Clipper On Line • Ver Tópico - Migrar Clipper para Delphi
Mudar para estilo Clássico
Discussão sobre outras linguagens de programação.
Postar uma resposta

Migrar Clipper para Delphi

22 Jul 2011 14:20

Boa Tarde,

Primeiramente, me desculpem se este for o lugar errado para meu tópico.

Pessoal, tenho um sistema me clipper5.2 (backend) e outro em Delphi 7 (front) ambos de uma loja.
O sistema em Delphi não tem ligação com o sistema em Clipper, mas deveria ter.
Então pensamos em migrar o sistema em Clipper para Delphi. Há uma forma "fácil" ou terei que reescrever todo o código? Ou ainda, há como comunicar os dois sistemas?

OBS.: Sou nova em programação, principalmente com clipper e delphi.

att,

Migrar Clipper para Delphi

22 Jul 2011 14:50

Infelizmente, nesse tipo de assunto não há uma forma fácil quando se fala em reescrever código de uma linguagem. Claro que é sempre possível "atropelar" algumas etapas para o serviço terminar mais rapidamente, mas não sem diminuir o indice de qualidade. Ter um produto de baixa qualidade não é necessariamente "desleixo", mas pode muito bem ser um princípio de projeto. Há quem não precise de tanta qualidade. Depende do propósito.

Mas tudo vai depender de quanto tempo você tem para reescrever a partir do zero. Qualidade toma muito tempo. Não falo apenas da qualidade estética, mas também da qualidade funcional e até da arquitetura do código. Particularmente, ao sair do Clipper resolvi partir do zero ao migrar pra C++, bancando os custos para obter uma ótima qualidade. Foi demorado, foi dureza, mas o resultado final justificou meu investimento. Não tenho arrependimentos.

O ideal para vocês, a meu, é uniformizar a base de trabalho. Ou tudo XBase, ou tudo Delphi. Se me perguntar, prefiro Delphi 1000 vezes, por inúmeras razões. Conheci vários programadores Clipper que migraram para Delphi e, fora a curva de aprendizado, que é mais tênue, não lembro de alguém ter reclamado de mais alguma coisa, ou ter se arrependido.