Clipper On Line • Ver Tópico - Quais são e como cria os Objetos existente no FiveWin?

Quais são e como cria os Objetos existente no FiveWin?

Discussão sobre a biblioteca Fivewin - O Clipper para Windows.

Moderador: Moderadores

 

Quais são e como cria os Objetos existente no FiveWin?

Mensagempor h1e1 » 12 Mai 2015 14:12

Estou com dificuldade de achar os objetos que o FiveWin usa.
Tem um lugar que lista todos os componentes dez do Dialog até como criar uma linha na tela?

Abraço.
Avatar de usuário

h1e1
Usuário Nível 1

Usuário Nível 1
 
Mensagens: 22
Data de registro: 11 Fev 2015 17:22
Cidade/Estado: Santa Bárbara D'Oeste
Curtiu: 0 vez
Mens.Curtidas: 0 vez

Quais são e como cria os Objetos existente no FiveWin?

Mensagempor Kapiaba » 12 Mai 2015 17:18

oFont, oBrush, oIco, oDlg, oWnd, oImg, oSay, oGet, etc

Quanta a Linha, não entendi a pergunta.

Seria,

LOCAL cSay :=  "Objeto Say do Dalogo"

@LIN, COL SAY oSay VAR cSay  OF oDlg FONT oFont COLOR CLR_HRED, CLR_WHITE TRANSPARENT


Lembrando que você pode fazer a mesma coisa, usando RECURSOS(RESOURCES) com WORKSHOP.EXE ou PELLESC.EXE

abs.
Kapiaba
Colaborador

Colaborador
 
Mensagens: 1766
Data de registro: 07 Dez 2012 15:14
Cidade/Estado: São Paulo
Curtiu: 311 vezes
Mens.Curtidas: 119 vezes

Quais são e como cria os Objetos existente no FiveWin?

Mensagempor Kapiaba » 12 Mai 2015 17:24

Kapiaba
Colaborador

Colaborador
 
Mensagens: 1766
Data de registro: 07 Dez 2012 15:14
Cidade/Estado: São Paulo
Curtiu: 311 vezes
Mens.Curtidas: 119 vezes

Quais são e como cria os Objetos existente no FiveWin?

Mensagempor Euclides » 13 Mai 2015 09:32

Olá h1e1!
Na pasta "\FWH\source\classes\..." estão definidos praticamente todos os objetos que o FiveWin usa.
Com um pouco de conhecimento dos objetos que o Windows usa, poderá reconhecer a maioria deles.
As descrições das funções por categoria estão em: http://wiki.fivetechsoft.com/doku.php?i ... y_category
Acho que para começar isso deve bastar...
O resto é entrar na pasta "\FWH\samples\..." e verificar os exemplos que estão aí.
Para a a sua segunda pergunta, só posso dizer para cada "DIALOG oDlg" existe uma array oDlg:aControls onde estão definidos todos os objetos do DIALOG. Para ver a estrutura de aControls, verifique em "\FWH\source\classes\window.prg"
Acho que é só...
T+, Euclides
Euclides
Usuário Nível 3

Usuário Nível 3
 
Mensagens: 154
Data de registro: 12 Mai 2007 14:07
Cidade/Estado: São Paulo, Capital
Curtiu: 1 vez
Mens.Curtidas: 14 vezes

Quais são e como cria os Objetos existente no FiveWin?

Mensagempor h1e1 » 18 Mai 2015 09:58

Euclides escreveu:Olá h1e1!
Na pasta "\FWH\source\classes\..." estão definidos praticamente todos os objetos que o FiveWin usa.
Com um pouco de conhecimento dos objetos que o Windows usa, poderá reconhecer a maioria deles.
As descrições das funções por categoria estão em: http://wiki.fivetechsoft.com/doku.php?i ... y_category
Acho que para começar isso deve bastar...
O resto é entrar na pasta "\FWH\samples\..." e verificar os exemplos que estão aí.
Para a a sua segunda pergunta, só posso dizer para cada "DIALOG oDlg" existe uma array oDlg:aControls onde estão definidos todos os objetos do DIALOG. Para ver a estrutura de aControls, verifique em "\FWH\source\classes\window.prg"
Acho que é só...
T+, Euclides


Obrigado Euclides, já até ajudou saber quais são os parâmetro de cada objetos também.
Avatar de usuário

h1e1
Usuário Nível 1

Usuário Nível 1
 
Mensagens: 22
Data de registro: 11 Fev 2015 17:22
Cidade/Estado: Santa Bárbara D'Oeste
Curtiu: 0 vez
Mens.Curtidas: 0 vez

Quais são e como cria os Objetos existente no FiveWin?

Mensagempor h1e1 » 18 Mai 2015 11:05

Um dúvida nova que não achei :p

Nos campos tem como colocar um placeholder igual do input do HTML?

E como mudar de font? ^^'
Avatar de usuário

h1e1
Usuário Nível 1

Usuário Nível 1
 
Mensagens: 22
Data de registro: 11 Fev 2015 17:22
Cidade/Estado: Santa Bárbara D'Oeste
Curtiu: 0 vez
Mens.Curtidas: 0 vez

Quais são e como cria os Objetos existente no FiveWin?

Mensagempor Euclides » 18 Mai 2015 17:16

Olá!
O "placeholder" nos comandos xBase (FiveWin no caso) é chamado de TOOTIP, bem como o FONT que são parâmetros dos comandos.
O FONT, deve ser definido antes...
DEFINE FONT oFont NAME "Courier" SIZE 12, -10

Os objetos ( GET no caso) )são definidos como:
@ 1,1 DEFINE GET oGet ... TOOLTIP "Alguma coisa" ... FONT oFont

Alguns parametros podem ser definidos depois...
oGet:cTootip:="Alguma Coisa"
oGet:SetFont(oFont)

Verifique a sintaxe exata na documentação
T+, Euclides
Euclides
Usuário Nível 3

Usuário Nível 3
 
Mensagens: 154
Data de registro: 12 Mai 2007 14:07
Cidade/Estado: São Paulo, Capital
Curtiu: 1 vez
Mens.Curtidas: 14 vezes

Quais são e como cria os Objetos existente no FiveWin?

Mensagempor h1e1 » 19 Mai 2015 13:36

Euclides escreveu:Olá!
O "placeholder" nos comandos xBase (FiveWin no caso) é chamado de TOOTIP, bem como o FONT que são parâmetros dos comandos.
O FONT, deve ser definido antes...
DEFINE FONT oFont NAME "Courier" SIZE 12, -10

Os objetos ( GET no caso) )são definidos como:
@ 1,1 DEFINE GET oGet ... TOOLTIP "Alguma coisa" ... FONT oFont

Alguns parametros podem ser definidos depois...
oGet:cTootip:="Alguma Coisa"
oGet:SetFont(oFont)

Verifique a sintaxe exata na documentação
T+, Euclides


Não funcionou nenhum dos dois jeitos :s
Avatar de usuário

h1e1
Usuário Nível 1

Usuário Nível 1
 
Mensagens: 22
Data de registro: 11 Fev 2015 17:22
Cidade/Estado: Santa Bárbara D'Oeste
Curtiu: 0 vez
Mens.Curtidas: 0 vez

Quais são e como cria os Objetos existente no FiveWin?

Mensagempor Euclides » 19 Mai 2015 14:41

Olá!
Do post anterior: "Verifique a sintaxe exata na documentação"
... mas vamos lá... modificando o programa \FWH\SAMPLES\TESTGET.PRG
   DEFINE DIALOG...
   ...
   @ 1,    6 GET oGet VAR cCad OF oDlg SIZE 60, 10 COLOR "W/G" PICTURE "@K"
   oGet:cTooltip:="XXX"         //  E.C
   ...
   ACTIVATE DIALOG


Colocando o cursor em cima de "Testing ", a imagem do diálogo...
http://www.4shared.com/account/home.jsp#dir=Hdw0xWPe
(precisa se cadastrar no 4shared - é grátis)
[]'s Euclides
Euclides
Usuário Nível 3

Usuário Nível 3
 
Mensagens: 154
Data de registro: 12 Mai 2007 14:07
Cidade/Estado: São Paulo, Capital
Curtiu: 1 vez
Mens.Curtidas: 14 vezes

Quais são e como cria os Objetos existente no FiveWin?

Mensagempor Kapiaba » 19 Mai 2015 16:17

Compile com BUILDX TESTE - Salve como TESTE.PRG

#Include "FiveWin.ch"

FUNCTION Main()

   LOCAL oDlg, oGet, oBtn, oFnt, oFont, oSaida
   LOCAL lTest := .T.
   LOCAL nTest := 1234567

   DEFINE FONT oFnt  NAME "Ms Sans Serif" SIZE 00,  14 BOLD
   DEFINE FONT oFont NAME "Ms Sans Serif" SIZE 00, -14 BOLD

   DEFINE DIALOG oDlg TITLE "Um Simples GET com FiveWin The Best" ;
          FROM 2, 2 TO 11, 40 COLORS CLR_BLACK, CLR_WHITE TRANSPARENT

   oDlg:lHelpIcon := .F.

   @ 0.50, 3 SAY "Passe o Mouse Sobre os Objetos" SIZE 120, 12 OF oDlg ;
             UPDATE COLORS CLR_HBLUE, CLR_WHITE TRANSPARENT

   @ 1.5, 2 GET oGet VAR nTest SIZE 120, 13 OF oDlg RIGHT ;
            PICTURE "9,999,999.99" UPDATE FONT oFont      ;
            COLORS CLR_HRED, CLR_WHITE

   oGet:cToolTip := OemToAnsi( "Digite N£meros no Get" )

   @ 2.5, 4 BUTTON oBtn PROMPT "&Ok" SIZE 45, 12 OF oDlg ;
      ACTION ( oDlg:End(), MsgInfo( nTest ) ) DEFAULT

   oBtn:cToolTip := "Confirme - Ok"

   @ 2.5, 15 BUTTON oSaida PROMPT "&Saida" SIZE 45, 12 OF oDlg ;
      ACTION ( oDlg:End(), MsgInfo( nTest ) ) CANCEL

   oSaida:cToolTip := "Saida - Exit - Cancelar"

   SET FONT OF oBtn   TO oFont
   SET FONT OF oSaida TO oFont

   ACTIVATE DIALOG oDlg CENTERED

   // Close the fonts
   oFont:End()
   oFnt:End()

RETURN NIL

//----------------------------------------------------------------------------//


Abas

Kapiaba
Colaborador

Colaborador
 
Mensagens: 1766
Data de registro: 07 Dez 2012 15:14
Cidade/Estado: São Paulo
Curtiu: 311 vezes
Mens.Curtidas: 119 vezes

Quais são e como cria os Objetos existente no FiveWin?

Mensagempor h1e1 » 21 Mai 2015 14:19

Kapiaba escreveu:Compile com BUILDX TESTE - Salve como TESTE.PRG

#Include "FiveWin.ch"

FUNCTION Main()

   LOCAL oDlg, oGet, oBtn, oFnt, oFont, oSaida
   LOCAL lTest := .T.
   LOCAL nTest := 1234567

   DEFINE FONT oFnt  NAME "Ms Sans Serif" SIZE 00,  14 BOLD
   DEFINE FONT oFont NAME "Ms Sans Serif" SIZE 00, -14 BOLD

   DEFINE DIALOG oDlg TITLE "Um Simples GET com FiveWin The Best" ;
          FROM 2, 2 TO 11, 40 COLORS CLR_BLACK, CLR_WHITE TRANSPARENT

   oDlg:lHelpIcon := .F.

   @ 0.50, 3 SAY "Passe o Mouse Sobre os Objetos" SIZE 120, 12 OF oDlg ;
             UPDATE COLORS CLR_HBLUE, CLR_WHITE TRANSPARENT

   @ 1.5, 2 GET oGet VAR nTest SIZE 120, 13 OF oDlg RIGHT ;
            PICTURE "9,999,999.99" UPDATE FONT oFont      ;
            COLORS CLR_HRED, CLR_WHITE

   oGet:cToolTip := OemToAnsi( "Digite N£meros no Get" )

   @ 2.5, 4 BUTTON oBtn PROMPT "&Ok" SIZE 45, 12 OF oDlg ;
      ACTION ( oDlg:End(), MsgInfo( nTest ) ) DEFAULT

   oBtn:cToolTip := "Confirme - Ok"

   @ 2.5, 15 BUTTON oSaida PROMPT "&Saida" SIZE 45, 12 OF oDlg ;
      ACTION ( oDlg:End(), MsgInfo( nTest ) ) CANCEL

   oSaida:cToolTip := "Saida - Exit - Cancelar"

   SET FONT OF oBtn   TO oFont
   SET FONT OF oSaida TO oFont

   ACTIVATE DIALOG oDlg CENTERED

   // Close the fonts
   oFont:End()
   oFnt:End()

RETURN NIL

//----------------------------------------------------------------------------//


Abas


Está funcionando, mas aparece um balãozinho informando o campo.
No caso tem como criar o campo igual o campo de busca do forum, que já vem escrito "busca" na caixa, depois que clicado, ele some para digitar?
Avatar de usuário

h1e1
Usuário Nível 1

Usuário Nível 1
 
Mensagens: 22
Data de registro: 11 Fev 2015 17:22
Cidade/Estado: Santa Bárbara D'Oeste
Curtiu: 0 vez
Mens.Curtidas: 0 vez

Quais são e como cria os Objetos existente no FiveWin?

Mensagempor Kapiaba » 21 Mai 2015 15:18

#Include "FiveWin.ch"

FUNCTION Main()

LOCAL oDlg, oGet, oBtn, oFnt, oFont, oSaida
LOCAL lTest := .T.
LOCAL nTest := 1234567, oBusca, cBusca := "Busca:" + SPACE(44)

DEFINE FONT oFnt NAME "Ms Sans Serif" SIZE 00, 14 BOLD
DEFINE FONT oFont NAME "Ms Sans Serif" SIZE 00, -14 BOLD

DEFINE DIALOG oDlg TITLE "Um Simples GET com FiveWin The Best" ;
     FROM 2, 2 TO 14, 40 COLORS CLR_BLACK, CLR_WHITE TRANSPARENT

oDlg:lHelpIcon := .F.

@ 0.50, 3 SAY "Passe o Mouse Sobre os Objetos" SIZE 120, 12 OF oDlg ;
      UPDATE COLORS CLR_HBLUE, CLR_WHITE TRANSPARENT

@ 1.5, 2 GET oGet VAR nTest SIZE 120, 13 OF oDlg RIGHT ;
      PICTURE "9,999,999.99" UPDATE FONT oFont   ;
      COLORS CLR_HRED, CLR_WHITE

oGet:cToolTip := OemToAnsi( "Digite N£meros no Get" )

@ 2.45, 2.60 SAY "Busca:" SIZE 120, 12 OF oDlg ;
      UPDATE COLORS CLR_HBLUE, CLR_WHITE TRANSPARENT

@ 3.50, 2 GET oBusca VAR cBusca SIZE 120, 13 OF oDlg PICTURE "@!" UPDATE ;
          FONT oFont COLORS CLR_HBLUE, CLR_WHITE                          ;
          VALID( BUSCA_OQUE( cBusca ) )

oBusca:cToolTip := OemToAnsi( "Digite o Que Queres Procurar" )

/*
P.S.:
Como nao sei se o seu favewin e oficial, nao posso mostrar como fazer.
Mas posso dar uma dica, em \samples\testget3.prg tem como por a lupa
o botao, Action, etc. Todas a minhas buscas sao iguais a busca do forum.
*/

@ 4.0, 4 BUTTON oBtn PROMPT "&Ok" SIZE 45, 12 OF oDlg ;
          ACTION ( oDlg:End(), MsgInfo( nTest ) )

oBtn:cToolTip := "Confirme - Ok"

@ 4.0, 15 BUTTON oSaida PROMPT "&Saida" SIZE 45, 12 OF oDlg ;
           ACTION ( oDlg:End(), MsgInfo( nTest ) ) CANCEL

oSaida:cToolTip := "Saida - Exit - Cancelar"

SET FONT OF oBtn TO oFont
SET FONT OF oSaida TO oFont

ACTIVATE DIALOG oDlg CENTERED

// Close the fonts
oFont:End()
oFnt:End()

RETURN NIL

FUNCTION BUSCA_OQUE( cBusca )

  IF GETASYNCKEY( VK_UP ) // seta para cima, retorna ao get anterior.
     RETURN( .T. )
  ENDIF

  IF EMPTY( cBusca )
     ? "Digite alguma coisa..."
     RETURN( .F. )
  ENDIF

  ? "VOCE QUER BUSCAR: ", cBusca

  /*
  SELECT SEUBANCO
  SET ORDER...

  SEEK cBusca

  IF FOUND()
     ? "ACHEI, LEGAL!!"
  ELSE
     ? "QUE PENA, QUE PENA... ELA JA NAO E MAIS A MINHA PEQUENA... KKKK"
     RETURN( .F. )
  ENDIF
  */

RETURN( .T. )

// FIM DO PROGRAMA


Kapiaba
Colaborador

Colaborador
 
Mensagens: 1766
Data de registro: 07 Dez 2012 15:14
Cidade/Estado: São Paulo
Curtiu: 311 vezes
Mens.Curtidas: 119 vezes

Quais são e como cria os Objetos existente no FiveWin?

Mensagempor Kapiaba » 21 Mai 2015 15:27

Em tempo: Para limpar o GET, "Caixa" como diz você, basta dizer ao Five: oBusca:Refresh().

abs.
Kapiaba
Colaborador

Colaborador
 
Mensagens: 1766
Data de registro: 07 Dez 2012 15:14
Cidade/Estado: São Paulo
Curtiu: 311 vezes
Mens.Curtidas: 119 vezes




Retornar para FiveWin

Quem está online

Usuários vendo este fórum: Nenhum usuário registrado online e 7 visitantes


Ola Amigo, espero que meu site e forum tem lhe beneficiado, com exemplos e dicas de programacao.
Entao divulgue o link da Doacao abaixo para seus amigos e redes sociais ou faça uma doacao para o site forum...
MUITO OBRIGADO PELA SUA DOACAO!
Faça uma doação para o forum
cron
v
Olá visitante, seja bem-vindo ao Fórum Clipper On Line!
Efetue o seu login ou faça o seu Registro