Clipper On Line • Ver Tópico - DIFICIL APRENDIZADO - Aula 01

DIFICIL APRENDIZADO - Aula 01

Discussão sobre a biblioteca Fivewin - O Clipper para Windows.

Moderador: Moderadores

 

DIFICIL APRENDIZADO - Aula 01

Mensagempor rochinha » 03 Nov 2004 01:06

Amiguinhos

Construir um sistema ou aplicativo é uma tarefa muito dificil.

Se levarmos em conta a analise, DFDs, fluxos e blábláblás ficaremos loucos e nunca dariamos inicio a contrução do mesmo.

Eu geralmente trabalho da seguinte forma:

Um cliente me propoe a construção de um controle de algum aplicativo;
este aplicativo necessita de uma tabela para suportar seus dados;
esta tabelas de dados necessita de uma estrutura de campos que definirei com o cliente;

Após levantar estes dados é que começo a pensar como será a tela de cadastro e o desenho de cada campo.

Faço a definição do conteúdo de cada campo a medida que vou desenhando a tela, se os mesmos irão pegar dados diversos ou à partir de uma tabela externa a qual já vou desenhando seus campos e indices.

Mas provavelmente esta é a forma de criação de alguém que já conhece os macetes e não precisa mais passar por processos de analise, mas o imprescindivel é o esboço do fluxo de dados e a definição das tabelas esternas.

Até aí tudo bem, mas quando partimos para o desenvolvimento do aplicativo, seja em DOS ou Windows é trabalhosa a colocação dos GETs e SAYs em posições estratégicas da tela.

Temos de definir o tamanhos dos DBEDITs e BROWSEs e o trabalho nunca fica visualmente do jeito que queriamos.

Irei abordar nos tópicos que se seguirão, de forma bem básica como construir um aplicativo simples utilizando como linguagem o nosso querido Clipper, a .LIB Fivewin e apresentarei as técnicas utilizadas para a produção de meu sistema para que a partir daí voces possam explorar a biblioteca com maior desenvoltura.

Todo sistema de controle encontrado no mercado possui um janela principal à partir da qual suas opções são disparadas.

O exemplo abaixo é de uma simplicidade tão grande que nem precisa ser explicado
#include "fivewin.ch"

function main()
   local oWnd
   DEFINE WINDOW oWnd TITLE "Janela principal" ;
          FROM 5, 5 TO 24, 64
   ACTIVATE WINDOW oWnd
   return nil

A técnica é ativar a janela no seu modo maximizado:
   ACTIVATE WINDOW oWnd MAXIMIZED

Bom até a próxima.
Avatar de usuário

rochinha
Membro Master

Membro Master
 
Mensagens: 4547
Data de registro: 18 Ago 2003 20:43
Cidade/Estado: São Paulo - Brasil
Curtiu: 806 vezes
Mens.Curtidas: 246 vezes



Retornar para FiveWin

Quem está online

Usuários vendo este fórum: Nenhum usuário registrado online e 7 visitantes


Ola Amigo, espero que meu site e forum tem lhe beneficiado, com exemplos e dicas de programacao.
Entao divulgue o link da Doacao abaixo para seus amigos e redes sociais ou faça uma doacao para o site forum...
MUITO OBRIGADO PELA SUA DOACAO!
Faça uma doação para o forum
cron
v
Olá visitante, seja bem-vindo ao Fórum Clipper On Line!
Efetue o seu login ou faça o seu Registro