Clipper On Line • Ver Tópico - Uso do NODOSIMP

Uso do NODOSIMP

Discussão sobre ferramentas de apoio à programação (Clipper/[x]Harbour)

Moderador: Moderadores

 

Impressão NODOSIMP

Mensagempor RONALDMENEZES » 16 Jun 2008 00:08

Gostaria de saber uma forma de rodar o nodosimp sem sair da minha tela do DOS,ou se existe algum programa que eu possa jogar a minha impressão direta para a impressora padrão.Testeu o NODOSIMP com a chamada run, só que ele vai para o windows,e, tenho que retornar depois para meu programa.Podem me ajudar ?
RONALDMENEZES
Usuário Nível 1

Usuário Nível 1
 
Mensagens: 9
Data de registro: 24 Mai 2006 12:38
Curtiu: 0 vez
Mens.Curtidas: 0 vez

Mensagempor Maligno » 16 Jun 2008 00:20

Nunca usei o noDOSimp, mas com a biblioteca WAPI eu mando a impressão para o spooler do Windows de forma transparente, como antes fazia com impressão direta para LPT. O Windows fica quieto no canto dele. :)
[]'s
Maligno
---
Não respondo questões técnicas através de MP ou eMail. Não insista.
As dúvidas devem ser postadas no fórum. Desta forma, todos poderão
se beneficiar das respostas.

---
Se um dia precisar de uma transfusão de sangue você perceberá como
é importante a figura do doador. Procure o hemocentro de sua cidade e
se informe sobre a doação de sangue, plaquetas e medula óssea. Doe!
Avatar de usuário

Maligno
Membro Master

Membro Master
 
Mensagens: 6390
Data de registro: 06 Jul 2004 01:40
Cidade/Estado: Londrina/PR
Curtiu: 1 vez
Mens.Curtidas: 14 vezes

Re: Impressão NODOSIMP

Mensagempor gvc » 16 Jun 2008 09:11

Eu uso o NODOSIMP.
Ele funciona exatamente assim:
- Monte seu arquivo de relatório;
- Chame o NODOSIMP (RUN) informando o arquivo e os parâmetros de impressão.
- Ele manda para a impressora padrão do windows o seu arquivo.
(Vc pode colocar parâmetro para o usuário selecionar a impressora instalada no windows dele.)

Vc vai encontrar aqui no forum alguns aplicativos que ficam rodando, observando determinadas pastas. Quando um arquivo com letras chaves no nome aparece em uma desssas pastas, o aplicativo manda a impressão para a devida impressora e depois altera o nome do arquivo.
Se não me falha a memória, um deles é o USB.EXE e os fontes dele estão postados aqui no forum.
Com o xHarbour, vc só tem que colocar uma linha para mandar para a impressora padrão. [set print to (GetDefaultPrinter())].

Testeu o NODOSIMP com a chamada run, só que ele vai para o windows,e, tenho que retornar depois para meu programa.

Eu não entendi o que vc quis dizer com isso. Vc manda executar o programa com o RUN, o Windows executa e retorna para a aplicação automaticamente. O que vc quis dizer com "tenho que retornar..."

Poste essa parte do seu código para poder-mos ajudar corretamente.

Boa sorte. Espero ter ajudado.
"TRS-80/Sincler/Apple/PC - Clipper Winter 85, tlink 1.0 [pc 10 MHz - 640K] {NEZ 8000 2Kb RAM}"
{POG - Programação Orientada a Gambiarra}
Avatar de usuário

gvc
Colaborador

Colaborador
 
Mensagens: 1269
Data de registro: 23 Ago 2005 10:57
Curtiu: 0 vez
Mens.Curtidas: 0 vez

Mensagempor Maligno » 16 Jun 2008 09:59

gvc escreveu:Eu não entendi o que vc quis dizer com isso. Vc manda executar o programa com o RUN, o Windows executa e retorna para a aplicação automaticamente. O que vc quis dizer com "tenho que retornar..."

Entendi que ele disse que o Windows pega o foco e depois ele precisa devolver o foco manualmente ao programa dele.
[]'s
Maligno
---
Não respondo questões técnicas através de MP ou eMail. Não insista.
As dúvidas devem ser postadas no fórum. Desta forma, todos poderão
se beneficiar das respostas.

---
Se um dia precisar de uma transfusão de sangue você perceberá como
é importante a figura do doador. Procure o hemocentro de sua cidade e
se informe sobre a doação de sangue, plaquetas e medula óssea. Doe!
Avatar de usuário

Maligno
Membro Master

Membro Master
 
Mensagens: 6390
Data de registro: 06 Jul 2004 01:40
Cidade/Estado: Londrina/PR
Curtiu: 1 vez
Mens.Curtidas: 14 vezes

Re: Impressão NODOSIMP

Mensagempor lucimauro » 16 Jun 2008 21:56

O que o amigo quiz dizer é que quando agente executa o NODOSIMP com o programa redando em tela cheia, o sistema é minimizado para a escolha da impressora pelo nodosimp, para retonar ao sistema ele terar que clikar em cima do icone do programa ou teclar enter para voltar ao mesmo.
lucimauro
Usuário Nível 3

Usuário Nível 3
 
Mensagens: 448
Data de registro: 21 Set 2004 21:02
Cidade/Estado: Sobral-CE
Curtiu: 15 vezes
Mens.Curtidas: 19 vezes

Re: Impressão NODOSIMP

Mensagempor Alcir » 17 Jun 2008 08:34

Eu uso o NODOSIMP e foi a unica maneira de imprimir em impressoras USB/rede.

Faça o seguinte Ronald, trabalhe na janela do windows, é muito melhor porque vc tem acesso a area de trabalho e a todos os outros recursos do seu PC.

abraços
Avatar de usuário

Alcir
Usuário Nível 1

Usuário Nível 1
 
Mensagens: 34
Data de registro: 17 Abr 2008 10:57
Cidade/Estado: sao paulo
Curtiu: 0 vez
Mens.Curtidas: 0 vez

Re: Impressão NODOSIMP

Mensagempor gvc » 17 Jun 2008 09:19

Poste aqui como esta a parte do seu código que manda imprimir o arquivo usando o NODOSIMP.
Pela sua descrição, vc esta passando parâmetro para o usuário selecionar a impressora.
Use somente: nodosimp <nome do arquivo texto> 80
Isso ira mandar o relatório para a impressora padrão do windows com 80 colunas.
"TRS-80/Sincler/Apple/PC - Clipper Winter 85, tlink 1.0 [pc 10 MHz - 640K] {NEZ 8000 2Kb RAM}"
{POG - Programação Orientada a Gambiarra}
Avatar de usuário

gvc
Colaborador

Colaborador
 
Mensagens: 1269
Data de registro: 23 Ago 2005 10:57
Curtiu: 0 vez
Mens.Curtidas: 0 vez

Re: Impressão NODOSIMP

Mensagempor Pablo César » 17 Jun 2008 09:52

RONALDMENEZES escreveu:Gostaria de saber uma forma de rodar o nodosimp sem sair da minha tela do DOS
Ronald, o NODOSIMP é um aplicativo externo como outros (USB.EXE, HWUSB.EXE, DOSPRINT, PRWIN, etc) e salvo o método usado pelo Maligno de transformar um executável em biblioteca, não tem como deixar de executar o RUN ou SWPRUNCMD, aliás até a biblioteca transformada pela técnica do Maligno utiliza o RUN. Mas acredito que nem todo aplicativo externo possa a vir ter sucesso para transformá-la em biblioteca (de EXE para LIB), pois uma das situações é que o aplicativo deve rodar em modo CONSOLE e não GRÁFICO como acustuma ser para WINDOWS.

RONALDMENEZES escreveu:existe algum programa que eu possa jogar a minha impressão direta para a impressora padrão.
Você poderia utilizar a função PRINTFILE() da biblioteca do Maligno, como ele mesmo ja disse.

RONALDMENEZES escreveu:Testei o NODOSIMP com a chamada run, só que ele vai para o windows,e, tenho que retornar depois para meu programa.
Eu tinha acreditado que o NODOSIMP é um aplicativo em modo CONSOLE, isto é, não tem interface de apresentação/execução gráfica. Mas digamos que a versão que você estaria usando não seja em modo CONSOLE (aplicativo com tela para execução em modo DOS, vamos dizer). Então se a sua dificuldade está em executar o aplicativo desde o seu aplicativo DOS e após execução não está retorno para o seu aplicativo: então poderia te indicar a utilizar a função WINDOW2TOP() a biblioteca WAPI.LIB do Maligno que irá trazer de volta a sessão chamadora (principal, isto é, onde seu aplicativo está). Só que antes de chamar qualquer aplicativo externo, execute A GETMYHANDLE() para saber o número do handle da sessão em que seu aplicativo se encontra, pois irá precisar após execução do RUN DOSIMP...

Dê uma olhada no tópico viewtopic.php?f=1&t=6188&p=28282#p28282 para saber mais sobre o retorno a sessão da aplicação principal.
Um clip-abraço !

Pablo César Arrascaeta
Compartilhe suas dúvidas e soluções com todos os colegas aqui do fórum.
Evite enviar as dúvidas técnicas por MPs ou eMails, assim todos iremos beneficiar-nos.
Avatar de usuário

Pablo César
Usuário Nível 7

Usuário Nível 7
 
Mensagens: 5312
Data de registro: 31 Mai 2006 10:22
Cidade/Estado: Curitiba - Paraná
Curtiu: 142 vezes
Mens.Curtidas: 152 vezes

Re: Impressão NODOSIMP

Mensagempor reinaldo » 18 Jun 2008 07:56

Ronald

Siga a sugestão do GVC que vai dar certo. O parametro SEL do NODOSIMP serve justamente para vc selecionar a impressora desejada. Sem esse parametro ele imprime na impressora padrão.
O USB.EXE é uma excelente opção e não tem esse problema: ele envia sempre para a impressora padrão. A única desvantagem do USB (o que não é nada sério) é que após a impressão ele deleta o arquivo .TXT usado.
reinaldo
Usuário Nível 3

Usuário Nível 3
 
Mensagens: 105
Data de registro: 02 Mai 2005 13:08
Cidade/Estado: santos/sp
Curtiu: 0 vez
Mens.Curtidas: 1 vez

Re: Impressão NODOSIMP

Mensagempor Alcir » 18 Jun 2008 09:27

reinaldo escreveu:Ronald

Siga a sugestão do GVC que vai dar certo. O parametro SEL do NODOSIMP serve justamente para vc selecionar a impressora desejada. Sem esse parametro ele imprime na impressora padrão.
O USB.EXE é uma excelente opção e não tem esse problema: ele envia sempre para a impressora padrão. A única desvantagem do USB (o que não é nada sério) é que após a impressão ele deleta o arquivo .TXT usado.


Voces nao entenderam o problema do Ronald.
Ele trabalha no sistema dele em JANELA INTEIRA, e quando ele manda imprimir (RUN NODOSIMP ARQUIVO.TXT 80 SEL/VER), fecha-se o FULL SCREEN e minimiza o seu programa.

Se ele trabalhar num janela do Ruindows isso se resolverá. Abraços
Avatar de usuário

Alcir
Usuário Nível 1

Usuário Nível 1
 
Mensagens: 34
Data de registro: 17 Abr 2008 10:57
Cidade/Estado: sao paulo
Curtiu: 0 vez
Mens.Curtidas: 0 vez

Re: Impressão NODOSIMP

Mensagempor gvc » 18 Jun 2008 10:39

Alcir escreveu:Voces nao entenderam o problema do Ronald.
Ele trabalha no sistema dele em JANELA INTEIRA, e quando ele manda imprimir (RUN NODOSIMP ARQUIVO.TXT 80 SEL/VER), fecha-se o FULL SCREEN e minimiza o seu programa.


[Alcir]
Eu uso o NODOSIMP já faz algum tempo, em janela cheia e é transparente para o usuário.
Alias, eles nem sabem o que é usado para mandar a impressão para as impressoras.
Se não fosse assim, o NODOSIMP não teria utilidade no meu trabalho.

RUN NODOSIMP ARQUIVO.TXT 80 SEL/VER -

*** el parametro SEL significa seleccion de impresora sin preliminar. (Selecionar impressora)
*** el parametro VER significa verbal (muestra en una ventana que archivo esta procesando) (Mostra em uma janela qual arquivo esta processando)

(SEL/VER) Tire esse parâmetros. Ambos vão provocar o que Ronald esta reclamando.
"TRS-80/Sincler/Apple/PC - Clipper Winter 85, tlink 1.0 [pc 10 MHz - 640K] {NEZ 8000 2Kb RAM}"
{POG - Programação Orientada a Gambiarra}
Avatar de usuário

gvc
Colaborador

Colaborador
 
Mensagens: 1269
Data de registro: 23 Ago 2005 10:57
Curtiu: 0 vez
Mens.Curtidas: 0 vez

Re: Impressão NODOSIMP

Mensagempor Alcir » 18 Jun 2008 17:34

gvc escreveu:[Alcir]
Eu uso o NODOSIMP já faz algum tempo, em janela cheia e é transparente para o usuário.
Alias, eles nem sabem o que é usado para mandar a impressão para as impressoras.
Se não fosse assim, o NODOSIMP não teria utilidade no meu trabalho.

RUN NODOSIMP ARQUIVO.TXT 80 SEL/VER -

*** el parametro SEL significa seleccion de impresora sin preliminar. (Selecionar impressora)
*** el parametro VER significa verbal (muestra en una ventana que archivo esta procesando) (Mostra em uma janela qual arquivo esta processando)

(SEL/VER) Tire esse parâmetros. Ambos vão provocar o que Ronald esta reclamando.


É verdade.
Boa ideia.
Resolve o problema do Ronald.
Só que perde a tela que vc pode escolher a impressora e prever o relatorio.

Abração
Avatar de usuário

Alcir
Usuário Nível 1

Usuário Nível 1
 
Mensagens: 34
Data de registro: 17 Abr 2008 10:57
Cidade/Estado: sao paulo
Curtiu: 0 vez
Mens.Curtidas: 0 vez

Re: Impressão NODOSIMP

Mensagempor gvc » 18 Jun 2008 17:48

Não dá para ganhar todas. Mas assim mesmo, resolve o problema.
Para mim, foi a salvação da lavoura.
Tem nego se mordendo ainda, de raiva da solução ser tão simples.

Ah! O que vc quer, dá para fazer com o xHarbour e muito bem obrigado.
Conforme o relatório, é só mudar uma linha.
Ok. Não é a garrafada de curandeiro, mas ajuda bastante.
Outra: o NODOSIMP é em xHarbour e o desenvolvedor esta vendendo os fontes. Ele esta até mandando a impressão para PDF direto.


Vamos esperar a resposta do RONALDMENEZES. Se resolveu o problema.
"TRS-80/Sincler/Apple/PC - Clipper Winter 85, tlink 1.0 [pc 10 MHz - 640K] {NEZ 8000 2Kb RAM}"
{POG - Programação Orientada a Gambiarra}
Avatar de usuário

gvc
Colaborador

Colaborador
 
Mensagens: 1269
Data de registro: 23 Ago 2005 10:57
Curtiu: 0 vez
Mens.Curtidas: 0 vez

NODOSIMP

Mensagempor Pablo César » 18 Jun 2008 19:53

gvc escreveu:Não dá para ganhar todas. Mas assim mesmo, resolve o problema.
Poderias me dizer se o NODOSIMP é FREEWARE ?

Alcir escreveu:Voces nao entenderam o problema do Ronald.
Ele trabalha no sistema dele em JANELA INTEIRA, e quando ele manda imprimir (RUN NODOSIMP ARQUIVO.TXT 80 SEL/VER), fecha-se o FULL SCREEN e minimiza o seu programa.
Alcir, eu entendí sim. Tal é assim que mesmo que o NODSIMP tenha as opções de parâmetro para que isso não ocorresse, eu sem conhecer a fundo o aplicativo (ora porque não tive necessidade) eu dei uma dica justamente para devolver o foco da sessão e não ficar minimizado, certo ?
Um clip-abraço !

Pablo César Arrascaeta
Compartilhe suas dúvidas e soluções com todos os colegas aqui do fórum.
Evite enviar as dúvidas técnicas por MPs ou eMails, assim todos iremos beneficiar-nos.
Avatar de usuário

Pablo César
Usuário Nível 7

Usuário Nível 7
 
Mensagens: 5312
Data de registro: 31 Mai 2006 10:22
Cidade/Estado: Curitiba - Paraná
Curtiu: 142 vezes
Mens.Curtidas: 152 vezes

Re: Impressão NODOSIMP

Mensagempor gvc » 19 Jun 2008 10:34

[Pablo César]
Até determinada versão é FREE. A versão free atual é a 7.3 (se não me engano.)
Eu uso a V7.0 e funciona muito bem, obrigado.

Como já postei anteriormente, o criador dela esta vendendo tb os fontes. A versão comercial faz muita coisa mesmo.
Veja sobre ela em http://sistemascvc.tripod.com/id10.html

Veja mais em http://sistemascvc.tripod.com

(acho que já fiz muito comercial) Ainda estou esperando a resposta do RONALDMENEZES. Resolveu o problema?
"TRS-80/Sincler/Apple/PC - Clipper Winter 85, tlink 1.0 [pc 10 MHz - 640K] {NEZ 8000 2Kb RAM}"
{POG - Programação Orientada a Gambiarra}
Avatar de usuário

gvc
Colaborador

Colaborador
 
Mensagens: 1269
Data de registro: 23 Ago 2005 10:57
Curtiu: 0 vez
Mens.Curtidas: 0 vez

Próximo



Retornar para Ferramentas de Apoio

Quem está online

Usuários vendo este fórum: Nenhum usuário registrado online e 4 visitantes


Ola Amigo, espero que meu site e forum tem lhe beneficiado, com exemplos e dicas de programacao.
Entao divulgue o link da Doacao abaixo para seus amigos e redes sociais ou faça uma doacao para o site forum...
MUITO OBRIGADO PELA SUA DOACAO!
Faça uma doação para o forum
cron
v
Olá visitante, seja bem-vindo ao Fórum Clipper On Line!
Efetue o seu login ou faça o seu Registro