Clipper On Line • Ver Tópico - Armazenamento na Nuvem e Sincronização

Armazenamento na Nuvem e Sincronização

Discussão sobre ferramentas de apoio à programação (Clipper/[x]Harbour)

Moderador: Moderadores

 

Armazenamento na Nuvem e Sincronização

Mensagempor fladimir » 30 Nov 2016 21:39

Esse assunto é oportuno, haja visto q tem akele vírus q esta se espalhando muito q criptografa os arquivos dos clientes...

Eu tinha adotado uma solução diferente, fiz um servidor de FTP para bkp e direcionei para o mesmo, vinha funcionando bem, até q o NO-IP parou de funcionar na conta q estava tudo pendurado (infelizmente) sem comunicar e agora estou mais cauteloso, estou criando um app semelhante ao No-Ip e vou voltar com esta solução por não ter custos iniciais, mas confesso q se tivesse uma solução (não sei se as q vc apresentou daria) pra funcionar tipo enviando via FTP ou outra forma de integrar com nossos aplicativos sem ser uma unidade mapeada (Google Drive é assim.. depois ele sincroniza) pq esse vírus ferra essas unidades tb... tinha q ser uma forma de subir os arquivos segura... via FTP pra acessar tem q ter usuario e senha etc.. mesmo q eventualmente o micro tenha sido comprometido utilizando backups seriados (data, hora etc) não teria problema.

Já se for unidade Google Drive ou outro mapeada o vírus ferra todos os arquivos e vai sincronizar tudo ferrado.

Algumas dessas soluções pode ser acessada tipo FTP, SSH ou enviar arquivos de maneira segura?
Sun Tzu há mais de três mil anos cita nas epígrafes de seu livro “A Arte da Guerra“:

“Concentre-se nos pontos fortes, reconheça as fraquezas, agarre as oportunidades e proteja-se contra as ameaças”.
“Se não é vantajoso, nunca envie suas tropas; se não lhe rende ganhos, nunca utilize seus homens; se não é uma situação perigosa, nunca lute uma batalha precipitada”
.


Até 2017    Desktop Console [ Legado ] Harbour | MinGW | DBF | CDX | FastReport | MySQL


Novos Projetos:

   Desktop Visual           Windev Desktop
   Celular Android/iOS   Windev Mobile
   WEB                            Windev Web


Sejamos gratos a Deus.
Avatar de usuário

fladimir
Colaborador

Colaborador
 
Mensagens: 2434
Data de registro: 15 Nov 2006 19:21
Curtiu: 28 vezes
Mens.Curtidas: 157 vezes

Armazenamento na Nuvem e Sincronização

Mensagempor fladimir » 01 Dez 2016 12:48

Obrigado...

Criei tipo um No-Ip pra mim chamei de MyNoIP... q nada mais é q um aplicativo q qdo instalo eu defino o nome da maquina exemplo ServidorBkp
Ai ele vai numa tabela MySQL q tenho na nuvem e verifica se não tem esse micro registra e armazena o IP dele...
Fiz um timer pra atualizar de 5 em 5 minutos pra verificar se mudou o IP publico em relacao ao q esta registrado atualiza na nuvem.

Ai nos clientes eles conectam nessa tabela verificam qual o IP do Servidor de Bkp e acessam o mesmo via FTP e fazem o backup da base caso não tenha sido upado ainda no dia.

Ta rodando show de bola.

P.S. essa parte de como fazer o Servidor de Bkp gratuito o aSimoes já postou aki em Contribuições...
A parte de acessar e manipular as tabelas MySQL tem aki tb e utilizo a contrib
A parte de IPPublico postei esses tempos aki tb...
Seria uma outra alternativa.
Como minha net é boa não fica o mesmo nível de estrutura de servidores tipo DropBox etc... mas atende..

[]'s
Sun Tzu há mais de três mil anos cita nas epígrafes de seu livro “A Arte da Guerra“:

“Concentre-se nos pontos fortes, reconheça as fraquezas, agarre as oportunidades e proteja-se contra as ameaças”.
“Se não é vantajoso, nunca envie suas tropas; se não lhe rende ganhos, nunca utilize seus homens; se não é uma situação perigosa, nunca lute uma batalha precipitada”
.


Até 2017    Desktop Console [ Legado ] Harbour | MinGW | DBF | CDX | FastReport | MySQL


Novos Projetos:

   Desktop Visual           Windev Desktop
   Celular Android/iOS   Windev Mobile
   WEB                            Windev Web


Sejamos gratos a Deus.
Avatar de usuário

fladimir
Colaborador

Colaborador
 
Mensagens: 2434
Data de registro: 15 Nov 2006 19:21
Curtiu: 28 vezes
Mens.Curtidas: 157 vezes

Armazenamento na Nuvem e Sincronização

Mensagempor janio » 01 Dez 2016 13:06

Tenho clientes com backups de 3 a 4gb.

Como eu iria colocar backup na nuvem numa situação dessa?

Janio
fui...
e-mail:janioaguiar@yahoo.com.br
msn: janio_aguiar@hotmail.com
xHarbour1.2.1/Harbour3.2 + wvg + hwgui + Mediator + MySql
Avatar de usuário

janio
Colaborador

Colaborador
 
Mensagens: 1835
Data de registro: 06 Jul 2004 07:43
Cidade/Estado: UBAJARA - CE
Curtiu: 8 vezes
Mens.Curtidas: 68 vezes

Armazenamento na Nuvem e Sincronização

Mensagempor fladimir » 01 Dez 2016 18:41

bom questionamento...

Aki as bases são pequenas depois de compactadas... máximo 100 MB na média as grandes...

O ideal nesse caso se depois de compactado ficar muito grande (superior a 200MB) uma forma de fazer tipo um SPLIT (dividir em partes)

Exemplo base sem compactar 3GB compactada 600MB dividir em arquivos de 50 MB por exemplo dariam 12 arquivos para serem upados a nível de backup na nuvem...

O porém de tudo isto, no meu caso, é q sei apenas compactar e descompactar via xBase (Harbour), não sei se teria como fazer um split no arquivo compactado gerando outras partes menores.
Sun Tzu há mais de três mil anos cita nas epígrafes de seu livro “A Arte da Guerra“:

“Concentre-se nos pontos fortes, reconheça as fraquezas, agarre as oportunidades e proteja-se contra as ameaças”.
“Se não é vantajoso, nunca envie suas tropas; se não lhe rende ganhos, nunca utilize seus homens; se não é uma situação perigosa, nunca lute uma batalha precipitada”
.


Até 2017    Desktop Console [ Legado ] Harbour | MinGW | DBF | CDX | FastReport | MySQL


Novos Projetos:

   Desktop Visual           Windev Desktop
   Celular Android/iOS   Windev Mobile
   WEB                            Windev Web


Sejamos gratos a Deus.
Avatar de usuário

fladimir
Colaborador

Colaborador
 
Mensagens: 2434
Data de registro: 15 Nov 2006 19:21
Curtiu: 28 vezes
Mens.Curtidas: 157 vezes

Armazenamento na Nuvem e Sincronização

Mensagempor JoséQuintas » 02 Dez 2016 09:42

Sincronizar é apenas fazer cópia.
Se estiver estragado, vai fazer copia estragada.
Nesse caso perde-se original e cópia.

O GIT é pra controle de fontes, mas deve servir, ou deve ter algo parecido pra tratar de arquivos de dados.
Com algo parecido, basta salvar as mudanças, e não o backup completo a cada backup.

Soluções existem muitas.

Um backup de 4GB....
É de se imaginar que trata-se de uma empresa grande, que tem condições de PAGAR por uma solução melhor/maior.
José M. C. Quintas
Harbour 3.2, mingw, gtwvg, multithread, dbfcdx, ADO+MySql, PNotepad
"The world is full of kings and queens, who blind our eyes and steal our dreams Its Heaven and Hell"

https://github.com/JoseQuintas/
Avatar de usuário

JoséQuintas
Membro Master

Membro Master
 
Mensagens: 18007
Data de registro: 26 Fev 2007 11:59
Cidade/Estado: São Paulo-SP
Curtiu: 15 vezes
Mens.Curtidas: 1206 vezes

Armazenamento na Nuvem e Sincronização

Mensagempor rochinha » 06 Dez 2016 10:36

Amiguinhos,

Esta ferramenta promete compilar vários utilitários e ferramentas em forma portatil. Inclusive aplicativos para sincronia conhecidos como Dropbox, Box, Google Drive e One Drive.

Download

No momento da instalação da plataforma escolha Portátil, e depois, Usar outro local.

Execute a plataforma e escolha os aplicativos que queira colocar no seu pen-drive.
OPS! LINK QUEBRADO? Veja ESTE TOPICO antes e caso não encontre ENVIE seu email com link do tópico para fivolution@hotmail.com. Agradecido.

@braços : ? )

A justiça divina tarda mas não falha, enquanto que a justiça dos homens falha porque tarda.
Avatar de usuário

rochinha
Membro Master

Membro Master
 
Mensagens: 4538
Data de registro: 18 Ago 2003 20:43
Cidade/Estado: São Paulo - Brasil
Curtiu: 800 vezes
Mens.Curtidas: 242 vezes




Retornar para Ferramentas de Apoio

Quem está online

Usuários vendo este fórum: Nenhum usuário registrado online e 7 visitantes


Ola Amigo, espero que meu site e forum tem lhe beneficiado, com exemplos e dicas de programacao.
Entao divulgue o link da Doacao abaixo para seus amigos e redes sociais ou faça uma doacao para o site forum...
MUITO OBRIGADO PELA SUA DOACAO!
Faça uma doação para o forum
cron
v
Olá visitante, seja bem-vindo ao Fórum Clipper On Line!
Efetue o seu login ou faça o seu Registro