Clipper On Line • Ver Tópico - Rodar Clipper em 64 bits 100% garantido!

Rodar Clipper em 64 bits 100% garantido!

Discussão sobre ferramentas de apoio à programação (Clipper/[x]Harbour)

Moderador: Moderadores

 

Rodar Clipper em 64 bits 100% garantido!

Mensagempor caputo » 28 Mar 2012 19:52

Pessoal agora para rodar em 64 bits

1) Baixar o aplicativo DOSBox em http://sourceforge.net/projects/dosbox/files/dosbox/0.74/DOSBox0.74-win32-installer.exe/download
2) Instalar
3) Na pasta C:\Arquivos de programas\DOSBox-0.74 executar o arquivo "DOSBox 0.74 Options"
4) Procure na linha onde tem
[autoexec]
# Lines in this section will be run at startup.
# You can put your MOUNT lines here.
5) Abaixo dela vc vai montar o caminho do seu programa para q o usuário não precise digitar para acessar
mount c c:/ "esta linha vc esta montando o seu C:"
mount f f:/ "esta linha vc esta montando o seu F: o caminho do seu servidor ou como queira"
c: "esta linha vc entra no seu C:"
cd\sys125\master "esta linha vc abre a pasta do seu aplicativo"
master.exe "esta linha vc abre seu aplicativo"
exit "esta linha vc volta para windows ao terminar de executar seu aplicativo"

CASO PREFIRA QUE O SISTEMA ENTRE EM TELA CHEIA VC PRECISA ALTERAR ESTAS VARIÁVEIS a primeira esta na linha 24
fullscreen=true
fulldouble=true
fullresolution=original
windowresolution=640x480
output=surface
autolock=false
sensitivity=100
waitonerror=true
priority=higher,normal
mapperfile=mapper-0.74.map
usescancodes=true

Espero ter ajudado pois eu penei para fazer rodar no 64 bits
meu msn caputo@hotmail.com.br

UM CLIPPE ABRAÇO A TODOS!!!!
Nota de Moderação:
Pablo César: O presente tópico foi movido da seção CA-Clipper, uma vez que seu conteúdo não tem relação com os objetivos daquela seção, onde só podem constar dúvidas técnicas de programação diretamente relacionadas com o Clipper.
caputo
Usuário Nível 1

Usuário Nível 1
 
Mensagens: 20
Data de registro: 29 Out 2007 07:39
Cidade/Estado: Olímpia/SP
Curtiu: 1 vez
Mens.Curtidas: 0 vez

Rodar Clipper em 64 bits 100% garantido!

Mensagempor braz » 29 Mar 2012 08:40

Otima informação, parabens pela iniciativa.

Mas acho mais facil compilar em xharbor, bem mais rapido.

Abraços
braz
Usuário Nível 2

Usuário Nível 2
 
Mensagens: 53
Data de registro: 08 Jan 2011 16:39
Cidade/Estado: piracicaba
Curtiu: 0 vez
Mens.Curtidas: 1 vez

Rodar Clipper em 64 bits 100% garantido!

Mensagempor Pablo César » 29 Mar 2012 08:46

Pois é... fica lento a execução de programas pelo DOSBox. Mas é mais uma opção e que o custo de implantação é zero. Eu ja prefiro compilar com Harbour e através da IDE da HMG.
Um clip-abraço !

Pablo César Arrascaeta
Compartilhe suas dúvidas e soluções com todos os colegas aqui do fórum.
Evite enviar as dúvidas técnicas por MPs ou eMails, assim todos iremos beneficiar-nos.
Avatar de usuário

Pablo César
Usuário Nível 7

Usuário Nível 7
 
Mensagens: 5312
Data de registro: 31 Mai 2006 10:22
Cidade/Estado: Curitiba - Paraná
Curtiu: 142 vezes
Mens.Curtidas: 152 vezes

Rodar Clipper em 64 bits 100% garantido!

Mensagempor luiz machado » 07 Jul 2012 13:24

Caros amigos, estou entrando agora no mundo Harbour. Convertí um sistema Clipper 5 para xHarbour e compilei usando a hbmake. Tudo OK e o sistema está funcionando, inclusive umas 5 vezers mais rápido que a versão Clipper. Entretanto não abre tela cheia no Windows 7 (32 bits), mesmo eu teclando ALT + Enter, dá a mensagem: Este sistema não dá suporte ao modo de tela inteira. Vocês sabem como resolver isto? Obrigado.
luiz machado
Usuário Nível 1

Usuário Nível 1
 
Mensagens: 3
Data de registro: 28 Jun 2012 23:26
Cidade/Estado: rio de janeiro
Curtiu: 0 vez
Mens.Curtidas: 0 vez

Rodar Clipper em 64 bits 100% garantido!

Mensagempor sygecom » 08 Jul 2012 14:04

Olá Luiz,
Já deu um grande passo migrando para xHarbour, agora para dar uma passo maior e poder tirar mais recursos como esse que você deseja eu lhe recomendaria para migrar para Harbour 3.1 + Mingw usando HBMK2 para compilar, depois que tiver compilando em Harbour de uma procurada no fórum que já foi postado a dica para rodar em tela cheia.
https://sites.google.com/site/hblibs/cl ... -windows-7
Leonardo Machado
xHarbour.org + Hwgui + PostgreSql
leonardodemachado@hotmail.com

Faça você também sua doação esse fórum é uma lenda viva: http://www.pctoledo.com.br/doacao
Avatar de usuário

sygecom
Usuário Nível 7

Usuário Nível 7
 
Mensagens: 7005
Data de registro: 21 Jul 2006 10:12
Cidade/Estado: Alvorada-RS
Curtiu: 1 vez
Mens.Curtidas: 130 vezes

Rodar Clipper em 64 bits 100% garantido!

Mensagempor Imatech » 08 Jul 2012 14:18

Olá Luiz Machado !

Após insalar o Harbour, sugiro estudar os exemplos da pasta:

Harbour\contrib\gtwvg\tests



Encontrará a melhor solução para executaiveis CUI (Console), com exibição em Tela Cheia (inclusive alternar entre Janela)...

E uso de diversos recursos visuais...

Sucesso...
M., Ronaldo

by: IMATECH

IMATION TECNOLOGIA
Avatar de usuário

Imatech
Usuário Nível 3

Usuário Nível 3
 
Mensagens: 350
Data de registro: 24 Ago 2010 23:48
Cidade/Estado: Goiânia-GO
Curtiu: 4 vezes
Mens.Curtidas: 27 vezes

Rodar Clipper em 64 bits 100% garantido!

Mensagempor JoséQuintas » 24 Ago 2012 03:04

Só pra acrescentar uma opção, caso alguém visite o assunto...
Um componente opcional do Windows 7 é o XP Mode.
É um download grande, porque é um XP-SP3 completo com licença.
Segundo a propaganda, roda o aplicativo XP direto da área de trabalho do Windows 7.
Seria algo parecido com VirtualPC mas integrado ao Windows 7.
José M. C. Quintas
Harbour 3.2, mingw, gtwvg, multithread, dbfcdx, ADO+MySql, PNotepad
"The world is full of kings and queens, who blind our eyes and steal our dreams Its Heaven and Hell"

https://github.com/JoseQuintas/
Avatar de usuário

JoséQuintas
Membro Master

Membro Master
 
Mensagens: 18008
Data de registro: 26 Fev 2007 11:59
Cidade/Estado: São Paulo-SP
Curtiu: 15 vezes
Mens.Curtidas: 1206 vezes

Rodar Clipper em 64 bits 100% garantido!

Mensagempor Marco Aurelio Gasse » 25 Set 2012 18:07

Boa noite companheiros.

Vejo que ainda tem gente com o clipper e, consequentemente, com os problemas que ele tem com as novas tecnologias.

Não conhecia o DOSBOX, indicado nesse item do forum, testei e vi que resolveu o problema de mensagem que passou a dar a mensagem unrecoverable error 416: Read error on overlay file" ao mudar do server 2003 para o server 2008, mas passou a não imprimir.

Não imprimir é problema de versão do dosbox?

Alguma dica do que pode ter acontecido ao mudar para o windows 2008 server? Algum problema de segurança na pasta de swap? Começa a imprimir e para na metade do relatório. Se rodar local na maquina não dá problema.
Marco Aurelio Gasse
Usuário Nível 1

Usuário Nível 1
 
Mensagens: 3
Data de registro: 25 Set 2012 17:36
Cidade/Estado: Salvador/Bahia
Curtiu: 0 vez
Mens.Curtidas: 0 vez

Rodar Clipper em 64 bits 100% garantido!

Mensagempor Pablo César » 25 Set 2012 18:40

Se os relatórios forem como sempre foi feito ao inicio da utilização do Clipper direto para impressora, ai sugiro que redirecione a saída de impressão para arquivo dentro do programa. E depois copiar-la para LPT1.
Um clip-abraço !

Pablo César Arrascaeta
Compartilhe suas dúvidas e soluções com todos os colegas aqui do fórum.
Evite enviar as dúvidas técnicas por MPs ou eMails, assim todos iremos beneficiar-nos.
Avatar de usuário

Pablo César
Usuário Nível 7

Usuário Nível 7
 
Mensagens: 5312
Data de registro: 31 Mai 2006 10:22
Cidade/Estado: Curitiba - Paraná
Curtiu: 142 vezes
Mens.Curtidas: 152 vezes

Rodar Clipper em 64 bits 100% garantido!

Mensagempor Marco Aurelio Gasse » 27 Set 2012 18:10

Como tinha outro servidor com windows 2003 server, instalei nele e parou de dar a interrupção na impressão e parou de dar a mensagem de erro.

Conclusão ou não é compativel com o window 2008 server ou tem que fazer alguma configuração que desconheço. Config.nt e autoexec.nt foram configurados de forma identica.

Estranho é que a quantidade de linhas da impressão nunca é a mesma. Como se o servidor quebrasse a conecção de rede com o servidor.

Pelo que voce explicou o DOSBOX só imprime se a máquina tiver saida paralela, fora isso tenho que manipular o programa, ok?

Paulo , vi que em um determinado forum foi relatado existe uma lib e determinadas funções, que ao colocar no início do programa, elimina/reduz (?) o clipper de ficar requisitando ao sistema operacional informações como : já teclou algo. Voce tem como me esplicar melhor isso e falar como faço o download e como altero o meu sistema. Trabalho com rtlink e cliper 5.2.

Obrigado
Marco Aurelio Gasse
Usuário Nível 1

Usuário Nível 1
 
Mensagens: 3
Data de registro: 25 Set 2012 17:36
Cidade/Estado: Salvador/Bahia
Curtiu: 0 vez
Mens.Curtidas: 0 vez

Rodar Clipper em 64 bits 100% garantido!

Mensagempor Marco Aurelio Gasse » 27 Set 2012 18:20

Até já comprei a alguns anos atras o xHarbour, em um kit de CD, mas não tive coragem para tentar recompilar e enfrentar novas mensagens de erro.

Tem muita modificação na programação ou posso manter meu programa intácto compilando com o xharbour?

Só confirmando xharbour é um compilador e Mingw, HBMK2 hbmake (sitados nesse forum), são linkeditores, ok?
Marco Aurelio Gasse
Usuário Nível 1

Usuário Nível 1
 
Mensagens: 3
Data de registro: 25 Set 2012 17:36
Cidade/Estado: Salvador/Bahia
Curtiu: 0 vez
Mens.Curtidas: 0 vez

Rodar Clipper em 64 bits 100% garantido!

Mensagempor andersonos_ » 02 Abr 2015 14:46

Boa tarde!

Fiz o procedimento descrito nesse post para rodar minha aplicação no DOSBox. Fiz o procedimento em um primeiro momento, em uma maquina 32 Bits onde a aplicação em clipper funciona perfeitamente. Utilizando o DOSBox consegui acessar o sistema normalmente, mas quando executo uma rotina de processamento mais pesado e que utiliza mais arquivos, o sistema apresenta erro na aplicação. Lembrando que executando a mesma rotina no DOS normal o problema não ocorre.

Gostaria de uma ajuda nos seguintes esclarecimentos. O DOSBox aparentemente é muito instável e mas lento. Seria um problema de configuração do mesmo? (Alterei na opção do mesmo o autoexec igual o da máquina, com todas as configurações do clipper) Preciso encontrar uma solução confiável e com velocidade para rodar aplicações clipper em 64 Bits. O Harbour/xHarbour são gratuitos, posso utilizá-los tranquilamente sem perigo de está usando uma ferramenta paga? A migração das aplicações clipper em Harbour/xHarbour é complexa?

Desde já agradeço a atenção e ajuda.

Abraço a todos!
andersonos_
Usuário Nível 1

Usuário Nível 1
 
Mensagens: 1
Data de registro: 02 Abr 2015 14:35
Cidade/Estado: Contagem/MG
Curtiu: 0 vez
Mens.Curtidas: 0 vez

Rodar Clipper em 64 bits 100% garantido!

Mensagempor Pablo César » 02 Abr 2015 16:45

Oi Anderson, seja bem vindo a esta comunidade !

andersonos_ escreveu:mas quando executo uma rotina de processamento mais pesado e que utiliza mais arquivos, o sistema apresenta erro na aplicação.

Quando referimos-nos algum erro, é conveniente mencionar a descrição do erro para podermos dar uma opinião mais acertada do que estaria ocorrendo.

Preciso encontrar uma solução confiável e com velocidade para rodar aplicações clipper em 64 Bits.

Se você possui os códigos fontes, não pense duas vezes. Migre já para Harbour !

O Harbour/xHarbour são gratuitos, posso utilizá-los tranquilamente sem perigo de está usando uma ferramenta paga?

Não existe esse problema no Harbour. Creio (não sei se ainda existe) que há uma versão do xHarbour que é paga. Mas para quê pagar se tem a opção OPENSOURCE, tanto para Harbour como para xHarbour.

A migração das aplicações clipper em Harbour/xHarbour é complexa?

Harbour é 100% compatível com Clipper. Tem tudo que o Clipper tinha e algo mais... (esse "algo mais", foi um sarcasmo, desculpe).
Harbour é muito poderoso porque abre a opção de você poder incluir código em C junto com o seu habitual código em Clipper.

Basicamente você deverá estruturar seu sistema por funções ou procedures. E a primeira função deverá ter o nome de Main. Esta função é a que inicia o seu programa. As bibliotecas geralmente são substituídas pelas contribs que o Harbour já possui a maioria atende perfeitamente as que existia para Clipper.

Aconselho focar-se no HARBOUR (bom eu sou fã desde o seu inicio e não tenho qualquer reclamação) já o xHarbour... arghhhh (opinião pessoal)

E finalizando... (como já era esperado) quero te indicar (nada tendencioso eu.. rs) o HMG para suas primeiras compilações e migrações para o Harbour.

Eu tenho indicado sem peso na consciência e com toda tranquilidade deste mundo a HMG pela sua praticidade de: instalação, (sem configurações) e prática utilização. Você pode utilizar a IDE da versão 3.0.35 que possui a opção de compilar em modo console.

HMG é uma biblioteca gráfica.

Mas por quê você precisa usar essa ferramenta ?

Apenas para não ser tão trauumático a migração Clipper para Harbour e ir familiarizando-se com o ambiente gráfico (programação GUI).

A utilização da IDE, facilita a compilação, veja as minhas indicações na seção Minigui em:

http://www.pctoledo.com.br/forum/viewtopic.php?p=73071#p73071
(Leia atentamente)

Um grande abraço e todas suas dúvidas, pode postar na seção correspondente.

Boa sorte e não desanime jamais para migrar, você vai adorar o Harbour ! :)

Abraço a todos!
Um clip-abraço !

Pablo César Arrascaeta
Compartilhe suas dúvidas e soluções com todos os colegas aqui do fórum.
Evite enviar as dúvidas técnicas por MPs ou eMails, assim todos iremos beneficiar-nos.
Avatar de usuário

Pablo César
Usuário Nível 7

Usuário Nível 7
 
Mensagens: 5312
Data de registro: 31 Mai 2006 10:22
Cidade/Estado: Curitiba - Paraná
Curtiu: 142 vezes
Mens.Curtidas: 152 vezes

Rodar Clipper em 64 bits 100% garantido!

Mensagempor ROBERTA VAZ » 03 Ago 2017 11:15

Bom dia !!!

O Dosbox funciona em rede... nao estou conseguindo configurar?
E outra pergunta, o Dosbox ele reconhece subpastas pois, ele nao reconheceu a do sistema,
e eu chamo o wordped pra jogar os relatorios em arquivo e ele nao abriu. Aguem tem alguma sugestao?
Desde ja agradeço,
Roberta.
ROBERTA VAZ
Usuário Nível 1

Usuário Nível 1
 
Mensagens: 1
Data de registro: 02 Ago 2017 16:41
Cidade/Estado: JUIZ DE FORA MG
Curtiu: 0 vez
Mens.Curtidas: 0 vez

Rodar Clipper em 64 bits 100% garantido!

Mensagempor MSDN » 03 Ago 2017 13:38

Boa tarde,

Nesse tópico : viewtopic.php?f=1&t=18275&p=116569#p116569 , tem uma resposta minha mostrando um link onde é possível baixar um programa modo console compilado com o Harbour ( com os fontes ), se vc tiver os fontes do programa, basta usar como exemplo e recompilar.

Abraços
MSDN
Usuário Nível 4

Usuário Nível 4
 
Mensagens: 741
Data de registro: 28 Nov 2003 14:55
Cidade/Estado: CWB
Curtiu: 178 vezes
Mens.Curtidas: 123 vezes




Retornar para Ferramentas de Apoio

Quem está online

Usuários vendo este fórum: Nenhum usuário registrado online e 4 visitantes


Ola Amigo, espero que meu site e forum tem lhe beneficiado, com exemplos e dicas de programacao.
Entao divulgue o link da Doacao abaixo para seus amigos e redes sociais ou faça uma doacao para o site forum...
MUITO OBRIGADO PELA SUA DOACAO!
Faça uma doação para o forum
cron
v
Olá visitante, seja bem-vindo ao Fórum Clipper On Line!
Efetue o seu login ou faça o seu Registro