Clipper On Line • Ver Tópico - Programa em CLIPPER com erro

Programa em CLIPPER com erro

Discussão sobre a linguagem CA-Clipper.

Moderador: Moderadores

 

Programa em CLIPPER com erro

Mensagempor hermesjunior » 31 Mai 2018 07:33

Estou com problemas num programa bem antigo, ele é de laboratório e depois de um problema no hd o programa esta com mau funcionamento, a gente cadastra um exame e na impressão vem outro. Sera se alguem pode me ajudar?

se alguem quiser posso mandar o programa por email.
Anexos
Sislab.rar
(10.25 MiB) Baixado 181 vezes
hermesjunior
Usuário Nível 1

Usuário Nível 1
 
Mensagens: 5
Data de registro: 31 Mai 2018 07:09
Cidade/Estado: BARRA DO CORDA
Curtiu: 1 vez
Mens.Curtidas: 0 vez

PROGRAMA EM CLIPPER COM ERRO

Mensagempor Jairo Maia » 31 Mai 2018 11:02

Olá hermesjunior,

Bem vindo ao fórum.

Não tem como testar o demonstrativo porque você não postou a senha, mas mesmo assim acredito que não daria problema usando o demonstrativo.

O que notei foi que no arquivo EXAME.DBF o código do exame tem apenas 4 dígitos, e são letras. Precisaria analisar o arquivo real para ver se não está havendo duplicidade de códigos, ou se o problema no HB não embaralhou esses códigos. Acho que seria mais fácil você postar o arquivo EXAME.DBF real, ele não contém informações de identificação de clientes, não haveria problema você postar.
Abraços, Jairo
Harbour / Clipper 5.2e - Blinker 7
(Não respondo dúvidas por MP ou E-mail. Por favor, não encaminhe via mensagem privada ou e-mail, dúvidas que podem ser compartilhadas com todos no fórum)
Avatar de usuário

Jairo Maia
Colaborador

Colaborador
 
Mensagens: 2733
Data de registro: 16 Ago 2010 13:46
Cidade/Estado: Campinas-SP
Curtiu: 371 vezes
Mens.Curtidas: 305 vezes

PROGRAMA EM CLIPPER COM ERRO

Mensagempor hermesjunior » 31 Mai 2018 14:15

eu zipei toda a pasta do programa real, vou mandar a senha no pv, vc poderia me passar seu email pra mim mandar o programa com senha?

meu email é hermesjunior@hotmail.com
hermesjunior
Usuário Nível 1

Usuário Nível 1
 
Mensagens: 5
Data de registro: 31 Mai 2018 07:09
Cidade/Estado: BARRA DO CORDA
Curtiu: 1 vez
Mens.Curtidas: 0 vez

PROGRAMA EM CLIPPER COM ERRO

Mensagempor Nascimento » 04 Jun 2018 21:55

não seria erro nos índices??
A arte de programar é simplesmente fazer seus pensamentos serem interpretados por uma maquina :) clipper 5.3 /harbour/minigui
Avatar de usuário

Nascimento
Usuário Nível 4

Usuário Nível 4
 
Mensagens: 711
Data de registro: 19 Jul 2008 12:11
Cidade/Estado: OLINDA-PE
Curtiu: 110 vezes
Mens.Curtidas: 76 vezes

PROGRAMA EM CLIPPER COM ERRO

Mensagempor Eros » 05 Jun 2018 08:50

O aplicativo do amigo Hermes contém erros, por isso a falha que ele relatou. Na verdade, ele havia explicado que recuperou o aplicativo de outra pasta mais antiga, e deve ter pegado uma copia que continha falha no código. O aplicativo foi descompilado e enviado para ele analisar e corrigir o erro. Mas se precisar de mais ajuda, estaremos a disposição.
Eros
Usuário Nível 3

Usuário Nível 3
 
Mensagens: 291
Data de registro: 19 Dez 2008 18:23
Cidade/Estado: Goiania
Curtiu: 0 vez
Mens.Curtidas: 28 vezes

PROGRAMA EM CLIPPER COM ERRO

Mensagempor hermesjunior » 05 Jun 2018 10:18

Obrigado a todos pela ajuda.
hermesjunior
Usuário Nível 1

Usuário Nível 1
 
Mensagens: 5
Data de registro: 31 Mai 2018 07:09
Cidade/Estado: BARRA DO CORDA
Curtiu: 1 vez
Mens.Curtidas: 0 vez

PROGRAMA EM CLIPPER COM ERRO

Mensagempor conexaotelecom » 27 Jun 2018 13:34

Pessoal boa tarde!!!

Eu tenho um cliente que possui um sistema de eletrônica em clipper porém não conheço essa linguagem e estou precisando de ajuda pois o cliente não consegue mais contato com desenvolvedor e não temos o fonte somente a pasta com o executável e os arquivos de índice.
Meu cliente precisa arrumar um problema na impressão da ordem de serviço que está sobrepondo a data e mudar o endereço que está cadastrada a loja, tenho conhecimentos em outras linguagens e conhecimento quase nulo em clipper.
conexaotelecom
Usuário Nível 1

Usuário Nível 1
 
Mensagens: 4
Data de registro: 26 Jun 2018 16:53
Cidade/Estado: São Vicente / SP
Curtiu: 0 vez
Mens.Curtidas: 0 vez

PROGRAMA EM CLIPPER COM ERRO

Mensagempor Eros » 27 Jun 2018 13:59

Olá, amigo, se seu cliente da eletrônica não tem contato com o desenvolvedor que fez o programa para ele e não tem os fontes do programa, so resta duas opções: 1- Tentar descompilar - engenharia reversa - do sistema atual para ser estudado, corrigido e recompilado; 2- Desenvolver o programa novamente, se ele tem preferencia que seja em clipper, podendo inclusive aproveitar toda estrutura de dados ou ele migrar para outro software baseado no windows.
Eros
Usuário Nível 3

Usuário Nível 3
 
Mensagens: 291
Data de registro: 19 Dez 2008 18:23
Cidade/Estado: Goiania
Curtiu: 0 vez
Mens.Curtidas: 28 vezes

PROGRAMA EM CLIPPER COM ERRO

Mensagempor conexaotelecom » 27 Jun 2018 14:19

Obrigado pela resposta, andei pesquisando sobre recompilar e acho ser o caminho mais curto possível pois acredito que o sistema é clipper puro pois foi desenvolvido há mais de 15 anos e o desenvolvedor faleceu tem uns dois anos eu li bastante sobre o harbour e entendo ser o caminho natural para seguir com o clippler, preciso de uma orientação e dica de como recompilar esse programa.
Obrigado
conexaotelecom
Usuário Nível 1

Usuário Nível 1
 
Mensagens: 4
Data de registro: 26 Jun 2018 16:53
Cidade/Estado: São Vicente / SP
Curtiu: 0 vez
Mens.Curtidas: 0 vez

PROGRAMA EM CLIPPER COM ERRO

Mensagempor Nascimento » 27 Jun 2018 18:04

conexaotelecom disse:
preciso de uma orientação e dica de como recompilar esse programa.
Obrigado

tendo sucesso em descompilar, tem que ter um bom conhecimento pois a descompilação gera muito "lixo" , isso quando se consegue uma descompilação legível
por isso tem que ter um certo conhecimento na linguagem para realmente remontar as funções certas e só após corrigir os erros,

caso queira pode fazer feito o amigo hermesjunior , postar a pasta para uma breve analise do código , e as possibilidades
A arte de programar é simplesmente fazer seus pensamentos serem interpretados por uma maquina :) clipper 5.3 /harbour/minigui
Avatar de usuário

Nascimento
Usuário Nível 4

Usuário Nível 4
 
Mensagens: 711
Data de registro: 19 Jul 2008 12:11
Cidade/Estado: OLINDA-PE
Curtiu: 110 vezes
Mens.Curtidas: 76 vezes

PROGRAMA EM CLIPPER COM ERRO

Mensagempor conexaotelecom » 30 Jun 2018 16:00

O valkyrie quando descompila ele gera um arquivo em qual formato ? E depois disso preciso abrir ele com o clipper para analisar ? Quero apenas entender vou upar o executavel para uma possível ajuda.
conexaotelecom
Usuário Nível 1

Usuário Nível 1
 
Mensagens: 4
Data de registro: 26 Jun 2018 16:53
Cidade/Estado: São Vicente / SP
Curtiu: 0 vez
Mens.Curtidas: 0 vez

PROGRAMA EM CLIPPER COM ERRO

Mensagempor Toledo » 30 Jun 2018 21:15

O Valkyrie vai criar arquivos com a extensão SRC. Este arquivo SRC ai ter o código fonte do sistema descompilado, e pode ser editado pelo Bloco de Nota ou outro editor de arquivo texto.

Mas o ideal seria usar o RESCUE para descompilar o sistema, pois ele vai criar os arquivos UDF com os códigos fontes e também os arquivos RMK e LNK para poder compilar o sistema novamente.

Abraços,
Toledo - Clipper On Line
toledo@pctoledo.com.br
Harbour 3.2/MiniGui/HwGui
Faça uma doação para o fórum, clique neste link: http://www.pctoledo.com.br/doacao
Avatar de usuário

Toledo
Administrador

Administrador
 
Mensagens: 3038
Data de registro: 22 Jul 2003 18:39
Cidade/Estado: Araçatuba - SP
Curtiu: 263 vezes
Mens.Curtidas: 258 vezes

PROGRAMA EM CLIPPER COM ERRO

Mensagempor Nascimento » 01 Jul 2018 10:35

Toledo disse: Mas o ideal seria usar o RESCUE para descompilar o sistema, pois ele vai criar os arquivos UDF com os códigos fontes e também os arquivos RMK e LNK


sim meu amigo toledo, mas mesmo assim tem que fazer ajustes pois como eu disse antes , na descompilação geram muitos lixos, que tem que ser retirados para poder ser recompilados
certinhos ou infinitos bugs surgirão, isso se realmente compilar..., digo isso porque ja usei todos , inclusive o dclip do wagner, este "dclip" sai descompilando tudo, mais pra remontar tem que ter muita paciência e conhecimento, ja que também retorna muita coisa ilegível

mais sempre friso , descompilar sempre em ultimo caso, quando não tem mais contato com o programador original,

porque em primeiro caso é anti-etico e talvez fique muito mais caro e não satisfatorio uma descompilação
A arte de programar é simplesmente fazer seus pensamentos serem interpretados por uma maquina :) clipper 5.3 /harbour/minigui
Avatar de usuário

Nascimento
Usuário Nível 4

Usuário Nível 4
 
Mensagens: 711
Data de registro: 19 Jul 2008 12:11
Cidade/Estado: OLINDA-PE
Curtiu: 110 vezes
Mens.Curtidas: 76 vezes

PROGRAMA EM CLIPPER COM ERRO

Mensagempor rochinha » 02 Jul 2018 18:19

Amiguinhos,

Como nosso pro-irmão Nascimento bem disse o código recompilado é de longe de sintaxe idêntica a real. Inclusive o conhecimento da linguagem será essencial pois o executável apresentará erro na linha XXX, mas o código recuperado não irá bater se o programador documentou o conteúdo dentro do próprio .PRG, fazendo com que os numeros do executável não batam com os números e linhas no arquivo reconstrído.

Ainda mais, o código reconstruído virá cheio de funçoes, ou seja, nivel intermediário de codificação.

Eu já usei o Valkirie, o Rescue e outros, inclusive fiz testes com o dClip do Vagucs. O Rescue era meu preferido por trazer os arquivo de recompilação já preparados.

Vale lembrar também, que:

Se o programador usou uma biblioteca não-padrão em seu sistema dificilmente o código reconstruído poderá ser recriado normalmente.

A recompilação será baseada no uso de bibliotecas padrão da linguagem sem o uso de bibliotecas de terceiros. Portanto, uma coleção de bibliotecas acessórias será primordial caso se dê falta de alguma função.

Pronto, falei...
OPS! LINK QUEBRADO? Veja ESTE TOPICO antes e caso não encontre ENVIE seu email com link do tópico para fivolution@hotmail.com. Agradecido.

@braços : ? )

A justiça divina tarda mas não falha, enquanto que a justiça dos homens falha porque tarda.
Avatar de usuário

rochinha
Membro Master

Membro Master
 
Mensagens: 4538
Data de registro: 18 Ago 2003 20:43
Cidade/Estado: São Paulo - Brasil
Curtiu: 800 vezes
Mens.Curtidas: 242 vezes




Retornar para CA-Clipper

Quem está online

Usuários vendo este fórum: Google [Bot] e 10 visitantes


Ola Amigo, espero que meu site e forum tem lhe beneficiado, com exemplos e dicas de programacao.
Entao divulgue o link da Doacao abaixo para seus amigos e redes sociais ou faça uma doacao para o site forum...
MUITO OBRIGADO PELA SUA DOACAO!
Faça uma doação para o forum
cron
v
Olá visitante, seja bem-vindo ao Fórum Clipper On Line!
Efetue o seu login ou faça o seu Registro