Clipper On Line • Ver Tópico - Uso de Impressoras em rede

Uso de Impressoras em rede

Discussão sobre a linguagem CA-Clipper.

Moderador: Moderadores

 

Uso de Impressoras em rede

Mensagempor rogerfm » 31 Ago 2017 15:45

Ola amigos.
Pesquisei antes aqui no fórum e não encontrei nada que pudesse me auxiliar, então vou explanar a situação e ver se podem me ajudar.
Não sei o que o meu cliente aprontou que bagunçou tudo o que era de impressão.
O cenário é o seguinte :

Todas as máquinas possuem Windows 7 Ultimate

- Máquina a ser acessada que possui impressoras
Nome da máquina : Secretarianovo
Usuário : Secretaria
Senha : 0000
possui duas impressoras : EPSONLX300 ==> matricial Epson LX300, setada para uso compartilhado, conectada à LPT1
HPLaserJetM426 ==> HP Laser Jet M426, setada para uso compartilhado, conectada à USB

O que preciso, é que os outros usuários (outras máquinas que utilizam o sistema em Clipper do servidor) possam efetuar suas impressões nas impressoras conectadas à máquina Secretarianovo.

Tentei de tudo utilizando o comando do DOS "NET USE" informando máquina, usuário, senha, etc .... mas sempre retorna erro.
Não sei se usei a sintaxe correta, ou se faltou alguma informação, parametro, ou sei lá o que... (quando bate o nervosismo, já não se pensa direito...rs)

Perguntas :
- ambas impressoras, devem ter seus drives instalados nos outros equipamentos que precisam fazer impressão ?
- gostaria de criar arquivos .BAT para selecionar uma impressora ou outra, assim ficaria de fácil manuseio para os usuários, então como seriam os comandos NET USE para cada impressora ?

Agradeço a atenção e ajuda.
Rogério "Homer"
Avatar de usuário

rogerfm
Usuário Nível 1

Usuário Nível 1
 
Mensagens: 4
Data de registro: 06 Jul 2017 14:40
Cidade/Estado: São Paulo/SP
Curtiu: 0 vez
Mens.Curtidas: 0 vez

Uso de Impressoras em rede

Mensagempor rubens » 01 Set 2017 07:42

Bom dia...

Não sei se você vai conseguir usar a laserjet com compartilhamento... talvez algum colega passe o caminho das pedras..
Que erro é retornado quando usa o NET LPT1... com a LX300? Sem a mensagem de erro fica mais difícil.
Não precisa ter o driver dela instalado no terminal, não, basta o comando net use ser executado com exito.
Tem que ver também como está as permissões do compartilhamento da lx300. Você terá que adicionar permissão para o usuário todos...
Se quiser pode instalar ela no terminal e fazer um teste para ver se tá imprimindo pelo windows mesmo, fora do seu aplicativo...

Rubens
"Eu e minha casa servimos ao Senhor e você ???"
Avatar de usuário

rubens
Colaborador

Colaborador
 
Mensagens: 1518
Data de registro: 16 Ago 2003 09:05
Cidade/Estado: Nova Xavantina - MT
Curtiu: 77 vezes
Mens.Curtidas: 104 vezes

Uso de Impressoras em rede

Mensagempor prmuller » 02 Set 2017 08:49

Bom dia amigo!
Isso aconteceu comigo há tempos atrás e é uma chatice total, porém fácil para resolver.
Na máquina onde estão instaladas as impressoras, procure a pasta c:\Windows\System32\Spool\Printers. Nessa pasta, vá em propriedades/segurança/avançadas e crie um novo usuário de nome Todos e de permissão total.
Nas outras máquinas, instale as impressoras como sendo impressora de rede e use o comando net use normalmente para ambas impressoras.
Caso persista o erro, instale uma porta lpt2 nas máquinas da rede e direcione o comando net use para ela (o win 7 reserva a lpt1 para impressoras locais).
Creio que isso vá resolver o teu problema, da mesma forma que resolveu o meu.
Boa sorte!

prmuller
prmuller
Usuário Nível 3

Usuário Nível 3
 
Mensagens: 118
Data de registro: 11 Nov 2008 11:25
Cidade/Estado: Vila Velha - ES
Curtiu: 0 vez
Mens.Curtidas: 2 vezes

Uso de Impressoras em rede

Mensagempor rogerfm » 12 Set 2017 12:12

Obrigado pessoal pelas informações iniciais.
Fiz algumas configurações nos equipamentos onde as impressoras estão instaladas, instalei os drives das impressoras em todos os equipamentos e de certa maneira consegui utilizar qualquer impressora de qualquer equipamento.
Agora, continuo com um único problema, que é a senha de acesso à máquina SECRETARIANOVO.

Se, através do DOS, digitar o comando manualmente, é solicitado a senha de usuário, conforme abaixo:

C:\net use lpt1 \\secretarianovo\epsonlx300 /user:secretarianovo\secretaria
A senha ou o nome de usuário é inválido para \\secretarianovo\epsonlx300.

Digite a senha para que 'secretarianovo\secretaria' se conecte a 'secretarianovo': _


Já tentei de diversas maneiras incluir a senha "0000" no comando NET USE para que seja algo automático e não precise que o usuário efetue esta digitação, e não consigo !!!
Rogério "Homer"
Avatar de usuário

rogerfm
Usuário Nível 1

Usuário Nível 1
 
Mensagens: 4
Data de registro: 06 Jul 2017 14:40
Cidade/Estado: São Paulo/SP
Curtiu: 0 vez
Mens.Curtidas: 0 vez

Uso de Impressoras em rede

Mensagempor Toledo » 12 Set 2017 18:01

Amigo, você já tentou:

C:\net use lpt1 \\secretarianovo\epsonlx300 /user:secretarianovo\secretaria 0000

Abraços
Toledo - Clipper On Line
toledo@pctoledo.com.br
Harbour 3.2/MiniGui/HwGui
Faça uma doação para o fórum, clique neste link: http://www.pctoledo.com.br/doacao
Avatar de usuário

Toledo
Administrador

Administrador
 
Mensagens: 3038
Data de registro: 22 Jul 2003 18:39
Cidade/Estado: Araçatuba - SP
Curtiu: 263 vezes
Mens.Curtidas: 258 vezes

Uso de Impressoras em rede

Mensagempor prmuller » 14 Set 2017 08:42

Amigo,
Muito provavelmente a máquina em questão (a que exige senha no net use) deve estar com seu compartilhamento protegido por senha. Verifique e desabilite a opção.

Prmuller
prmuller
Usuário Nível 3

Usuário Nível 3
 
Mensagens: 118
Data de registro: 11 Nov 2008 11:25
Cidade/Estado: Vila Velha - ES
Curtiu: 0 vez
Mens.Curtidas: 2 vezes

Uso de Impressoras em rede

Mensagempor fertriod3 » 07 Dez 2017 08:25

Amigo,

Pra mim, o que resolveu foi acrescentar um comando no registro, pelo Regedit, executado como Administrador:

Em HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Microsoft\Windows\CurrentVersion\Policies\System, acrescente NOVO> Novo valor DWORD chamado EnableLinkedConnections, com valor 1. Reinicie o computador.

Fernando
Fernando Lara
fernando.pareschi@gmail.com
Clipper 5.2 - Blinker 7 - Samba
xHarbour
Avatar de usuário

fertriod3
Usuário Nível 1

Usuário Nível 1
 
Mensagens: 36
Data de registro: 18 Set 2009 14:05
Cidade/Estado: Tietê-SP
Curtiu: 6 vezes
Mens.Curtidas: 1 vez




Retornar para CA-Clipper

Quem está online

Usuários vendo este fórum: Nenhum usuário registrado online e 4 visitantes


Ola Amigo, espero que meu site e forum tem lhe beneficiado, com exemplos e dicas de programacao.
Entao divulgue o link da Doacao abaixo para seus amigos e redes sociais ou faça uma doacao para o site forum...
MUITO OBRIGADO PELA SUA DOACAO!
Faça uma doação para o forum
cron
v
Olá visitante, seja bem-vindo ao Fórum Clipper On Line!
Efetue o seu login ou faça o seu Registro