Clipper On Line • Ver Tópico - Microsoft torna plataforma .NET opensource

Microsoft torna plataforma .NET opensource

Discussão sobre outras linguagens de programação.

Moderador: Moderadores

 

Microsoft torna plataforma .NET opensource

Mensagempor Toledo » 14 Nov 2014 06:44

Microsoft torna plataforma .NET opensource e planeja lançá-la para Linux e Mac

Nesta quarta-feira (12), durante o evento "Connect()", a Microsoft anunciou planos de tornar a plataforma de desenvolvimento .NET numa plataforma de código aberto, liberando-a para a comunidade opensource. A plataforma, que inclui o .NET Framework e tecnologias relacionadas e que antes era exclusivamente destinada aos sistemas Windows, agora está prestes a receber versões oficiais para Linux e Mac OS X.

Em entrevista ao VentureBeat, o vice-presidente corporativo da divisão de desenvolvimento da Microsoft, Sahana Somasegar, explicou que o objetivo da iniciativa é estender a plataforma a novos desenvolvedores e permitir que eles possam produzir para uma variedade maior de plataformas - intenção esta que, aliás, é reafirmada em nota oficial da Microsoft em seu site.

"Com bilhões de dispositivos disponíveis atualmente no mercado, desenvolvedores precisam de ferramentas que abranjam diversos formatos e plataformas. Através do Visual Studio e do .NET, estamos comprometidos a oferecer uma solução completa para desenvolvedores criarem e gerenciarem aplicações para múltiplos dispositivos e plataformas", disse Somasegar.

Para atingir esse objetivo, a Microsoft liberou o código-fonte de toda a plataforma .NET para servidores, o que inclui o ASP.NET, o compilador .NET, o .NET Framework, Core Runtime e bibliotecas relacionadas. Com isso, a empresa abre caminho para o desenvolvimento de softwares e sistemas para Windows, Linux e Mac. Um repositório já foi aberto no GitHub pela própria Microsoft e pode ser acessado livremente.

Visual Studio Community 2013

Acompanhando essas novidades, a Microsoft anunciou o lançamento do Visual Studio Community 2013. Pela primeira vez, a gigante de Redmond oferece uma versão gratuita de seu famoso ambiente de desenvolvimento, que permite criar programas para Windows, Android e iOS, inclusive suportando linguagens como Python, HTML5 e JavaScript (além, é claro, do C# e similares). O download do Visual Studio Community 2013 já está disponível para todos.

Até o presente momento, quem optava pela plataforma .NET para oferecer soluções para plataformas diferentes do Windows tinha a sua disposição a tecnologia Mono, uma implementação opensource não oficial do .NET. Com a liberação do código da plataforma, um dos principais objetivos da Microsoft é estreitar os laços com a comunidade Mono a fim de, juntos, oferecerem uma solução completa de ambiente de desenvolvimento para Windows, Linux e Mac.

Desenvolvedores interessados em usufruir desta plataforma poderão acessar o .NET Foundation, que oferece uma lista de projetos para os quais é possível colaborar.


Fonte: http://canaltech.com.br/noticia/microsoft/Microsoft-torna-plataforma-NET-opensource-e-planeja-lanca-la-para-Linux-e-Mac/#ixzz3J2BZWVvj
Toledo - Clipper On Line
toledo@pctoledo.com.br
Harbour 3.2/MiniGui/HwGui
Faça uma doação para o fórum, clique neste link: http://www.pctoledo.com.br/doacao
Avatar de usuário

Toledo
Administrador

Administrador
 
Mensagens: 3038
Data de registro: 22 Jul 2003 18:39
Cidade/Estado: Araçatuba - SP
Curtiu: 263 vezes
Mens.Curtidas: 258 vezes

Microsoft torna plataforma .NET opensource

Mensagempor rochinha » 14 Nov 2014 16:45

Amiguinhos,

Uma boa pedida, um ótimo aporte, mas 11Gbytes de ocupação é ignorância de mais. Agora o canal é se disponibilizarem o download full e não via gerenciador, pois poderemos baixar e no momento que quisermos instalar.

Eu andei juntando os .NET que vem na pasta Windows\Microsoft.NET afim de manter o meu SDK.NET desde a época em que fiz o teste vide post Harbour e .NET Framework SDK aprendendo a usar um pouquinho desta plataforma.

Acho interessante é que Delphi e Python são suportados nesta plataforma. No caso do Delphi pode-se agregar o Delphi.NET ou o Delphi Prism e programar dentro do Microsoft Visual Studio.
OPS! LINK QUEBRADO? Veja ESTE TOPICO antes e caso não encontre ENVIE seu email com link do tópico para fivolution@hotmail.com. Agradecido.

@braços : ? )

A justiça divina tarda mas não falha, enquanto que a justiça dos homens falha porque tarda.
Avatar de usuário

rochinha
Membro Master

Membro Master
 
Mensagens: 4538
Data de registro: 18 Ago 2003 20:43
Cidade/Estado: São Paulo - Brasil
Curtiu: 800 vezes
Mens.Curtidas: 242 vezes

Microsoft torna plataforma .NET opensource

Mensagempor Itamar M. Lins Jr. » 16 Nov 2014 11:08

Perdeu p/ C, PHP, JAVA, RUBY, HTML5 entre outras a M$ jogou a toalha.
Eu queria ver a cara de quem comprou o pacote por 30.000,00 (trinta mil) reais e agora está lendo isso.
Eu já tinha lido essa notícia no face, não aprofundei muito a leitura.
Abaixo o gráfico de novembro do ranking tem uma tal de R que está subindo igual a um foguete!
C sharp está na 5a posição, Visual Basic está na 10a posição.

Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Anexos
tiobe.png
Gráfico
Avatar de usuário

Itamar M. Lins Jr.
Colaborador

Colaborador
 
Mensagens: 6927
Data de registro: 30 Mai 2007 11:31
Cidade/Estado: Ilheus Bahia
Curtiu: 309 vezes
Mens.Curtidas: 503 vezes

Microsoft torna plataforma .NET opensource

Mensagempor rochinha » 16 Nov 2014 13:32

Amiguinhos,

Itamar M. Lins Jr. - tem o link da informação, quero dar umas risadas.

As linguagens que estão surgindo estão muito diferentes do que costumamos ver.

Tempos atrás tomei a PWCT(Programming Without Coding Technology) para dar uma olhada e notei grande diferença no trato de código como costumamos.

Agora pensemos, Bill Gates planeja uma filantropia ou unificação. Tornar todos os programadores do mundo unidos em um de seus produtos é também matar várias outras linguagens.

Não é a toa que quem entra agora no ramo fique doido.
OPS! LINK QUEBRADO? Veja ESTE TOPICO antes e caso não encontre ENVIE seu email com link do tópico para fivolution@hotmail.com. Agradecido.

@braços : ? )

A justiça divina tarda mas não falha, enquanto que a justiça dos homens falha porque tarda.
Avatar de usuário

rochinha
Membro Master

Membro Master
 
Mensagens: 4538
Data de registro: 18 Ago 2003 20:43
Cidade/Estado: São Paulo - Brasil
Curtiu: 800 vezes
Mens.Curtidas: 242 vezes

Microsoft torna plataforma .NET opensource

Mensagempor Itamar M. Lins Jr. » 16 Nov 2014 15:49

Itamar M. Lins Jr. - tem o link da informação, quero dar umas risadas.


Qual link ?
Eu quero vê também é a cara de quem comprou o XE7 da Embarcadero... Todos nós sabemos que era só uma questão de tempo tudo virar open-source pelo menos as linguagens principais. Acredito que a mão de obra não será "de gratis", nem livros, treinamento, entre outras coisas, mas quem se arrisca a ficar preso na EMPRESA A ou B, já que estamos falando de longo prazo, equipe e tantas outras coisas p/ simplesmente a DONA da linguagem matar ela! É um assunto muito sério que todos faziam vistas grossas.
http://blogs.msdn.com/b/dotnet/archive/2014/11/12/net-core-is-open-source.aspx

TIOBE Index for November 2014
November Headline: Statistical language R on its way to the top 10

Thanks to the big data hype, computational statistics is gaining attention nowadays. The TIOBE index lists various of these statistical programming languages available, e.g. Julia (position #126), LabView (#63), Mathematica (#80), MATLAB (#24), S (#84), SAS (#21), SPSS (#104) and Stata (#110). Most of these languages are getting more popular every month. The clear winner of the pack is the open source programming language R. This month it jumped to position 12, while being at position 15 last month.

The TIOBE Programming Community index is an indicator of the popularity of programming languages. The index is updated once a month. The ratings are based on the number of skilled engineers world-wide, courses and third party vendors. Popular search engines such as Google, Bing, Yahoo!, Wikipedia, Amazon, YouTube and Baidu are used to calculate the ratings. It is important to note that the TIOBE index is not about the best programming language or the language in which most lines of code have been written.

The index can be used to check whether your programming skills are still up to date or to make a strategic decision about what programming language should be adopted when starting to build a new software system. The definition of the TIOBE index can be found here.


http://www.tiobe.com/index.php/content/paperinfo/tpci/index.html

Veja mais abaixo que a M$ nem Embarcadero não ganha, nem chega perto do HALL da FAMA
Programming Language Hall of Fame

The hall of fame listing all "Programming Language of the Year" award winners is shown below. The award is given to the programming language that has the highest rise in ratings in a year.

Year Winner
2013 Transact-SQL
2012 Objective-C
2011 Objective-C
2010 Python
2009 Go
2008 C
2007 Python
2006 Ruby
2005 Java
2004 PHP
2003 C++


Lógico que tudo é muito relativo, sabemos, mas também serve p/ abrir os olhos dos radicais que ficam puxando a sardinha para A ou B.

Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Avatar de usuário

Itamar M. Lins Jr.
Colaborador

Colaborador
 
Mensagens: 6927
Data de registro: 30 Mai 2007 11:31
Cidade/Estado: Ilheus Bahia
Curtiu: 309 vezes
Mens.Curtidas: 503 vezes

Microsoft torna plataforma .NET opensource

Mensagempor rochinha » 16 Nov 2014 22:43

Amiguinhos,

Itamar M. Lins JR - Talvez o pacote que voce falou custar 30 paus era o XE7 da Embarcadero.

Realmente é de ... Rapaiz quase escapa. Mas eu me vejo como aquele programador que usa as ferramentas maduras. Não sou entusiasta e talvez por isto .NET não me apetece.

Talvez eu não tenha entendido até que ponto a .NET poderia me servir.

Talvez pelo fato de praticamente grande parte de minha vida ter sido dedicada ao xBase, ver o Harbour nos fazer chegar onde nenhum programador jamais foi é gratificante, mas os gurus do Harbour não são eternos.

O Harbour por ser aberto permite vida e manutenção praticamente infinita. Talvez esta é a idéia de B.G. seja esta, dar vida infinita e torná-la popular.

Fui fazer umas perguntas na internet. Seu Google e no Wikipédia encontrei uma tabela interessante.

O .NET é um runtime comun, servindo de executor para várias linguagens, dentre elas:

APL, Boo, Clarion, COBOL, Component Pascal, C♯, C++, F♯
Eiffel, Forth, Fortran, Haskell, Java, JScript, J♯, Lua, Mercury
Piet, Oberon, Delphi, Oz, Pascal, Perl, PowerBuilder, PowerShell
Python, RPG, Ruby, Scheme, SmallTalk, Standard ML, Visual Basic
xBase
OPS! LINK QUEBRADO? Veja ESTE TOPICO antes e caso não encontre ENVIE seu email com link do tópico para fivolution@hotmail.com. Agradecido.

@braços : ? )

A justiça divina tarda mas não falha, enquanto que a justiça dos homens falha porque tarda.
Avatar de usuário

rochinha
Membro Master

Membro Master
 
Mensagens: 4538
Data de registro: 18 Ago 2003 20:43
Cidade/Estado: São Paulo - Brasil
Curtiu: 800 vezes
Mens.Curtidas: 242 vezes

Microsoft torna plataforma .NET opensource

Mensagempor Maligno » 17 Nov 2014 03:44

O XE7 Architect "full" não custa esses 30K, mas deve estar próximo dos 10~15K. Eu uso e posso dizer com certeza: vale. Na minha opinião, o VS, que já testei, não chega nem perto. O XE7 é realmente muito melhor. Aconselho a testarem o "trial". Aliás, todo o código do VS é gerenciado, a exceção de C++. No XE7, além de C++ (óbvio), Delphi também gera código objeto. Nada de VM. :)

E agora, com a programação para celulares (que já havia) mais aprimorada, o leque de recursos aumentou bastante. Ainda não testei isso, mas pelo visto é código nativo (em algumas situações, o mais indicado é java). Não vi muito a respeito. Mas programar para Android está nos planos. Por enquanto não posso falar muito a respeito.
[]'s
Maligno
---
Não respondo questões técnicas através de MP ou eMail. Não insista.
As dúvidas devem ser postadas no fórum. Desta forma, todos poderão
se beneficiar das respostas.

---
Se um dia precisar de uma transfusão de sangue você perceberá como
é importante a figura do doador. Procure o hemocentro de sua cidade e
se informe sobre a doação de sangue, plaquetas e medula óssea. Doe!
Avatar de usuário

Maligno
Membro Master

Membro Master
 
Mensagens: 6390
Data de registro: 06 Jul 2004 01:40
Cidade/Estado: Londrina/PR
Curtiu: 1 vez
Mens.Curtidas: 14 vezes

Microsoft torna plataforma .NET opensource

Mensagempor Itamar M. Lins Jr. » 17 Nov 2014 07:40

R$35367,00
http://www.microsoftstore.com/store/msbr/pt_BR/pdp/productID.288427500?VID=288487700&srccode=cii_313317407&cpncode=38-2852683-2&WT.mc_id=PLA_BR_GooglePLA

Corre que é promoção!!!!

Lendo sobre a embarcadero por ai... e ele fala do XE5
Paulo Reply to Paulo
02/09/2014 a 15:30

Sei que desenvolvedores dependem da evolução técnica de suas ferramentas e da (cri)atividade dos respectivos criadores, mas há pouco adquiri o XE5 e acho difícil não sentir-me um pouco enganado (quase abusado), pois a velocidade dos lançamentos Delphi nunca foi tão grande e a evolução tecnológica embutida neles parece não justificar o altíssimo reinvestimento.

Ai alguém defendeu a empresa e teve a seguinte resposta.
Paulo Reply to Paulo
02/09/2014 a 16:58

Já entrei em contato antes e a política que me informaram foi perversa, ou seja, deveria desembolsar aproximadamente 50% da versão ‘new user’ para o upgrade. Se eu tivesse feito isso desde a versão XE5, a versão atual XE7 me teria custado uma versão e meia, o que acho muito discutível pelo retorno oferecido no pacote. Acho que uma versão anual realmente renovada tecnologicamente e por um custo um pouco menor seria mais justo do que a atual correria.

Como podemos ver é uma faca de muito legumes.

Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Avatar de usuário

Itamar M. Lins Jr.
Colaborador

Colaborador
 
Mensagens: 6927
Data de registro: 30 Mai 2007 11:31
Cidade/Estado: Ilheus Bahia
Curtiu: 309 vezes
Mens.Curtidas: 503 vezes

Microsoft torna plataforma .NET opensource

Mensagempor rochinha » 17 Nov 2014 12:21

Amiguinhos,

Se pensarmos A NIVEL DE empresa, tais valores podem ser aceitos, mesmo porque estas ferramentas possuem colaboração, controles de versões, blábláblá que para nós só são encontrados em várias ferramentas separadas.

Acho que, obtendo uma versão FULL, e recebendo os builds relativos a bugs por um certo período nem seja necessário upgrade.

Só acho que se a empresa adquiriu a versão XE5, não fez upgrade para XE6, não apeteceu para XE7, pode fazer um upgrade com a versão XE8 diretamente. Não sei a politica deles, mas esta maleabilidade compensa os valores.
OPS! LINK QUEBRADO? Veja ESTE TOPICO antes e caso não encontre ENVIE seu email com link do tópico para fivolution@hotmail.com. Agradecido.

@braços : ? )

A justiça divina tarda mas não falha, enquanto que a justiça dos homens falha porque tarda.
Avatar de usuário

rochinha
Membro Master

Membro Master
 
Mensagens: 4538
Data de registro: 18 Ago 2003 20:43
Cidade/Estado: São Paulo - Brasil
Curtiu: 800 vezes
Mens.Curtidas: 242 vezes




Retornar para Outras linguagens de programação

Quem está online

Usuários vendo este fórum: Nenhum usuário registrado online e 13 visitantes


Ola Amigo, espero que meu site e forum tem lhe beneficiado, com exemplos e dicas de programacao.
Entao divulgue o link da Doacao abaixo para seus amigos e redes sociais ou faça uma doacao para o site forum...
MUITO OBRIGADO PELA SUA DOACAO!
Faça uma doação para o forum
cron
v
Olá visitante, seja bem-vindo ao Fórum Clipper On Line!
Efetue o seu login ou faça o seu Registro