Clipper On Line • Ver Tópico - Instalar ambiente de desenvolvimento - novo computador

Instalar ambiente de desenvolvimento - novo computador

Discussão sobre ferramentas de apoio à programação (Clipper/[x]Harbour)

Moderador: Moderadores

 

Instalar ambiente de desenvolvimento - novo computador

Mensagempor rochinha » 10 Out 2018 00:39

Amiguinhos,

Da forma como estamos expondo praticamente não temos problemas com nossos ambientes de desenvolvimento e sim com o S.O.

As falhas com Windows ou HDs é que nos causam tormento. As opções são as mais variadas:

1-Um PC com dois HDs, onde o Windows fica no menor podendo até ser um pen-drive, e toda estrutura de programação em outro HD.
2-S.O. virtualizado com VirtualPC, VirtualBOX ou HiperV acessando uma pasta virtual que na verdade será um HD físico.
3-S.O. virtualizado adicionado ao boot. Ele abre sem usar o player, como se fosse uma partição.

No primeiro caso se o Windows der pau, a perda de tempo se dará pela sua re-instalação, configuração de drives e Adobe, CCleaner, anti-virus, etc.
No segundo e terceiro casos, tendo uma cópia dos VHDs basta jogar por cima do paulado ou configurar cópia de sombra virtual.

O VirtualPC é dependente do Windows para Rodar, mas a sua VHD pode ser configurada(com dificuldade) para rodar como partição bootável.
O VirtualBOX tem um método interessante de rodar invisível no host e ser acessado via VNC por outra maquina e subir nela(não me lembro se, diretamente do DOS).

O problema das virtualizações são os limites do hd virtual e a peda de performance, pois estará dividindo memória e hardware com o host.

Melhor mesmo é um Windows 10 instalado num pen-drive, 32 ou 64, que pode ser bootável em qualquer pc, rápidamente e backup também rápido.

Outra coisa importante é o HD de trabalho. Melhor que seja um 24x24, aqueles HDs de DVR, pois aguentam o trabalho pesado mais tempo. Os meus HDs normais duram 1 ano a 1 ano e meio de pauleira. Já perdi muitos travados.

Thats Folks.
OPS! LINK QUEBRADO? Veja ESTE TOPICO antes e caso não encontre ENVIE seu email com link do tópico para fivolution@hotmail.com. Agradecido.

@braços : ? )

A justiça divina tarda mas não falha, enquanto que a justiça dos homens falha porque tarda.
Avatar de usuário

rochinha
Membro Master

Membro Master
 
Mensagens: 4538
Data de registro: 18 Ago 2003 20:43
Cidade/Estado: São Paulo - Brasil
Curtiu: 800 vezes
Mens.Curtidas: 242 vezes

Instalar ambiente de desenvolvimento - novo computador

Mensagempor JoséQuintas » 10 Out 2018 04:28

rochinha escreveu:Os meus HDs normais duram 1 ano a 1 ano e meio de pauleira


Só isso?
Meus HDs da máquina de trabalho devem ter mais de 5 anos.
José M. C. Quintas
Harbour 3.2, mingw, gtwvg, multithread, dbfcdx, ADO+MySql, PNotepad
"The world is full of kings and queens, who blind our eyes and steal our dreams Its Heaven and Hell"

https://github.com/JoseQuintas/
Avatar de usuário

JoséQuintas
Membro Master

Membro Master
 
Mensagens: 18012
Data de registro: 26 Fev 2007 11:59
Cidade/Estado: São Paulo-SP
Curtiu: 15 vezes
Mens.Curtidas: 1206 vezes

Instalar ambiente de desenvolvimento - novo computador

Mensagempor susviela@bol.com.br » 10 Out 2018 13:06

.

Como tudo na vida... é uma questão de se ambientar e como uso Ubuntu na minha maquina ... me sinto bem confortável e seguro com essa minha escolha, mas , é questão de gosto e prática mesmo.

Tenho várias opções ao meu dispor a apenas um click.

Não preciso nem desligar as máquinas, atentem para a opção SALVA , onde apenas clicando no X, a máquina é salva e ao iniciar ... volta no mesmo ponto onde estava até com os editores e PRGs abertos, sei lá me parece prático e nunca tive problemas.

virtual-box.png
Usando VirtualBox / Hospedeiro Ubuntu
.
.
"E quando você perder o controle, colherá o que plantou."
=========================================
Carlos Alberto Nunes #Susviela
Site: https://www.PowerInformatica.com.br
=========================================
Blog xBase: https://programandoxbase.wordpress.com/
Blog TI: https://susviela.wordpress.com

( #ProgramandoxBase #AllxBase )
Avatar de usuário

susviela@bol.com.br
Usuário Nível 3

Usuário Nível 3
 
Mensagens: 236
Data de registro: 30 Jun 2017 11:17
Cidade/Estado: São José / SC
Curtiu: 153 vezes
Mens.Curtidas: 24 vezes

Instalar ambiente de desenvolvimento - novo computador

Mensagempor rubens » 10 Out 2018 14:20

Vocês usam mesmo uma VM como ambiente de desenvolvimento? Então eu não soube configurar por aqui.. por que quando testei, ficou muito lento ...
Daí coisas que vão instaladas no windows tem que instalar tudo de novo.. É sobre isso que acho que demorar... porque o ambiente do windows não deixa de ser o ambiente de desenvolvimento também. Usamos vários outros programas, tipo editor de imagens, agora tem que configurar par TLS e tal... e estes programas/utilitários precisam ser instalados no windows. não dá para carregar para outra instalação de outro windows... Daí a demora e enrola, que chega a dar calafrios...
"Eu e minha casa servimos ao Senhor e você ???"
Avatar de usuário

rubens
Colaborador

Colaborador
 
Mensagens: 1518
Data de registro: 16 Ago 2003 09:05
Cidade/Estado: Nova Xavantina - MT
Curtiu: 77 vezes
Mens.Curtidas: 104 vezes

Instalar ambiente de desenvolvimento - novo computador

Mensagempor susviela@bol.com.br » 10 Out 2018 15:17

rubens escreveu:Vocês usam mesmo uma VM como ambiente de desenvolvimento? Então eu não soube configurar por aqui.. por que quando testei, ficou muito lento ...
Daí coisas que vão instaladas no windows tem que instalar tudo de novo.. É sobre isso que acho que demorar... porque o ambiente do windows não deixa de ser o ambiente de desenvolvimento também. Usamos vários outros programas, tipo editor de imagens, agora tem que configurar par TLS e tal... e estes programas/utilitários precisam ser instalados no windows. não dá para carregar para outra instalação de outro windows... Daí a demora e enrola, que chega a dar calafrios...


Hué.... na primeira vez tem que instalar tudo que você precisa, em qualquer ambiente (HD / PC novo por exemplo) ... até ai nada de novo ...
A vantagem que eu vejo é que após a INSTALAÇÃO DE TODAS AS FERRAMENTAS que vc precisa para trabalhar ... faz uma cópia e salva no HD externo, também vejo que vc pode ter VÁRIAS VMs com pequenas alterações, tipo vou testar a GUI Harbour "BatataGui" essa é nova hehehehe.... só manando clonar a VM e faço as alterações necessárias pois já veio junto na clonagem meu editor favorito, e todas a minhas ferramentas.

Podes ter VMs 32 e 64 para testar, podes ter WIN-8 / 10 .. NT, Linux;

Antivírus para que ?
Hehehehehe se tu salva os teus fontes em uma pasta compartilhada entre várias VMs ... só restaurar a VM e está tudo pronto.

Sei lá ... talvez eu esteja sendo garoto propaganda das VMs ... mas não é isso, só me sinto confortável ...
.
.
"E quando você perder o controle, colherá o que plantou."
=========================================
Carlos Alberto Nunes #Susviela
Site: https://www.PowerInformatica.com.br
=========================================
Blog xBase: https://programandoxbase.wordpress.com/
Blog TI: https://susviela.wordpress.com

( #ProgramandoxBase #AllxBase )
Avatar de usuário

susviela@bol.com.br
Usuário Nível 3

Usuário Nível 3
 
Mensagens: 236
Data de registro: 30 Jun 2017 11:17
Cidade/Estado: São José / SC
Curtiu: 153 vezes
Mens.Curtidas: 24 vezes

Instalar ambiente de desenvolvimento - novo computador

Mensagempor rochinha » 10 Out 2018 17:22

Amiguinhos,

Como susviela frisou, antivirus não se instala na VM pois o acesso a internet é virtualizado e passa pelo host.

Eu fiz um teste com Ubuntu através de um instalador que jogava ele num pendrive, não lembro o nome, coisa linda. Mas quem já acostumou com os paus do Windows e só quer desenvolver não se importa.

No caso da lentidão da VM isto é devido ao tamanho de memória disponibilizado para uso dela, 512 minimo para Windows 7 e Vista(melhor aumentar), instalação completa do S.O. inclusive com updates(pra que?), antivirus(pra que?), WarSAW(pra quê).

O canal é pegar estas instalações minimalizadas que enconramos por ai. Cheguei a encontrar instalação de Windows 7 que tinha 120Mb.

Então é só apurar.
OPS! LINK QUEBRADO? Veja ESTE TOPICO antes e caso não encontre ENVIE seu email com link do tópico para fivolution@hotmail.com. Agradecido.

@braços : ? )

A justiça divina tarda mas não falha, enquanto que a justiça dos homens falha porque tarda.
Avatar de usuário

rochinha
Membro Master

Membro Master
 
Mensagens: 4538
Data de registro: 18 Ago 2003 20:43
Cidade/Estado: São Paulo - Brasil
Curtiu: 800 vezes
Mens.Curtidas: 242 vezes

Instalar ambiente de desenvolvimento - novo computador

Mensagempor susviela@bol.com.br » 10 Out 2018 19:46

rochinha escreveu:No caso da lentidão da VM isto é devido ao tamanho de memória disponibilizado para uso dela, 512 minimo para Windows 7 e Vista(melhor aumentar), instalação completa do S.O. inclusive com updates (pra que?), antivirus (pra que?), WarSAW(pra quê).


É isso ai nas VM que programo HMG uso 2GB Memória / Win 7 -64 sem SP-1 / updates desativado, e nas Propriedades do Sistema / configurações avançadas escolho - AJUSTAR PARA MELHOR DESEMPENHO.

E para cada caso vou adaptando as necessidades em novas VMs ...
.
.
"E quando você perder o controle, colherá o que plantou."
=========================================
Carlos Alberto Nunes #Susviela
Site: https://www.PowerInformatica.com.br
=========================================
Blog xBase: https://programandoxbase.wordpress.com/
Blog TI: https://susviela.wordpress.com

( #ProgramandoxBase #AllxBase )
Avatar de usuário

susviela@bol.com.br
Usuário Nível 3

Usuário Nível 3
 
Mensagens: 236
Data de registro: 30 Jun 2017 11:17
Cidade/Estado: São José / SC
Curtiu: 153 vezes
Mens.Curtidas: 24 vezes

Anterior



Retornar para Ferramentas de Apoio

Quem está online

Usuários vendo este fórum: Nenhum usuário registrado online e 3 visitantes


Ola Amigo, espero que meu site e forum tem lhe beneficiado, com exemplos e dicas de programacao.
Entao divulgue o link da Doacao abaixo para seus amigos e redes sociais ou faça uma doacao para o site forum...
MUITO OBRIGADO PELA SUA DOACAO!
Faça uma doação para o forum
cron
v
Olá visitante, seja bem-vindo ao Fórum Clipper On Line!
Efetue o seu login ou faça o seu Registro