Clipper On Line • Ver Tópico - NFC-e - por onde iniciar

NFC-e - por onde iniciar

Discussão sobre desenvolvimento de software para atender as exigências da legislação fiscal e tributária (ECF, TEF, SINTEGRA, NF-e, ECD, EFD, etc.)

Moderador: Moderadores

 

NFC-e - por onde iniciar

Mensagempor MSDN » 24 Out 2017 17:58

Prezados,

Comecei um projeto para emitir NFC-e, com o tempo, quem quiser ter um sistema voltado para o comércio e não emitir esse documento, simplesmente estará fora do páreo, o propósito, além de ajudar a mim mesmo, é repassar o conhecimento, para juntos termos mais força, como já fazem os programadores de outras linguagens, como Delphi, Java, C#, VB, PHP, etc. O projeto vai contemplar :
1- Criar o XML
2- Usar a classe do Quintas para assinar, enviar, consultar, receber
Vou criar um repositório com os fontes abrangendo essas etapas, para que todos possam ter acesso a algo concreto no que diz respeito a elaboração e emissão de uma NFC-e, pois até o presente momento não existe nada semelhante aqui no Fórum.
Como muitos, dúvidas não faltam, baixar a classe do Quintas é simples, basta ir em https://github.com/JoseQuintas/sefazclass e baixar o ZIP, porém, é necessário saber exatamente como criar o XML e quais VALIDAÇÕES são necessárias para adequar as informações às exigências da Receita, eu resido em Curitiba - PR, e fui procurar no site da SEFAZ - PR essas informações, e não achei, ou pelo menos não quis aceitar que o que existia lá era o que tinha de mais recente em relação a NFC-e, a meu ver, para ajudar os programadores, deveria ter um único site dizendo :
- NFC-e - o que é e como gerar
- Como criar o XML
- Regras de Validação
Algo bem simples e prático, mas até onde percebi, não é assim, então, para conseguir iniciar de forma correta, solicito informação no sentido de saber qual site deve ser pesquisado para estar 100% de acordo com todas as regras que a Receita exige para o trato de uma NFC-e.
Por enquanto, muito obrigado !
MSDN
Usuário Nível 4

Usuário Nível 4
 
Mensagens: 741
Data de registro: 28 Nov 2003 14:55
Cidade/Estado: CWB
Curtiu: 178 vezes
Mens.Curtidas: 123 vezes

NFC-e - por onde iniciar

Mensagempor rubens » 25 Out 2017 09:21

Bom dia...
Marcelo as regras de validação você vai achar aqui http://www.nfe.fazenda.gov.br/portal/listaConteudo.aspx?tipoConteudo=33ol5hhSYZk= nos manuais técnicos... Serve tanto para nfe quanto para nfce. Está destacado no manual o que é para o quê. O problema são as NT (normas técnicas) que vão sendo adicionadas. As vezes um NT tem várias versões (parece até o JAVA).
Vai ser um trabalho custoso... mas tamos aqui para ajudar e padronizar esse negócio.
A principio uma NFCe é uma NFE com menos informações, mais enxuta.
Não sei bem como funciona a nível de diferenças entres estados. O que pode num e não pode em outro.
Quando gera com o ACBR não precisa se preocupar com regras e esquemas. Agora para montar o XML já é mais complicadinho um pouco.

Rubens
"Eu e minha casa servimos ao Senhor e você ???"
Avatar de usuário

rubens
Colaborador

Colaborador
 
Mensagens: 1518
Data de registro: 16 Ago 2003 09:05
Cidade/Estado: Nova Xavantina - MT
Curtiu: 77 vezes
Mens.Curtidas: 104 vezes

NFC-e - por onde iniciar

Mensagempor Toledo » 25 Out 2017 10:28

Veja também os Esquemas xML que tem todas as tags que podem ser utilizadas na criação do xML:

http://www.nfe.fazenda.gov.br/portal/listaConteudo.aspx?tipoConteudo=/fwLvLUSmU8=

Os Pacotes de Liberação No. 9 corresponde a NFe/NFCe v. 4.00, e os No.8i2 é da v.3.10.

No arquivo ZIP que você baixar, veja o arquivo leiauteNFe_v3.10.xsd ou leiauteNFe_v4.00.xsd.

Abraços,
Toledo - Clipper On Line
toledo@pctoledo.com.br
Harbour 3.2/MiniGui/HwGui
Faça uma doação para o fórum, clique neste link: http://www.pctoledo.com.br/doacao
Avatar de usuário

Toledo
Administrador

Administrador
 
Mensagens: 3038
Data de registro: 22 Jul 2003 18:39
Cidade/Estado: Araçatuba - SP
Curtiu: 263 vezes
Mens.Curtidas: 258 vezes

NFC-e - por onde iniciar

Mensagempor MSDN » 25 Out 2017 11:34

Obrigado pessoal pelas informações, hoje começo o desenvolvimento, meu foco nesse momento é para estabelecimentos da área de alimentação, restaurantes, bares, pizzarias, lanchonetes e afins, pois é o tipo de software que estou trabalhando para colocar no mercado.
O Rubens falou sobre as diferenças entre os estados, e realmente, pelo que já me informei, existem diferenças, não para todos, mas existem, o único porém fica para o estado de São Paulo, que utiliza o SAT (aparelho físico), eu farei a princípio para o estado do Paraná, mas como a ideia é suprir toda a comunidade xBase, com o tempo com certeza teremos para todas as UFs, porque uma coisa que já percebi, e creio não só eu, é que pela primeira vez na história (sem querer imitar um famoso político), o governo fez e está fazendo algo que vem nos ajudar, da forma como está hoje, e como ficará em um futuro breve, tudo ficará dependente de um software que além de controlar rotinas específicas de cada atividade produtiva, fará a integração com os servidores do governo, e como aqui é Brasil, o que vale hoje, não vale mais amanhã, o que nos propicia cobrar mensalidade de nossos clientes, fidelizar, coisa que até então era muito difícil, pois o empresário não queria ter esse "gasto". Sei que tudo isso dá trabalho, e muito, tanto é que fiz essa postagem pedindo ajuda a outros programadores, pois sozinho, nesse caso, não chega-se a lugar nenhum, e aqui aproveito para agradecer o Quintas, pois sem a classe que ele fez, tudo seria mais complicado, tendo ela adianta muito o serviço.
Ainda essa semana vou montar no GIT o repositório para compartilhar os arquivos, PRG, tabelas, PDF, manuais, etc, eu nunca usei essa ferramenta, vou ler para entender como funciona, se alguém tiver mais facilidade e já use, e quiser compartilhar, agradeço.
Toledo, obrigado pelas suas dicas, esses detalhes são muito importantes, inclusive essa semana lembrei de vc, o contador que está abrindo minha empresa (quase com o CNPJ !), é de Araçatuba, não faz muitos anos que mora aqui em Curitiba, e esteve semana passada ai, visitando os pais, e pelo que ele comentou, pra ficar rico em Araçatuba basta vender ventilador e ar-condicionado...rssss !

Abraços
MSDN
Usuário Nível 4

Usuário Nível 4
 
Mensagens: 741
Data de registro: 28 Nov 2003 14:55
Cidade/Estado: CWB
Curtiu: 178 vezes
Mens.Curtidas: 123 vezes

NFC-e - por onde iniciar

Mensagempor MSDN » 25 Out 2017 18:22

Boa noite,

Iniciei um projeto com o nome hbnfce, o endereço é https://github.com/hbnfce/home , por enquanto tem somente alguns arquivos PDF, mas logo terá arquivos XML e PRG.

Abraços
MSDN
Usuário Nível 4

Usuário Nível 4
 
Mensagens: 741
Data de registro: 28 Nov 2003 14:55
Cidade/Estado: CWB
Curtiu: 178 vezes
Mens.Curtidas: 123 vezes

NFC-e - por onde iniciar

Mensagempor JoséQuintas » 25 Out 2017 18:31

Validação tem na Sefazclass, só não tem os schemmas, porque senão teria que ficar sempre atualizando, ou até manter mais de uma versão.

aqui um exemplo de validar.

https://github.com/JoseQuintas/JoseQuintas/blob/master/source/ptesvalidaxml.prg

Aliás.... quem valida é o Windows... a Sefazclass apenas usa o que o Windows tem...

É baixar os pacotes de schemma na Fazenda, e salvar em pastas.
O detalhe é indicar o nome correto do arquivo de schemma, que vai ser o ponto de partida pra toda validação.
José M. C. Quintas
Harbour 3.2, mingw, gtwvg, multithread, dbfcdx, ADO+MySql, PNotepad
"The world is full of kings and queens, who blind our eyes and steal our dreams Its Heaven and Hell"

https://github.com/JoseQuintas/
Avatar de usuário

JoséQuintas
Membro Master

Membro Master
 
Mensagens: 18013
Data de registro: 26 Fev 2007 11:59
Cidade/Estado: São Paulo-SP
Curtiu: 15 vezes
Mens.Curtidas: 1206 vezes

NFC-e - por onde iniciar

Mensagempor JoséQuintas » 25 Out 2017 18:36

Pra NFCE também tem, mas está parcial, por exemplo a lista dos endereços de cada UF está incompleta.
Está no #define SEFAZ_NFCE_URL_LIST

https://github.com/JoseQuintas/sefazclass/blob/master/include/sefazclass.ch

E tem a usada pra QRCode:
Está no #define SEFAZ_QRCODE_URL_LIST
José M. C. Quintas
Harbour 3.2, mingw, gtwvg, multithread, dbfcdx, ADO+MySql, PNotepad
"The world is full of kings and queens, who blind our eyes and steal our dreams Its Heaven and Hell"

https://github.com/JoseQuintas/
Avatar de usuário

JoséQuintas
Membro Master

Membro Master
 
Mensagens: 18013
Data de registro: 26 Fev 2007 11:59
Cidade/Estado: São Paulo-SP
Curtiu: 15 vezes
Mens.Curtidas: 1206 vezes

NFC-e - por onde iniciar

Mensagempor JoséQuintas » 25 Out 2017 18:49

Complementando:

Como dá pra ver nesse arquivo CH, é muito endereço diferente.

É muito endereço pra um Zé só.... rs

Como arquivo CH, dá pra adicionar fácil em qualquer aplicativo.
Então ao invés de vários terem o trabalho de atualizar tudo, melhor dividir a tarefa, e cada um atualiza pelo menos a parte que usa.

Aqui faz parte do dia a dia a NFe, CTe e MDFe, e somente São Paulo.
Não uso NFCe nem BPe.

Ainda quero fazer a parte de DFe, pra baixar documentos.
E a de manifestação do destinatário, apesar que se trata apenas de evento, o que já tem na classe.
José M. C. Quintas
Harbour 3.2, mingw, gtwvg, multithread, dbfcdx, ADO+MySql, PNotepad
"The world is full of kings and queens, who blind our eyes and steal our dreams Its Heaven and Hell"

https://github.com/JoseQuintas/
Avatar de usuário

JoséQuintas
Membro Master

Membro Master
 
Mensagens: 18013
Data de registro: 26 Fev 2007 11:59
Cidade/Estado: São Paulo-SP
Curtiu: 15 vezes
Mens.Curtidas: 1206 vezes

NFC-e - por onde iniciar

Mensagempor MSDN » 25 Out 2017 19:46

Valeu pela ajuda Quintas (aliás, sempre ajudando), já baixei os arquivos XSD = Schema, só estou vendo uma forma que facilite analisar seu conteúdo.

Abraços
MSDN
Usuário Nível 4

Usuário Nível 4
 
Mensagens: 741
Data de registro: 28 Nov 2003 14:55
Cidade/Estado: CWB
Curtiu: 178 vezes
Mens.Curtidas: 123 vezes

NFC-e - por onde iniciar

Mensagempor MSDN » 25 Out 2017 23:00

Instalei o Visual Studio 2010 e consegui abrir os arquivos XSD - Schema (Esquemas), facilitando assim o entendimento tanto de quais TAG's devem constar no XML como do conteúdo aceito, abaixo duas telas mostrando como fica :

Imagem

Imagem

O Visual Studio pode ser baixado aqui : https://www.visualstudio.com/pt-br/

Abraços

Nota de Moderação:
por Toledo: Mensagem editada para mostrar corretamente as imagens postadas
MSDN
Usuário Nível 4

Usuário Nível 4
 
Mensagens: 741
Data de registro: 28 Nov 2003 14:55
Cidade/Estado: CWB
Curtiu: 178 vezes
Mens.Curtidas: 123 vezes

NFC-e - por onde iniciar

Mensagempor dbdc5554 » 26 Out 2017 15:20

Admiro a disposição.

Uso o acbrMonitorPlus para fazer.

Gostaria de ter uma segunda opção.

o projeto acbr é aberto quem usa delphi acredito tem tudo la nos fontes.

se vc conhece seria interessante baixar e verificar.

ate negociei com um Programador pela net para ele pegar o TXT(ini)

que gero para o acbr e ele fazer a nfe usando uma dll da Flex

Parece que teria que pagar 48,00 por CNPJ da empresa que quiser usar

desejo sucesso

Paiva
dbdc5554
Usuário Nível 3

Usuário Nível 3
 
Mensagens: 149
Data de registro: 03 Dez 2012 07:49
Cidade/Estado: uberlandia-MG
Curtiu: 0 vez
Mens.Curtidas: 1 vez

NFC-e - por onde iniciar

Mensagempor Jairo Maia » 27 Out 2017 08:10

dbdc5554 escreveu:o projeto acbr é aberto quem usa delphi acredito tem tudo la nos fontes.
Delphi ou Lazarus. Eu baixo os fontes e compilo com Lazarus.
Abraços, Jairo
Harbour / Clipper 5.2e - Blinker 7
(Não respondo dúvidas por MP ou E-mail. Por favor, não encaminhe via mensagem privada ou e-mail, dúvidas que podem ser compartilhadas com todos no fórum)
Avatar de usuário

Jairo Maia
Colaborador

Colaborador
 
Mensagens: 2733
Data de registro: 16 Ago 2010 13:46
Cidade/Estado: Campinas-SP
Curtiu: 371 vezes
Mens.Curtidas: 305 vezes

NFC-e - por onde iniciar

Mensagempor MSDN » 27 Out 2017 08:18

O Projeto ACBr, hoje no Brasil, seria a referência na parte de automação fiscal, tem tudo o que é preciso para atender a complexa legislação do país, mas foi feito para Object Pascal ( Delphi ) ou Free Pascal ( Lazarus ), quem usa essas linguagens, basta arrastar os componentes no Form e configurar. Funciona para outras linguagens...sim...através do monitor que gerencia pastas onde devem ser gravados arquivos, porém, imagine que vc esteja fazendo um software que vai ser comercializado em todo o país, não seria melhor ter tudo dentro do seu EXE ? Eu pelo menos, não conheço nenhum software com essas características que instale um outro software monitor para executar a parte fiscal do sistema, portanto, quando a empresa tem alguns poucos clientes, e todos são na mesma cidade, ou perto, ou quem está mais longe é uma meia dúzia, que por acesso remoto resolve, tudo bem, mas caso contrário, fica muito complicado.

Abraços
MSDN
Usuário Nível 4

Usuário Nível 4
 
Mensagens: 741
Data de registro: 28 Nov 2003 14:55
Cidade/Estado: CWB
Curtiu: 178 vezes
Mens.Curtidas: 123 vezes

NFC-e - por onde iniciar

Mensagempor Jairo Maia » 27 Out 2017 10:02

Marcelo, entendo, isso seria muito bom, sem dúvida. Também pretendo participar da forma que puder.

Apenas uma opinião: não seria melhor somar esforços no projeto hbNFe?

Ou então no projeto SAT?

Estados que usam SAT: São Paulo e Ceará.

Estados autorizados a implantar o SAT: Alagoas, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraná e Sergipe.

A vantagem de usar o SAT é que não precisa se preocupar com contingência, pois ele pode trabalhar até 10 dias sem internet.
Abraços, Jairo
Harbour / Clipper 5.2e - Blinker 7
(Não respondo dúvidas por MP ou E-mail. Por favor, não encaminhe via mensagem privada ou e-mail, dúvidas que podem ser compartilhadas com todos no fórum)
Avatar de usuário

Jairo Maia
Colaborador

Colaborador
 
Mensagens: 2733
Data de registro: 16 Ago 2010 13:46
Cidade/Estado: Campinas-SP
Curtiu: 371 vezes
Mens.Curtidas: 305 vezes

NFC-e - por onde iniciar

Mensagempor MSDN » 27 Out 2017 11:38

Jairo,

Me corrija se eu estiver errado.
O projeto HBNFe do Fernando, foi até um ponto e estabilizou, pois já alcançava o objetivo inicial, então em 2016, o Quintas usou ele como base e criou a classe SefazClass, que é onde estou me baseando para implementar a NFC-e, e o projeto SAT que vc falou, não consegui ver se tem algum programador usando, talvez o Rochinha. A questão do SAT trabalhar bem a questão da contingência (off-line) por até 10 dias, realmente é interessante, melhor que ter até 24H após a emissão para enviar a nota, mas ai entra a questão da parte financeira, é mais um gasto para o empresário, e até onde me informei, o projeto da NFC-e foi criado para funcionar 100% sem o SAT, ele apareceu depois, a dúvida que fica é, ele é uma maneira de pura e simplesmente arrecadar e não deixar na mão as empresas que vendiam e lacravam as ECFs ou realmente é algo útil ?

Abraços
MSDN
Usuário Nível 4

Usuário Nível 4
 
Mensagens: 741
Data de registro: 28 Nov 2003 14:55
Cidade/Estado: CWB
Curtiu: 178 vezes
Mens.Curtidas: 123 vezes

Próximo



Retornar para Legislação Fiscal e Tributária

Quem está online

Usuários vendo este fórum: Nenhum usuário registrado online e 8 visitantes


Ola Amigo, espero que meu site e forum tem lhe beneficiado, com exemplos e dicas de programacao.
Entao divulgue o link da Doacao abaixo para seus amigos e redes sociais ou faça uma doacao para o site forum...
MUITO OBRIGADO PELA SUA DOACAO!
Faça uma doação para o forum
cron
v
Olá visitante, seja bem-vindo ao Fórum Clipper On Line!
Efetue o seu login ou faça o seu Registro