DIFICIL APRENDIZADO - Aula 01
Enviado: 03 Nov 2004 01:06
Amiguinhos
Construir um sistema ou aplicativo é uma tarefa muito dificil.
Se levarmos em conta a analise, DFDs, fluxos e blábláblás ficaremos loucos e nunca dariamos inicio a contrução do mesmo.
Eu geralmente trabalho da seguinte forma:
Um cliente me propoe a construção de um controle de algum aplicativo;
este aplicativo necessita de uma tabela para suportar seus dados;
esta tabelas de dados necessita de uma estrutura de campos que definirei com o cliente;
Após levantar estes dados é que começo a pensar como será a tela de cadastro e o desenho de cada campo.
Faço a definição do conteúdo de cada campo a medida que vou desenhando a tela, se os mesmos irão pegar dados diversos ou à partir de uma tabela externa a qual já vou desenhando seus campos e indices.
Mas provavelmente esta é a forma de criação de alguém que já conhece os macetes e não precisa mais passar por processos de analise, mas o imprescindivel é o esboço do fluxo de dados e a definição das tabelas esternas.
Até aí tudo bem, mas quando partimos para o desenvolvimento do aplicativo, seja em DOS ou Windows é trabalhosa a colocação dos GETs e SAYs em posições estratégicas da tela.
Temos de definir o tamanhos dos DBEDITs e BROWSEs e o trabalho nunca fica visualmente do jeito que queriamos.
Irei abordar nos tópicos que se seguirão, de forma bem básica como construir um aplicativo simples utilizando como linguagem o nosso querido Clipper, a .LIB Fivewin e apresentarei as técnicas utilizadas para a produção de meu sistema para que a partir daí voces possam explorar a biblioteca com maior desenvoltura.
Todo sistema de controle encontrado no mercado possui um janela principal à partir da qual suas opções são disparadas.
O exemplo abaixo é de uma simplicidade tão grande que nem precisa ser explicado
A técnica é ativar a janela no seu modo maximizado:
Bom até a próxima.
Construir um sistema ou aplicativo é uma tarefa muito dificil.
Se levarmos em conta a analise, DFDs, fluxos e blábláblás ficaremos loucos e nunca dariamos inicio a contrução do mesmo.
Eu geralmente trabalho da seguinte forma:
Um cliente me propoe a construção de um controle de algum aplicativo;
este aplicativo necessita de uma tabela para suportar seus dados;
esta tabelas de dados necessita de uma estrutura de campos que definirei com o cliente;
Após levantar estes dados é que começo a pensar como será a tela de cadastro e o desenho de cada campo.
Faço a definição do conteúdo de cada campo a medida que vou desenhando a tela, se os mesmos irão pegar dados diversos ou à partir de uma tabela externa a qual já vou desenhando seus campos e indices.
Mas provavelmente esta é a forma de criação de alguém que já conhece os macetes e não precisa mais passar por processos de analise, mas o imprescindivel é o esboço do fluxo de dados e a definição das tabelas esternas.
Até aí tudo bem, mas quando partimos para o desenvolvimento do aplicativo, seja em DOS ou Windows é trabalhosa a colocação dos GETs e SAYs em posições estratégicas da tela.
Temos de definir o tamanhos dos DBEDITs e BROWSEs e o trabalho nunca fica visualmente do jeito que queriamos.
Irei abordar nos tópicos que se seguirão, de forma bem básica como construir um aplicativo simples utilizando como linguagem o nosso querido Clipper, a .LIB Fivewin e apresentarei as técnicas utilizadas para a produção de meu sistema para que a partir daí voces possam explorar a biblioteca com maior desenvoltura.
Todo sistema de controle encontrado no mercado possui um janela principal à partir da qual suas opções são disparadas.
O exemplo abaixo é de uma simplicidade tão grande que nem precisa ser explicado
#include "fivewin.ch"
function main()
local oWnd
DEFINE WINDOW oWnd TITLE "Janela principal" ;
FROM 5, 5 TO 24, 64
ACTIVATE WINDOW oWnd
return nil
A técnica é ativar a janela no seu modo maximizado:
ACTIVATE WINDOW oWnd MAXIMIZED
Bom até a próxima.