Clipper On Line • Ver Tópico - Mudar de impressora no programa em clipper

Mudar de impressora no programa em clipper

Discussão sobre a linguagem CA-Clipper.

Moderador: Moderadores

 

Mudar de impressora no programa em clipper

Mensagempor well » 05 Out 2021 00:15

Olá pessoal,

Estivem em um cliente onde ainda roda um programa antigo, creio ser Clipper, onde era utilizado a impressora HP 1200 LASERJET. A impressora deu problema e não tem mais reparo. No mesmo local possui uma HP M127FN laserjet, mas não consegui fazer o programa imprimir por ela. Não tenho idéia de como o prog. manda a impressão para a impressora antiga mas já tentei mudar a porta para a m127 mas não imprime. Na fila de impressão fica "documento de nível inferior local" e dá erro ou some da fila (dependendo da config de porta e driver. Já fucei tudo). Já configurei para imprimir em .pdf mas dá erro quando é do programa, se for qualquer outro tipo de impressão vai de boa. Tem algo a ver com PCL5? Vou deixar algumas fotos.
Anexos
20211001_192503.jpg
Esses são os drivers existentes
20211001_213043.jpg
Isso foi o que achei referente a impressora em um arquivo do prog
20211001_211230.jpg
não aparece quantidade de páginas
20211001_192425.jpg
erro em pdf
well
Usuário Nível 1

Usuário Nível 1
 
Mensagens: 6
Data de registro: 04 Out 2021 23:49
Cidade/Estado: Rio de Janeiro
Curtiu: 0 vez
Mens.Curtidas: 0 vez

Mudar de impressora no programa em clipper

Mensagempor Jairo Maia » 05 Out 2021 01:02

Olá, Seja bem vindo ao fórum

Pelo que você está dizendo, esse programa antigo não é compatível com impressoras gráficas, ele imprime somente em impressoras compatíveis com o modo Raw.

Verifique se o driver da impressora HP M127FN tem a opção de habilitar o modo Raw e habilite, caso não tenha, não será possível usar essa impressora com esse programa.
Abraços, Jairo
Harbour / Clipper 5.2e - Blinker 7
(Não respondo dúvidas por MP ou E-mail. Por favor, não encaminhe via mensagem privada ou e-mail, dúvidas que podem ser compartilhadas com todos no fórum)
Avatar de usuário

Jairo Maia
Colaborador

Colaborador
 
Mensagens: 2733
Data de registro: 16 Ago 2010 13:46
Cidade/Estado: Campinas-SP
Curtiu: 371 vezes
Mens.Curtidas: 305 vezes

Mudar de impressora no programa em clipper

Mensagempor well » 08 Out 2021 12:07

Obrigado pela resposta Jairo,

Nas propriedades da impressora já está para "processador de impressão: winprint, Tipo de dados padrão: RAW". Não sei se foi isso que vc quis dizer. Já tentei tbm com a porta configurada para RAW 9100 e nada.
Agora, depois de mais um pente fino está assim: após o comando de impressão dentro do programa, vai pra fila e o status fica imprimindo, na tela da impressora fica "imprimindo documento" mas não sai nada.

Você poderia indicar alguma impressora a laser que seja compatível com o modo RAW? Ou onde vejo isso.

Desde já agradeço.
well
Usuário Nível 1

Usuário Nível 1
 
Mensagens: 6
Data de registro: 04 Out 2021 23:49
Cidade/Estado: Rio de Janeiro
Curtiu: 0 vez
Mens.Curtidas: 0 vez

Mudar de impressora no programa em clipper

Mensagempor Jairo Maia » 08 Out 2021 14:59

Na verdade impressoras Laser são praticamente na totalidade delas compatíveis com o modo Raw, apenas algumas deixam por padrão desabilitado, o que não é seu caso como já disse.

Não vejo outro jeito para que eu ou alguém no fórum possa lhe ajudar sem que você poste a parte do código que você está enviando para a impressora. Poste o código, acho que será mais fácil sugerir alguma solução.
Abraços, Jairo
Harbour / Clipper 5.2e - Blinker 7
(Não respondo dúvidas por MP ou E-mail. Por favor, não encaminhe via mensagem privada ou e-mail, dúvidas que podem ser compartilhadas com todos no fórum)
Avatar de usuário

Jairo Maia
Colaborador

Colaborador
 
Mensagens: 2733
Data de registro: 16 Ago 2010 13:46
Cidade/Estado: Campinas-SP
Curtiu: 371 vezes
Mens.Curtidas: 305 vezes

Mudar de impressora no programa em clipper

Mensagempor well » 08 Out 2021 21:08

Fiz um teste com outra impressora, uma Epson XP-241 jato de tinta, no começo acontecia a mesma coisa, mas depois que eu mudei para "processador de impressão: winprint, Tipo de dados padrão: TEXT" saiu a impressão!
Tentei replicar essa configuração para a HP mas não tive sucesso.
Sobre o código, como não sou programador, não sei dizer muito a respeito. Apenas sei que o prog. gera um arquivo em .DBF para impressão. Se isso não ajudar, talvez eu consiga, com alguma orientação, dar dados mais precisos.
Não entendi a lógica de ter impresso na Epson após a nova config. e na HP continuar não imprimindo.
De qualquer modo teremos que comprar uma impressora a laser. De pronta entrega temos como opção a HP 107W e a Brother HL1212W porém, como não sei o que está de fato acontecendo, não sei como avaliar qual dessas duas impressoras seria "compatível", e pagar o preço pra ver complica. O que essa Epson tem de diferente?
Help! estou tentando apagar esse incêndio.
well
Usuário Nível 1

Usuário Nível 1
 
Mensagens: 6
Data de registro: 04 Out 2021 23:49
Cidade/Estado: Rio de Janeiro
Curtiu: 0 vez
Mens.Curtidas: 0 vez

Mudar de impressora no programa em clipper

Mensagempor Jairo Maia » 09 Out 2021 06:03

well escreveu: Apenas sei que o prog. gera um arquivo em .DBF para impressão.
Não é comum gerar um .DBF para impressão, mas sim um arquivo texto. Mas talvez seja apenas a extensão. Anexe aqui no fórum um arquivo exemplo desse .DBF para que possamos saber como ele é gerado, será melhor para entender.

well escreveu:O que essa Epson tem de diferente?
Muita coisa. Até onde sei as impressoras Epson todas tem por padrão o modo Raw, e a diferença é que nas EPson elas nativamente compatíveis com os comandos ESC/POS, que permite você dentro do arquivo texto (ASCII) enviar comandos ESC/POS como comprimir, expandir, negrito, itálico, etc.

well escreveu:não sei como avaliar qual dessas duas impressoras seria "compatível", e pagar o preço pra ver complica.
Também acho, não sugira isso antes de você ter certeza de como o programa se comporta. Pode ser pedra no pé...
Abraços, Jairo
Harbour / Clipper 5.2e - Blinker 7
(Não respondo dúvidas por MP ou E-mail. Por favor, não encaminhe via mensagem privada ou e-mail, dúvidas que podem ser compartilhadas com todos no fórum)
Avatar de usuário

Jairo Maia
Colaborador

Colaborador
 
Mensagens: 2733
Data de registro: 16 Ago 2010 13:46
Cidade/Estado: Campinas-SP
Curtiu: 371 vezes
Mens.Curtidas: 305 vezes

Mudar de impressora no programa em clipper

Mensagempor JoséQuintas » 09 Out 2021 13:15

well escreveu:Não entendi a lógica de ter impresso na Epson após a nova config. e na HP continuar não imprimindo.


As impressoras e programas de antigamente trabalhavam somente com texto.
Então os programas mandavam letras, e as impressoras imprimiam as letras.

As impressoras atuais só trabalham com desenho, elas não sabem escrever, elas só sabem desenhar.
Ou o programa envia o desenho das letras, ou nada feito.
É que o recurso de letras foi sendo abandonado pelos programas, e as impressoras acabaram também removendo isso.

Hoje é tudo analfabeto kkkk
Manda imprimir a letra "A", os equipamentos não sabem o que é isso.
Agora, se mandar fazer um desenho igual a este "A", aí eles sabem fazer.

Basicamente é essa a diferença nas impressoras: ou elas conhecem letra ou não. E se elas não conhecem, o programa precisa ensinar a fazer o "desenho".

Então o programa vai funcionar numa Epson ou HP LASER que tenha internamente letras, mas não vai funcionar nas que só sabem desenhar.
José M. C. Quintas
Harbour 3.2, mingw, gtwvg, multithread, dbfcdx, ADO+MySql, PNotepad
"The world is full of kings and queens, who blind our eyes and steal our dreams Its Heaven and Hell"

https://github.com/JoseQuintas/
Avatar de usuário

JoséQuintas
Membro Master

Membro Master
 
Mensagens: 18015
Data de registro: 26 Fev 2007 11:59
Cidade/Estado: São Paulo-SP
Curtiu: 15 vezes
Mens.Curtidas: 1206 vezes

Mudar de impressora no programa em clipper

Mensagempor Itamar M. Lins Jr. » 09 Out 2021 15:58

Olá!
Mas PDF imprime em qualquer uma, até nas antigas.
Por isso não respondi nada. Nunca vi não imprimir PDF. Até a RIMA-XT imprimia via FORMAX os desenhos e pelo BANNER...

Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Avatar de usuário

Itamar M. Lins Jr.
Colaborador

Colaborador
 
Mensagens: 6927
Data de registro: 30 Mai 2007 11:31
Cidade/Estado: Ilheus Bahia
Curtiu: 309 vezes
Mens.Curtidas: 503 vezes

Mudar de impressora no programa em clipper

Mensagempor well » 09 Out 2021 20:03

Mas PDF imprime em qualquer uma, até nas antigas.
Por isso não respondi nada. Nunca vi não imprimir PDF. Até a RIMA-XT imprimia via FORMAX os desenhos e pelo BANNER...


Oi Itamar,
A impressora imprime normalmente arquivos em .PDF. O que eu estava tentando explicar era gerar um arquivo em .PDF da saída de impressão, usando o Doro PDF e o PDFCreator e após isso, imprimir na impressora normalmente. Foi uma opção que também me veio na cabeça.

Basicamente é essa a diferença nas impressoras: ou elas conhecem letra ou não. E se elas não conhecem, o programa precisa ensinar a fazer o "desenho".
Então o programa vai funcionar numa Epson ou HP LASER que tenha internamente letras, mas não vai funcionar nas que só sabem desenhar.


Então JoséQuintas, Como faço para saber se a impressora conhece letra? Qual especificação devo buscar nelas?

Não é comum gerar um .DBF para impressão, mas sim um arquivo texto. Mas talvez seja apenas a extensão. Anexe aqui no fórum um arquivo exemplo desse .DBF para que possamos saber como ele é gerado, será melhor para entender.


Oi Jairo Maia,
Consigo abrir o arquivo .DBF com o notepad e é texto. Com o wordpad fica mais organizado exceto acentuação. Acho que esse arquivo passa pela formatação configurado no programa, mostrado na foto 2 em anexo, para o texto ficar organizado. Então deve ser o arquivo .DBF mais os parâmetros de configuração que são enviados para a impressora. Essa é minha especulação.
Vou ver se consigo o arquivo para semana.
well
Usuário Nível 1

Usuário Nível 1
 
Mensagens: 6
Data de registro: 04 Out 2021 23:49
Cidade/Estado: Rio de Janeiro
Curtiu: 0 vez
Mens.Curtidas: 0 vez

Mudar de impressora no programa em clipper

Mensagempor JoséQuintas » 09 Out 2021 20:21

well escreveu:Então JoséQuintas, Como faço para saber se a impressora conhece letra? Qual especificação devo buscar nelas?


Sinceramente... nem faço idéia.

Uma opção básica de teste no prompt, pra impressora padrão, poderia ser :

DIR > PRN
José M. C. Quintas
Harbour 3.2, mingw, gtwvg, multithread, dbfcdx, ADO+MySql, PNotepad
"The world is full of kings and queens, who blind our eyes and steal our dreams Its Heaven and Hell"

https://github.com/JoseQuintas/
Avatar de usuário

JoséQuintas
Membro Master

Membro Master
 
Mensagens: 18015
Data de registro: 26 Fev 2007 11:59
Cidade/Estado: São Paulo-SP
Curtiu: 15 vezes
Mens.Curtidas: 1206 vezes

Mudar de impressora no programa em clipper

Mensagempor JoséQuintas » 09 Out 2021 20:25

Mas quanto ao problema:
De um modo geral, sem acesso aos fontes, acho que não tem muito o que fazer.

Talvez... gambiarras...

Lembro do programa PRN2FILE, onde qualquer impressão era desviada pra arquivo.
Depois algum programa de conversão, ou talvez imprimir pelo bloco de notas.

O que foi mencionado sobre PDF, foi sobre gerar os relatórios em PDF, mas pra isso, só alterando os fontes.

Se o programa é tão importante assim, talvez esteja na hora de atualizar, porque cada vez vai ficar mais difícil de encontrar impressoras compatíveis.
José M. C. Quintas
Harbour 3.2, mingw, gtwvg, multithread, dbfcdx, ADO+MySql, PNotepad
"The world is full of kings and queens, who blind our eyes and steal our dreams Its Heaven and Hell"

https://github.com/JoseQuintas/
Avatar de usuário

JoséQuintas
Membro Master

Membro Master
 
Mensagens: 18015
Data de registro: 26 Fev 2007 11:59
Cidade/Estado: São Paulo-SP
Curtiu: 15 vezes
Mens.Curtidas: 1206 vezes

Mudar de impressora no programa em clipper

Mensagempor Jairo Maia » 10 Out 2021 06:34

well escreveu:Vou ver se consigo o arquivo para semana.
Se fizer isso, será mais fácil apresentarmos alguma alternativa.
Abraços, Jairo
Harbour / Clipper 5.2e - Blinker 7
(Não respondo dúvidas por MP ou E-mail. Por favor, não encaminhe via mensagem privada ou e-mail, dúvidas que podem ser compartilhadas com todos no fórum)
Avatar de usuário

Jairo Maia
Colaborador

Colaborador
 
Mensagens: 2733
Data de registro: 16 Ago 2010 13:46
Cidade/Estado: Campinas-SP
Curtiu: 371 vezes
Mens.Curtidas: 305 vezes

Mudar de impressora no programa em clipper

Mensagempor well » 15 Out 2021 18:54

Estou anexando 3 arquivos.
Espero que ajude a avaliar.

Obs: comparei a impressão antiga com a impressão na Epson e nota-se erro na formatação como negrito e acentuação
Anexos
W.zip
(1.36 KiB) Baixado 69 vezes
well
Usuário Nível 1

Usuário Nível 1
 
Mensagens: 6
Data de registro: 04 Out 2021 23:49
Cidade/Estado: Rio de Janeiro
Curtiu: 0 vez
Mens.Curtidas: 0 vez

Mudar de impressora no programa em clipper

Mensagempor Jairo Maia » 16 Out 2021 08:32

well escreveu:Espero que ajude a avaliar.
Estes não vão ajudar.

Você anexou 3 arquivos .DBF, que contém as informações para aimpressão, mas nenhum deles é o arquivo que foi gerado e enviado a impressora.

arquivo CONFIGU.DBF, parece ser um menu, e tem inclusive a opção de enviar a impressão para o arquivo lixo.prn.
arquivo IMPRESSO.DBF, tem os comandos ESC/POS que estão sendo usados para gerar a impressão.
arquivo LXO84358.DBF, um arquivo vazio, tem 3 campos mas está vazio.

Voltamos a estaca Zero... Faça o seguinte: Faça uma impressão de teste.

Depois via CMD acesse a pasta onde está o sistema. Veja se tem algum arquivo chamado Lixo.Prn, se tiver talvez esse ajude.

Além disso, digite dir /od, e veja qual foi o último arquivo gerado (será o último da lista), talvez seja o de impressão, e talvez ele possa ajudar.
Abraços, Jairo
Harbour / Clipper 5.2e - Blinker 7
(Não respondo dúvidas por MP ou E-mail. Por favor, não encaminhe via mensagem privada ou e-mail, dúvidas que podem ser compartilhadas com todos no fórum)
Avatar de usuário

Jairo Maia
Colaborador

Colaborador
 
Mensagens: 2733
Data de registro: 16 Ago 2010 13:46
Cidade/Estado: Campinas-SP
Curtiu: 371 vezes
Mens.Curtidas: 305 vezes

Mudar de impressora no programa em clipper

Mensagempor well » 17 Out 2021 13:02

Quando faz uma impressão é criado um arquivo como o LXO84358.DBF (arquivos mais recentes) que contém a ficha médica. No caso desse arquivo não tinha nada preenchido mas ele vem logo abaixo daqueles caracteres.

O arquivo IMPRESSO.DBF também fica como um dos mais recentes.

O arquivo CONFIGU.DBF coloquei pela informação que ele contém que achei relevante. Porém o arquivo LIXO.PRN está com data de 2006 com uma ficha médica da época. Existe outro arquivo chamado LIXO1.DBF de 11MB que contém as fichas médicas de todos os pacientes. Acredito que a impressão jogue para o arquivo como o LXO84358.DBF o trecho referente ao paciente no arquivo LIXO1.DBF (através do número do registro) e junta com o cabeçalho (não sei como) para a impressão.

Outra coisa é que a impressão ficou sem formatação em algumas partes, então é bem provável ter que fazer alguma modificação no programa para funcionar como antes, e não só uma troca de impressora. Vou anexar os exemplos.

Já foi cogitado a atualização do programa mas não tenho ideia por onde começar (busca de profissionais programadores). Ao meu ver o programa é simples, tem uns 800mb e é para cadastrar/atualizar fichas e agenda de pacientes, e a impressão das fichas e agenda. Seria bom se conseguisse migrar esses dados para um programa novo. Só não poderia ser uma experiência de tentativa e erro pois os dados são sensíveis.

Sinceramente não sei o que seria mais viável no momento. Se seria a configuração do programa (não estou encontrando programador Clipper no RJ) ou a migração para outro programa (também acredito que seria necessário um programador Clipper nesse processo).
Anexos
Exemplos formatação.zip
(225.98 KiB) Baixado 67 vezes
well
Usuário Nível 1

Usuário Nível 1
 
Mensagens: 6
Data de registro: 04 Out 2021 23:49
Cidade/Estado: Rio de Janeiro
Curtiu: 0 vez
Mens.Curtidas: 0 vez

Próximo



Retornar para CA-Clipper

Quem está online

Usuários vendo este fórum: Nenhum usuário registrado online e 8 visitantes


Ola Amigo, espero que meu site e forum tem lhe beneficiado, com exemplos e dicas de programacao.
Entao divulgue o link da Doacao abaixo para seus amigos e redes sociais ou faça uma doacao para o site forum...
MUITO OBRIGADO PELA SUA DOACAO!
Faça uma doação para o forum
cron
v
Olá visitante, seja bem-vindo ao Fórum Clipper On Line!
Efetue o seu login ou faça o seu Registro