Clipper On Line • Ver Tópico - Atenção "SEM GTIN" na entrada dos produtos.

Atenção "SEM GTIN" na entrada dos produtos.

Discussão sobre desenvolvimento de software para atender as exigências da legislação fiscal e tributária (ECF, TEF, SINTEGRA, NF-e, ECD, EFD, etc.)

Moderador: Moderadores

 

Atenção "SEM GTIN" na entrada dos produtos.

Mensagempor Jairo Maia » 27 Ago 2018 20:22

JoséQuintas escreveu:GTIN de embalagem está com um dígito a mais
Os códigos de barras com 14 dígitos são os códigos ITF-14 (GTIN 14). Eles são usados nas caixas que contém as embalagens, são muito usados por atacadistas. Nas caixas com ITF-14 as vezes têm também os códigos dos fardos e da menor unidade tributária, em locais de destaque para não confundir o operador do caixa de qual usar.

Pegando um exemplo da sua figura, vemos o seguinte:

LUBRAX TRM 4 80W - CXC24F1L (caixa com 24 frascos de 1 litro)
cEAN = 17891344000517 (GTIN da caixa) e cEANTrib = 7891344000510 (GTIN da menor unidade tributada).

O GTIN-14, tem esse formato (veja que fica dentro de um quadro sempre, para não confundir o operador do PDV):
Codido de Barras ITF 14.jpg
Abraços, Jairo
Harbour / Clipper 5.2e - Blinker 7
(Não respondo dúvidas por MP ou E-mail. Por favor, não encaminhe via mensagem privada ou e-mail, dúvidas que podem ser compartilhadas com todos no fórum)
Avatar de usuário

Jairo Maia
Colaborador

Colaborador
 
Mensagens: 2733
Data de registro: 16 Ago 2010 13:46
Cidade/Estado: Campinas-SP
Curtiu: 371 vezes
Mens.Curtidas: 305 vezes

Atenção "SEM GTIN" na entrada dos produtos.

Mensagempor JoséQuintas » 27 Ago 2018 20:46

Seria correto então não aceitar GTIN de 14 dígitos no tributável?
José M. C. Quintas
Harbour 3.2, mingw, gtwvg, multithread, dbfcdx, ADO+MySql, PNotepad
"The world is full of kings and queens, who blind our eyes and steal our dreams Its Heaven and Hell"

https://github.com/JoseQuintas/
Avatar de usuário

JoséQuintas
Membro Master

Membro Master
 
Mensagens: 18013
Data de registro: 26 Fev 2007 11:59
Cidade/Estado: São Paulo-SP
Curtiu: 15 vezes
Mens.Curtidas: 1206 vezes

Atenção "SEM GTIN" na entrada dos produtos.

Mensagempor Jairo Maia » 27 Ago 2018 21:05

JoséQuintas escreveu:Seria correto então não aceitar GTIN de 14 dígitos no tributável?
Não é correto. Quando fui alterar para o leiaute 4.00, também pensei em fazer isso, porém, no manual da SEFAZ diz que pode. Porque razão não sei, mas pelo menos por enquanto pode.

De qualquer forma, em meu sistema aceita somente GTIN de 8 ou 13 dígitos para cEANTrib. Então mesmo que venha mudar no futuro não terei que alterar nada.

PS: Nunca vi no seguimento que tabalho produtos com GTIN 12. Somente 8, 13 ou 14. Se aparecer produtos com 12, faço apenas uma pequena alteração na função ValidaGTIN(), mas nunca vi.
Abraços, Jairo
Harbour / Clipper 5.2e - Blinker 7
(Não respondo dúvidas por MP ou E-mail. Por favor, não encaminhe via mensagem privada ou e-mail, dúvidas que podem ser compartilhadas com todos no fórum)
Avatar de usuário

Jairo Maia
Colaborador

Colaborador
 
Mensagens: 2733
Data de registro: 16 Ago 2010 13:46
Cidade/Estado: Campinas-SP
Curtiu: 371 vezes
Mens.Curtidas: 305 vezes

Atenção "SEM GTIN" na entrada dos produtos.

Mensagempor Itamar M. Lins Jr. » 27 Ago 2018 23:07

Ola!
No link que o Eros postou:
Se a mercadoria tiver código de barras, mas não souber no momento e escrever “SEM GTIN” para não realizar a busca, o comprador não terá essa informação na NF-e causando uma cadeia de erros, gerando penalidades ao fornecedor que não preencher os campos de acordo com a legislação.

Tô vendo aqui que um fornecedor de peças para carro, tirou uma NF-e com 149 itens, e em todos colocou "SEM GTIN".
Lógico que os produtos tem GTIN mas e ai ? Como fica com a loja que comprou esses produtos ? Esses mesmos produtos outros fornecedores vendem também.
sem gtin.png


Quanto as amarrações etc... vou lendo aqui, ali, aculá e aprendendo.

Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Avatar de usuário

Itamar M. Lins Jr.
Colaborador

Colaborador
 
Mensagens: 6927
Data de registro: 30 Mai 2007 11:31
Cidade/Estado: Ilheus Bahia
Curtiu: 309 vezes
Mens.Curtidas: 503 vezes

Atenção "SEM GTIN" na entrada dos produtos.

Mensagempor fladimir » 30 Ago 2018 22:55

Jairo escreveu:

PS: Nunca vi no seguimento que tabalho produtos com GTIN 12. Somente 8, 13 ou 14. Se aparecer produtos com 12, faço apenas uma pequena alteração na função ValidaGTIN(), mas nunca vi.


Pois é meu amigo, eu uns 6 meses atrás tive q mudar minha rotina de validação devido o bendito. Tb nunca tinha visto até q teve um cliente q teve produtos assim.

Agora faço semelhante ao Jairo e acredito q demais colegas...

Produto A comprado do forn X é armazenado numa tabela c/ indice fornec+codproduto
Produto A comprado do forn Y é armazenado nessa tab paralela com cod forn + prod

com isto qdo o cliente comprar o produto A do fornecedor X ou Y vai saber qual é pois esta associado.

Se comprou o produto A do forn Z ai vai aparecer (caso não localize por codigo de barras q é a primeira verificação, desconsiderando-se SEM GTIN) ai mostra q não achou o produto A e pede pra Associar ou Cadastrar como Novo.

Agora meu novo DILEMA.... vcs acreditam q tem fornecedores q geram NFe com produtos diferentes, vejam bem, diferentes mas com mesmo código de produto?????
Ou seja, minha lógica foi pro espaço, pq imaginem o seguinte...

Produto A do Forn X com cod 123 associdado ao produto A da base do meu sistema
Produto B do Forn X com cod 123 devido a primeira associação acima vai pensar q é o produto A sendo q é outro produto... cara é complicado viu...
Não pensei muito bem ainda, mas acredito q vou ter q fazer uma lógica pra q caso já tenha sido usado o codigo 123 previamente na mesma entrada de notas não permitir considerar para demais itens da nota...
Só q ai não terei como associar (gravando na minha tabela de associação) talvez fazer um vinculo temporario pra dizer q outro produto seria pra dar entrada...

Alguém já passou por isso? Estou dentro do assunto ainda? Kkkk. Desculpe se fugi um pouco do assunto.
Sun Tzu há mais de três mil anos cita nas epígrafes de seu livro “A Arte da Guerra“:

“Concentre-se nos pontos fortes, reconheça as fraquezas, agarre as oportunidades e proteja-se contra as ameaças”.
“Se não é vantajoso, nunca envie suas tropas; se não lhe rende ganhos, nunca utilize seus homens; se não é uma situação perigosa, nunca lute uma batalha precipitada”
.


Até 2017    Desktop Console [ Legado ] Harbour | MinGW | DBF | CDX | FastReport | MySQL


Novos Projetos:

   Desktop Visual           Windev Desktop
   Celular Android/iOS   Windev Mobile
   WEB                            Windev Web


Sejamos gratos a Deus.
Avatar de usuário

fladimir
Colaborador

Colaborador
 
Mensagens: 2434
Data de registro: 15 Nov 2006 19:21
Curtiu: 28 vezes
Mens.Curtidas: 157 vezes

Atenção "SEM GTIN" na entrada dos produtos.

Mensagempor Jairo Maia » 31 Ago 2018 13:04

Olá fladimir,

fladimir escreveu:Alguém já passou por isso?
Já passei numa loja de móveis. Ao ler o XML meu sistema apresentou um produto bem diferente do que o da nota, pois já existia um produto com aquele código daquele fornecedor. Quando isso ocorreu, entrei em contato com o fabricante, e para minha surpresa, eles é que se surpreenderam com isso. Pediram alguns minutos para solucionar e logo em seguida retornaram dizendo para associar o produto com código X, e que já haviam corrigido no sistema deles, e que as novas notas sairiam corretas.

Se ocorrer novamente, será o mesmo procedimento seja com qual fornecedor for, eles têm que considerar que as empresas são automatizadas e isso tem que ser levado em conta. Não pode reutilizar códigos (para produtos), ou atribuir o mesmo código a produtos diferentes.
Abraços, Jairo
Harbour / Clipper 5.2e - Blinker 7
(Não respondo dúvidas por MP ou E-mail. Por favor, não encaminhe via mensagem privada ou e-mail, dúvidas que podem ser compartilhadas com todos no fórum)
Avatar de usuário

Jairo Maia
Colaborador

Colaborador
 
Mensagens: 2733
Data de registro: 16 Ago 2010 13:46
Cidade/Estado: Campinas-SP
Curtiu: 371 vezes
Mens.Curtidas: 305 vezes

Atenção "SEM GTIN" na entrada dos produtos.

Mensagempor fladimir » 31 Ago 2018 20:01

Concordo e discordo kkkk

Concordo q tem q ser corrigido pelo fornecedor, mas discordo e o cliente aguardar a solução.

Nesse caso tem q se ter uma forma de dar a entrada, no meu ponto de vista, pq o cliente muitas vezes pode ate perder uma venda se demorar pra dar entrada e faturar pro cliente dele.
Sun Tzu há mais de três mil anos cita nas epígrafes de seu livro “A Arte da Guerra“:

“Concentre-se nos pontos fortes, reconheça as fraquezas, agarre as oportunidades e proteja-se contra as ameaças”.
“Se não é vantajoso, nunca envie suas tropas; se não lhe rende ganhos, nunca utilize seus homens; se não é uma situação perigosa, nunca lute uma batalha precipitada”
.


Até 2017    Desktop Console [ Legado ] Harbour | MinGW | DBF | CDX | FastReport | MySQL


Novos Projetos:

   Desktop Visual           Windev Desktop
   Celular Android/iOS   Windev Mobile
   WEB                            Windev Web


Sejamos gratos a Deus.
Avatar de usuário

fladimir
Colaborador

Colaborador
 
Mensagens: 2434
Data de registro: 15 Nov 2006 19:21
Curtiu: 28 vezes
Mens.Curtidas: 157 vezes

Atenção "SEM GTIN" na entrada dos produtos.

Mensagempor Jairo Maia » 31 Ago 2018 20:15

fladimir escreveu:pq o cliente muitas vezes pode ate perder uma venda se demorar pra dar entrada e faturar pro cliente dele
Desculpe fladimir, mas tipo: Oi? Como assim? A loja coloca o produto antes de ter verificado, cadastrado ou atualizado o estoque e autorizado para exposição/disponibilização do produto? Não consegui entender isso. Em qual situação isso pode acontecer?
Abraços, Jairo
Harbour / Clipper 5.2e - Blinker 7
(Não respondo dúvidas por MP ou E-mail. Por favor, não encaminhe via mensagem privada ou e-mail, dúvidas que podem ser compartilhadas com todos no fórum)
Avatar de usuário

Jairo Maia
Colaborador

Colaborador
 
Mensagens: 2733
Data de registro: 16 Ago 2010 13:46
Cidade/Estado: Campinas-SP
Curtiu: 371 vezes
Mens.Curtidas: 305 vezes

Atenção "SEM GTIN" na entrada dos produtos.

Mensagempor fladimir » 31 Ago 2018 20:53

Vou dar um exemplo da loja da minha esposa, chegou a nota de produtos q já comercializamos, porém a nota veio errada, tipo produtos diferentes códigos iguais, era uma encomenda, cliente esperando fazia tempo, tenho q dar entrada no produto via nota fiscal, mas como importar nesse caso? não importei, fiz lançamento manual, escolhendo o produto, tipo item 0001 da nota com o produto X da base q já tem cadastro, produto 0002 da nota com produto Y da base e assim por diante.

Pq se fosse fazer via importação com a lógica atual não consigo pq o sistema entendia q o produto 0001 e 002 eram os mesmos pq eram do mesmo fornecedor e estavam com mesmo código do fornecedor na nota/xml
Então associava os 2 itens a 1 item da base.

Entendeu?

Pegando esse exemplo, dependendo o caso não dá pra esperar o Fornecedor arrumar pra importar o XML, tem q prever isso no meu ponto de vista, pq isso tem ocorrido, já tinha pego casos em clientes e recentemente ocorreu na loja da minha esposa.

É nesse sentido q me refiro.
Sun Tzu há mais de três mil anos cita nas epígrafes de seu livro “A Arte da Guerra“:

“Concentre-se nos pontos fortes, reconheça as fraquezas, agarre as oportunidades e proteja-se contra as ameaças”.
“Se não é vantajoso, nunca envie suas tropas; se não lhe rende ganhos, nunca utilize seus homens; se não é uma situação perigosa, nunca lute uma batalha precipitada”
.


Até 2017    Desktop Console [ Legado ] Harbour | MinGW | DBF | CDX | FastReport | MySQL


Novos Projetos:

   Desktop Visual           Windev Desktop
   Celular Android/iOS   Windev Mobile
   WEB                            Windev Web


Sejamos gratos a Deus.
Avatar de usuário

fladimir
Colaborador

Colaborador
 
Mensagens: 2434
Data de registro: 15 Nov 2006 19:21
Curtiu: 28 vezes
Mens.Curtidas: 157 vezes

Atenção "SEM GTIN" na entrada dos produtos.

Mensagempor Jairo Maia » 02 Set 2018 15:07

fladimir escreveu:Entendeu?
Sim, entendi. Mas eu não acho correto apenas aceitar. Eu liberaria o produto e reclamaria com o fornecedor. Continuo achando que eles não podem fazer isso.
Abraços, Jairo
Harbour / Clipper 5.2e - Blinker 7
(Não respondo dúvidas por MP ou E-mail. Por favor, não encaminhe via mensagem privada ou e-mail, dúvidas que podem ser compartilhadas com todos no fórum)
Avatar de usuário

Jairo Maia
Colaborador

Colaborador
 
Mensagens: 2733
Data de registro: 16 Ago 2010 13:46
Cidade/Estado: Campinas-SP
Curtiu: 371 vezes
Mens.Curtidas: 305 vezes

Atenção "SEM GTIN" na entrada dos produtos.

Mensagempor JoséQuintas » 02 Set 2018 18:34

Não lembro quem me falou sobre este assunto:
Uma determinada empresa, colocando do jeito que o destinatário pedia.
Com isso, uma nota nunca era igual a outra.
José M. C. Quintas
Harbour 3.2, mingw, gtwvg, multithread, dbfcdx, ADO+MySql, PNotepad
"The world is full of kings and queens, who blind our eyes and steal our dreams Its Heaven and Hell"

https://github.com/JoseQuintas/
Avatar de usuário

JoséQuintas
Membro Master

Membro Master
 
Mensagens: 18013
Data de registro: 26 Fev 2007 11:59
Cidade/Estado: São Paulo-SP
Curtiu: 15 vezes
Mens.Curtidas: 1206 vezes

Atenção "SEM GTIN" na entrada dos produtos.

Mensagempor rubens » 03 Set 2018 07:54

Bom dia...

Mas Fladimiri,
Bom regras de negócio são regras de negócio, né.. cada um cria a sua...
Eu tive problemas no início com o literal 'SEM GTIN' daí minha rotina tava gerando '0000000000000' ao invés de deixar em branco. Daí todos os produtos que estava SEM GTIN foram associados nesse produto '000000000000'. Nesse caso foi corrigido o produto na tabela. No caso que você falou seria a mesma coisa vai no produto na tabela e corrige o GTIN dele.
Na visualização dos itens da nota tem que ter uma opção de associar manualmente. Então tá fácil de resolver, mesmo que o sistema na leitura do xml associe vários produtos ao mesmo produto pode ser associado manualmente.
Daí vai depender do bom senso do operador (coisa que não é muito comum) mas não vejo outra forma de automatizar isso, já que não existe um padrão/layout definido entre o fornecedor e os clientes. Pode até usar o xPed e o xItem na NFE mas só resolveria no caso de um só cliente e vai lá saber se o fornecedor vai querer fazer isso ..

Rubens
"Eu e minha casa servimos ao Senhor e você ???"
Avatar de usuário

rubens
Colaborador

Colaborador
 
Mensagens: 1518
Data de registro: 16 Ago 2003 09:05
Cidade/Estado: Nova Xavantina - MT
Curtiu: 77 vezes
Mens.Curtidas: 104 vezes

Atenção "SEM GTIN" na entrada dos produtos.

Mensagempor rubens » 03 Set 2018 07:59

Bom dia...

Mas Fladimiri,
Bom regras de negócio são regras de negócio, né.. cada um cria a sua...
Eu tive problemas no início com o literal 'SEM GTIN' daí minha rotina tava gerando '0000000000000' ao invés de deixar em branco. Daí todos os produtos que estava SEM GTIN foram associados nesse produto '000000000000'. Nesse caso foi corrigido o produto na tabela. No caso que você falou seria a mesma coisa vai no produto na tabela e corrige o GTIN dele.
Na visualização dos itens da nota tem que ter uma opção de associar manualmente. Então tá fácil de resolver, mesmo que o sistema na leitura do xml associe vários produtos ao mesmo produto pode ser associado manualmente.
Daí vai depender do bom senso do operador (coisa que não é muito comum) mas não vejo outra forma de automatizar isso, já que não existe um padrão/layout definido entre o fornecedor e os clientes. Pode até usar o xPed e o xItem na NFE mas só resolveria no caso de um só cliente e vai lá saber se o fornecedor vai querer fazer isso ..

Rubens
"Eu e minha casa servimos ao Senhor e você ???"
Avatar de usuário

rubens
Colaborador

Colaborador
 
Mensagens: 1518
Data de registro: 16 Ago 2003 09:05
Cidade/Estado: Nova Xavantina - MT
Curtiu: 77 vezes
Mens.Curtidas: 104 vezes

Atenção "SEM GTIN" na entrada dos produtos.

Mensagempor fladimir » 03 Set 2018 11:31

Bom dia,

Essa ideia de associar manualmente vai resolver junto com outra ideia, q se identificar q tem codigos iguais, ai nesses itens já avisa e abre por padrão desassociado pra associar manualmente q ai fica a responsabilidade pra quem esta lançando a nota.
Sun Tzu há mais de três mil anos cita nas epígrafes de seu livro “A Arte da Guerra“:

“Concentre-se nos pontos fortes, reconheça as fraquezas, agarre as oportunidades e proteja-se contra as ameaças”.
“Se não é vantajoso, nunca envie suas tropas; se não lhe rende ganhos, nunca utilize seus homens; se não é uma situação perigosa, nunca lute uma batalha precipitada”
.


Até 2017    Desktop Console [ Legado ] Harbour | MinGW | DBF | CDX | FastReport | MySQL


Novos Projetos:

   Desktop Visual           Windev Desktop
   Celular Android/iOS   Windev Mobile
   WEB                            Windev Web


Sejamos gratos a Deus.
Avatar de usuário

fladimir
Colaborador

Colaborador
 
Mensagens: 2434
Data de registro: 15 Nov 2006 19:21
Curtiu: 28 vezes
Mens.Curtidas: 157 vezes

Atenção "SEM GTIN" na entrada dos produtos.

Mensagempor Jairo Maia » 12 Set 2018 23:21

Olá hazael,

Veja essa mensagem, e veja se ajuda: http://www.pctoledo.com.br/forum/viewtopic.php?p=125105#p125105
Abraços, Jairo
Harbour / Clipper 5.2e - Blinker 7
(Não respondo dúvidas por MP ou E-mail. Por favor, não encaminhe via mensagem privada ou e-mail, dúvidas que podem ser compartilhadas com todos no fórum)
Avatar de usuário

Jairo Maia
Colaborador

Colaborador
 
Mensagens: 2733
Data de registro: 16 Ago 2010 13:46
Cidade/Estado: Campinas-SP
Curtiu: 371 vezes
Mens.Curtidas: 305 vezes

Anterior Próximo



Retornar para Legislação Fiscal e Tributária

Quem está online

Usuários vendo este fórum: Nenhum usuário registrado online e 7 visitantes


Ola Amigo, espero que meu site e forum tem lhe beneficiado, com exemplos e dicas de programacao.
Entao divulgue o link da Doacao abaixo para seus amigos e redes sociais ou faça uma doacao para o site forum...
MUITO OBRIGADO PELA SUA DOACAO!
Faça uma doação para o forum
cron
v
Olá visitante, seja bem-vindo ao Fórum Clipper On Line!
Efetue o seu login ou faça o seu Registro