Clipper On Line • Ver Tópico - Ajuda para compilar com harbour
Página 1 de 1

Ajuda para compilar com harbour

MensagemEnviado: 26 Fev 2012 17:02
por rrfsistemas
Boa tarde pessoas, depois de muito tempo fora do forum estou de volta precisando da ajuda de vocês !

Gostaria de um tutorial ou ajuda passo a passo para converter um velho sistema ainda feito em clipper (dos), para rodar no console mesmo.
Preciso fazer essa conversão para o harbour pois estou sem tempo para refazer em VFP.
Seguinte :
Baixei do site do vailton (http://www.vailton.com.br) os arquivos :
bcc582.zip
harbour-3.0.0-win.exe
harbour_cfg.zip
xdevstudio-0.70.exe
Migra Clipper-xHarbour.pdf ( outro site não lembro o nome agora)

Instalei e configurei variaveis de ambiente, *.NT, xDev., compiladores etc...

coloquei o seguinte código:
O programa chamei de sisloc.prg
Function Main
      ? "hello word"
Return

o xDev parece que compila,linka gera o arquivo .BC, .C e até o OBJ, quando vai executar o EXE ele não existe.
aparece 2 erros na aba compiler log que não consigo descobrir o que é (Compiler Log abaixo):
Preparando Script "C:\xDevStudio\scripts\Harbour.xCompiler"...
Script em Anexo.. "Harbour.xCompiler.prg"...
Preset atual .... hb3
         PATH ... c:\hb30\bin;c:\bcc582\bin
         INCLUDE. c:\hb30\include;c:\bcc582\include
         LIB .... c:\hb30\lib;c:\bcc582\lib;c:\bcc582\lib\psdk
         OBJ .... c:\hb30\lib;c:\bcc582\lib;c:\bcc582\lib\psdk
Variaveis de Ambiente:
         PATH ... c:\hb30\bin;c:\bcc582\bin;C:\WINDOWS\system32;C:\WINDOWS;C:\WINDOWS\System32\Wbem;C:\HB30\bin;C:\bcc582\bin
         INCLUDE. c:\hb30\include;c:\bcc582\include;H:\LOCAD_TEMP\L;C:\HB30\include;C:\bcc582\include
         LIB .... c:\hb30\lib;c:\bcc582\lib;c:\bcc582\lib\psdk;H:\LOCAD_TEMP\L;C:\HB30\lib;C:\bcc582\lib
         OBJ .... c:\hb30\lib;c:\bcc582\lib;c:\bcc582\lib\psdk;H:\LOCAD_TEMP\L;C:\HB30\lib;C:\bcc582\lib
Executando: ILINK32 @B32.BC

Gostaria da ajuda de alguem para entender o que estou fazendo de errado.
Se puderem ajudar eu como sempre fico agradecido.

Ajuda para compilar com harbour

MensagemEnviado: 26 Fev 2012 18:15
por rochinha
Amiguinho,

Isto me parece apenas log de execução ou configuração.

Não vi nenhuma indicação de erro, linha de erro, etc.

Eu não uso o xDEv para compilar, na realidade não uso nenhum método que não me mostre o que acontece, preferindo arquivos .BAT.

Nas configurações de pastas voce configurou as pastas de salvamento do .EXE?

Verifique.

Ajuda para compilar com harbour

MensagemEnviado: 26 Fev 2012 18:55
por Pablo César
rrfsistemas escreveu:Gostaria de um tutorial ou ajuda passo a passo para converter um velho sistema ainda feito em clipper (dos), para rodar no console mesmo.
Oi Renato, quanto tempo mesmo ! Seja bem vindo de volta a comunidade.
Você por acaso viu este tópico: http://www.pctoledo.com.br/forum/viewtopic.php?f=45&t=12658&start=0 ?

Para mim esta transição de Clipper para Harbour com HMG foi uma mão na roda ! Posso te dizer que me ajudou muito. É muito simples a IDE da HMG e muito prática de usar. Tome um tempinho pra ler esses tópico que tenho postado e se houverem dúvidas, estaremos aqui para resolvê-las.

Ajuda para compilar com harbour

MensagemEnviado: 26 Fev 2012 22:50
por rrfsistemas
Rochinha, na verdade o erro que me é mostrado é pelo fato do xDev não encontrar o .EXE.
Nào tem erro de compilação e linkedição pelo pouco que entendi da IDE xDev.
No xDev tem a diretiva de saída do EXE e direcionei para a mesma pasta dos PRG's
O que eu gostaria de saber é pq o EXE não esta sendo gerado.

Pablo eu vi sim o tópico, mesmo assim obrigado pela dica. Vou ler com mais calma...
Talvez eu refaça todo o ambiente com a IDE da HMG.

Li algo sobre o Harbour não rodar em console a partir de determinada versão, gostaria de saber se isto procede.

Obrigado por enquanto...

Ajuda para compilar com harbour

MensagemEnviado: 27 Fev 2012 11:45
por Pablo César
Li algo sobre o Harbour não rodar em console a partir de determinada versão, gostaria de saber se isto procede.
De jeito nenhum, não procede. A única diferença que a IDE nas versões posteriores a 3.0.35 você tem que colocar a seguinte linha antes do Function Main():

REQUEST HB_GT_WIN_DEFAULT

Isto porque a IDE não possui mais a opção de setar se é modo console ou não. E eu indico a 3.0.35 porque é mais fácil de explicar, mas atualizando o HMG pode tranquilamente compilar em modo console sim, inclusive é até melhor, pois o Harbour vem com a versão mais atualizada. E é justamente aí que tem o ganho, não precisa estar instalando Harbour, BCC nem nada, só o HMG.

Ajuda para compilar com harbour

MensagemEnviado: 01 Mar 2012 00:28
por rrfsistemas
Bom dia pessoas !! :)Pos

Segui a dica do Pablo e consegui compilar meu primeiro módulo em harbour.
Ja esta rodando em modo console por enquanto...

Agora gostaria da dica de vcs em como devo proceder para trazer para o visual Windows.

Isso deve ser feito na mão ?
Tem alguma ferramenta pra isso ?
Tutorial ?

Desde já agradeço.

xHabraços...

Ajuda para compilar com harbour

MensagemEnviado: 01 Mar 2012 12:41
por Pablo César
Segui a dica do Pablo e consegui compilar meu primeiro módulo em harbour.
Ja esta rodando em modo console por enquanto...
Isso é muito bom ! Eu sabia que as dicas iriam facilitar. Pois comigo foi assim. Depois você pode trabalhar direto no Harbour sem necessidade de utilizar a IDE do HMG.

Agora gostaria da dica de vcs em como devo proceder para trazer para o visual Windows.
Bom essa já é outra questão, você já deve ter experimentado a nova sensação de ter desenvolvido em modo gráfico com VFP, então vai se tornar mais fácil de assimilar os novos conceitos de programação para Windows do que no modo console. O trabalho maior é a elaboração das telas, o resto aproveita-se 99% do código, diria eu. Para isso você precisa interagir com a própria IDE da HMG que é praticamente voltada à isso. Quando você abre um novo projeto, a IDE cria uma janela e um arquivo com extensão FMG, que é o formulário. Aí você adiciona e configura os componentes como: TEXTBOXes, LABELs, BROWSEs, BUTTONs, etc... Após criado o FMG você até pode visualizar o código que compõe a tela com todos os elementos e transcrevê-lo para o seu código fonte (para seu PRG). Sugiro que você compile cada exemplo que vem na pasta SAMPLES quando você instalou o HMG. Isso te ajudará a entender como é configurado e utilizado cada componente. E depois, conforme surjam dúvidas, abra um tópico mas na seção MiniGui que o ajudaremos especificamente a medida que apareçam suas dúvidas.

Ajuda para compilar com harbour

MensagemEnviado: 07 Jun 2014 22:44
por Savio_RJ
Amigos, desculpem-me por desenterrar este tópico antigo. Sou o autor do "Migra Clipper-xHarbour.PDF" e sempre recebo e-mails de pessoas pedindo ajuda porque estão com exatamente o mesmo problema do colega aqui (vide o primeiro post do tópico). Ou seja, a pessoa instala o [x]Harbour, o Borland C++ e a xDevStudio, configura tudo e cria o famoso "hello world", porém, quando tenta executá-lo, o programa não vem. Sendo assim, eu só queria chamar a atenção para um detalhe: no "hello world" do colega lá do primeiro post, ele se esqueceu de colocar um inkey(0) após o comando de escrita da string "hello world" na tela (? ou @say). Sem o inkey(0), o programa vem e vai num piscar de olhos e a impressão que temos é que nada funcionou. Portanto, aviso aos navegantes: ao criar um programinha modo texto (como o "hello world") para ser executado diretamente pela xDevStudio, não se esqueçam do inkey(0), pois senão a janela abre e fecha rapidamente, dando a impressão de que não compilou ou não executou. Qualquer coisa, estamos aí.