Clipper On Line • Ver Tópico - Tutorial ACBRMonitorPlus

Tutorial ACBRMonitorPlus

Discussão sobre desenvolvimento de software para atender as exigências da legislação fiscal e tributária (ECF, TEF, SINTEGRA, NF-e, ECD, EFD, etc.)

Moderador: Moderadores

 

Tutorial ACBRMonitorPlus

Mensagempor rubens » 11 Mai 2016 13:41

Parte 1

Na parte 1 falarei sobre a instalação e configuração do acbr (a partir deste ponto toda vez que eu falar acbr entenda AcbrMonitorPlus).
Primeiro baixe o acbr desse na página do projeto acbr http://www.projetoacbr.com.br/forum/files/.
Este tutorial será baseado na versão free.
Hoje na data em que escrevi este tutorial a versão atual eh 0.1.12.9

Conceito de como funciona o acbr: 'É um programa que fica sendo executado na barra de tarefas, monitorando uma pasta determinada, onde o programador salva arquivos texto com comandos para acbr. O acbr processa estes comandos e salva um arquivo texto com a resposta. Daí é só ler este arquivo com a reposta tomar as decisões referente a resposta."

Execute a instalação e vai seguindo os passos, é bastante intuitivo. A única tela que merece uma atenção melhor é a abaixo, que seta a pasta de instalação do acbr. Vou deixar tudo como uso. Então a pasta de instalação será c:\acbrnfe2
Tela Escolha da instalacao.png


Quando terminar de instalar, vai abrir a tela principal, é onde você irá configurar o acbr. Observe que existem várias opções no menu, neste tutorial só usaremos dois (Monitor e DFe) Monitor eh onde configura como o monitor vai ser comportar, como fará o monitoramento, e o DFe onde são configuradas opções referentes a NFe e NFCe.

Na opção Monitor digite no item Entrada: ENTNFE.TXT e no Item Saída:SAINFE.TXT, marque o item Log de Comandos para salvar um arquivo com os comandos enviados e recebidos do acbr. e Se sua internet e a internet do cliente é muito lenta aumenta o intervalo para 90.
Tela Principal do ACBR.png


Agora vamos configurar o menu DFe

Telea DFe - Configurações da NFe e NFCe.png

Observe que tem várias abas nesta janela:
Geral
Marque CAPICOM - serve para os dois certificados A1 e A3 (pesquise no Fórum e encontrará explicações do que é OpenSSL e CAPICOM)

Certificados
DFe - Certificados.png

Éh só selecionar o certificado que já deve estar instalado no windows, e informar a senha.

WebServices
DFe - WebServices.png

A Sefaz disponibiliza dois ambiente para a NFe, o de Homologação e o de Produção. o ambiente de homologação é o que você usará para fazer testes, e o ambiente de produção é onde o seu cliente enviará as NFe válidas.
Enquanto estiver programando deixe marcado Homologação e a versão 3.10. Isso pode ser alterado no arquivo acbrmonitor.ini que fica na pasta de instalação do acbr.

O acbr no decorrer das operações entre criação do xml e envio do xml cria vários arquivos xmls com esses eventos. Eu costumo definir uma pasta para estes arquivos temporários. Não é exatamente necessário salvar estes arquivos mas fica um histórico do que foi feito e infelizmente gera um grande número de arquivos, aproximadamente uns 08 arquivos. Bom eu uso aqui e uso também para a manipulação do XML por isso eu deixo marcado. Deixe marcado também e especifica a pasta c:\acbrnfe2\retorno depois que você já souber direitinho como irá trabalhar pode deixar e usar.

A Aba NFCe é onde irá informar o CSC e o ID do Token caso use a NFCe.
"Eu e minha casa servimos ao Senhor e você ???"
Avatar de usuário

rubens
Colaborador

Colaborador
 
Mensagens: 1421
Data de registro: 16 Ago 2003 09:05
Cidade/Estado: Nova Xavantina - MT
Curtiu: 69 vezes
Mens.Curtidas: 90 vezes

Tutorial ACBRMonitorPlus

Mensagempor rubens » 11 Mai 2016 14:02

Impressão

Aba Geral
DFe - Impressao - Geral.png

Escolha e modifique as opções que achar necessário Essa guia Geral é referente a NFe.
Na sequencia tem a aba Dados da Empresa onde voce poderá configurar o logo que será impresso na NFe.

Aba NFC-e
DFe - Impressao - NFCe.png

Na aba NFC-e você poderá definir se vai imprimir na laser ou na miniimpresora modelo Deruma,Epson,Bematech etc.... Se for usar uma miniimpressora e desejar poderá usar a impressão ESC-POS que imprime diretamente na impressora sem passar pelo gerenciamento do windows.
Você usar uma miniimpressora e usar o modelo Fortes desde que a sua miniimpressora seja gráfica, ou seja tenha um driver spool. A melhor forma de testar isso é instalar a miniimpressora no windows entra na paint e mandar imprimir algo, se imprimir, a sua miniimpressora é grafica. Aqui até hoje só um modelo da Daruma que não era gráfica.
O resto das opções é bem intuitivo.

Obs. Se for usar a opção ESC-POS tem que configurar e habilitar a impressora no menu principal PosPrinter.

Diretórios
DFe - Diretórios.png

Aqui é onde tudo acontece.
Eu costumo criar uma pasta para cada operação que acontece com a NFCe. o acbr salva automaticamente os xmls em cada pasta especificada. Tem uma pasta para as nfes salvas, canceladas, inutilizadas e é especificado também onde serão salvos os PDF gerados. Se quiser usar a estrutura que eu uso além de definir as pastas como na figura acima, também que terá criar estas pastas onde foram especificadas.
Porque eu preferi assim? Um XML gerado não quer dizer que existe a nota. Quando o xml é gerado ele vai para pasta especificada na aba webservices, na pasta c:\acbrnfe2\retorno. Só depois enviado e autorizado pela SEFAZ é que ele vai ser salvo dentro da pasta definido em Pasta Arquivos NFe. E confome as opções da figura acima, será criado um arquivo mensalmente dentro da pasta especificada.

Teste
DFe - Teste.png

E por ultimo a aba Teste. Nesta aba você pode fazer teste diretamente com o componente. Enviando os comandos diretamente.
Por exemplo se clicar no botão Status Serviço o acbr mostrará o retorno do status de serviço da sefaz naquele momento.
Você quer imprimir o DAnfe de um xml, pode fazer diretamente aqui clicando no botão Imprimir NFe e escolhendo o xml a ser impresso.

Na próxima postagem mostrarei como fazer os eventos necessários para gerar e enviar uma NFe para a sefaz.

Rubens
"Eu e minha casa servimos ao Senhor e você ???"
Avatar de usuário

rubens
Colaborador

Colaborador
 
Mensagens: 1421
Data de registro: 16 Ago 2003 09:05
Cidade/Estado: Nova Xavantina - MT
Curtiu: 69 vezes
Mens.Curtidas: 90 vezes

Tutorial ACBRMonitorPlus

Mensagempor fladimir » 11 Mai 2016 14:30

Parabéns Rubens... isso ai...

Eu postei num topico anterior a este uma ideia de como criar o arquivo e mandar para o ACBr e as etapas q com esta tua explanção de como configurar acredito q o povo q esta migrando conseguirá.

O bom mesmo seriamos ter tempo para nos unirmos no hbNFe, mas isso é outra história... de momento é mais fácil e prático o povo migrar para o ACBr (talvez tenham outras soluções igualmente praticas mas não posso dizer)

[]´s
Sun Tzu há mais de três mil anos cita nas epígrafes de seu livro “A Arte da Guerra“:

“Concentre-se nos pontos fortes, reconheça as fraquezas, agarre as oportunidades e proteja-se contra as ameaças”.
“Se não é vantajoso, nunca envie suas tropas; se não lhe rende ganhos, nunca utilize seus homens; se não é uma situação perigosa, nunca lute uma batalha precipitada”
.


DESKTOP CONSOLE Harbour | MinGW | DBF | CDX | FastReport | MySQL
DESKTOP VISUAL... Harbour | MinGW | Xailer | MariaDB Nativo | FastReport
MOBILE Android/IOS e WEB - Windev Mobile 22
Avatar de usuário

fladimir
Colaborador

Colaborador
 
Mensagens: 2343
Data de registro: 15 Nov 2006 19:21
Curtiu: 25 vezes
Mens.Curtidas: 132 vezes

Tutorial ACBRMonitorPlus

Mensagempor rubens » 11 Mai 2016 16:02

Parte 2

Hoje uma nota fiscal deixou de ser papel e virou um arquivo do tipo xml. Esse arquivo precisa ser criado (digitado), assinado, validado,autorizado (enviado para a sefaz autorizar ele) e imprimido para acompanhar a mercadoria. Quando ele é impresso passa a se chamar Danfe (Documento auxiliar de nota fiscal eletronica). Então a nota fiscal no papel hoje nada mais é do que um xml interpretado e impresso com o nome de danfe.
Existem 03 tipos de NFe. (Os outros colegas podem me corrigir se estiver errado)
NFe - Nota Fiscal Eletrônica
NFCe - Nota Fiscal ao Consumidor ELetrônica
NFS - Nota Fiscal Eletrônica de Seviços.
Existem algun procedimentos que acredito não serem considerados NFe, tais como MDFe e etc....

Para fazer uma NFe é necessário alguns eventos:
1 - Digitar a nota e criar o arquivo XML
2 - Assinar o arquivo XML
3 - Validar o arquivo XML
4 - Enviar/Transmitir o arquivo XML
5 - Imprimir o XML (Danfe)

Outros eventos:
Cancelar um NFe e Inutilizar a NFe.
É necessário observar que Cancelar uma NFe é diferente de Inutilizar uma NFe.
Cancelar - Depois que a nota foi transmitida e autorizada pela SEFAZ existe a possibilidade de gerar um evento de cancelamento desta NFe. Existe um prazo legar de duas horas para o cancelamento de uma NFe e de meia hora para uma NFCe. Ultrapassado este limite só através de um cancelamento exteporâneo mediante o pagamento de uma taxa para a sefaz.
Inutilizar um número de NFe
É possível a inutilização de um número de NFe desde que a mesma ainda não tenha sido enviada para a SEFAZ. Ao contrário do que muitos pensam não é necessário a existência de um xml para executar tal evento. É enviado um comando para o acbr que executa o evento e retorna uma resposta informando se o evento foi executado ou não. Até hoje não vi ainda nenhum limite de data para a inutilização de uma NFe/NFCe.
Só deixo uma observação para instruir o cliente que quanto menos notas cancelar e inutilizar melhor para sua empresa. Quando se trata de fisco quanto menos aparecer melhor.

Conversando com o monitor
Como já foi dito o monitor do acbr fica monitorando uma pasta especifica, no nosso caso c:\acbrnfe2. Essa é a grande vantagem do acbr. Nâo existe a obrigatoriedade de uma linguagem especifica. Ele se comunica através de arquivos textos com comandos para ele. O acbr vai ler o arquivo que você salvar na pasta c:\acbrnfe2 e interpretar o comando e executar.
Para fazer um teste vamos descobrir qual o status da sefaz. Entre no notepad e digite NFE.StatusServico, salve esse arquivo na pasta c:\acbrnfe2 com o nome entnfe.txt , se fez tudo correto até agora o acbr vai ler o seu arquivo entnfe.txt e executar o comando que você enviou e salvar uma arquivo de saida com o nome sainfe.txt, que terá o seguinte conteúdo:

Conteúdo do arquivo sainfe.txt
OK: Servico em Operacao
[STATUS]
Versao=3.10
TpAmb=1
VerAplic=3.10
CStat=107
XMotivo=Servico em Operacao
CUF=51
DhRecbto=11/05/2016 13:37:48
TMed=1
DhRetorno=30/12/1899
XObs=


Eu posso testar praticamente todos os comandos do acbr dessa forma, claro que observando sua sintaxe e argumentos. A relação dos comandos e objetos do acbr pode ser encontrada no arquivo AcbrMonitor.chm nas pasta c:\acbrnfe2.
ps. Eu não vou ensinar aqui os comandos de uma nfe, isso vão ver nos exemplos e no arquivo de ajuda. Somente vou passar os conceito e alguns macetes que é o que mais judia da gente.
Observem que são criados dois arquivos um de entrada (entnfe.txt) e um de saída (sainfe.txt). Então toda vez que for enviar um comando para o acbr será necessário apagar estes arquivos.
O conteúdo enviado e recebido também pode encontrado no arquivo log.txt dentro da pasta c:\acbrnfe2

Criando um xml da NFe
A primeiro evento a ser feito na criação da NFe e criar a nfe, o XMl com o comando NFE.CriarNFe. Observerm que todos os comandos de uma NFE começa com NFE. o acbr é uma suíte/framework com vários objetos como pode ser visto na figura da página inicial. Então temos que informar qual objeto será usado, no caso específico o NFE.

Código usado para criar uma NFE

O uso é o seguinte
NFE.CriarNFe( cTEXTO DA NFE )

Daí segue o mesmo procedimento, salva esse comando num arquivo entnfe.txt o acbr lê e retorna uma resposta no arquivo sainfe.txt
Daí lê o arquivo sainfe.txt e toma as decisões baseadas no que foi retornado.

Arquivo enviado para o acbr, salvo em c:\abrnfe2 como entnfe.txt
NFE.CriarNFe("[Identificacao]
NaturezaOperacao=ENTRADA RECLASSIFICACAO MERCADORIA FORMACAO KIT DESAGREGACAO
idDest=1
FormaPag=2
Modelo=55
Serie=1
Codigo=003736
Numero=003736
Emissao=26/04/2016
Tipo=0
TpAmb=1
Finalidade=1
[Emitente]
CNPJ=99999999999999
IE=
Razao=MDV INF E PAPELARIA LTDA
Fantasia=TESTE
Fone=6634381933
CEP=78690000
CRT=1
Logradouro=AV RIO GRANDE DO SUL
Numero=690
Complemento=
Bairro=CENTRO
CidadeCod=5106257
Cidade=NOVA XAVANTINA
UF=MT
[Destinatario]
indIEDest=9
CNPJ=99999999999999
IE=
NomeRazao=2 OFICIO EXTRA JUDICIAL DE N. XAVANTINA
Fone=6634383183
CEP=78690000
Logradouro=AV CAMPO GRANDE
Numero=368
Complemento=
Bairro=CENTRO
CidadeCod=5106257
Cidade=NOVA XAVANTINA
UF=MT
Email=
[Produto001]
Item=1
CFOP=1926
Codigo=20424
Descricao=DIARIOS DECORADOS LIVRO DIARIO
NCM=48201000
EAN=6161103642116
uCom=UN
qCom=1.000
vUnCom=16.82
vProd=16.82
ValorDesconto=0.00
IndTot=1
[ICMS001]
Origem=0
CSOSN=500
[Produto002]
Item=2
CFOP=1926
Codigo=20425
Descricao=DIARIOS DECORADOS LIVRO DIARIO BOLSA MUS
NCM=48201000
EAN=6161103641171
uCom=UN
qCom=1.000
vUnCom=26.33
vProd=26.33
ValorDesconto=0.00
IndTot=1
[ICMS002]
Origem=0
CSOSN=500
[Produto003]
Item=3
CFOP=1926
Codigo=20427
Descricao=DIARIOS DECORADOS LIVRO DIARIO+CADERNETA
NCM=49019900
EAN=6161103642307
uCom=UN
qCom=1.000
vUnCom=22.08
vProd=22.08
ValorDesconto=0.00
IndTot=1
[ICMS003]
Origem=0
CSOSN=500
[Produto004]
Item=4
CFOP=1926
Codigo=03301
Descricao=DICIONARIO ESPANHOL ESPANHOL/PORT
NCM=49019100
EAN=9788573383492
uCom=UN
qCom=1.000
vUnCom=12.64
vProd=12.64
ValorDesconto=0.00
IndTot=1
[ICMS004]
Origem=0
CSOSN=500
[Total]
ValorProduto=77.87
ValorDesconto=0.00
ValorOutrasDespesas=0.00
ValorNota=77.87
[Transportador]
FretePorConta=9
NomeRazao=
[DadosAdicionais]
Fisco=
Complemento=PROCON-MT-Fone 151 Av.Hist.Rubens Mendonca - Nr 917 - Araes - Ed.Eld.Exec.Center CEP:78-008-000 - Cuiaba-MT;DOC EMITIDO POR ME/EPP OPTANTE SIMPLES NACIONAL NAO GERA DIREITO A CREDITO FISCAL DE ICMS ")


Resposta do acbr no arquivo sainfe.txt
OK: C:\ACBrNfe2\Retorno\51160407407005000182550010000037361000037361-nfe.xml


Observe que ele tá te informando que criou um arquivo na pasta c:\acbrnfe2\retorno (lembra dela?).
Beleza então já temos um arquivo xml!!! já posso até imprimir o danfe dele se eu quiser... mas aparecerá não autorizado pela sefaz. Porque? porque ainda não enviei esse xml para a sefaz.
Agora vamos para o evento 2, assinar o xml.

Assinando o xml
Vai precisar ler o arquivo sainfe e pegar o nome do arquivo xml com o seu caminho completo. No final vou postar as rotinas que uso. Você também poderá usar as rotina que o Fladimir deu um show neste tópico http://www.pctoledo.com.br/forum/viewtopic.php?f=20&t=16781&start=15#p105951.
Então ler o arquivo e pegar o xml. depois enviar para o acbr assinar. Como? salvando o conteúdo abaixo no arquivo entnfe.txt
NFE.AssinarNFe("C:\ACBRNFE2\RETORNO\51160407407005000182550010000037361000037361-nfe.XML")


O acbr retornará no arquivo sainfe.txt
OK: C:\ACBrNfe2\Retorno\51160407407005000182550010000037361000037361-nfe.xml


Validando o xml
A mesma coisa que o assinar só que o comando validar.
NFE.ValidarNFe("C:\ACBRNFE2\RETORNO\51160407407005000182550010000037361000037361-nfe.XML")


Se não deu nenhum erro até aqui é porque o seu arquivo xml está prontinho para ser enviado para a sefaz.

Enviando arquivo xml para a sefaz
NFE.EnviarNFe("C:\ACBRNFE2\RETORNO\51160407407005000182550010000047361000047361-nfe.XML", 3736)


Se ocorreu tudo bem vai receber o seguinte do acbr
OK: Lote recebido com sucesso
[ENVIO]
Versao=3.10
TpAmb=1
VerAplic=3.10
CStat=103
XMotivo=Lote recebido com sucesso
CUF=51
NRec=510000328830675
DhRecbto=11/05/2016 14:20:08
TMed=1
Autorizado o uso da NF-e
[RETORNO]
Versao=3.10
TpAmb=1
VerAplic=3.10
NRec=510000328830675
CStat=100
XMotivo=Autorizado o uso da NF-e
CUF=51
[NFE4736]
Versao=3.10
TpAmb=1
VerAplic=3.10
CStat=100
XMotivo=Autorizado o uso da NF-e
CUF=51
ChNFe=51160407407005000182550010000047361000047361
DhRecbto=11/05/2016 14:20:08
NProt=151160027504323
DigVal=HTw6o8oEZBPO4J8zVO5uW4QrE5k=

É só interpretar o retorno.

Imprimindo o danfe
No final disso ainda pode imprimir o danfe
NFE.ImprimirDANFE("C:\ACBRNFE2\RETORNO\51160407407005000182550010000047361000047361-nfe.XML")


Retorno
OK: Danfe Impresso com sucesso


Se quiser pode gerar também o pdf
NFE.ImprimirDANFEPDF("C:\ACBRNFE2\RETORNO\51160407407005000182550010000047361000047361-nfe.XML")

Retorno
OK: Arquivo criado em: C:\ACBrNfe2\PDF\51160407407005000182550010000047361000047361-nfe.pdf

Observe que ele criou o pdf do danfe em C:\ACBrNfe2\PDF porque foi onde foi definido na configuração do acbr.

ps. Aqui tem um erro que preciso corrigir. Os eventos estão acontecendo com o xml temporário do acbr que estão sendo salvos na pasta c:\acbrnfe2\retorno. O correto é buscar o xml na pasta de arquivos já autorizados. Conforme nossa configuração de diretórios esse xml aí foi salvo em C:\ACBrNFE2\NFE\201604\NFe então o comando de impressão ficaria assim:
NFE.ImprimirDANFEPDF("C:\ACBrNFE2\NFE\201604\NFe\51160407407005000182550010000047361000047361-nfe.XML")

Porque isso? Pode ser que o acbr por algum motivo não consiga atualizar o arquivo xml que está no temporário e na hora de imprimir não tem a autorização da sefaz e vai dar a tarja no danfe de "NF-e não autorizada pela SEFAZ", então imprimir sempre o arquivo da pasta onde os xmls estão autorizados.

Consultar uma NFe
O evento de consultar uma NFe retornará as informações referentes aquele nfe no momento da consulta.
Alguns programadores usam fazer a consulta da nota assim que a enviam para terem certeza de que a nfe foi autorizada pela sefaz. Quando você envia a nfe e a sefaz autoriza, ela passa a ter um status (CSTAT) 100 que é de autorizada.
É comum porém ao transmitir a nfe para a sefaz dar erro de comunicação e você não conseguir obter o status da nfe. No seu banco de dados vai ficar sem status e na sefaz ela vai estar autorizada CSTAT=100, daí o cliente faz o que? envia a nota de novo. Vai haver um retorno duplicidade porque a nota já está autorizada lá na sefaz.
Bom por qualquer motivo que precisar consultar uma NFe o comando é esse:
NFE.ConsultarNFe(cXML)

Na consulta temos duas situações. Se você quer que na consulta o acbr já atualize a nota, que seria o caso em que não obteve resposta quando enviou a nfe, você terá que enviar o caminho completo:
NFE.ConsultarNFe("C:\ACBRNFE2\NFE\201604\NFE\51160407407005000182550010000047361000047361-nfe.XML")

Dessa forma o acbr vai consultar a nota e atualizar o xml que vocÊ está enviando.
Caso precise só consultar a nfe sem atualizar nada basta enviar a chave da nfe.
NFE.ConsultarNFe("51160407407005000182550010000047361000047361")

Caso a nfe tenha sido transmitida e autorizada o retorno será
OK: Autorizado o uso da NF-e
[CONSULTA]
Versao=3.10
TpAmb=1
VerAplic=3.10
CStat=100
XMotivo=Autorizado o uso da NF-e
CUF=51
ChNFe=51160407407005000182550010000047361000047361
DhRecbto=11/05/2016 14:20:08
NProt=151160027504323
DigVal=HTw6o8oEZBPO4J8zVO5uW4QrE5k=


E por último para
Inutilizar NFe
Como eu já disse para inutilizar uma nfe não é necessário enviar xml ou chave de xml para inutilizar uma nfe, porque? porque não foi enviado ainda esse xml para a SEFAZ, então eles não querem nem saber do xml, somente do evento de inutilização. Esse procedimento como o de cancelamento é feito a nível de estado. Daí o fuso horário será o fuso horário do estado. Mato Grosso mesmo trabalha com o fuso horário de Manaus.
Comando para inutilização da nfe.
NFE.InutilizarNFE("07407005000182","NUMERO DE NOTA FISCAL NAO UTILIZADO",2016,55,1,003735,003735)

Veja o retorno
ERRO: Rejeicao: Um numero da faixa ja foi utilizadoCNPJ do Emitente: 07407005000182 Faixa Inicial: 3735 Faixa Final: 3735

Houve uma rejeição. Está me informando que já existe uma nfe utilizada no número que eu informei.
Tudo isso terá que ser tratado no seu aplicativo.

Eu acho que deu uma boa noção do que é e de como trabalhar com a NFE.
Vou anexar as rotinas que uso e você terá que estudá-las e adapta-las ao seu sistema.
Espero que seja útil.

Um abraço a todos
Rubens

Arquivo com rotinas de criação e outros eventos
NOTAF.PRG
(47.79 KiB) Baixado 577 vezes

Arquivo com rotinas de comunicação com o acbr
NFE.PRG
(16.36 KiB) Baixado 592 vezes
"Eu e minha casa servimos ao Senhor e você ???"
Avatar de usuário

rubens
Colaborador

Colaborador
 
Mensagens: 1421
Data de registro: 16 Ago 2003 09:05
Cidade/Estado: Nova Xavantina - MT
Curtiu: 69 vezes
Mens.Curtidas: 90 vezes

Tutorial ACBRMonitorPlus

Mensagempor HASA » 11 Mai 2016 16:15

:-Y :-Y :-Y :-Y

HASA
Avatar de usuário

HASA
Colaborador

Colaborador
 
Mensagens: 996
Data de registro: 01 Set 2003 19:50
Cidade/Estado: São Paulo
Curtiu: 0 vez
Mens.Curtidas: 38 vezes

Tutorial ACBRMonitorPlus

Mensagempor fladimir » 11 Mai 2016 18:39

Matou a pau Rubens... ficou filé

Parabéns!!!
Sun Tzu há mais de três mil anos cita nas epígrafes de seu livro “A Arte da Guerra“:

“Concentre-se nos pontos fortes, reconheça as fraquezas, agarre as oportunidades e proteja-se contra as ameaças”.
“Se não é vantajoso, nunca envie suas tropas; se não lhe rende ganhos, nunca utilize seus homens; se não é uma situação perigosa, nunca lute uma batalha precipitada”
.


DESKTOP CONSOLE Harbour | MinGW | DBF | CDX | FastReport | MySQL
DESKTOP VISUAL... Harbour | MinGW | Xailer | MariaDB Nativo | FastReport
MOBILE Android/IOS e WEB - Windev Mobile 22
Avatar de usuário

fladimir
Colaborador

Colaborador
 
Mensagens: 2343
Data de registro: 15 Nov 2006 19:21
Curtiu: 25 vezes
Mens.Curtidas: 132 vezes

Tutorial ACBRMonitorPlus

Mensagempor ANDRIL » 12 Mai 2016 07:26

Parabéns pela iniciativa!
Clipper 5.2e / Blinker 5.1
Harbour 3.0 e 3.2
------------------------
Visitem http://www.nsi-sp.com
Avatar de usuário

ANDRIL
Usuário Nível 5

Usuário Nível 5
 
Mensagens: 1062
Data de registro: 06 Jul 2004 00:44
Curtiu: 9 vezes
Mens.Curtidas: 29 vezes

Tutorial ACBRMonitorPlus

Mensagempor lugab » 12 Mai 2016 08:40

Eita tópico Porreta !!!!!

Melhor que o "Fora Dilma "
lugab
lugab
Usuário Nível 4

Usuário Nível 4
 
Mensagens: 852
Data de registro: 19 Mai 2009 15:58
Curtiu: 126 vezes
Mens.Curtidas: 37 vezes

Tutorial ACBRMonitorPlus

Mensagempor ricardo-barros » 13 Mai 2016 06:51

:)) Eu já imaginava que este tutorial ajudaria (quando você anunciou que iria fazê-lo) mas não pensei que seria tão bom, completo e detalhado!
Você aumentou ainda mais a importância deste forum. Todos os migrantes do emissor gratuito e futuros programadores de Nfe lhe serão eternamente gratos.

Parabéns e muito obrigado, Rubens! :-Y
ricardo-barros
Usuário Nível 3

Usuário Nível 3
 
Mensagens: 100
Data de registro: 29 Out 2009 19:12
Cidade/Estado: Fortaleza
Curtiu: 25 vezes
Mens.Curtidas: 1 vez

Tutorial ACBRMonitorPlus

Mensagempor reinaldo » 13 Mai 2016 18:28

Parabéns, Rubens. Excelente trabalho.

Serei mais um dos futuros órfãos dos Emissores Gratuitos de NFe e CTe, e preciso achar uma solução urgente.
Agora já sei o caminho.
Seu Tutorial vai ajudar muito a todos.
As dúvidas que surgirem, os amigos deste forum irão ajudar, como sempre fizeram.

Obrigado.
reinaldo
Usuário Nível 2

Usuário Nível 2
 
Mensagens: 92
Data de registro: 02 Mai 2005 13:08
Cidade/Estado: santos/sp
Curtiu: 0 vez
Mens.Curtidas: 0 vez

Tutorial ACBRMonitorPlus

Mensagempor lugab » 16 Mai 2016 09:39

Bom dia a todos, a Rubens.

Meus caros, eu configurei segundo os ensinamentos do Rubens, mas não possou Certificado Digital..
Executei o primeiro teste abaixo, sugerido pelo Rubens
NFE.StatusServico

E obtive o seguinte retorno:
    ERRO: WebService Consulta Status serviço:
    - Inativo ou Inoperante tente novamente.
    Número de Série do Certificado Digital não especificado !

Qual a razão desse erro ? Em fase de Homologação, como bypassar a necessidade de ter um certificado ?
lugab
lugab
Usuário Nível 4

Usuário Nível 4
 
Mensagens: 852
Data de registro: 19 Mai 2009 15:58
Curtiu: 126 vezes
Mens.Curtidas: 37 vezes

Tutorial ACBRMonitorPlus

Mensagempor fladimir » 16 Mai 2016 12:50

Não entendi... vc não tem certificado instalado é isso?
Sun Tzu há mais de três mil anos cita nas epígrafes de seu livro “A Arte da Guerra“:

“Concentre-se nos pontos fortes, reconheça as fraquezas, agarre as oportunidades e proteja-se contra as ameaças”.
“Se não é vantajoso, nunca envie suas tropas; se não lhe rende ganhos, nunca utilize seus homens; se não é uma situação perigosa, nunca lute uma batalha precipitada”
.


DESKTOP CONSOLE Harbour | MinGW | DBF | CDX | FastReport | MySQL
DESKTOP VISUAL... Harbour | MinGW | Xailer | MariaDB Nativo | FastReport
MOBILE Android/IOS e WEB - Windev Mobile 22
Avatar de usuário

fladimir
Colaborador

Colaborador
 
Mensagens: 2343
Data de registro: 15 Nov 2006 19:21
Curtiu: 25 vezes
Mens.Curtidas: 132 vezes

Tutorial ACBRMonitorPlus

Mensagempor Jairo Maia » 16 Mai 2016 13:36

Olá Pessoal,

fladimir escreveu:Não entendi... vc não tem certificado instalado é isso?
Ou ele não selecionou no ACBr.

Observações:
Para que você possa verificar o Status, o CNPJ do certificado não precisa estar cadastrado na SEFAZ para emissão de NF-e, mas precisa de certificado. Porém, para usar o ambiente de homologação para emissão em testes, o CNPJ precisa estar autorizado a emitir NF-e. Se não estiver, você receberá a mensagem: CNPJ do emitente não cadastrado.
Abraços, Jairo
Harbour / Clipper 5.2e - Blinker 7
(Não respondo dúvidas por MP ou E-mail. Por favor, não encaminhe via mensagem privada ou e-mail, dúvidas que podem ser compartilhadas com todos no fórum)
Avatar de usuário

Jairo Maia
Colaborador

Colaborador
 
Mensagens: 2392
Data de registro: 16 Ago 2010 13:46
Cidade/Estado: Campinas-SP
Curtiu: 292 vezes
Mens.Curtidas: 254 vezes

Tutorial ACBRMonitorPlus

Mensagempor rubens » 16 Mai 2016 14:30

Eh realmente sem certificado acho que não consegue mesmo não.. independente de homologação ou produção.

Rubens
"Eu e minha casa servimos ao Senhor e você ???"
Avatar de usuário

rubens
Colaborador

Colaborador
 
Mensagens: 1421
Data de registro: 16 Ago 2003 09:05
Cidade/Estado: Nova Xavantina - MT
Curtiu: 69 vezes
Mens.Curtidas: 90 vezes

Tutorial ACBRMonitorPlus

Mensagempor lugab » 16 Mai 2016 17:37

Sim, Jairo e Rubens, eu não possuo certificado instalado e achei que podia testar sem ter um, em fase de Homologação,
como acontece com a NFE da Sefaz, mas usei um CNPJ de uma empresa que sei que emite NFE...

Eu configurei como ensinou o Rubens e, naturalmente, deixei o campo de Certificado em branco

Acho que a maioria dos programadores que vendem sistemas não tem direito legal (cnpj), nem recursos, pra adquirir um
certificado para realizar os testes, o que é entristecedor....
lugab
lugab
Usuário Nível 4

Usuário Nível 4
 
Mensagens: 852
Data de registro: 19 Mai 2009 15:58
Curtiu: 126 vezes
Mens.Curtidas: 37 vezes

Próximo



Retornar para Legislação Fiscal e Tributária

Quem está online

Usuários vendo este fórum: Ahrefs [Bot] e 1 visitante


Ola Amigo, espero que meu site e forum tem lhe beneficiado, com exemplos e dicas de programacao.
Entao divulgue o link da Doacao abaixo para seus amigos e redes sociais ou faça uma doacao para o site forum...
MUITO OBRIGADO PELA SUA DOACAO!
Faça uma doação para o forum
v
Olá visitante, seja bem-vindo ao Fórum Clipper On Line!
Efetue o seu login ou faça o seu Registro