Clipper On Line • Ver Tópico - Emissor de nfce/nfce centralizado ou distribuído?

Emissor de nfce/nfce centralizado ou distribuído?

Discussão sobre desenvolvimento de software para atender as exigências da legislação fiscal e tributária (ECF, TEF, SINTEGRA, NF-e, ECD, EFD, etc.)

Moderador: Moderadores

 

Emissor de nfce/nfce centralizado ou distribuído?

Mensagempor rubens » 18 Nov 2018 14:03

Boa tarde..
Sempre trabalhei com o emissor de nfe/nfce centralizado no servidor/caixa. Ou seja os terminais fazem os pedidos e o caixa transforma em venda gerando nfe ou nfce. Agora surgiu a necessidade de emitir nfe/nfce fora do caixa, nos terminais e nos pdvs de mercado( até então tinha somente clientes com um pdv, de uma vez só, três clientes resolveram abrir um segundo caixa).
Daí qual seria feito isso? como vocês fazem?
Imaginei o seguinte:
* Certificado: praticamente todos os meus clientes tem certificado A1, então sem problemas, só instalar nos terminais e verificar o TLS.
* As nfe/nfces passarão a ter controle local de cada terminal. Usarão o número do terminal como série.
Aqui começa as dúvidas:
* Salvar a movimentação em cada terminal ou diretamente no servidor. De imediato não vejo a necessidade de trabalhar offline. O Servidor ficou fora, fecha os terminais e usa só o servidor.
* Da numeração dos pedidos. Se usar servidor já tá salvo no servidor só teria que saber identificar o pedido. Certa vez usei o número do terminal no início do número do pedido. O Meu pedido tem 10 dígitos então ficava: terminal 001 - pedido 0010000001, 0010000002... Terminal 002 - pedido 0020000001, 0020000002 e assim por diante.. Qualquer usuário olharia o número do pedido e já saberia qual terminal tinha gerado o pedido.
* Do AcbrMonitor: Instalar um acbmonitor em cada terminal? Salvar o arquivo ini no servidor na pasta do ACBRMonitor?
* Dos XMLS: Salvar o servidor ou no terminal ? Hoje salvo tanto nfe quanto nfce na pasta do acbrmonitor.
O que voces podem me dizer dessa idéia? ou de como fazem ?

Obrigado
Rubens
"Eu e minha casa servimos ao Senhor e você ???"
Avatar de usuário

rubens
Colaborador

Colaborador
 
Mensagens: 1518
Data de registro: 16 Ago 2003 09:05
Cidade/Estado: Nova Xavantina - MT
Curtiu: 77 vezes
Mens.Curtidas: 104 vezes

Emissor de nfce/nfce centralizado ou distribuído?

Mensagempor fladimir » 18 Nov 2018 16:49

Vou falar como trabalho de modo geral, tb tenho outras formas mas a grande maioria

Servidor dedicado seja nuvem ou local
Acesso remoto cada usuario uma instancia
Compartilho no Server somente a pasta comum do ACBr exemplo c:\sistema\ACBr\Comunica
no terminal ACBr com certificado A1 ou A3, 99% A1
Sistema q esta do lado do server cria TXT nessa pasta C:\Sistema\ACBr\Comunica\01 (Cada terminal uma subpasta)
Pronto tudo funcionando e a movimentação esta centralizada
Cada Terminal -> Nr Série
Cada Terminal uma sequencia de NFCe exemplo Terminal 01 pod estar na NFCe 000040 Série 001 e Terminal 02 por usa vez na NFCe 0001500 Série 002
Roda filé

Os XMLs ficam separados nas subpastas na hora de mandar movimentação varro todos os XMLs das subpastas e comparo com a chave da minha tabela de vendas, e mando o q estiver na minha tabela de vendas e desconsidero os demais.
Sun Tzu há mais de três mil anos cita nas epígrafes de seu livro “A Arte da Guerra“:

“Concentre-se nos pontos fortes, reconheça as fraquezas, agarre as oportunidades e proteja-se contra as ameaças”.
“Se não é vantajoso, nunca envie suas tropas; se não lhe rende ganhos, nunca utilize seus homens; se não é uma situação perigosa, nunca lute uma batalha precipitada”
.


Até 2017    Desktop Console [ Legado ] Harbour | MinGW | DBF | CDX | FastReport | MySQL


Novos Projetos:

   Desktop Visual           Windev Desktop
   Celular Android/iOS   Windev Mobile
   WEB                            Windev Web


Sejamos gratos a Deus.
Avatar de usuário

fladimir
Colaborador

Colaborador
 
Mensagens: 2434
Data de registro: 15 Nov 2006 19:21
Curtiu: 28 vezes
Mens.Curtidas: 157 vezes

Emissor de nfce/nfce centralizado ou distribuído?

Mensagempor rubens » 30 Abr 2019 15:49

Boa tarde...
Agora não tenho como correr mais... é fazer ou fazer... kkk

Fladimir... suas regras são interessantes... então me atualiza umas coisas se tiver tempo aí...

Servidor dedicado seja nuvem ou local

OK
Acesso remoto cada usuario uma instancia

OK
Compartilho no Server somente a pasta comum do ACBr exemplo c:\sistema\ACBr\Comunica

???
no terminal ACBr com certificado A1 ou A3, 99% A1

Ok
Sistema q esta do lado do server cria TXT nessa pasta C:\Sistema\ACBr\Comunica\01 (Cada terminal uma subpasta)

Certo.. digamos que esse 01 seja tb o número de série do cupom, né...
Pronto tudo funcionando e a movimentação esta centralizada
Cada Terminal -> Nr Série
Cada Terminal uma sequencia de NFCe exemplo Terminal 01 pod estar na NFCe 000040 Série 001 e Terminal 02 por usa vez na NFCe 0001500 Série 002

OK
Os XMLs ficam separados nas subpastas na hora de mandar movimentação varro todos os XMLs das subpastas e comparo com a chave da minha tabela de vendas, e mando o q estiver na minha tabela de vendas e desconsidero os demais.

Veja bem:
O Pdv é um executável e o Retaguarda outro ?
Como o Terminal vai ter configurações diferenciadas se ele vai ser executado por TS?
Se o PDV tá sendo executado no TS qdo enviar um Cupom para a pasta especifica ele vai ficar aguardando o retorno do xml para imprimir? Esse controle no TXT para saber qual retorno será feito pelo número do cupom?
Como é feito esse semáforo, esse controle...? Porque com um acbrmonitor, ou um usuário do acbrmonitor, qdo leio o retorno tipo SAINFE.txt eu já apago esse arquivo para não correr o risco de ler o mesmo retorno duas vezes...
Sempre morre nos conceitos... até entendermos os conceitos... demora um pouco... ainda mais um cabeção lento como o meu..

Obrigado
Rubens
"Eu e minha casa servimos ao Senhor e você ???"
Avatar de usuário

rubens
Colaborador

Colaborador
 
Mensagens: 1518
Data de registro: 16 Ago 2003 09:05
Cidade/Estado: Nova Xavantina - MT
Curtiu: 77 vezes
Mens.Curtidas: 104 vezes

Emissor de nfce/nfce centralizado ou distribuído?

Mensagempor fladimir » 30 Abr 2019 17:50

Rubens:
O Pdv é um executável e o Retaguarda outro ?

Nao

Rubens:
Como o Terminal vai ter configurações diferenciadas se ele vai ser executado por TS?

Cada usuário tem uma sessão no Server e cada usuário tem em sua area de trabalho um Atalho q chama um BAT e nesse BAT SETO uma variável de ambiente onde defino o nr do terminal e depois capturo essa variavel com GETENV e ai tenho uma tabela de terminais e cada terminal tem uma configuração.

Rubens:
Se o PDV tá sendo executado no TS qdo enviar um Cupom para a pasta especifica ele vai ficar aguardando o retorno do xml para imprimir? Esse controle no TXT para saber qual retorno será feito pelo número do cupom?

Como é feito esse semáforo, esse controle...? Porque com um acbrmonitor, ou um usuário do acbrmonitor, qdo leio o retorno tipo SAINFE.txt eu já apago esse arquivo para não correr o risco de ler o mesmo retorno duas vezes...

Cada terminal gera ENT01 ENT02 e assim por dainte ai o ACBr devolve SAI01 SAI02 e assim por diante, o próprio ACBr gerencia isso.
Sun Tzu há mais de três mil anos cita nas epígrafes de seu livro “A Arte da Guerra“:

“Concentre-se nos pontos fortes, reconheça as fraquezas, agarre as oportunidades e proteja-se contra as ameaças”.
“Se não é vantajoso, nunca envie suas tropas; se não lhe rende ganhos, nunca utilize seus homens; se não é uma situação perigosa, nunca lute uma batalha precipitada”
.


Até 2017    Desktop Console [ Legado ] Harbour | MinGW | DBF | CDX | FastReport | MySQL


Novos Projetos:

   Desktop Visual           Windev Desktop
   Celular Android/iOS   Windev Mobile
   WEB                            Windev Web


Sejamos gratos a Deus.
Avatar de usuário

fladimir
Colaborador

Colaborador
 
Mensagens: 2434
Data de registro: 15 Nov 2006 19:21
Curtiu: 28 vezes
Mens.Curtidas: 157 vezes

Emissor de nfce/nfce centralizado ou distribuído?

Mensagempor Itamar M. Lins Jr. » 03 Mai 2019 10:09

Ola!
Este servidor na nuvem, como é ? (MySql,Dbf...)
Como fica o XML para mandar para contabilidade ?

Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Avatar de usuário

Itamar M. Lins Jr.
Colaborador

Colaborador
 
Mensagens: 6927
Data de registro: 30 Mai 2007 11:31
Cidade/Estado: Ilheus Bahia
Curtiu: 309 vezes
Mens.Curtidas: 503 vezes

Emissor de nfce/nfce centralizado ou distribuído?

Mensagempor fladimir » 03 Mai 2019 10:45

DBF
o sistema compacta e manda zipado pra contabilidade um link pra download
Sun Tzu há mais de três mil anos cita nas epígrafes de seu livro “A Arte da Guerra“:

“Concentre-se nos pontos fortes, reconheça as fraquezas, agarre as oportunidades e proteja-se contra as ameaças”.
“Se não é vantajoso, nunca envie suas tropas; se não lhe rende ganhos, nunca utilize seus homens; se não é uma situação perigosa, nunca lute uma batalha precipitada”
.


Até 2017    Desktop Console [ Legado ] Harbour | MinGW | DBF | CDX | FastReport | MySQL


Novos Projetos:

   Desktop Visual           Windev Desktop
   Celular Android/iOS   Windev Mobile
   WEB                            Windev Web


Sejamos gratos a Deus.
Avatar de usuário

fladimir
Colaborador

Colaborador
 
Mensagens: 2434
Data de registro: 15 Nov 2006 19:21
Curtiu: 28 vezes
Mens.Curtidas: 157 vezes

Emissor de nfce/nfce centralizado ou distribuído?

Mensagempor MSDN » 03 Mai 2019 13:00

Qual a empresa que vc usa para hospedar serviços na nuvem ?
MSDN
Usuário Nível 4

Usuário Nível 4
 
Mensagens: 741
Data de registro: 28 Nov 2003 14:55
Cidade/Estado: CWB
Curtiu: 178 vezes
Mens.Curtidas: 123 vezes

Emissor de nfce/nfce centralizado ou distribuído?

Mensagempor fladimir » 03 Mai 2019 13:41

Dacentec
Sun Tzu há mais de três mil anos cita nas epígrafes de seu livro “A Arte da Guerra“:

“Concentre-se nos pontos fortes, reconheça as fraquezas, agarre as oportunidades e proteja-se contra as ameaças”.
“Se não é vantajoso, nunca envie suas tropas; se não lhe rende ganhos, nunca utilize seus homens; se não é uma situação perigosa, nunca lute uma batalha precipitada”
.


Até 2017    Desktop Console [ Legado ] Harbour | MinGW | DBF | CDX | FastReport | MySQL


Novos Projetos:

   Desktop Visual           Windev Desktop
   Celular Android/iOS   Windev Mobile
   WEB                            Windev Web


Sejamos gratos a Deus.
Avatar de usuário

fladimir
Colaborador

Colaborador
 
Mensagens: 2434
Data de registro: 15 Nov 2006 19:21
Curtiu: 28 vezes
Mens.Curtidas: 157 vezes

Emissor de nfce/nfce centralizado ou distribuído?

Mensagempor MSDN » 03 Mai 2019 14:10

Fladimir,

No site da empresa, são disponibilizados vários planos, que vão desde 30 a 275 dólares por mês, desses pacotes, qual vc usa ?
Poderia fazer um relato de como é a sua experiência com a empresa ?
E alguma outra informação que achar relevante para quem trabalha com xBase !

Abraços
MSDN
Usuário Nível 4

Usuário Nível 4
 
Mensagens: 741
Data de registro: 28 Nov 2003 14:55
Cidade/Estado: CWB
Curtiu: 178 vezes
Mens.Curtidas: 123 vezes

Emissor de nfce/nfce centralizado ou distribuído?

Mensagempor fladimir » 03 Mai 2019 14:59

Vc aluga uma maquina, é igual a tua maquina na web digamos assim

Ai vc prepara ela (contratei uma pessoa pra isso)
Ela instalou Server DATACENTER etc et tal
Ai vc conecta cria os usuarios/grupos etc
estou migrando alguns clientes q tem net melhor pra esse universo.

Funciona via TS só q camuflado
A pessoa acha q ta rodando local, muito bacana mesmo, chama-se RemoteApp q é um esquema q pega a conexão TS e encapsula com os aplicativos, eu não sei explicar direito, mas não parece q teu aplicativo ta rodando remoto, se vc olha pra ele não percebe, pq não abre akela sessão TS q estamos acostumados.

Ai funciona perfeito, impressora, tudo tudo.

Foi a solução q encontrei para os clientes q querem o sistema na Web digamos assim, apesar de eu ter investido em ferramentas q estão me possibilitando desenvolver web e mobile, mas a forma mais pratica de virtualizar teu app desktop q vejo seria essa.
Sun Tzu há mais de três mil anos cita nas epígrafes de seu livro “A Arte da Guerra“:

“Concentre-se nos pontos fortes, reconheça as fraquezas, agarre as oportunidades e proteja-se contra as ameaças”.
“Se não é vantajoso, nunca envie suas tropas; se não lhe rende ganhos, nunca utilize seus homens; se não é uma situação perigosa, nunca lute uma batalha precipitada”
.


Até 2017    Desktop Console [ Legado ] Harbour | MinGW | DBF | CDX | FastReport | MySQL


Novos Projetos:

   Desktop Visual           Windev Desktop
   Celular Android/iOS   Windev Mobile
   WEB                            Windev Web


Sejamos gratos a Deus.
Avatar de usuário

fladimir
Colaborador

Colaborador
 
Mensagens: 2434
Data de registro: 15 Nov 2006 19:21
Curtiu: 28 vezes
Mens.Curtidas: 157 vezes

Emissor de nfce/nfce centralizado ou distribuído?

Mensagempor rubens » 23 Mai 2019 23:54

Boa noite..

Fladimir,
Então... veja o seguinte:
Porque você falou que compartilha a pasta do Acbrmonitor? Porque se os terminais estão sendo executados dentro do servidor via TS não vai buscar o AcbrMonitor no servidor? Qual a necessidade do compartilhamento?

Como Não está rodando exe independente para os pdvs, como você faz o controle individual dos caixas, como fechamento de cada caixa por exemplo? No meu sistema tem um caixa só, então todo PDV salva nesse caixa...

O Gerenciador de Cupom(NFCe) tb fica tudo misturado? todas as séries no mesmo gerenciador? Daí na hora de pesquisar um cupom tem que digitar o número + série?

Obrigado,

Rubens
"Eu e minha casa servimos ao Senhor e você ???"
Avatar de usuário

rubens
Colaborador

Colaborador
 
Mensagens: 1518
Data de registro: 16 Ago 2003 09:05
Cidade/Estado: Nova Xavantina - MT
Curtiu: 77 vezes
Mens.Curtidas: 104 vezes

Emissor de nfce/nfce centralizado ou distribuído?

Mensagempor fladimir » 24 Mai 2019 08:18

Rubens:
Porque você falou que compartilha a pasta do Acbrmonitor?
Porque se os terminais estão sendo executados dentro do servidor via TS não vai buscar o AcbrMonitor no servidor?
Qual a necessidade do compartilhamento?

Vc pode fazer com o ACBr no servidor ou nos PDVs, se fizer com o ACBr individualizado nos PDVs vc terá q compartilhar a pasta no Server onde cada ACBr estará enxergando pra comunicar
Mas tb pode fazer o ACBr no Server sem necessidade de compartilhamento, eu deixo a critério dos técnicos, das 2 formas funciona.
Rubens:
Como Não está rodando exe independente para os pdvs, como você faz o controle individual dos caixas, como fechamento de cada caixa por exemplo? No meu sistema tem um caixa só, então todo PDV salva nesse caixa...

Então a diferença do teu pro meu sistema é q no meu eu tenho o controle por operador de caixa, então cada operador é 01 caixa, então 05 PDVs precisará de 05 operadores e cada operador abre e fecha o seu caixa.
Rubens:
O Gerenciador de Cupom(NFCe) tb fica tudo misturado? todas as séries no mesmo gerenciador? Daí na hora de pesquisar um cupom tem que digitar o número + série?

Não entendi direito essa pergunta, vou responder conforme entendi.
No meu sistema as vendas são por terminal, o número é sequencial comum, exemplo:
Nr da Venda        Nr do Terminal (PDV) q fez a venda 
0001                  02
0002                  03
0003                  01


Com relação ao nr da NFCe e série elas ficam em outro campo, então pegando o exemplo acima, mas agora vamos enxergar a Numeração da NFCe e suas séries

NrVenda        Nr Terminal (PDV)              Nr da NFCe             Série
0001                  02                         000001              002
0002                  03                         000001              003
0003                  01                         000001              001
Sun Tzu há mais de três mil anos cita nas epígrafes de seu livro “A Arte da Guerra“:

“Concentre-se nos pontos fortes, reconheça as fraquezas, agarre as oportunidades e proteja-se contra as ameaças”.
“Se não é vantajoso, nunca envie suas tropas; se não lhe rende ganhos, nunca utilize seus homens; se não é uma situação perigosa, nunca lute uma batalha precipitada”
.


Até 2017    Desktop Console [ Legado ] Harbour | MinGW | DBF | CDX | FastReport | MySQL


Novos Projetos:

   Desktop Visual           Windev Desktop
   Celular Android/iOS   Windev Mobile
   WEB                            Windev Web


Sejamos gratos a Deus.
Avatar de usuário

fladimir
Colaborador

Colaborador
 
Mensagens: 2434
Data de registro: 15 Nov 2006 19:21
Curtiu: 28 vezes
Mens.Curtidas: 157 vezes

Emissor de nfce/nfce centralizado ou distribuído?

Mensagempor rubens » 24 Mai 2019 11:31

Bom dia..

Obrigado Fladimir...
Tá quase fazendo o sistema para mim... kkkk

Bora implementar esse negócio que o Lenovo TS150 do cara chegou...

Obrigado
"Eu e minha casa servimos ao Senhor e você ???"
Avatar de usuário

rubens
Colaborador

Colaborador
 
Mensagens: 1518
Data de registro: 16 Ago 2003 09:05
Cidade/Estado: Nova Xavantina - MT
Curtiu: 77 vezes
Mens.Curtidas: 104 vezes

Emissor de nfce/nfce centralizado ou distribuído?

Mensagempor fladimir » 24 Mai 2019 13:05

Kkkk por nada...

Tamo ai meu irmão...

Abraço.
Sun Tzu há mais de três mil anos cita nas epígrafes de seu livro “A Arte da Guerra“:

“Concentre-se nos pontos fortes, reconheça as fraquezas, agarre as oportunidades e proteja-se contra as ameaças”.
“Se não é vantajoso, nunca envie suas tropas; se não lhe rende ganhos, nunca utilize seus homens; se não é uma situação perigosa, nunca lute uma batalha precipitada”
.


Até 2017    Desktop Console [ Legado ] Harbour | MinGW | DBF | CDX | FastReport | MySQL


Novos Projetos:

   Desktop Visual           Windev Desktop
   Celular Android/iOS   Windev Mobile
   WEB                            Windev Web


Sejamos gratos a Deus.
Avatar de usuário

fladimir
Colaborador

Colaborador
 
Mensagens: 2434
Data de registro: 15 Nov 2006 19:21
Curtiu: 28 vezes
Mens.Curtidas: 157 vezes

Emissor de nfce/nfce centralizado ou distribuído?

Mensagempor janio » 26 Mai 2019 10:21

Tá quase fazendo o sistema para mim... kkkk


Fladimir quase faz o sistema por mim tbm kkkk. Quando fui fazer NFCe eu tava mais perdido que cego em tiroteio kk e Fladimir me deu toda a lógica da coisa.

Hj, graças a ele, o sistema vai liso igual a banana na boca de véia
fui...
e-mail:janioaguiar@yahoo.com.br
msn: janio_aguiar@hotmail.com
xHarbour1.2.1/Harbour3.2 + wvg + hwgui + Mediator + MySql
Avatar de usuário

janio
Colaborador

Colaborador
 
Mensagens: 1835
Data de registro: 06 Jul 2004 07:43
Cidade/Estado: UBAJARA - CE
Curtiu: 8 vezes
Mens.Curtidas: 68 vezes

Próximo



Retornar para Legislação Fiscal e Tributária

Quem está online

Usuários vendo este fórum: Nenhum usuário registrado online e 11 visitantes


Ola Amigo, espero que meu site e forum tem lhe beneficiado, com exemplos e dicas de programacao.
Entao divulgue o link da Doacao abaixo para seus amigos e redes sociais ou faça uma doacao para o site forum...
MUITO OBRIGADO PELA SUA DOACAO!
Faça uma doação para o forum
cron
v
Olá visitante, seja bem-vindo ao Fórum Clipper On Line!
Efetue o seu login ou faça o seu Registro