Clipper On Line • Ver Tópico - Calculo de ST "De novo"

Calculo de ST "De novo"

Discussão sobre desenvolvimento de software para atender as exigências da legislação fiscal e tributária (ECF, TEF, SINTEGRA, NF-e, ECD, EFD, etc.)

Moderador: Moderadores

 

Calculo de ST "De novo"

Mensagempor rubens » 13 Mai 2019 11:33

Bom dia...
Para mim o tal dos cálculos de ST é um do assuntos mais difíceis. Depende de muitas variantes... e eu só uso esse negócio aqui para devoluções aí piora mais ainda..
Alguém consegue me ajudar a fazer os cálculos desse produto?
<cProd>P992676</cProd>
<cEAN>7898489291902</cEAN>
<xProd>PTA EXTRA LAM 70X215 R12 D</xProd>
<NCM>73083000</NCM>
<CEST>1004700</CEST>
<CFOP>6401</CFOP>
<uCom>PC</uCom>
<qCom>5.0000</qCom>
<vUnCom>135.7700000000</vUnCom>
<vProd>678.85</vProd>
<cEANTrib>7898489291902</cEANTrib>
<uTrib>PC</uTrib>
<qTrib>5.0000</qTrib>
<vUnTrib>135.7700000000</vUnTrib>
<indTot>1</indTot>
</prod>
   -<imposto>
   -<ICMS>
   -<ICMS10>
   <orig>0</orig>
   <CST>10</CST>
   <modBC>3</modBC>
   <vBC>678.85</vBC>
   <pICMS>7.0000</pICMS>
   <vICMS>47.52</vICMS>
   <modBCST>4</modBCST>
   <pMVAST>10.1500</pMVAST>
   <vBCST>684.82</vBCST>
   <pICMSST>17.0000</pICMSST>
   <vICMSST>68.90</vICMSST>
   </ICMS10>
   </ICMS>

Vejamos:
A Base de cálculo éh: 678.85
a MVASt: 10.15
Então a base de cálculo de ST não deveria ser: 678.85 + 10.15% = 747.75 ? Porque está 684.82?
Com o valor de 684.82 a MVAST ficou 0.88%, certo?
Daí para frente é simples conforme o xml...
Base cálculo ST ( 684.82) * ICMS ST ( 17% ) - ICMS ( 7% ) , certo ? (Isso quando já não vem o cálculo direto, descontando o icms primeiro)
Só não entendo o porque do MVAST 10,15%, daí nã dá para seguir uma lógica e criar regras de negócio automaticamente...
vai ter sempre que calcular a % de ICMSST na mão, não pode confiar no que está no xml de compra... ou estou muito enganado e fazendo muita confusão...

Obrigado a quem puder ajudar esclarecer ...

Att..
Rubens
"Eu e minha casa servimos ao Senhor e você ???"
Avatar de usuário

rubens
Colaborador

Colaborador
 
Mensagens: 1518
Data de registro: 16 Ago 2003 09:05
Cidade/Estado: Nova Xavantina - MT
Curtiu: 77 vezes
Mens.Curtidas: 104 vezes

Calculo de ST "De novo"

Mensagempor gilbertosilverio » 13 Mai 2019 13:48

Ola Rubens,

Estes cálculos de ST são muito complicados, pois cada estado tem sua maneira de calculo, tenho caso no ES e em SP, que para cada convenio firmado entre as UFs, os cálculos são totalmente diferente, sou obrigado a parametrizar tudo, como disse, baseado no convenio firmado entre os estados.

Você já tentou somente copiar as tags do xml de entrada, e fazer a devolução?

Caso for parcial, você vai precisar ver com o contador, quais as aliquotas, MVAs, redução caso tenha, baseado no convenio firmado entre as UFs.

A grosso modo, isso e uma torre de babel, cada estados tem suas particularidade, voce vai precisar fazer todas as configurações baseado nos convênios, e isso so teu contador pode te passar.

:% :% :% :% :% :%
gilbertosilverio
Usuário Nível 3

Usuário Nível 3
 
Mensagens: 332
Data de registro: 18 Jan 2009 09:39
Cidade/Estado: Ribeirao Pires - SP
Curtiu: 1 vez
Mens.Curtidas: 23 vezes

Calculo de ST "De novo"

Mensagempor Jairo Maia » 13 Mai 2019 14:36

Olá Rubesn,

Em se tratando de nota de devolução:

rubens escreveu:vai ter sempre que calcular a % de ICMSST na mão
Não! Nunca. Se o sistema tem que fazer algum cálculo, será quanto ao imposto devolvido, nesse exemplo seu tem 5 itens, imagine que você vá devolver apenas 2, então devolve o imposto de apenas 2. Deixe padrão a fórmula:
nBaseSTDevolver := ( ( vBC / qTrib ) * nQtdDevolver )  // obtem o valor de vBC a devolver (do item)
nValorSTDevolver := ( vICMSST / qTrib ) * nQtdDevolver )  // obtém o valor de vICMSST a devolver (do item)
Os valores das demais tags apenas extraia do XML.

rubens escreveu:não pode confiar no que está no xml de compra...
Essa é uma preocupação que não é sua... Apenas use os dados do XML, o responsável é quem emitiu a nota.

rubens escreveu:ou estou muito enganado e fazendo muita confusão...
Enganado não sei, mas está fazendo confusão.
Abraços, Jairo
Harbour / Clipper 5.2e - Blinker 7
(Não respondo dúvidas por MP ou E-mail. Por favor, não encaminhe via mensagem privada ou e-mail, dúvidas que podem ser compartilhadas com todos no fórum)
Avatar de usuário

Jairo Maia
Colaborador

Colaborador
 
Mensagens: 2733
Data de registro: 16 Ago 2010 13:46
Cidade/Estado: Campinas-SP
Curtiu: 371 vezes
Mens.Curtidas: 305 vezes

Calculo de ST "De novo"

Mensagempor fladimir » 13 Mai 2019 15:32

Exatamente como o Jairo disse.

Eu passei a adotar o seguinte é como se fosse uma entrada... eu importo o xml e gero a nota de devolução a partir da entrada/xml ou seja agora depois q sofri junto com o cliente pra fazer uma devolução de 51 itens q tinha MVA ST redução tipo de tudo e misturado, vi o qto o cliente sofria... eu estava em viagem, e tive q atender ele depois do horario comercial pq estava a passeio, fiquei 1 hora com o cliente e não batia, anotei tudo, ele mandou o xml da nota de entrada q ia ser devolvida, eu fiquei da meia noite as 3 da manhã pra finalizar o trem pq tinha q consultar na consulta completa (achei mais fácil) o negócio de MVA, ST etc

Ai depois de tudo ainda deu diferença de centavos kkkk ai arredondei por fora...

Mas aprendi a lição fiz importar igual o xml de entrada mudando as CFOPs e demais informações pertinentes e bate 100% sem esquentar cabeça, agora em menos de 5 min o cliente faz a devolução...

Chega de sofrimento... cara é coisa de loco.
Sun Tzu há mais de três mil anos cita nas epígrafes de seu livro “A Arte da Guerra“:

“Concentre-se nos pontos fortes, reconheça as fraquezas, agarre as oportunidades e proteja-se contra as ameaças”.
“Se não é vantajoso, nunca envie suas tropas; se não lhe rende ganhos, nunca utilize seus homens; se não é uma situação perigosa, nunca lute uma batalha precipitada”
.


Até 2017    Desktop Console [ Legado ] Harbour | MinGW | DBF | CDX | FastReport | MySQL


Novos Projetos:

   Desktop Visual           Windev Desktop
   Celular Android/iOS   Windev Mobile
   WEB                            Windev Web


Sejamos gratos a Deus.
Avatar de usuário

fladimir
Colaborador

Colaborador
 
Mensagens: 2434
Data de registro: 15 Nov 2006 19:21
Curtiu: 28 vezes
Mens.Curtidas: 157 vezes




Retornar para Legislação Fiscal e Tributária

Quem está online

Usuários vendo este fórum: Nenhum usuário registrado online e 11 visitantes


Ola Amigo, espero que meu site e forum tem lhe beneficiado, com exemplos e dicas de programacao.
Entao divulgue o link da Doacao abaixo para seus amigos e redes sociais ou faça uma doacao para o site forum...
MUITO OBRIGADO PELA SUA DOACAO!
Faça uma doação para o forum
cron
v
Olá visitante, seja bem-vindo ao Fórum Clipper On Line!
Efetue o seu login ou faça o seu Registro