Clipper On Line • Ver Tópico - Compilar Clipper 5.3 no W10-x64

Compilar Clipper 5.3 no W10-x64

Discussão sobre a linguagem CA-Clipper.

Moderador: Moderadores

 

Compilar Clipper 5.3 no W10-x64

Mensagempor Augusto » 13 Ago 2020 18:01

Pessoal... faz muito tempo que não passo por aqui mas agora estou precisando de uma ajudinha.
Sempre usei o W7-x86 exatamente porque tenho algumas aplicações em CLIEPPER (ñ em Harbour) as quais estou quase sempre fazendo algumas atualizações.
Porém, por motivos outros me vi obrigado a migrar a minha máquina de trabalho para o W10-x64 e estou precisando saber se existe alguma maneira de COMPILAR essas aplicações na plataforma nova (W10). Se sim, pediria aos colegas do Fórum que me dessem "o caminho das pedras"... Pode ser?

Desde já, antecipo que soluções do tipo, "migrar para o Harbour" não será possível devido a minha "deficiência de conhecimento" uma vez que, estou há muito tempo desligado de programação e não é do meu interesse voltar a ativa nessa área, apenas preciso manter o que já existe... espero que me entendam e não se sintam ofendidos por isso.

Aguardo retorno!! Obrigado a todos!!
:xau Fui...
goulart@provsul.com.br

Faça da PROVSUL o seu Provedor de Serviços WEB
Visite: www.PROVSUL.com.br
Avatar de usuário

Augusto
Usuário Nível 3

Usuário Nível 3
 
Mensagens: 465
Data de registro: 26 Ago 2003 17:50
Cidade/Estado: Maricá/RJ
Curtiu: 3 vezes
Mens.Curtidas: 1 vez

Compilar Clipper 5.3 no W10-x64

Mensagempor Nascimento » 13 Ago 2020 19:34

deste modo acho que só usando maquina virtual, de outra maneira não vejo
A arte de programar é simplesmente fazer seus pensamentos serem interpretados por uma maquina :) clipper 5.3 /harbour/minigui
Avatar de usuário

Nascimento
Usuário Nível 4

Usuário Nível 4
 
Mensagens: 711
Data de registro: 19 Jul 2008 12:11
Cidade/Estado: OLINDA-PE
Curtiu: 110 vezes
Mens.Curtidas: 76 vezes

Compilar Clipper 5.3 no W10-x64

Mensagempor JoséQuintas » 13 Ago 2020 21:28

No final tá tudo contraditório.

Não quer voltar à ativa, quer apenas... voltar à ativa pra fazer alterações.
Não quer fazer os ajustes pra Habour, CASO PRECISE, pra não se complicar, mas vai se complicar criando máquina virtual, ou dosbox, e outras coisas mais.

Instale o Harbour, compile, e veja se precisa mexer em alguma coisa.
Talvez nem precise alterar nada pra conseguir compilar.
José M. C. Quintas
Harbour 3.2, mingw, gtwvg, multithread, dbfcdx, ADO+MySql, PNotepad
"The world is full of kings and queens, who blind our eyes and steal our dreams Its Heaven and Hell"

https://github.com/JoseQuintas/
Avatar de usuário

JoséQuintas
Membro Master

Membro Master
 
Mensagens: 18007
Data de registro: 26 Fev 2007 11:59
Cidade/Estado: São Paulo-SP
Curtiu: 15 vezes
Mens.Curtidas: 1206 vezes

Compilar Clipper 5.3 no W10-x64

Mensagempor Itamar M. Lins Jr. » 14 Ago 2020 08:49

Ola!
Como diz José Quintas, "tem coisas que sei lá..." É mais simples o que ele não quer fazer. Vai usar emuladores, se for imprimir então...

Não é Harbour que precisa aprender, isso vc já sabe.
O que não sabe, é a mudança de DOS para WINDOWS.(impressão/janelas)

Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Avatar de usuário

Itamar M. Lins Jr.
Colaborador

Colaborador
 
Mensagens: 6927
Data de registro: 30 Mai 2007 11:31
Cidade/Estado: Ilheus Bahia
Curtiu: 309 vezes
Mens.Curtidas: 503 vezes

Compilar Clipper 5.3 no W10-x64

Mensagempor Nascimento » 14 Ago 2020 18:14

Concordo com o Itamar e com o Quintas, estava com um sistema meu ainda em clipper, na cara e coragem instalei o harbour e fui estudando aqui,
no mesmo dia consegui compilar meu sistema em harbour e fui ajustando só detalhes, após 3 a 4 dias ja estava todo ajustado...
não vejo dificuldade, mais vai saber né rsrs
A arte de programar é simplesmente fazer seus pensamentos serem interpretados por uma maquina :) clipper 5.3 /harbour/minigui
Avatar de usuário

Nascimento
Usuário Nível 4

Usuário Nível 4
 
Mensagens: 711
Data de registro: 19 Jul 2008 12:11
Cidade/Estado: OLINDA-PE
Curtiu: 110 vezes
Mens.Curtidas: 76 vezes

Compilar Clipper 5.3 no W10-x64

Mensagempor JoséQuintas » 14 Ago 2020 19:39

Só reforçando:

Qualquer comportamento diferente entre Clipper e Harbour, o pessoal sempre informou para que o Harbour fosse corrigido.
Isso significa, teoricamente, poder compilar os mesmos fontes do Clipper com o Harbour, sem nenhuma alteração, e funcionar do mesmo jeito.

Isso é teórico.... na prática... não se sabe, porque cada um inventa o que quiser, do jeito que quiser, e pode ser que o Harbour aceita ou não.

Tem diferença básica, mas aceitável.

Exemplos:

No Clipper não precisa dizer o tamanho da janela, porque assume o tamanho do DOS de antigamente: 25 x 80, 28 x 80, 43 x 80, 40 x 80.
Se colocar diferente disso, assume o default de 25 x 80
No Harbour, ele pode assumir qualquer tamanho, por exemplo, se o console for 1000 linhas, vai ser com 1000 linhas.
Mas tanto no Clipper, quanto no Harbour, existe o SetMode( 25, 80 ), basta colocar no programa principal.
Pronto, resolvida a diferença.

No Clipper existe o parâmetro -n pra compilar, isso indica pra "jogar fora" o nome do PRG e usar só o que tem dentro.
No Harbour é a mesma coisa, só que o default pode ser ao contrário.
Se reclamar que falta nome, é só colocar dentro do fonte PROCEDURE nomedofonte.
E no fonte principal PROCEDURE Main, ou FUNCTION Main()

No Clipper existe o parâmetro -w3 -es2, que é uma compilação mais detalhada.
No Harbour pode ser que o default seja esse, mas basta alterar pra -w0 -es0 que fica igual no Clipper.

E por aí vai.... nada tão complicado quanto instalar máquina virtual e procurar LIBs pra resolver problemas.

Para Clipper:
Provavelmente vai ter que instalar máquina virtual, antivírus, Clipper pirata, Blinker pirata, OSLIB pra não roubar 100% de CPU, e outras coisas mais. Talvez LIB pra mouse que piore os 100% de CPU, etc. etc.
Talvez programas pra poder usar a porta USB, e outras coisas mais, talvez até esbarre com coisas que não tem mais solução.

Então... vale a pena fazer o teste com Harbour.
Melhor uma solução que vai ser certa, do que tentar uma que pode ou não ter fim.

NÃO vai ter que aprender nada novo, apenas vai precisar de um empurrãozinho para começar, acredito que com Clipper também vá precisar disso, já que comentou que faz tempo que não mexe com isso.

Basicamente é igual ao clipper: baixar o Harbour 3.2, configurar no PATH pra executar, e ir em frente.
Se não configurar isso no Clipper não funciona, e se não configurar isso no Harbour também não funciona.

Apenas pense nisso. Seja qual for a escolha, se precisar ajuda é só pedir.
José M. C. Quintas
Harbour 3.2, mingw, gtwvg, multithread, dbfcdx, ADO+MySql, PNotepad
"The world is full of kings and queens, who blind our eyes and steal our dreams Its Heaven and Hell"

https://github.com/JoseQuintas/
Avatar de usuário

JoséQuintas
Membro Master

Membro Master
 
Mensagens: 18007
Data de registro: 26 Fev 2007 11:59
Cidade/Estado: São Paulo-SP
Curtiu: 15 vezes
Mens.Curtidas: 1206 vezes

Compilar Clipper 5.3 no W10-x64

Mensagempor rochinha » 29 Ago 2020 00:15

Amiguinhos,

Não tenho uma maquina com Windows 64 mas façam o teste para ver se abre uma janela e deixa executar compilação do Clipper, bLinker, etc

Baixem o vDOS

- Crie uma pasta VDOS jogue o conteúdo dentro dela.
- Copie a pasta do Clipper para dentro dela.
- Configure o SET dentro do autoexec.txt e modifique os caminhos.
- Se quiser configure o CONFIG.TXT
- Execute o vDos.exe
- Faça um teste com CLIPPER HELLO(O .PRG exemplo está anexo)
OPS! LINK QUEBRADO? Veja ESTE TOPICO antes e caso não encontre ENVIE seu email com link do tópico para fivolution@hotmail.com. Agradecido.

@braços : ? )

A justiça divina tarda mas não falha, enquanto que a justiça dos homens falha porque tarda.
Avatar de usuário

rochinha
Membro Master

Membro Master
 
Mensagens: 4538
Data de registro: 18 Ago 2003 20:43
Cidade/Estado: São Paulo - Brasil
Curtiu: 800 vezes
Mens.Curtidas: 242 vezes




Retornar para CA-Clipper

Quem está online

Usuários vendo este fórum: Nenhum usuário registrado online e 4 visitantes


Ola Amigo, espero que meu site e forum tem lhe beneficiado, com exemplos e dicas de programacao.
Entao divulgue o link da Doacao abaixo para seus amigos e redes sociais ou faça uma doacao para o site forum...
MUITO OBRIGADO PELA SUA DOACAO!
Faça uma doação para o forum
cron
v
Olá visitante, seja bem-vindo ao Fórum Clipper On Line!
Efetue o seu login ou faça o seu Registro