Clipper On Line • Ver Tópico - Migrar Clipper para Delphi
Mudar para estilo Clássico
Discussão sobre outras linguagens de programação.
Postar uma resposta

Migrar Clipper para Delphi

22 Jul 2011 14:20

Boa Tarde,

Primeiramente, me desculpem se este for o lugar errado para meu tópico.

Pessoal, tenho um sistema me clipper5.2 (backend) e outro em Delphi 7 (front) ambos de uma loja.
O sistema em Delphi não tem ligação com o sistema em Clipper, mas deveria ter.
Então pensamos em migrar o sistema em Clipper para Delphi. Há uma forma "fácil" ou terei que reescrever todo o código? Ou ainda, há como comunicar os dois sistemas?

OBS.: Sou nova em programação, principalmente com clipper e delphi.

att,

Migrar Clipper para Delphi

22 Jul 2011 14:50

Infelizmente, nesse tipo de assunto não há uma forma fácil quando se fala em reescrever código de uma linguagem. Claro que é sempre possível "atropelar" algumas etapas para o serviço terminar mais rapidamente, mas não sem diminuir o indice de qualidade. Ter um produto de baixa qualidade não é necessariamente "desleixo", mas pode muito bem ser um princípio de projeto. Há quem não precise de tanta qualidade. Depende do propósito.

Mas tudo vai depender de quanto tempo você tem para reescrever a partir do zero. Qualidade toma muito tempo. Não falo apenas da qualidade estética, mas também da qualidade funcional e até da arquitetura do código. Particularmente, ao sair do Clipper resolvi partir do zero ao migrar pra C++, bancando os custos para obter uma ótima qualidade. Foi demorado, foi dureza, mas o resultado final justificou meu investimento. Não tenho arrependimentos.

O ideal para vocês, a meu, é uniformizar a base de trabalho. Ou tudo XBase, ou tudo Delphi. Se me perguntar, prefiro Delphi 1000 vezes, por inúmeras razões. Conheci vários programadores Clipper que migraram para Delphi e, fora a curva de aprendizado, que é mais tênue, não lembro de alguém ter reclamado de mais alguma coisa, ou ter se arrependido.

Há sempre um meio de fazer os dois programas conversarem. Como o Clipper é DOS, você pode utilizar arquivos texto. Tenha certeza de que pode vir a funcionar muito bem. O ACBrNFe é um exemplo de programa Delphi que se comunica muito bem com o Clipper via arquivos texto.

Migrar Clipper para Delphi

07 Set 2011 22:54

Boa Noite.

Com citou o Mestre Maligno sobre os arquivos texto.
Montando um "EDI" interno usando troca de arquivos textos entre os sistemas isso dará para atender a CURTO PRAZO sua necessidade.

A LONGO PRAZO teria algumas possíveis soluções.

1. Para preservar um pouco do código fonte você poderia converter o sistema para xharbour modo console e verificar uma rdd para acessar banco de dados Firebird, e pensar em homogeneizar a base de dados.

2. Como você citou que você é nova em clipper e delphi, acho mais fácil você converter a aplicação clipper para Delphi do que o contrário né, você tem muito a ganhar com isso.

3. Fazer sua aplicação em delphi ler os arquivos dbf do clipper....é uma solução possível mas eu não faria isso...kkk
Tem um livro que pode ajudar vocês.
http://www.brasport.com.br/programacao- ... hi-br.html

Mas tudo deve ser avaliado e mensurado,citei os termos CURTO PRAZO e LONGO PRAZO, mas esqueci de falar o que se usa mais habitualmente "PRA ONTEM", que muitos gestores inclusive eu se utiliza algumas vezes..kkkk...

Mas não esqueça da citação do Maligno uniformizar a base de trabalho é muito importante.

Aqui na empresa tenho uma salada de frutas xharbour,delphi e C#, mas ambos usam a base de dados no Sql Server 2008 R2.
Como nosso ERP da "totus" ainda não nos atende plenamente, as demais necessidades foram geradas através das linguagens que citei e agora estamos portando tudo para .NET com C#, padronizando e diminuindo o número de pequenos programas espalhados, e assim melhorar a vida dos meninos aqui do suporte nivel 1 e 2, e a nossa também.
No desenvolvimento temos o Delphi 7,Visual Studio 2010 e Xharbour instalados nos equipamentos. Atualmente já reduzimos boa parte dos penduricalhos resta somente um programa em Delphi e outro em xharbour, como estamos migrando em paralelo , esta tudo tranquilo, por exemplo uma rotina que antes era feita no sistema em delphi foi passada para .net, testada e homologada, vai para produção e inibimos a opção no antigo sistema, devagarim já fomos longe.

Migrar Clipper para Delphi

18 Ago 2012 15:50

Já que foram citadas outras linguagens pelo Dudu_XBase, fico muito grato em ouvir opiniões.

Parei de programar em 1995 e gostaria de recomeçar.

Modéstia à parte, conhecia a fundo o CLIPPER, bem como a linguagem Pascal, com os compiladores Turbo da Borland que, naquela época, eram o top do mercado e os utilizava em larga escala na faculdade, onde me formei em Ciências da Computação.

O CLIPPER utilizei no dia-a-dia das empresas onde trabalhei, desenvolvendo muitos sistemas administrativos.

Estou parado no tempo desde aquela época.

Hoje estou com quase 50 e trabalho com administração tributária. Não posso gastar horas e horas em tentativas e erros para descobrir como funciona algo, como naquela época - que aliás era um prazer e não um peso.

Ficaria muito grato em ouvir opiniões dos colegas deste Fórum: hoje, se tivessem alguma experiência teórica em informática, qual linguagem apostariam para desenvolver programas administrativos que necessitem acessar bancos de dados pesados?

Os únicos requisitos que considero mais importante para a linguagem ou compilador são: farta documentação e compilador confiável, estável, ou seja, o compilador faz o que está escrito na documentação da sintaxe. Só.

Vale a pena re-aprender (x)Harbour?

Parto para Delphi, já que pascal era minha praia?

É melhor investir em algo novo e completo, como .NET?

Muito grato por qualquer comentário.

Gera.

Migrar Clipper para Delphi

18 Ago 2012 18:14

Olá!

Seja bem-vindo ao fórum Geraldo!

Vou dar a minha opinião, que certamente não é a de todos:
Geraldo Costa Junior escreveu:Hoje estou com quase 50 e trabalho com administração tributária.
Se você trabalha nesse ramo e quer voltar ao mundo da programação, deve ter seus motivos, os quais desconhecemos. Não conheço este ramo de trabalho nem os ganhos que ele oferece

As linguagens padrão xBase, até um momento dadas como mortas, ganharam, sem dúvida, uma sobrevida significativa com o advento do Harbour e xHarbour, somando-se a isto as bibliotecas gráficas que estão disponíveis em grande número para agregar aparência "windows"aos sistemas desenvolvidos, alem de facilidades no acesso à internet e sistemas de bancos de dados.

Esta novidade ajudou muito as pessoas que tem sistemas antigos, desenvolvidos em xBase (a grande maioria dos colegas ativos neste fórum), que dessa forma puderam modernizar os mesmos e aumentar sua aceitação pelo mercado. Na prática mesmo, em termos de Harbour e xHarbour, é só o que consigo enxergar. Não vejo alguém desenvolvendo novos sistemas nessas linguagens.
Parei de programar em 1995 e gostaria de recomeçar.
Modéstia à parte, conhecia a fundo o CLIPPER, bem como a linguagem Pascal, com os compiladores Turbo da Borland que, naquela época, eram o top do mercado e os utilizava em larga escala na faculdade, onde me formei em Ciências da Computação.
O CLIPPER utilizei no dia-a-dia das empresas onde trabalhei, desenvolvendo muitos sistemas administrativos.
Estou parado no tempo desde aquela época.
Com certeza, para quem está a tanto tempo longe do mundo da programação, recomeçar com as linguagens padrão xBase ou Delphi será um fator dificultador. As linguagens xBase, pelo já exposto acima. Delphi, apesar de toda sua capacidade e qualidade, não vingou no mercado (será que foi por causa do Pascal? Ou desavenças entre Borland e Inprise? Má Administração? Domínio da Microsoft? Não sei...).

Um ponto a considerar seria a tua experiência em Administração Tributária aliada ao teu grau de instrução, que desconhecemos. Outro ponto: você quer voltar a programar. Vai desenvolver e vender sus próprios sistemas ou trabalhar em uma empresa como empregado?
Geraldo Costa Junior escreveu:Não posso gastar horas e horas em tentativas e erros para descobrir como funciona algo, como naquela época
O mercado atual, para programadores, está cada vez mais "inchado". Qualquer um programa hoje. As escolas superiores despejam no mercado milhares de formandos por ano, jovens promessas que disputarão as vagas com os velhinhos, que somos nós. Nessa hora, a experiência, às vezes, é desprezada...

Se eu fosse seguir esse caminho, partiria para Dot Net (ASP.Net + WebForms + HTML + Java Script/JQuery) ou WinForms, tudo isso com C#, ADO.Net. Ou então Java. Necessário também é dominar um banco SGBDR de ponta: Oracle ou SQL Server. Este último terá a sua versão 2012 lançada em breve... Somado a isto terá que aprender outras coisas como orientação a objeto, padrões de design, UML, MVC, etc...

Dependendo do teu grau de estudo, o ideal seria partir para algo diferente de programação. Programador hoje é um mero codificador, em se tratando de empresas. Se for trabalhar por conta própria, alem de todos os desafios técnicos, terá também os desafios da concorrência, legislação, etc...

Minha opinião final: procure se especializar em Análise de Negócios ou Requisitos (talvez Administração Tributária) ou Projetos. Faça certificações tipo PMMI, etc.

Desculpem se acharam o texto longo... boa sorte.

Migrar Clipper para Delphi

19 Ago 2012 13:35

Valeu, Alexandre. Seu ponto de vista me ajudou muito.

Migrar Clipper para Delphi

21 Ago 2012 13:34

alxsts escreveu: Delphi, apesar de toda sua capacidade e qualidade, não vingou no mercado (será que foi por causa do Pascal? Ou desavenças entre Borland e Inprise?

Afirmar que uma linguagem de programação (ou ferramenta) não vingou no mercado é um tanto relativo. No caso específico de Delphi, que é um excelente produto, há um público enorme que o utiliza como ferramenta de produção no dia-a-dia normalmente. Arrisco a dizer que o público que utiliza XBase é bem menor.

A Embarcadero (que comprou a CodeGear da Borland) está dando continuidade normalmente à ferramenta. O RAD Studio XE2 traz o Delphi cada bem melhor (utilizo nele o C++ Builder), com muito recursos a mais. Os planos, de acordo com o site da empresa, são de grandes expansões.

O mercado atual, para programadores, está cada vez mais "inchado". Qualquer um programa hoje. As escolas superiores despejam no mercado milhares de formandos por ano...

Isso é bem verdade, mas é verdade também que software é uma peça de criação intelectual, que depende não só de uma boa formação, dedicação e conhecimento. Depende também de talento. Isso nem todos tem. Portanto, sempre haverá espaço para programadores talentosos, independentemente da idade.

Migrar Clipper para Delphi

21 Ago 2012 15:12

Olá!

Seja bem-vindo ao fórum Maligno!

De volta, é claro. Espero que esteja tudo bem, apenas bastante trabalho e outros compromissos. É bom "revê-lo"

Concordo contigo que programação requer talento e independe de idade. Na verdade, acho que é uma arte e quanto mais maduro e talentoso o artista, melhor será a obra

Quanto ao Delphi, penso assim por ser uma linguagem já antiga, lançada em 1995, e não se ver tanta procura de profissionais no mercado. Conheci a versão 3, por isso citei na mensagem anterior a capacidade e qualidade da ferramenta. Imagino o quanto evoluiu após tantos anos.

A título de curiosidade, fiz uma pesquisa hoje no site Apinfo, por vagas nas ferramentas a seguir, em todo o Brasil, no período de 21/07/2012 a 20/08/2012. Encontrei 79 anúncios para Delphi, 976 para Java e 1245 para Dot Net. Pesquisando apenas o termo C++, encontrei 87 vagas.

Considerando o resultado, e separando o C++ por não ser tão amplamente utilizado para desenvolvimento de aplicativos comerciais, acho pouco desempenho para uma ferramenta da qualidade do Delphi perante as demais. Mas, é apenas minha opinião, como eu disse antes. Aliás, a milésima opinião...

Ah, para xBase encontrei 2 vagas.

Migrar Clipper para Delphi

21 Ago 2012 18:00

Obrigado, Alexandre. O retorno ainda não é total, mas... :)

Sim, a Microsoft realmente sabe o que é fazer marketing. Os grandes formadores de opinião (universidades, principalmente) sempre são vistos por ela com muito carinho. O resultado está na pesquisa que fez. Ademais, os produtos MS são excelentes, como sabemos. Pra quem pleiteia uma vaga no mercado de trabalho, programar em uma ferramenta MS é uma ótima opção. Contudo, a hegemonia não é total. Por conta disso, o programador pode se sentir mais à vontade com outros produtos/ferramentas/linguagens. Aí os autônomos têm mais vantagem.

Eu testei o VS e confirmo que é realmente muito bom. Testei com C++ (código não-gerenciado) e C# (gerenciado). Mas pra mim não serviu. O RAD Studio da CodeGear me pareceu muito superior. Como prefiro usar só código binário, não tive dúvida em adotar o RAD Studio XE2. Mas aí vai da conveniência de cada um. O importante é ter um objetivo claro e definido e, principalmente, atitude firme pra mudar. Algumas pessoas, você deve saber, gastam tempo demais filosofando, como se procurassem uma ferramenta perfeita, que não existe.

Migrar Clipper para Delphi

21 Ago 2012 20:01

Olá!
Maligno escreveu:Como prefiro usar só código binário, não tive dúvida em adotar o RAD Studio XE2.
Confesso que não entendi e fiquei curioso...

Migrar Clipper para Delphi

22 Ago 2012 13:28

O VS admite várias personalidades. Aliás, há inúmeras linguagens disponíveis. Todas com suas especificidades, mas com uma mesma característica: geram apenas código gerenciado (opCodes) executados pela VM (máquina virtual) conhecida como dotNET. A única personalidade que gera também código não-gerenciado (binário comum) é C++, até pela eventual necessidade de se criar, por exemplo, drivers de sistema que, evidentemente, não podem depender de uma VM, principalmente pelo fator velocidade. Código binário executa mais rápido.

Aliás, uma curiosidade: o [x]Harbour, que já usa sua própria VM nunca foi portado para dotNET justamente porque o que é lento ficaria mais lento ainda, já que haveria uma VM rodando dentro de outra. A explicação foi dada pelo Marcelo Lombardi, um dos que participaram ativamente, com o Luiz Culik, da implantação do [x]Harbour comercial. Explicação bem convincente. :)

Migrar Clipper para Delphi

22 Ago 2012 14:50

Olá!

Obrigado. Por um momento entendi que você programava diretamente em em código binário...
Maligno escreveu:...geram apenas código gerenciado (opCodes) executados pela VM (máquina virtual) conhecida como dotNET...
Isso é o que no mundo Microsoft chamava-se MSIL e agora chama-se CIL. Para quem quiser saber mais: Common Intermediate Language
Postar uma resposta