Clipper On Line • Ver Tópico - Ajuda para compilar com harbour

Ajuda para compilar com harbour

Projeto Harbour - Compilador de código aberto compatível com o Clipper.

Moderador: Moderadores

Mensagempor rrfsistemas » 26 Fev 2012 17:02

Boa tarde pessoas, depois de muito tempo fora do forum estou de volta precisando da ajuda de vocês !

Gostaria de um tutorial ou ajuda passo a passo para converter um velho sistema ainda feito em clipper (dos), para rodar no console mesmo.
Preciso fazer essa conversão para o harbour pois estou sem tempo para refazer em VFP.
Seguinte :
Baixei do site do vailton (http://www.vailton.com.br) os arquivos :
bcc582.zip
harbour-3.0.0-win.exe
harbour_cfg.zip
xdevstudio-0.70.exe
Migra Clipper-xHarbour.pdf ( outro site não lembro o nome agora)

Instalei e configurei variaveis de ambiente, *.NT, xDev., compiladores etc...

coloquei o seguinte código:
O programa chamei de sisloc.prg
Function Main
      ? "hello word"
Return

o xDev parece que compila,linka gera o arquivo .BC, .C e até o OBJ, quando vai executar o EXE ele não existe.
aparece 2 erros na aba compiler log que não consigo descobrir o que é (Compiler Log abaixo):
Preparando Script "C:\xDevStudio\scripts\Harbour.xCompiler"...
Script em Anexo.. "Harbour.xCompiler.prg"...
Preset atual .... hb3
         PATH ... c:\hb30\bin;c:\bcc582\bin
         INCLUDE. c:\hb30\include;c:\bcc582\include
         LIB .... c:\hb30\lib;c:\bcc582\lib;c:\bcc582\lib\psdk
         OBJ .... c:\hb30\lib;c:\bcc582\lib;c:\bcc582\lib\psdk
Variaveis de Ambiente:
         PATH ... c:\hb30\bin;c:\bcc582\bin;C:\WINDOWS\system32;C:\WINDOWS;C:\WINDOWS\System32\Wbem;C:\HB30\bin;C:\bcc582\bin
         INCLUDE. c:\hb30\include;c:\bcc582\include;H:\LOCAD_TEMP\L;C:\HB30\include;C:\bcc582\include
         LIB .... c:\hb30\lib;c:\bcc582\lib;c:\bcc582\lib\psdk;H:\LOCAD_TEMP\L;C:\HB30\lib;C:\bcc582\lib
         OBJ .... c:\hb30\lib;c:\bcc582\lib;c:\bcc582\lib\psdk;H:\LOCAD_TEMP\L;C:\HB30\lib;C:\bcc582\lib
Executando: ILINK32 @B32.BC

Gostaria da ajuda de alguem para entender o que estou fazendo de errado.
Se puderem ajudar eu como sempre fico agradecido.
"Não é a ferramenta que faz o artesão e sim a sua criatividade...""
Renato Ribeiro Ferreira
Tecnologia em Analise de Sistemas de Informação
http://www.rrfsistemas.hd1.com.br
( VFP 9 + MySql e/ou Oracle 11 ) - ...Harbour/MiniGui...

rrfsistemas
Usuário Nível 3

Usuário Nível 3

Data de registro: 11 Jul 2004 18:16
Cidade/Estado: Uberlândia/MG
Curtiu: 0 vez
Mens.Curtidas: 0 vez

Mensagempor rochinha » 26 Fev 2012 18:15

Amiguinho,

Isto me parece apenas log de execução ou configuração.

Não vi nenhuma indicação de erro, linha de erro, etc.

Eu não uso o xDEv para compilar, na realidade não uso nenhum método que não me mostre o que acontece, preferindo arquivos .BAT.

Nas configurações de pastas voce configurou as pastas de salvamento do .EXE?

Verifique.
OPS! LINK QUEBRADO? Envie seu email com link do tópico para fivolution@hotmail.com. Agradecido.

@braços : ? )

"...Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina. Cora Coralina..."
"...Acharam que eu estava derrotado, quem achou estava errado, eu voltei, tô aqui, tô firmão, tô na correria, sô guerreiro, sô vaso ruim de quebrar, tô de volta pro mundão..."

rochinha
Membro Master

Membro Master

Data de registro: 18 Ago 2003 20:43
Cidade/Estado: São Paulo - Brasil
Curtiu: 2 vezes
Mens.Curtidas: 34 vezes

Mensagempor Pablo César » 26 Fev 2012 18:55

rrfsistemas escreveu:Gostaria de um tutorial ou ajuda passo a passo para converter um velho sistema ainda feito em clipper (dos), para rodar no console mesmo.
Oi Renato, quanto tempo mesmo ! Seja bem vindo de volta a comunidade.
Você por acaso viu este tópico: http://www.pctoledo.com.br/forum/viewtopic.php?f=45&t=12658&start=0 ?

Para mim esta transição de Clipper para Harbour com HMG foi uma mão na roda ! Posso te dizer que me ajudou muito. É muito simples a IDE da HMG e muito prática de usar. Tome um tempinho pra ler esses tópico que tenho postado e se houverem dúvidas, estaremos aqui para resolvê-las.
Um clip-abraço !

Pablo César Arrascaeta
Compartilhe suas dúvidas e soluções com todos os colegas aqui do fórum.
Evite enviar as dúvidas técnicas por MPs ou eMails, assim todos iremos beneficiar-nos.

Pablo César
Usuário Nível 7

Usuário Nível 7

Data de registro: 31 Mai 2006 10:22
Cidade/Estado: Paranaguá - Paraná
Curtiu: 101 vezes
Mens.Curtidas: 88 vezes

Mensagempor rrfsistemas » 26 Fev 2012 22:50

Rochinha, na verdade o erro que me é mostrado é pelo fato do xDev não encontrar o .EXE.
Nào tem erro de compilação e linkedição pelo pouco que entendi da IDE xDev.
No xDev tem a diretiva de saída do EXE e direcionei para a mesma pasta dos PRG's
O que eu gostaria de saber é pq o EXE não esta sendo gerado.

Pablo eu vi sim o tópico, mesmo assim obrigado pela dica. Vou ler com mais calma...
Talvez eu refaça todo o ambiente com a IDE da HMG.

Li algo sobre o Harbour não rodar em console a partir de determinada versão, gostaria de saber se isto procede.

Obrigado por enquanto...
Renato Ribeiro Ferreira

rrfsistemas
Usuário Nível 3

Usuário Nível 3

Mensagempor Pablo César » 27 Fev 2012 11:45

Li algo sobre o Harbour não rodar em console a partir de determinada versão, gostaria de saber se isto procede.
De jeito nenhum, não procede. A única diferença que a IDE nas versões posteriores a 3.0.35 você tem que colocar a seguinte linha antes do Function Main():

REQUEST HB_GT_WIN_DEFAULT

Isto porque a IDE não possui mais a opção de setar se é modo console ou não. E eu indico a 3.0.35 porque é mais fácil de explicar, mas atualizando o HMG pode tranquilamente compilar em modo console sim, inclusive é até melhor, pois o Harbour vem com a versão mais atualizada. E é justamente aí que tem o ganho, não precisa estar instalando Harbour, BCC nem nada, só o HMG.
Um clip-abraço !

Pablo César Arrascaeta
Evite enviar as dúvidas técnicas por MPs ou eMails, assim todos iremos beneficiar-nos.

Pablo César
Usuário Nível 7

Usuário Nível 7

Mensagempor rrfsistemas » 01 Mar 2012 00:28

Bom dia pessoas !! :)Pos

Segui a dica do Pablo e consegui compilar meu primeiro módulo em harbour.
Ja esta rodando em modo console por enquanto...

Agora gostaria da dica de vcs em como devo proceder para trazer para o visual Windows.

Isso deve ser feito na mão ?
Tem alguma ferramenta pra isso ?
Tutorial ?

Desde já agradeço.

xHabraços...
Renato Ribeiro Ferreira

rrfsistemas
Usuário Nível 3

Usuário Nível 3

Mensagempor Pablo César » 01 Mar 2012 12:41

Segui a dica do Pablo e consegui compilar meu primeiro módulo em harbour.
Ja esta rodando em modo console por enquanto...
Isso é muito bom ! Eu sabia que as dicas iriam facilitar. Pois comigo foi assim. Depois você pode trabalhar direto no Harbour sem necessidade de utilizar a IDE do HMG.

Agora gostaria da dica de vcs em como devo proceder para trazer para o visual Windows.
Bom essa já é outra questão, você já deve ter experimentado a nova sensação de ter desenvolvido em modo gráfico com VFP, então vai se tornar mais fácil de assimilar os novos conceitos de programação para Windows do que no modo console. O trabalho maior é a elaboração das telas, o resto aproveita-se 99% do código, diria eu. Para isso você precisa interagir com a própria IDE da HMG que é praticamente voltada à isso. Quando você abre um novo projeto, a IDE cria uma janela e um arquivo com extensão FMG, que é o formulário. Aí você adiciona e configura os componentes como: TEXTBOXes, LABELs, BROWSEs, BUTTONs, etc... Após criado o FMG você até pode visualizar o código que compõe a tela com todos os elementos e transcrevê-lo para o seu código fonte (para seu PRG). Sugiro que você compile cada exemplo que vem na pasta SAMPLES quando você instalou o HMG. Isso te ajudará a entender como é configurado e utilizado cada componente. E depois, conforme surjam dúvidas, abra um tópico mas na seção MiniGui que o ajudaremos especificamente a medida que apareçam suas dúvidas.
Um clip-abraço !

Pablo César Arrascaeta

Pablo César
Usuário Nível 7

Usuário Nível 7

Mensagempor Savio_RJ » 07 Jun 2014 22:44

Amigos, desculpem-me por desenterrar este tópico antigo. Sou o autor do "Migra Clipper-xHarbour.PDF" e sempre recebo e-mails de pessoas pedindo ajuda porque estão com exatamente o mesmo problema do colega aqui (vide o primeiro post do tópico). Ou seja, a pessoa instala o [x]Harbour, o Borland C++ e a xDevStudio, configura tudo e cria o famoso "hello world", porém, quando tenta executá-lo, o programa não vem. Sendo assim, eu só queria chamar a atenção para um detalhe: no "hello world" do colega lá do primeiro post, ele se esqueceu de colocar um inkey(0) após o comando de escrita da string "hello world" na tela (? ou @say). Sem o inkey(0), o programa vem e vai num piscar de olhos e a impressão que temos é que nada funcionou. Portanto, aviso aos navegantes: ao criar um programinha modo texto (como o "hello world") para ser executado diretamente pela xDevStudio, não se esqueçam do inkey(0), pois senão a janela abre e fecha rapidamente, dando a impressão de que não compilou ou não executou. Qualquer coisa, estamos aí.
Savio_RJ
Usuário Nível 1

Usuário Nível 1

Data de registro: 07 Jun 2014 22:38
Cidade/Estado: Rio de Janeiro/RJ

Retornar para Harbour