Clipper On Line • Ver Tópico - Problemas de preview com a printer !!!

Problemas de preview com a printer !!!

Projeto Harbour - Compilador de código aberto compatível com o Clipper.

Moderador: Moderadores

 

Problemas de preview com a printer !!!

Mensagempor Mario Mesquita » 18 Fev 2019 09:25

Amigos, bom dia e boa semana.

Depois de muito tentar, cheguei a conclusão que a função que converte o PDF e PDF/A só funciona na Libaru do Harbour padrão. Na HPDF da Samples da HMG 3.4.4 não funciona.

Na 3.4.4 a HPDF é muito similar a MiniPrint, seus comandos, etc. A HaruPdf original é diferente pelo que vejo. E bem mais confusa de entender seus comandos.

O trecho que funcionou:
   //* Esse bloco gerou um pdf/a em branco.
   pdf = HPDF_New()
   xpdf = fread('HMG_HPDF_UNI.pdf')
   
   // add descriptions //
   HPDF_SetInfoAttr(pdf, HPDF_INFO_TITLE , "Title")
   HPDF_SetInfoAttr(pdf, HPDF_INFO_AUTHOR , "Author")
   HPDF_SetInfoAttr(pdf, HPDF_INFO_SUBJECT , "Subject")
   HPDF_SetInfoAttr(pdf, HPDF_INFO_KEYWORDS , "Keywords")

   // Add page //
   page = HPDF_AddPage(pdf)
   fname = 'mario.pdf'
   //page := HPDF_InsertPage(xpdf)
   oImage := HPDF_LoadJPEGImageFromFile( PDF, "mario_0001.jpg" )
   HPDF_Page_DrawImage( Page, oImage, 2, 5, 170, 60 )
   
   // Set PDF/A-1b conformance //
   HPDF_PDFA_SetPDFAConformance(pdf, HPDF_PDFA_1B);

   // save the document to a file //
   HPDF_SaveToFile (pdf, fname)

   // clean up //
   HPDF_Free (pdf)
   */


Vou tentar meio no chute acoplar os dois e ver se gero o PDF/A com comandos da HPDF. Senão vou ter que modelar tudo pela HaruPdf.

Se alguem tiver um manual de comandos, agradeço.

Saudações e boa semana,
Mario.
Avatar de usuário

Mario Mesquita
Usuário Nível 4

Usuário Nível 4
 
Mensagens: 557
Data de registro: 08 Dez 2009 12:47
Cidade/Estado: Rio de Janeiro
Curtiu: 73 vezes
Mens.Curtidas: 13 vezes

Problemas de preview com a printer !!!

Mensagempor Kapiaba » 18 Fev 2019 09:41

Laurentino, mostre o fonte do relatório em Fivewin e não a classe. Pelo que vi, esta classe PRINTER.PRG, está bem desatualizada não? Abs. Use a Seção <Fivewin> para postar sua dúvidas. Abs.
Kapiaba
Colaborador

Colaborador
 
Mensagens: 1765
Data de registro: 07 Dez 2012 15:14
Cidade/Estado: São Paulo
Curtiu: 310 vezes
Mens.Curtidas: 119 vezes

Problemas de preview com a printer !!!

Mensagempor Mario Mesquita » 19 Fev 2019 09:22

Bom dia a todos.

Sobre a saga do PDF/A, acho que consegui algo, mas estou com um pequeno problema.

Consegui inserir a conversão para PDF/A, mas dando um tapa carregando o .ch da HeruPdf.

Achei um post (não lembro onde foi) em que mostra o uso da classe PdfClass do mestre Quintas. Muito melhor de trabalhar com a HaruPdf pois já mastiga as funções. E pra ajudar, um demo do Jairo Maia que ajudou a ilustrar o uso da Classe.

Mas o problema é: não está printando caracteres com acento. Sai com aqueles caracteres estranhos.

Já mexi com a função Hb_SetCodePage, tentei trocar o codepage na classe, tudo sem sucesso.

Quem tiver uma dica, agradeço. Vi vários tópicos sobre isso mas não funcionou. Estou compilando com HMG 3.4.4

FUNCTION Testa_PDF()
LOCAL x, cMsg, oPDF, nLinha, nLenItem, nLenDescri, nLenUnit, nLenDescont, nLenTotal, nMaxCol, nMaxRow

   //hb_SetCodepage('PTISO')
   //hb_CodePage_PTISO()
   //Hb_LangSelect("PT")
   REQUEST HB_LANG_PT

   oPDF:=PDFClass()
   oPDF:Begin()
   oPDF:SetType( 2 )
   oPDF:SetInfo('Mario','Sistema SAC','Teste PDF/A')
   oPDF:AddPage()

   // Set PDF/A-1b conformance //
   //HPDF_PDFA_SetPDFAConformance(oPDF, HPDF_PDFA_1B)

   nMaxCol := oPDF:MaxCol()
   nMaxRow := oPDF:MaxRow()
   oPDF:DrawText( 2.0, 42, PadC( "Rua Abolição, 1414 - Ponte Preta", nMaxCol - 80 ), Nil, 10, "Helvetica", Nil, Nil )
   oPDF:DrawText( 3.5, 42, PadC( "CEP 13041-445 - Campinas-SP", nMaxCol - 82 ), Nil, 10, "Helvetica", Nil, Nil )
   oPDF:DrawText( 5.5, 42, PadC( "Vendas: (19) 3579-4488  -        9.7170-8006", nMaxCol - 95 ), Nil, 11, "Helvetica-Bold", Nil, Nil )
   oPDF:DrawText( 7.5, 42, PadC( "www.emporiodosofa.com", nMaxCol - 80 ), Nil, 10, "Helvetica", Nil, Nil )

   oPDF:End()

RETURN NIL


Saudações,
Mario.
Avatar de usuário

Mario Mesquita
Usuário Nível 4

Usuário Nível 4
 
Mensagens: 557
Data de registro: 08 Dez 2009 12:47
Cidade/Estado: Rio de Janeiro
Curtiu: 73 vezes
Mens.Curtidas: 13 vezes

Problemas de preview com a printer !!!

Mensagempor Mario Mesquita » 20 Fev 2019 10:04

Bom dia, amigos.

Ainda não consegui a acentuação do texto mas tenho impressão que tem a ver com o UNICODE, já que uso a HMG 3.4.4 unicode.
Num teste com a HPDF do pacote HMG consegui acentuar, bastando ter a declaração na linha de comando:

         START HPDFPAGE
            @ 280, 10 HPDFPRINT UNICODE '@ 290, 10 HPDFPRINT "Teste - acentuação - Ítem -  Ofício - Único' to 300, 300 size 12
         END HPDFPAGE


Lembrando que a HPDF nesse caso, parece muito com a MiniPrint e não com a HaruPdf original.
Procurando, achei uma função HPDF_Encoder_GetUnicode(), que me parece a chave para ativar a acentuação do texto. Mas, por falta de prática, não estou certo e minhas tentativas ainda não fizeram efeito.

Se alguém já passou por isso e tiver uma dica, agradeço.

Saudações,
Mario.
Avatar de usuário

Mario Mesquita
Usuário Nível 4

Usuário Nível 4
 
Mensagens: 557
Data de registro: 08 Dez 2009 12:47
Cidade/Estado: Rio de Janeiro
Curtiu: 73 vezes
Mens.Curtidas: 13 vezes

Problemas de preview com a printer !!!

Mensagempor JoséQuintas » 20 Fev 2019 12:21

A Harupdf do Harbour é exatamente igual a HaruPDF, então é olhar os manuais da Harupdf.

Na PDFCLass:
   VAR    cCodePage         INIT "WinAnsiEncoding" 


Isso define a codepage a ser usada.
Depende do fonte atender essa codepage também, às vezes criam um fonte que não atende todas as codepages, terá que testar.
Se os fontes da Harupdf não servirem, pode adicionar um fonte externo ao PDF.

Dá uma pesquisada no google sobre harupdf, que vai chegar ao manual, ou até em usuários da harupdf.
Tem pra PHP e outros, mas no geral usam os comandos padrão, e os manuais atendem o Harbour também.

Não sei se a harupdf da HMG é atualizada, mas nada impede de recompilar a HMG com o Harbour padrão, e usar a harupdf do Harbour.
Usar o padrão da harupdf pode ser chato, mas pode usar igual em Harbour, PHP, etc. o que permite trocar idéia entre usuários da harupdf, não importa a linguagem de programação.
José M. C. Quintas
Harbour 3.2, mingw, gtwvg, multithread, dbfcdx, ADO+MySql, PNotepad
"The world is full of kings and queens, who blind our eyes and steal our dreams Its Heaven and Hell"

https://github.com/JoseQuintas/
Avatar de usuário

JoséQuintas
Membro Master

Membro Master
 
Mensagens: 18013
Data de registro: 26 Fev 2007 11:59
Cidade/Estado: São Paulo-SP
Curtiu: 15 vezes
Mens.Curtidas: 1206 vezes

Problemas de preview com a printer !!!

Mensagempor Mario Mesquita » 20 Fev 2019 13:29

Olá, mestre.

Eu já tentei vários codepages, que constam no manual do HPDF da Samples do HMG. Como o Harbour vem acoplado na HMG, não tem suas proprias Samples, é uma pasta só que tem alguma coisa da HPDF, mas que tem cara de Miniprint. Nela, dando aquele UNICODE no print, a linha fica correta.

Problama é que fiquei com um pé em cada canoa: Não consegui nessa "HPDF/HMG" gerar como PDF/A. Mas a HPDF do Harbour (HaruPdf) tem esse recurso e agreguei numa cópia da PDFClass. Mas agora tô sem conseguir acentuação e não entendo a causa, impressão normal funciona sem mudar nada.

Meu grande problema é o tempo, como sempre. São tarefas com entrega em curtíssimo prazo que me limita estudar e modificar coisas demais, até pq reconhço que não sei mexer em compilador, fontes, etc. Não mexo em nada disso desde o tempo do Clipper. Não sei se ajuda a ilustrar colar o fonte aqui, mas quem sabe?

Nota: algo está bloqueando postar códigos, mudou algo na postagem? Dá um alerta "Forbbiden". Nem isso pra pedir auxílio...

Dias tentando resolver, já estou meio sem norte, rs

Sds,
Mario.
Avatar de usuário

Mario Mesquita
Usuário Nível 4

Usuário Nível 4
 
Mensagens: 557
Data de registro: 08 Dez 2009 12:47
Cidade/Estado: Rio de Janeiro
Curtiu: 73 vezes
Mens.Curtidas: 13 vezes

Problemas de preview com a printer !!!

Mensagempor Mario Mesquita » 20 Fev 2019 13:32

Olá.

Anexei o arquivo para que possa ser lido. Precisando de uma dica quente.

Sds,
Mario.
Anexos
Padrao.rar
(1.29 MiB) Baixado 86 vezes
Main.Prg
(22.72 KiB) Baixado 61 vezes
Avatar de usuário

Mario Mesquita
Usuário Nível 4

Usuário Nível 4
 
Mensagens: 557
Data de registro: 08 Dez 2009 12:47
Cidade/Estado: Rio de Janeiro
Curtiu: 73 vezes
Mens.Curtidas: 13 vezes

Problemas de preview com a printer !!!

Mensagempor Mario Mesquita » 21 Fev 2019 09:45

Bom dia, amigos.

Com a ajuda de vocês, em especial as dicas do mestre Quintas, acho que consegui uma solução para a geração do PDF de acordo
com a minha necessidade.

Como foi suspeito, os fontes nativos da HaruPdf não geram caracteres acentuados em ferramentas baseadas no Harbour 3.4,
obrigando o uso de fonte externa.

No tópico abaixo, o colega Vlademiro já tinha matado a charada e postou a solução:

viewtopic.php?f=43&t=14199&p=124216&hilit=hpdf#p124216

Tive que dar uma "rabiscada" na PDFClass do Quintas, sem o brilho dele é claro, mas consegui o que precisava: Arquivo no modo PDF/A.

Para efeito de pesquisa, deixo .prg anexo com as "mexidas" para auxílio dos colegas que venham a precisar.

Saudações,
Mario.
Anexos
Main.Prg
(23.81 KiB) Baixado 88 vezes
Avatar de usuário

Mario Mesquita
Usuário Nível 4

Usuário Nível 4
 
Mensagens: 557
Data de registro: 08 Dez 2009 12:47
Cidade/Estado: Rio de Janeiro
Curtiu: 73 vezes
Mens.Curtidas: 13 vezes

Anterior



Retornar para Harbour

Quem está online

Usuários vendo este fórum: Nenhum usuário registrado online e 5 visitantes


Ola Amigo, espero que meu site e forum tem lhe beneficiado, com exemplos e dicas de programacao.
Entao divulgue o link da Doacao abaixo para seus amigos e redes sociais ou faça uma doacao para o site forum...
MUITO OBRIGADO PELA SUA DOACAO!
Faça uma doação para o forum
cron
v
Olá visitante, seja bem-vindo ao Fórum Clipper On Line!
Efetue o seu login ou faça o seu Registro