Clipper On Line • Ver Tópico - Galera blz?
Mudar para estilo Clássico
Discussão sobre outras linguagens de programação.
Postar uma resposta

Galera blz?

18 Mai 2019 16:53

Galera blz?
Parece que o xharbour e harbour foi abandonado, sendo assim a nivel comercial compensa (Vino Prosecco) investir em qual linguagem de programação ?
Estava olhando o python ou o delphi, o problema é começar do zero denovo, mais vamos la.
Vlw galera

Galera blz?

18 Mai 2019 18:24

Tudo depende do foco que sua empresa quer ou precisa seguir, se for somente desktop, Delphi disparado, se for mobile, Flutter, se for web, Angular, e por ai vai, dei algumas sugestões, mas qualquer outra linguagem concorrente dentro do mesmo segmento tbem é excelente escolha.

Galera blz?

18 Mai 2019 19:25

Se o seu foco for desktop (windows ou linux), ou mobile, ou web... WINDEV resolve as 3 paradas duma chibatada só, com quase a mesma forma de programar nos 3 ambientes. Além disso, vc aproveita quase que totalmente o seu jeito xbase de programar.

Delphi... muito bom. Porém, é muito diferente a maneira de programar em relação ao que ja estamos acostumados. Vc teria que realmente começar do zero e não aproveitar quase nada.

se for somente desktop, Delphi disparado, se for mobile, Flutter, se for web, Angular

Se vc tem tempo e disposição rsrsr pra estudar e começar do zero 3 linguagens de programação, uma pra cada ambiente, mete brasa rsrsrs. Eh valido tbm

Galera blz?

18 Mai 2019 19:32

Pra ter uma idéia da similaridade de codigo entre windev e xbase, segue abaixo trecho da minha função de validação de Codigo de Barras:

xBase:
Código:
cCodigo := Padl(cCodigo,14,"0") 
nMultiplicador = 3
nSoma := 0
For nCont = 1 To 13
   nSoma += ( Val(Substr(cCodigo,nCont,1)) * nMultiplicador )
   nMultiplicador := iif(nMultiplicador==1,3,1)
Next   

nSoma := nSoma - (Int(nSoma/10)*10)

If nSoma != 0
   nSoma := 10 - nSoma
Endif
If Right(cCodigo,1) != Str(nSoma,1)
   lOk := .f.
Endif   

Windev:
Código:
sCodigo               = Right(RepeatString("0",14)+sCodigo,14)
nMultiplicador is int = 3
nSoma          is int = 0
nCont          is int = 1

FOR nCont = 1 TO 13
   nSoma          += ( Val( Middle(sCodigo,nCont,1)) * nMultiplicador )
   nMultiplicador = nMultiplicador = 1 ? 3 ELSE 1
END

nSoma              = nSoma - (IntegerPart(nSoma/10)*10)

IF nSoma <> 0
   nSoma = 10 - nSoma
END

IF Right(sCodigo,1) <> nSoma
   RESULT False
ELSE
   RESULT True
END

Galera blz?

18 Mai 2019 21:19

janio escreveu:Pra ter uma idéia da similaridade de codigo entre windev e xbase

Isso é relativo.
Visual Basic é por aí também.

mardaniela escreveu:a nivel comercial compensa (Vino Prosecco) investir em qual linguagem de programação ?

Qualquer uma que retorne dinheiro.
As linguagens de hoje serão lixo amanhã.
Se é pra virar lixo, vai trocar pra que?

Igual trocar de celular ou computador....
Vai trocar hoje... mas mês que vém vai existir um melhor...
Então... porque a pressa? troque somente quando precisar, porque quanto mais demorar, melhor vai ser a troca.

Galera blz?

19 Mai 2019 17:13

Juntando as 3 coisas, duvida inicial, sugestão do Janio e comantario do Quintas, foi o q eu fiz, precisei e investi no Windev q amanhã poderá ser lixo talvez, mas hj já me retornou o investimento e já esta me dando lucro, além da credibilidade junto aos clientes.

Então minha dica, analise essas todas ou até mesmo outras e migre, não fique parado, se ficar parado já era.
Postar uma resposta