Clipper On Line • Ver Tópico - ACBrLib

ACBrLib

Discussão sobre desenvolvimento de software para atender as exigências da legislação fiscal e tributária (ECF, TEF, SINTEGRA, NF-e, ECD, EFD, etc.)

Moderador: Moderadores

 

ACBrLib

Mensagempor Itamar M. Lins Jr. » 25 Jun 2020 00:43

Ola!
Quem já trocou o ACBrMonitorPlus pela DLL ?
Estou vendo um tanto de coisas que terei que colocar na minha aplicação pq, muitas opções vou precisar puxar do ACBrMonitorPlus. A parte das configurações.
E não tem a opção que eu uso: NFe.CriarEnviarNFe, mas nada impede de usar uma função, e chamar as 3, a DLL para 64Bits testei aqui e está ok.

Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Avatar de usuário

Itamar M. Lins Jr.
Colaborador

Colaborador
 
Mensagens: 6927
Data de registro: 30 Mai 2007 11:31
Cidade/Estado: Ilheus Bahia
Curtiu: 309 vezes
Mens.Curtidas: 503 vezes

ACBrLib

Mensagempor MSDN » 26 Jun 2020 10:39

Normalmente quem usa outra linguagem que não seja pascal tem algums problemas para usar ACBr, seja por não ter disponibilizado para o Monitor tudo o que tem a nível de componentes, ou mesmo agora com o ACBr LIB a mesma situação, o que eu estou pensando em fazer é criar um software de integração, que recebe os XML do Harbour e faz a interface final com o usuário, gravando em SQLite localmente os retornos/erros, assim fica transparente para quem usa e nem vai notar que na hora de emitir o documento fiscal (seja qual for), a telinha é de um programa em Delphi/Lazarus, assim dá pra usar 100% do ACBr.
MSDN
Usuário Nível 4

Usuário Nível 4
 
Mensagens: 741
Data de registro: 28 Nov 2003 14:55
Cidade/Estado: CWB
Curtiu: 178 vezes
Mens.Curtidas: 123 vezes

ACBrLib

Mensagempor Itamar M. Lins Jr. » 26 Jun 2020 11:29

Ola!
Pelo que estou percebendo, o tanto de coisas que já aprendi gerando e testando a DLL vejamos.
a) Ela gera um arquivo INI de configuração.(sem funcionar) não sabe onde está o PFX, nem senha etc...
b) Precisa de outras DLLs, OpenSSL etc...
c) Precisa dos arquivos da pasta Schemas
d) Esse arquivo não tem como ser configurado pela DLL, vou precisar desenhar as telas de configuração(ler/gravar no .INI) que já tem no ACBrMonitorPlus
e) Os comandos que usamos no ACBrMonitorPlus é diferente da DLL, vamos precisar atualizar no nosso aplicativo.
Com o ACBrMonitorPlus usamos NFe.ComandoX, com a DLL usamos ComandoX, sem o prefixo "NFe."

Não sei se neste caso especifico o melhor a fazer é usar a classe do José Quintas...
Além desses problemas, o inconveniente é que gero um arquivo texto que o ACBrMonitor Lê, e na rede todas as maquinas tiram NFCe. Tudo centralizado, ordem dos XML etc...
Estou estudando o caso ainda...
No caso eu terei que criar meu próprio ACBrMonitorPlus, rsrsrsr, e também acredito que posso usar a classe do Quintas... rsrsrsr, não estou enxergando muita vantagem em mudar para a DLL.
Melhor é unir forças e adicionar na classe do Quintas em HWGUI o JoseQuitasHBMonitor rsrsrs.

Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Avatar de usuário

Itamar M. Lins Jr.
Colaborador

Colaborador
 
Mensagens: 6927
Data de registro: 30 Mai 2007 11:31
Cidade/Estado: Ilheus Bahia
Curtiu: 309 vezes
Mens.Curtidas: 503 vezes

ACBrLib

Mensagempor MSDN » 26 Jun 2020 11:43

Hoje a forma mais fácil para quem precisa emitir NF-e e NFC-e no mundo xBase seria a Sefazclass, mas.....estamos no Brasil, todos os documentos importantes já são digitais, e o que ainda não é vai ser, então basta pensar um pouco além e imaginar que vc vai precisar emitir nota via SAT, ou emitir NFS-e onde a dinâmica é inversa à NF-e e NFC-e por exemplo, onde vc envia um XML de RPS para dai receber a nota e existem uma dezena de empresas Brasil afora fazendo as coisas do jeito que acham melhor.
Então na minha opinião, se vc quer fazer algo profissional, tem que ser "formiga" agora para poder dar uma de "cigarra" depois, tanto se o seu cliente pedir a implementação de um documento fiscal novo como se houver mudanças maiores nos documentos que vc já emite.
No futuro (breve), nós não vamos nos preocupar em fazer a roda, vamos usar a roda de terceiros, de quem só faz "roda", tipo Equipe ACBr e Tecnospeed por exemplo, essa é a dinâmica do que desejo passar.
MSDN
Usuário Nível 4

Usuário Nível 4
 
Mensagens: 741
Data de registro: 28 Nov 2003 14:55
Cidade/Estado: CWB
Curtiu: 178 vezes
Mens.Curtidas: 123 vezes

ACBrLib

Mensagempor JoséQuintas » 26 Jun 2020 11:53

O que sempre comentei, é que o uso de pastas é o que fica complicando tudo no componente.
Se o ACBR deixasse essa parte por conta do usuário, a DLL seria muito mais enxuta e simples.

Basicamente só precisa configuração de UF, ambiente e certificado, o resto o usuário faz como quiser.
Quanto mais facilidades eles colocam, mais configuração precisa, e isso acaba precisando de pasta pra salvar a configuração.

Talvez alguém mais próximo pudesse mostrar isso pra eles.
Seria menos trabalho pra eles, e menos trabalho pra quem usa.
José M. C. Quintas
Harbour 3.2, mingw, gtwvg, multithread, dbfcdx, ADO+MySql, PNotepad
"The world is full of kings and queens, who blind our eyes and steal our dreams Its Heaven and Hell"

https://github.com/JoseQuintas/
Avatar de usuário

JoséQuintas
Membro Master

Membro Master
 
Mensagens: 18013
Data de registro: 26 Fev 2007 11:59
Cidade/Estado: São Paulo-SP
Curtiu: 15 vezes
Mens.Curtidas: 1206 vezes

ACBrLib

Mensagempor Itamar M. Lins Jr. » 26 Jun 2020 11:57

Ola!
nota via SAT,

Esse negocio de SAT é só em SP... Pq não é aceito na maioria das UFs.
Se tiver que mexer com isso, vou comprar algum programa para terceirizar... Muita responsabilidade, para receber pouco.
Nessa quarentena infinda estou repensando muita coisa.
Estou tento muitos problemas entre as empresas e seus escritórios de contabilidade, todo mundo quer tudo pronto e pagar mixaria para desenvolvedor...
Verdadeiro jogo de empurra...Uma vez que o ERP pode entregar tudo mastigado para a contabilidade... Mas não pode ultrapassar a linha entre usuário de sistema, contador e o programador. Quando o usuário do sistema não é um técnico contábil a serviço da contabilidade e esta vai receber pronto como fazer ?

Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Avatar de usuário

Itamar M. Lins Jr.
Colaborador

Colaborador
 
Mensagens: 6927
Data de registro: 30 Mai 2007 11:31
Cidade/Estado: Ilheus Bahia
Curtiu: 309 vezes
Mens.Curtidas: 503 vezes

ACBrLib

Mensagempor Itamar M. Lins Jr. » 26 Jun 2020 12:08

Ola!
Por exemplo, hoje eu tenho menu sistema com zero DLL, consegui embutir tudo no .EXE
Então usando a DLL, terei que adicionar algumas coisas a mais no pacote, inclusive a pasta Schemas. Só que não resolve 100%.
Isso só para quem emite NFe em 1 CPU. No caso de vários PDV terei que usar algum Monitor. E já tenho isso tudo funcionando de maneira simples.
Um monitor desacoplado do meu sistema e que faz toda a parte de controle do DFe(Documentos fiscais eletrônicos).
Qual é a vantagem de criar um monitor ? e deixar de usar um que já funciona ?

Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Avatar de usuário

Itamar M. Lins Jr.
Colaborador

Colaborador
 
Mensagens: 6927
Data de registro: 30 Mai 2007 11:31
Cidade/Estado: Ilheus Bahia
Curtiu: 309 vezes
Mens.Curtidas: 503 vezes

ACBrLib

Mensagempor MSDN » 26 Jun 2020 12:25

Bom, só dei uma ideia, cada um continua fazendo da forma que gosta, precisa ou acha bonito, mas pensando dessa forma a concorrência agradece, e quanto a questão do SAT, da forma como vc falou parece que é algo secundário, mas leia a matéria desse link abaixo pra ver o que representa o estado de SP para o Brasil !
https://www.investe.sp.gov.br/por-que-sp/economia-diversificada/pib/
MSDN
Usuário Nível 4

Usuário Nível 4
 
Mensagens: 741
Data de registro: 28 Nov 2003 14:55
Cidade/Estado: CWB
Curtiu: 178 vezes
Mens.Curtidas: 123 vezes

ACBrLib

Mensagempor Itamar M. Lins Jr. » 26 Jun 2020 12:45

Ola!
SAT só em SP! Por conta do LOBBY!
Não ajuda só atrapalha... Se a SEFAZ de outras UFs adotarem, disse que irei comprar, tudo pronto. Começar a mesma doidice de DLL, ELGIN, DARUMA, EPSON etc... Volta tudo como era na época do ECF, só não vê quem quer vender equipamento... Vai argumentar milhões de coisas, o fato é que é mais custos para o comerciante, mais problema, mais uma peça na engrenagem sem necessidade.

Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Avatar de usuário

Itamar M. Lins Jr.
Colaborador

Colaborador
 
Mensagens: 6927
Data de registro: 30 Mai 2007 11:31
Cidade/Estado: Ilheus Bahia
Curtiu: 309 vezes
Mens.Curtidas: 503 vezes

ACBrLib

Mensagempor Itamar M. Lins Jr. » 26 Jun 2020 13:16

Ola!
mas pensando dessa forma a concorrência agradece,

Acredito que vc não entendeu. Quem treina a pessoa para entregar os tais EFD ? Hoje o sistema faz tudo, só quê, quem vai treinar a pessoa para conferir o que está lá ?
a)Escrituração Fiscal Digital EFD-ICMS/IPI
b)SPED PIS e COFINS - EFD Contribuições
Isso ai é 100% a parte fiscal que o ERP faz, ai está a confusão pq o comerciante quer pagar mixaria para o desenvolvedor e o contador quer isso feito pelo ERP e quer receber muito bem... Entendeu ? Só que o comerciante não tem uma pessoa que saiba dessa parte. Vai treinar uma pessoa, pagar o desenvolvedor, pagar o contador que só vai assinar. No mínimo um conferente de impostos na loja, uma pessoa especializada em ICMS/PIS/COFINS.
São dois programas que é baixado da SEFAZ que importa um arquivo que o ERP faz.
Parece que o ACBRMonitor já tem isso também e o pessoal está entregando direto ao contador, os tais arquivos, sem conferir na loja e tem contador que quer que o lojista envie os arquivos via sistema do governo e tem contador que só quer os XMLs de NFCe e NFe nada mais.

Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Avatar de usuário

Itamar M. Lins Jr.
Colaborador

Colaborador
 
Mensagens: 6927
Data de registro: 30 Mai 2007 11:31
Cidade/Estado: Ilheus Bahia
Curtiu: 309 vezes
Mens.Curtidas: 503 vezes

ACBrLib

Mensagempor MSDN » 26 Jun 2020 14:31

Itamar, o mundo sempre foi cruel, não tem novidade nisso, uma vez que estamos nesse barco, temos que saber lidar com essas questões.
Por exemplo, tudo estava dentro de uma certa normalidade no mundo todo (a nível de negócios), dai veio a Covid-19 e virou tudo de ponta cabeça, o que vamos fazer, sentar e chorar !? Temos que achar maneiras de lidar com as situações, entendo tudo o que vc disse, mas não tem novidade nisso tudo, é a vida como ela é, não tem outra, só temos essa !
MSDN
Usuário Nível 4

Usuário Nível 4
 
Mensagens: 741
Data de registro: 28 Nov 2003 14:55
Cidade/Estado: CWB
Curtiu: 178 vezes
Mens.Curtidas: 123 vezes

ACBrLib

Mensagempor JoséQuintas » 26 Jun 2020 15:27

A verdade é que hoje em dia a coisa tá complicada.

O cara abre uma lojinha...
paga pra maquininha de cartão, paga comissão pra cartão sobre venda, às vezes de vários cartões, paga pra internet, às vezes paga conta de celular pro cartão, paga pra software, etc. etc. etc.

Um cliente comprou caminhão novo pras entregas....
Mas com isso do covid, até agora não obteve todas as liberações necessárias.
Ou seja... o caminhão novo tá ficando velho... o que seria melhoria virou... nada, uma despesa com a desvalorização.

A gente sempre acha que o outro tá melhor, mas na prática tá ruim pra todo mundo.
Cada um tem suas complicações pra resolver.
Vamos tendo que nos adaptar a essa realidade.

Lembrando que, após a pandemia, vai vir a cobrança das depesas...
Adivinhem quem é que vai pagar as contas do governo....
José M. C. Quintas
Harbour 3.2, mingw, gtwvg, multithread, dbfcdx, ADO+MySql, PNotepad
"The world is full of kings and queens, who blind our eyes and steal our dreams Its Heaven and Hell"

https://github.com/JoseQuintas/
Avatar de usuário

JoséQuintas
Membro Master

Membro Master
 
Mensagens: 18013
Data de registro: 26 Fev 2007 11:59
Cidade/Estado: São Paulo-SP
Curtiu: 15 vezes
Mens.Curtidas: 1206 vezes

ACBrLib

Mensagempor fladimir » 26 Jun 2020 22:17

Troquei o Monitor pela Dll na parte de Manifestação do Destinatário e Downloads dos XMLs

O INI pode ser manipulado pela Dll, inclusive faço isso.
Achei muito mais rápido a Dll e muito mais simples de tratar os retornos, a lógica muda um pouco mas depois q pega o jeito vai embora.
Não fiz a parte de NFe e NFCe devido outros projetos, mas será o próximo passo.
Não precisa criar um monitor, como eu disse a configuração pode ser feita toda pela dll.
Precisa de outras DLLs, OpenSSL sim, mas não vejo problema só mandar junto com o EXE
Precisa dos arquivos da pasta Schemas, sim, só mandar junto.
Os comandos que usamos no ACBrMonitorPlus é diferente da DLL, vamos precisar atualizar no nosso aplicativo, sim, mas no meu caso por exemplo q fiz via Classes são poucas mudanças, agora cada um vai ter q analisar seu código e ver se a mudança não será drástica.

Vantagem q achei é a velocidade melhora muito.
Simplicidade no tratamento do retorno (JSON) (pode ser INI, ou XML) lembrando q eu trato o retorno em memória, não precisa salvar o retorno pra manipular.
Qdo mudar algo já verifico se tem Dll mais recente e atualizo apenas a Dll, sem ter q conectar no cliente pra instalar uma nova versão do monitor.

No meu ponto de vista e experiência aki seria isto.
Sun Tzu há mais de três mil anos cita nas epígrafes de seu livro “A Arte da Guerra“:

“Concentre-se nos pontos fortes, reconheça as fraquezas, agarre as oportunidades e proteja-se contra as ameaças”.
“Se não é vantajoso, nunca envie suas tropas; se não lhe rende ganhos, nunca utilize seus homens; se não é uma situação perigosa, nunca lute uma batalha precipitada”
.


Até 2017    Desktop Console [ Legado ] Harbour | MinGW | DBF | CDX | FastReport | MySQL


Novos Projetos:

   Desktop Visual           Windev Desktop
   Celular Android/iOS   Windev Mobile
   WEB                            Windev Web


Sejamos gratos a Deus.
Avatar de usuário

fladimir
Colaborador

Colaborador
 
Mensagens: 2434
Data de registro: 15 Nov 2006 19:21
Curtiu: 28 vezes
Mens.Curtidas: 157 vezes

ACBrLib

Mensagempor Itamar M. Lins Jr. » 27 Jun 2020 00:33

Ola!
O INI pode ser manipulado pela DLL, inclusive faço isso.

Como eu escrevi lá em cima, pode, mas terá que desenhar as telas.
Não vai saber nada do que está lá no INI, a não ser que crie as telas com as informações do arquivo .INI
No caso de vários terminais PDV imprimindo NFCe pela DLL, como vai monitorar ?
Receber e enfileirar por ordem FIFO...Vou sobrecarregar o sistema com esse monitoramento extra. Fazer o trabalho do monitor é trocar 6 por meia dúzia.
Quando cada um manda NFCe na ordem que deseja pelo próṕrio aplicativo independente, isso é caixa de supermercado com serie diferente para cada PDV.
Balcão de loja, usa apenas uma Impressora para vários CPUs. O Monitor recebe o arquivo e se vira.
Não vi ganho excepcional da DLL e o Monitor, constatei diferença grande com o A3 e A1, pq o tempo para ler cartão pela USB no Win10 demora.
DLL lógico que é mais rápido mas não a ponto de afetar, pq depende de outros fatores e são externos, velocidade da internet, do CPU, rede etc...
No cenário de supermercado e padarias ou apenas com 1 PDV a DLL cai bem.
Mas com balcão de farmácias e materiais de construção, vai depender de como a gerência do estabelecimento trabalha.
Tenho clientes que o balconista tira NFCe no PDV para não sobrecarregar o CAIXA, neste caso o monitor é indispensável.
É o velho problema, tem n vendedores mas só um caixa. Mesmo se o caixa for fazer apenas o encerramento da venda, ainda assim perde tempo, dai algumas lojas liberarem a emissão da NFCe pelo vendedor, e o pagamento fica no caixa.
Então com o monitor eu tenho 1 .INI, 1 certificado A1 ou A3 apenas 1 configuração para tudo, e usando a DLL vou precisar de configurar isso em todas as CPUs, vários .INI, A1 ou A3, sequência/numeração de XML diferentes, e outros detalhes.

Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Avatar de usuário

Itamar M. Lins Jr.
Colaborador

Colaborador
 
Mensagens: 6927
Data de registro: 30 Mai 2007 11:31
Cidade/Estado: Ilheus Bahia
Curtiu: 309 vezes
Mens.Curtidas: 503 vezes

ACBrLib

Mensagempor MSDN » 27 Jun 2020 11:44

Resumindo, se vc não usa Delphi ou Lazarus, ACBr só quebra o galho, se quiser velocidade, teria que contratar uma empresa especializada no serviço, um exemplo seria a Tecnospeed https://tecnospeed.com.br/dfe/, e utilizar a API deles, vale a pena dar uma olhada.
Se programa em Delphi ou Lazarus, usa ACBr sem medo de ser feliz, e logo eles também terão API como alternativa para emissão de DFe, mas creio que também será cobrado, pois tem vários custos envolvidos nessa modalidade.
A realidade, Harbour é muito bom até um certo ponto, se vc vai emitir NFC-e, NF-e, não vai ter muita demanda, poucos usuários, não vai ter acesso na nuvem, etc, blz, passou disso, melhor mudar de ferramenta.
MSDN
Usuário Nível 4

Usuário Nível 4
 
Mensagens: 741
Data de registro: 28 Nov 2003 14:55
Cidade/Estado: CWB
Curtiu: 178 vezes
Mens.Curtidas: 123 vezes

Próximo



Retornar para Legislação Fiscal e Tributária

Quem está online

Usuários vendo este fórum: Nenhum usuário registrado online e 6 visitantes


Ola Amigo, espero que meu site e forum tem lhe beneficiado, com exemplos e dicas de programacao.
Entao divulgue o link da Doacao abaixo para seus amigos e redes sociais ou faça uma doacao para o site forum...
MUITO OBRIGADO PELA SUA DOACAO!
Faça uma doação para o forum
cron
v
Olá visitante, seja bem-vindo ao Fórum Clipper On Line!
Efetue o seu login ou faça o seu Registro