Amiguinhos
"A tarefa de aprender é mais árdua do que ensinar, mas o prazer final é muito maior."
Trabalhando em cima de meu projeto de transformação de meu sistema DOS para Windows usando a ferramenta Fivewin( 5Win ) vou aprendendo como lidar com a mesmae decifrando o seu mundo cheio de impasses.
Um erro aqui outro ali, não compila por causa do Preprocessor Stack Fault ou Dialog cannot create....
Mas o problema não é na ferramenta, ela em si é ótima, o problema existe no ambiente de compilação e no uso de recursos do WorkShop.
Ao iniciar o meu sistema optei por usar coordenada de texto e era muito complicado acertar as distancias e usar o Workshop deixaria as telas lindas, mas ao compilar tinha que agregar mais .DLLs e isto me irritava.
O jeito era gerar minhas telas no Workshop, mas salvá-las como .RC e agregá-las ao meu aplicativo usando o .RC( Resource Compiler ).
O numero de Ãcones, bitmaps e dialogos cresceu de tal forma que ficou um pouco dificil de fazer manutenção e os frequente erros de Dialog cannot create... começaram a me irritar. Foi então que saà a busca do que poderia ser e encontrei.
Quando voce agrega controles à um diálogo e não define um ID para o mesmo o Workshop define por sà só uma variavel e à esta variável um ID que a qualquer momento pode se chocar com o ID colocado pelo usuário em qualquer diálogo e então ocorre o erro.
Então o que fiz:
Ao criar meus diálogos coloco IDentificadores somente nos controles TEXTo, EDIT, LISTBOXes, COMBOBOXes e STATICs.
Qualquer outro controle como, GROUPBOX, LINE, etc eu coloco como ID o numero -1.
Desta forma estou conseguindo produzir o meu sistema sem problemas.
Estou usando o Fivewin 2.4 16 Bits, em um Duron 1.3Ghz sobre o Windows 2000 Professional e não obtive problemas com a API.
O intuito à partir de agora será de passo à passo ensinar aos amigos o uso de controles do 5Win para a criação de suas telas, como: PAGEs, TABs, FOLDERs alem de seus controles primordiais como WINDOWs, DIALOGs, MENUs, POPUP MENUs e BUTTONBARs e até alguns sofisticados como OUTLOOK e TREE.
Tentarei exemplificar de forma mais completa cada exemplo, desde a codificação até a compilação apresentado os .PRGs utilizados, forma de uso do RC.EXE e qualquer outra LIB necessária.
Até a próxima...