vai funcionar pque é 32 bits.

Bom se for win7 32bits, melhor usar as informações do Quintas, mas ficará dependente dele caso algo dê errado. Da forma que estou explicando vc fica com liberdade de depender dos desenvolvedores do Harbour, pois é a forma PADRÃO usada por eles e qualquer problema será respondido por todos.

Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Avatar de usuário

Itamar M. Lins Jr.
Colaborador

Colaborador
 
Mensagens: 6927
Data de registro: 30 Mai 2007 11:31
Cidade/Estado: Ilheus Bahia
Curtiu: 309 vezes
Mens.Curtidas: 503 vezes

Migrar Clipper para Harbour.

Mensagempor microvolution » 08 Fev 2021 16:23

microvolution escreveu:olá seja bem vindo JSystem!
eu demorei 5 anos quebrando cabeça...
no meu caso, o que facilitou foi a HMG que atualmente está na versão HMG3.5 (estou até montando a versão 3.5.0.1 que permitirá rodar FORMULÁRIOS 100% PADRÃO WINDOWS (INTERFACE GUI feita em FORM WINDOW MAIN / HMG) + INTERFACE CONSOLE/CUI DA LIB WVG.
Tudo junto num mesmo sistema.
daí você migra tudo para rodar no windows 64 bits, muda em torno de 20% dos seus fontes e se quiser pode também:
- fazer tela de splash - padrão windows;
- fazer tela de login - padrão windows;
- fazer FORM WINDOW MAIN + MAIN MENU - padrão windows;
- restante das telas 100% console com WVG.
o link pra baixar a HMG oficial versão 3.5, está no fórum oficial: https://hmgforum.com
Na minha opinião, pra quem quer começar HMG + WVG é a melhor opção, pois são nativas e criadas para HARBOUR 3.2.
Você receberá outras opções.

... CONTINUANDO...
pra mim, 2 coisas e meia rsrsrsrs que achei muito complexo e tomou meu tempo foram:
- 1) - resolver o problema da impressão em usb/wifi, etc, que precisei criar rotinas novas e alterar tudo o que imprime no meu sistema;
- 1/2) - a função de teste se a impressora lpt1 está ligada (isprinter() e tantas outras), não funciona no harbour... tive que bolar um meio pra isso ser resolvido e deu certo - mas foi dor de cabeça;
- 2) fazer o mouse funcionar exatamente nas suas telas do menu antigo (horizontal/vertical).
qualquer coisa, temos grandes professores que nos ajudam e muito aqui no fórum - dentro do tempo de cada um.
vou lhe mostrar umas telas do meu sistema com MAIN WINDOW e MAIN MENU 100% HMG e tela CONSOLE/CUI 100% WVG com botões, inclusive...
Muitos diziam, dizem e diriam que era impossível, o que eu fiz, mas, para Deus não há impossíveis. veja as telas:
21-0802 - SiCCA - tela splash hmg.png
TELA SPLASH - COM BARRA TEMPORIZADORA CUSTOMIZADA - 100% HMG - by MVinfo Sistemas HMG 3.5.0.1(beta)

a tela splash tem um temporizador e a barra de rolagem roda até a abertura final do sistema (nada estático).
21-0802 - SiCCA - tela login hmg.png
TELA LOGIN - COM BOTÕES E DESIGN PADRÃO WINDOWS 10/64BITS - 100% HMG - by MVinfo Sistemas HMG 3.5.0.1(beta)

tela de login padrão tema escuro
21-0802 - SiCCA - tela parâmetros - ao fundo main window form main menu.png
TELA DE PARÂMETROS INICIAIS DO USUÁRIO MASTER - 100% HMG - by MVinfo Sistemas HMG 3.5.0.1(beta)

tela de parâmetros (dividida em 2: usuário master completa / usuário comum, 2 itens apenas)
21-0802 - SiCCA - main form window x main menu.png
FORM WINDOW MAIN + MAIN MENU - FEITO 100% HMG - by MVinfo Sistemas HMG 3.5.0.1(beta)

formulário principal e menu principal com botões, liberados e personalizados de acordo com os privilégios do usuário
21-0802 - SiCCA - main form window HMG x tela console WVG.png
APLICAÇÃO HÍBRIDA - CONSOLE/WVG + INTERFACE GUI/HMG - COM ENTRADA/RETORNO AUTOMÁTICO DAS TELAS CONSOLE PARA O FORM MAIN (SEM TELAS PRETAS INDESEJADAS) - by MVinfo Sistemas HMG 3.5.0.1(beta) em testes.

aqui tem a nossa marca que todos diziam ser impossível:
união das LIBs HMG (100% gráfica) + GTWVG CONSOLE (CUI + botões gráficos - dando aparência de ser 100% padrão windows).
Ademais, o sistema também pode:
- ser usado 100% WVG com mensagens do usuário da HMG;
- ser híbrido do jeito que mostramos/explicamos acima.
Agora, se precisar WEB + MOBILE, a coisa tá muito longe da realidade ainda.
Ninguém conseguiu fazer algo de concreto. Mas, é opensource, e, opensource é isso mesmo... não há incentivos... exemplo: quantas horas fiquei madrugada adentro nos últimos 2 anos pra compatibilizar as 2 libs (hmg + wvg) funcionarem sem conflito? ninguém viu...
quantas horas grandes colaboradores, professores, mantenedores deste fórum perderam para trazer o melhor pra todos? ninguém viu...
quantas horas os inventores, colaboradores, desenvolvedores das libs perderam de suas vidas para chegar onde chegou? ninguém viu...
é a vida.
qualquer coisa, estamos à disposição pra lhe ajudar!
Grato,
MICROVOLUTION - 16 anos Evoluindo Com Você!


Você já leu a Bíblia hoje?
João 3:16 - Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu seu Único Filho para que todo aquele que nEle crê não pereça mas tenha a Vida Eterna!
microvolution
Usuário Nível 5

Usuário Nível 5
 
Mensagens: 1175
Data de registro: 02 Set 2011 22:17
Curtiu: 59 vezes
Mens.Curtidas: 17 vezes

Migrar Clipper para Harbour.

Mensagempor Itamar M. Lins Jr. » 08 Fev 2021 16:28

Olá!
é a melhor opção, pois são nativas

Não são nativas, não são multi plataformas, só funciona no Windows. E a WVG foi descontinuada já tem mais de 6 anos.
As libs gráficas que usam o Harbour, nenhuma faz parte do core do Harbour.
Mudar de console para gráfico é 100% ter que rescrever seu código, não importa qual lib gráfica vai usar, WVG não é uma LIB gráfica é um MEIO termo pois trabalha salvando e restaurando telas coisa que não existe no sistema operacional Windows isso é da época do DOS.

Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Avatar de usuário

Itamar M. Lins Jr.
Colaborador

Colaborador
 
Mensagens: 6927
Data de registro: 30 Mai 2007 11:31
Cidade/Estado: Ilheus Bahia
Curtiu: 309 vezes
Mens.Curtidas: 503 vezes

Migrar Clipper para Harbour.

Mensagempor microvolution » 08 Fev 2021 16:39

Itamar M. Lins Jr. escreveu:Não são nativas, não são multi plataformas, só funciona no Windows
exatamente isso que temos falado há tempos...
não tem como ficar perdendo tempo criando telas 100% gráficas em qual lib, por mais privilegiada e melhor que seja...
todos temos que nos unir e ajudar a melhorar nosso clipper / harbour, pois o mundo hoje é WEB + MOBILE. Desktop já era.
Enfim, como disse, na minha opinião, a WVG é a melhor, pois simplifica o trabalho de migração pra quem está acostumado com console, como eu estava. E, usar a HMG, pois já vem com a WVG inclusa, então, é a fome com a vontade de comer.
Mas, temos libs muito mais poderosas, tais como: HWGUI, HMGE, OOHG, WVW, WVT, etc...
Pra quem quer iniciar, e, está perdido como eu estava, indico a dobradinha, HMG(3.5.0.1beta)+WVG, que funcionará muito bem.
Lembrando, que o mundo hoje é WEB + MOBILE, e então, é perda de tempo ficar refazendo janelas de CONSOLE para 100% gráfico.
Lembrando, é minha humilde opinião!
Grato,
MICROVOLUTION - 16 anos Evoluindo Com Você!


Você já leu a Bíblia hoje?
João 3:16 - Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu seu Único Filho para que todo aquele que nEle crê não pereça mas tenha a Vida Eterna!
microvolution
Usuário Nível 5

Usuário Nível 5
 
Mensagens: 1175
Data de registro: 02 Set 2011 22:17
Curtiu: 59 vezes
Mens.Curtidas: 17 vezes

Migrar Clipper para Harbour.

Mensagempor Itamar M. Lins Jr. » 08 Fev 2021 16:55

Olá!
O Josadac perguntou em 5 de fevereiro de 2021, depois perguntou novamente em 8 de fevereiro...
Eu respondi, dai veio as outras respostas, ai já estamos totalmente fora do foco da pergunta.
WVG é a melhor, pois simplifica o trabalho de migração

Não precisa de nada, absolutamente nada para migrar sua aplicação clipper para harbour.
Apenas CRIAR o ambiente para que o Harbour possa ser executado.
Vai pegar seus PRG's e compilar usando o harbour, sem mexer em nada;
Olha onde já vamos com questões desnecessárias.

Depois vc irá escolher para qual time(lib) gráfica vai portar seu sistema. Se vai usar a Minigui ou a Hwgui ou HBQT só tem essas 3 principais, o resto são forks dessas dai, tem outras, mas isso será em outro momento, não agora.
não tem como ficar perdendo tempo criando telas 100% gráficas em qual lib, por mais privilegiada e melhor que seja...

Isso não tem nada a ver com a pergunta principal; Ainda por cima pq está totalmente equivocado, ninguém absolutamente ninguém que aprendeu a usar libs gráficas seja ela qual for de qualquer linguagem pensa dessa forma.

Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Avatar de usuário

Itamar M. Lins Jr.
Colaborador

Colaborador
 
Mensagens: 6927
Data de registro: 30 Mai 2007 11:31
Cidade/Estado: Ilheus Bahia
Curtiu: 309 vezes
Mens.Curtidas: 503 vezes

Migrar Clipper para Harbour.

Mensagempor JoséQuintas » 08 Fev 2021 16:57

Itamar M. Lins Jr. escreveu: WVG não é uma LIB gráfica é um MEIO termo pois trabalha salvando e restaurando telas coisa que não existe no sistema operacional Windows isso é da época do DOS.


Não exatamente isso, mas de qualquer jeito tem limitações pra uso como GUI.

Esse povo exagera com GUI.
Daqui a pouco vão falar que as janelas tem pernas e saem andando pela tela kkkkk
Quando passa o filme de um carro correndo.... se não segurar o monitor o carro sai da tela, e invade a sala kkkkk
É... porque se não está redesenhando a tela... é porque tem um carro lá correndo mesmo kkkkk
José M. C. Quintas
Harbour 3.2, mingw, gtwvg, multithread, dbfcdx, ADO+MySql, PNotepad
"The world is full of kings and queens, who blind our eyes and steal our dreams Its Heaven and Hell"

https://github.com/JoseQuintas/
Avatar de usuário

JoséQuintas
Membro Master

Membro Master
 
Mensagens: 18014
Data de registro: 26 Fev 2007 11:59
Cidade/Estado: São Paulo-SP
Curtiu: 15 vezes
Mens.Curtidas: 1206 vezes

Migrar Clipper para Harbour.

Mensagempor Itamar M. Lins Jr. » 08 Fev 2021 17:03

Olá!
É... porque se não está redesenhando a tela... é porque tem um carro lá correndo mesmo kkkkk

Como disse desviando o foco da pergunta, o que isso tem com a pergunta ? WVG é algo prioritário para compilar um antigo sistema clipper com o harbour ?

Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Avatar de usuário

Itamar M. Lins Jr.
Colaborador

Colaborador
 
Mensagens: 6927
Data de registro: 30 Mai 2007 11:31
Cidade/Estado: Ilheus Bahia
Curtiu: 309 vezes
Mens.Curtidas: 503 vezes

Migrar Clipper para Harbour.

Mensagempor Itamar M. Lins Jr. » 08 Fev 2021 17:54

Olá!
Respondendo ao Josadac.
Primeiro vc baixa/instala o compilador que chamamos de GCC(mingw) para 32 bits e GCC(mingw64) para 64Bits.
Vai criar uma pasta msys64 e dentro dela as pastas clang32, clang64,mingw32,mingw64 entre outras.
Antigamente tinha o msys32 programa e pasta, mas não tem mais, somente para maquinas 64Bits, pode ser o windows 7 mas precisa está em 64Bits, isso não vai impedir gerar aplicativos para 32Bits, somente o INSTALADOR que baixa o GCC que roda em 64Bits.
2.Run the installer. MSYS2 requires 64 bit Windows 7 or newer.
Além do mais conforme a sua pergunta não tem win10 para 32 Bits(ele até atualiza maquinas velhas em 32). Mas não tem para baixar atualmente.
Depois vc vai configurar o ambiente baixar muitos programas e bibliotecas, mas o msys2 faz isso sozinho, os comandos estão lá no tutorial.
Segundo vai pegar os FONTES do Harbour e COMPILAR, vai criar seu próprio .EXE ai do Harbour e as LIBS.
Tudo organizado dentro das pastas para 32 e 64Bits tudo separado.
O terceiro passo é setar o PATH para o hbmk2, também explicado.
Depois é só compilar um exemplo "ola mundo!" e começar a usar.

Esses ensinamentos estão ocultos dependendo do que vc vai optar se vai usar Minigui, ou baixar o Harbour pronto de algum lugar que faça essas etapas.
A vantagem de trabalhar dessa forma é que qualquer correção qualquer BUG do harbour vc poderá reportar e quando tem atualizações basta apenas um comando simples para atualizar o fontes do Harbour ai na sua maquina, sem depender de terceiros.

cd \minha_pasta_com_fontes_do_harbour

>git pull
Apenas isso ai vai atualizar os fontes do harbour.
E depois compilar e instalar as modificações.
>win-make install


Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Avatar de usuário

Itamar M. Lins Jr.
Colaborador

Colaborador
 
Mensagens: 6927
Data de registro: 30 Mai 2007 11:31
Cidade/Estado: Ilheus Bahia
Curtiu: 309 vezes
Mens.Curtidas: 503 vezes

Anterior Próximo



Retornar para Harbour

Quem está online

Usuários vendo este fórum: Nenhum usuário registrado online e 9 visitantes


Ola Amigo, espero que meu site e forum tem lhe beneficiado, com exemplos e dicas de programacao.
Entao divulgue o link da Doacao abaixo para seus amigos e redes sociais ou faça uma doacao para o site forum...
MUITO OBRIGADO PELA SUA DOACAO!
Faça uma doação para o forum
cron
v
Olá visitante, seja bem-vindo ao Fórum Clipper On Line!
Efetue o seu login ou faça o seu Registro