Clipper On Line • Ver Tópico - Usando tabelas dBase com PHP

Usando tabelas dBase com PHP

Discussão sobre outras linguagens de programação.

Moderador: Moderadores

 

Usando tabelas dBase com PHP

Mensagempor Vlademiro » 19 Mar 2015 21:17

Amigo,

Nesse caso temos que ver todas as causas possíveis, todas mesmo. Por exemplo, no seu script de teste tem :

DBQ=".dirname($_SERVER['SCRIPT_FILENAME'])."/teste/;";


Veja se :

(1) Se os arquivos DBFs estão na pasta teste

(2) Retire o ponto e vírgula após a barra de teste/ , esse ponto e vírgula era para estar fora somente.

Poste os resultados ! :xau
Avatar de usuário

Vlademiro
Usuário Nível 4

Usuário Nível 4
 
Mensagens: 749
Data de registro: 11 Jul 2005 02:46
Curtiu: 22 vezes
Mens.Curtidas: 62 vezes

Usando tabelas dBase com PHP

Mensagempor cjp » 20 Mar 2015 22:26

Também havia estranhado a / antes das aspas, mas está assim no modelo que peguei aqui. De qualquer forma, testei tirando a /, mas também não funcionou.

E sim, o arquivo LEITURA.DBF existe na pasta TESTE. Veja:

Imagem

O problema, creio eu, deve ter sido a alteração do caminho do site, como ocorreu da vez anterior. Só que não sei como descobrir o caminho correto.
Inacio de Carvalho Neto
cjp
Usuário Nível 6

Usuário Nível 6
 
Mensagens: 1527
Data de registro: 19 Nov 2010 21:29
Cidade/Estado: paraná
Curtiu: 10 vezes
Mens.Curtidas: 20 vezes

Usando tabelas dBase com PHP

Mensagempor cjp » 21 Mar 2015 21:21

Amigos, o provedor me passou a seguinte informação, que creio que seja relevante:

Caro Inácio,

Como informado na mensagem anterior, o método utilizado por você necessita que o driver seja especificado exatamente como encontra-se no sistema.

Sua aplicação encontra-se na plataforma 64bits, e sob esta prerrogativa, o driver a ser utilizado deve ser o seguinte:

Microsoft Access dBASE Driver (*.dbf, *.ndx, *.mdx)

Assim, pela lógica, sua string ficaria desta maneira:

$dsn = "DRIVER={Microsoft Access dBASE Driver (*.dbf, *.ndx, *.mdx)};DBQ=".dirname($_SERVER['SCRIPT_FILENAME'])."/ineput/wwwroot/inaciobr/teste/arquivo.mdb";

Pedimos que realize testes utilizando este driver, e caso possua outros problemas, por gentileza nos contate.

Permanecemos à disposição para os esclarecimentos necessários.

Atenciosamente,


Não entendi bem o que seria o arquivo.mdb. Questionei a eles, mas eles não me explicaram convenientemente.

Testei da forma como eles passaram, mas também não funcionou. Só que agora o erro é um pouco diferente:

conexao falhou: [Microsoft][ODBC Driver Manager] Data source name not found and no default driver specified


Alguém poderia me ajudar?
Inacio de Carvalho Neto
cjp
Usuário Nível 6

Usuário Nível 6
 
Mensagens: 1527
Data de registro: 19 Nov 2010 21:29
Cidade/Estado: paraná
Curtiu: 10 vezes
Mens.Curtidas: 20 vezes

Usando tabelas dBase com PHP

Mensagempor Vlademiro » 21 Mar 2015 23:39

Amigo,

Caso ainda esteja com o problema seguem mais algumas ideias :

1 ) A extensão mdb refere-se a um arquivo do MSaccess. Provavelmente quem digitou a resposta se enganou. O correto é dbf.

2 ) Essa mensagem de driver não encontrado eu não posso dizer com certeza. Me parece que eles não efetuaram a instalação do driver para dbase. Eles tem que verificar se realmente a instalação do driver para dbase foi feito.

3 ) O driver pode estar instalado, mas a string de conexão não é essa. Dê uma olhada no site a seguir que tem exemplos de string para dbf

https://www.connectionstrings.com/microsoft-dbase-odbc-driver/

https://www.connectionstrings.com/microsoft-dbase-odbc-driver/standard/

A mensagem de erro que vc informou foi abordada no tópico abaixo, o exemplo é em C# mas a string de conexão é universal.

http://stackoverflow.com/questions/7227711/how-to-connect-to-dbf-database

Já não mecho com ODBC há muitos anos... :%

Se vc conseguiu posta a resposta para que fique arquivado na lista.

Boa sorte :xau
Avatar de usuário

Vlademiro
Usuário Nível 4

Usuário Nível 4
 
Mensagens: 749
Data de registro: 11 Jul 2005 02:46
Curtiu: 22 vezes
Mens.Curtidas: 62 vezes

Usando tabelas dBase com PHP

Mensagempor cjp » 22 Mar 2015 00:46

Não consegui resolver não, meu caro. E não entendi bem os exemplos que vc citou.

Estou achando que será mais fácil mudar essa base de dados para uma tabela no MySQL. Isso eu já sei fazer, e sei que funciona.
Inacio de Carvalho Neto
cjp
Usuário Nível 6

Usuário Nível 6
 
Mensagens: 1527
Data de registro: 19 Nov 2010 21:29
Cidade/Estado: paraná
Curtiu: 10 vezes
Mens.Curtidas: 20 vezes

Usando tabelas dBase com PHP

Mensagempor Vlademiro » 22 Mar 2015 12:58

Se não for lhe prejudicar em outro ponto, o mysql é melhor para se trabalhar com php do que o dbf.

E a melhora é sensível porque você não tem o controle do servidor e fica dependendo de terceiros (no caso o provedor).

O exemplos que eu citei estavam relacionados a string de conexão usada pelo ODBC.

O dbf, por ser um arquivo, depende de configurações de ODBC e também de permissões de escrita/leitura que o provedor tem que realizar.
Avatar de usuário

Vlademiro
Usuário Nível 4

Usuário Nível 4
 
Mensagens: 749
Data de registro: 11 Jul 2005 02:46
Curtiu: 22 vezes
Mens.Curtidas: 62 vezes

Usando tabelas dBase com PHP

Mensagempor cjp » 22 Mar 2015 23:54

Bom, eu vou ter que mudar não apenas o PHP, mas também o programa que eu tenho em Harbour, que usa o mesmo arquivo. Vai dar um trabalhinho, mas pelo menos eu sei que dá pra fazer e vai funcionar.
Inacio de Carvalho Neto
cjp
Usuário Nível 6

Usuário Nível 6
 
Mensagens: 1527
Data de registro: 19 Nov 2010 21:29
Cidade/Estado: paraná
Curtiu: 10 vezes
Mens.Curtidas: 20 vezes

Usando tabelas dBase com PHP

Mensagempor microvolution » 17 Dez 2020 21:52

Boa noite cjp e demais professores!

Hoje que descobri esse tópico. Que fim deu?

conseguiu fazer funcionar o seu sistema em DBF e usar um navegador pra abrir as tabelas sem atrapalhar ou bagunçar os arquivos?

como a gente não tem nada de android pro harbour e vice-versa, pensei em fazer/aprender um basicão de html ou php pra fazer apenas uma tela de vendas pra q no cliente final, os vendedores no lugar de usar o computador, usem o celular, navegando como se fosse um app/android pra que o(a) vendedor(a) possa realizar e venda de seu próprio celular, e imprima na impressora que quiser (lpt1, usb, etc)...

não sei como fazer, mas, preciso fazer, pois trocar tudo, ainda não é uma possibilidade, em face do custo-benefício.

Uma empresa de desenvolvimento de softwares que possuem "n" clientes, sim, vale o investimento, mas, no nosso caso em particular, não é uma alternativa.

Feliz Jesus a todos, e, que venha 2021, bem melhor pra todos nós!
Grato,
MICROVOLUTION - 16 anos Evoluindo Com Você!


Você já leu a Bíblia hoje?
João 3:16 - Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu seu Único Filho para que todo aquele que nEle crê não pereça mas tenha a Vida Eterna!
microvolution
Usuário Nível 5

Usuário Nível 5
 
Mensagens: 1175
Data de registro: 02 Set 2011 22:17
Curtiu: 59 vezes
Mens.Curtidas: 17 vezes

Usando tabelas dBase com PHP

Mensagempor cjp » 17 Dez 2020 23:40

Eu desisti disso, estou usando MySQL. E sem dúvida é muito melhor.
Inacio de Carvalho Neto
cjp
Usuário Nível 6

Usuário Nível 6
 
Mensagens: 1527
Data de registro: 19 Nov 2010 21:29
Cidade/Estado: paraná
Curtiu: 10 vezes
Mens.Curtidas: 20 vezes

Usando tabelas dBase com PHP

Mensagempor rochinha » 17 Dez 2020 23:46

Amiguinhos,

Atualizando link para baixar o ambiente Apache com mod Harbour: https://www.4shared.com/rar/kF-y_aWTiq/Apache24.html

O mod dBase caiu em desuso e hospedagens online não ativam este recurso. Na época do lançamento do tópico era legal mexer, mas já estava restrito a alguns defeitos.
OPS! LINK QUEBRADO? Veja ESTE TOPICO antes e caso não encontre ENVIE seu email com link do tópico para fivolution@hotmail.com. Agradecido.

@braços : ? )

A justiça divina tarda mas não falha, enquanto que a justiça dos homens falha porque tarda.
Avatar de usuário

rochinha
Membro Master

Membro Master
 
Mensagens: 4538
Data de registro: 18 Ago 2003 20:43
Cidade/Estado: São Paulo - Brasil
Curtiu: 800 vezes
Mens.Curtidas: 242 vezes

Usando tabelas dBase com PHP

Mensagempor syslink » 28 Dez 2020 11:28

rochinha escreveu:O mod dBase caiu em desuso e hospedagens online não ativam este recurso. Na época do lançamento do tópico era legal mexer, mas já estava restrito a alguns defeitos.
uma pena
syslink
Usuário Nível 3

Usuário Nível 3
 
Mensagens: 132
Data de registro: 20 Fev 2018 13:13
Cidade/Estado: joinvile/sc
Curtiu: 3 vezes
Mens.Curtidas: 3 vezes

Anterior



Retornar para Outras linguagens de programação

Quem está online

Usuários vendo este fórum: Nenhum usuário registrado online e 10 visitantes


Ola Amigo, espero que meu site e forum tem lhe beneficiado, com exemplos e dicas de programacao.
Entao divulgue o link da Doacao abaixo para seus amigos e redes sociais ou faça uma doacao para o site forum...
MUITO OBRIGADO PELA SUA DOACAO!
Faça uma doação para o forum
cron
v
Olá visitante, seja bem-vindo ao Fórum Clipper On Line!
Efetue o seu login ou faça o seu Registro