Clipper On Line • Ver Tópico - NODOSIMP usando o DOSBOX 0.74

NODOSIMP usando o DOSBOX 0.74

Discussão sobre a linguagem CA-Clipper.

Moderador: Moderadores

 

NODOSIMP usando o DOSBOX 0.74

Mensagempor billy1943 » 23 Jan 2015 13:38

Quando tento chamar o NODOSIMP para imprimir um arquivo texto já dentro de um drive virtual criado pelo DOSBOX recebo a mensagem:

"This program must be run under Win32"

A minha máquina é 32 bits rodando Windows 7 Ultimate e em cliente rodando 64 bits recebe a mesma mensagem.

Como fazer para que o NODOSIMP funcione igual a estando no XP ou qualquer outro sistema, mas de dentro do DOSBOX ?
O bom do computador é que ele resolve os problemas, sem nunca levantar nenhum.
Hoje atuo mais com Clipper 52E, e um pouquinho com XHarbour.
Avatar de usuário

billy1943
Usuário Nível 4

Usuário Nível 4
 
Mensagens: 570
Data de registro: 12 Mai 2009 17:33
Cidade/Estado: Bauru-SP
Curtiu: 1 vez
Mens.Curtidas: 21 vezes

NODOSIMP usando o DOSBOX 0.74

Mensagempor billy1943 » 30 Jan 2015 14:04

O NODOSIMP, ao menos na versão gratuita não funciona em equipamento 64 bits, de forma alguma.

O que me causa estranheza é que o DOSBOX faz emulação de programas mais antigos do que o NODOSIMP, ou seja, emula até jogos bem antigos.

Se algum estudioso conhecer algum meio de fazer funcionar o NODOSIMP em máquinas 64 bits, informe a existência dessa versão, pois o mesmo é um bom utilitário aliado do Clipper.

SEM SOLUÇÃO ATÉ O MOMENTO.
O bom do computador é que ele resolve os problemas, sem nunca levantar nenhum.
Hoje atuo mais com Clipper 52E, e um pouquinho com XHarbour.
Avatar de usuário

billy1943
Usuário Nível 4

Usuário Nível 4
 
Mensagens: 570
Data de registro: 12 Mai 2009 17:33
Cidade/Estado: Bauru-SP
Curtiu: 1 vez
Mens.Curtidas: 21 vezes

NODOSIMP usando o DOSBOX 0.74

Mensagempor Jairo Maia » 30 Jan 2015 16:09

Olá Billy,

Desculpe a ignorância, mas o NODOSIMP é um utilitário que você usa para imprimir algum arquivo pelo Clipper, é isso?

Se sim, algum utilitário que você chamasse pelo RUN do Clipper e enviasse por parâmetro o arquivo a ser impresso na impressora padrão, resolveria? Algo do tipo:
Run Utilitário.Exe cNomeArquivo.Txt [cNomeImpressora]

Ou não entendi nada?
Abraços, Jairo
Harbour / Clipper 5.2e - Blinker 7
(Não respondo dúvidas por MP ou E-mail. Por favor, não encaminhe via mensagem privada ou e-mail, dúvidas que podem ser compartilhadas com todos no fórum)
Avatar de usuário

Jairo Maia
Colaborador

Colaborador
 
Mensagens: 2733
Data de registro: 16 Ago 2010 13:46
Cidade/Estado: Campinas-SP
Curtiu: 371 vezes
Mens.Curtidas: 305 vezes

NODOSIMP usando o DOSBOX 0.74

Mensagempor Clash » 02 Fev 2015 09:18

Olá Jairo, bom te ver sempre por aqui.

Entrando no assunto, eu tive essa barreira dias atrás, resolvi formatar o PC em versão 32bits.

Uso muito o NODOSIMP em meu sistema agora, converti muitos relatórios que antes envia pra .TXT e abria com edit, formatando-os para remover os comandos de condensação entre outros e os envio para o NODOSIMP.
Exemplo: RUN NODOSIMP CAIXA.TXT 96 /SEL /PRE &&--> 96 = Colunas __ /SEL = Selecionar impressora __ /PRE = Pré-Visualizar.

Agora, quanto ao seu comentário de um utilitário, nome do arquivo, nome da impressora. Vc teria a solução então.

Abraço.

Clash.
Avatar de usuário

Clash
Usuário Nível 2

Usuário Nível 2
 
Mensagens: 79
Data de registro: 11 Set 2004 11:14
Cidade/Estado: Divinópolis (MG)
Curtiu: 46 vezes
Mens.Curtidas: 2 vezes

NODOSIMP usando o DOSBOX 0.74

Mensagempor billy1943 » 02 Fev 2015 22:22

Oi, Jairo

Sim, o NODOSIMP é um utilitário Windows que envia para qualquer impressora do sistema inclusive as de rede e virtuais, o relatório gerado pela aplicação em Clipper.

O problema está justamente nele, em sua estrututura, pois o DosBox 0.74 que é a versão que utilizo faz funcionar até jogos do tempo do "Zagaia", mas quanto ao Nodosimp, ele não aceita, informando que ele não foi
estruturado para rodar além do 32 bits.

Se alguém tiver algum utilitário ou desenvolveu em Harbour/XHarbour algum pequeno programa que permita:

- informar qual o arquivo texto que deve ser enviado
- permita escolher a impressora que será utilizada
- tenha condições de montar relatórios, a maior parte, de colunas, nada rebuscado, nem que para isso tenha uma parametrização para cada caso

eu agradeceria pois no momento o NODOSIMP está inoperante

Para maior exemplificação, eu procedo assim:
1. dentro do Clipper eu gero um arquivo texto comum, sem caracteres de controle nenhum, tais como, compressão, avanço de linha, etc.
2. fecho o arquivo, e supondo que eu o quero com 80 colunas, seleção da impressora, preview do relatório o comando de dentro do Clipper será:

RUN NODOSIMP relat001.lst 80 /pre /sel /ver

cujos parametros são:
- relat001.lst - arquivo texto a ser impresso
- 80 - número de colunas
- /pre - preview do relatório antes de imprimir
- /sel - selecionar a impressora desejada
- /ver - verbal mostando numa janela o que está processando

existem outros parametros, tais como mudar de retrato para paisagem, mas os normais são os acima

O NODOSIMP coloca um número de linhas por folha, pelo número de colunas, assim, um relatório de 80 colunas tem as normais 66 linhas, ao passo que se usar 140 colunas já cabem mais de 72 linhas, ou seja, ele comprime
a letra tanto na largura como na altura.

Ele é um bom utilitário mas dada a situação atual, agradeceria toda e qualquer ajuda, para funcionar com ele ou com outro utilitário similar, de tão fácil tratamento como ele é.
O bom do computador é que ele resolve os problemas, sem nunca levantar nenhum.
Hoje atuo mais com Clipper 52E, e um pouquinho com XHarbour.
Avatar de usuário

billy1943
Usuário Nível 4

Usuário Nível 4
 
Mensagens: 570
Data de registro: 12 Mai 2009 17:33
Cidade/Estado: Bauru-SP
Curtiu: 1 vez
Mens.Curtidas: 21 vezes

NODOSIMP usando o DOSBOX 0.74

Mensagempor Clash » 03 Fev 2015 07:43

Olá billy1943,

Tudo bem parceiro?! Então, você utiliza bastante o NODOSIMP como eu.

Agora curiosidade, você têm relatórios em formato Excel? Se sim, poderia me orientar com os primeiros passos? Novamente se sim, já utilizou com Logomarca (de clientes).

Agradeço desde já.

Abraço.

Clash.
Avatar de usuário

Clash
Usuário Nível 2

Usuário Nível 2
 
Mensagens: 79
Data de registro: 11 Set 2004 11:14
Cidade/Estado: Divinópolis (MG)
Curtiu: 46 vezes
Mens.Curtidas: 2 vezes

NODOSIMP usando o DOSBOX 0.74

Mensagempor billy1943 » 03 Fev 2015 10:37

Olá Clash

Quando ao Excel, nada utilizo dele, pois justamente a parte mais complicada é sua impressão, colocar dados nas células até que dá, mas depois de ajustar as linhas e colunas é de amargar.

Uso e abuso do NODOSIMP nos meus sistemas, e quando o serviço exige tratamento mais rebuscado, aí eu gero o arquivo de entrada em RTF (Rich Text Format) e encaminho a impressão para o WORD de dentro da aplicação em
Clipper, de forma mais ou menos similar ao NODOSIMP.

Volto a insistir no problema:

Em equipamentos 64 bits o Clipper não funciona sem a ajuda do DOSBOX;

O NODOSIMP não funciona dentro do DOSBOX 0.74 e cada cliente que está trocando seus equipamentos me força a procurar outras ferramentas, mas nenhuma tão prática como ele.
O bom do computador é que ele resolve os problemas, sem nunca levantar nenhum.
Hoje atuo mais com Clipper 52E, e um pouquinho com XHarbour.
Avatar de usuário

billy1943
Usuário Nível 4

Usuário Nível 4
 
Mensagens: 570
Data de registro: 12 Mai 2009 17:33
Cidade/Estado: Bauru-SP
Curtiu: 1 vez
Mens.Curtidas: 21 vezes

NODOSIMP usando o DOSBOX 0.74

Mensagempor Clash » 03 Fev 2015 11:00

Eh billy1943..., eu me esbarrei justamente na questão de formatação, alinhamento e ajustes de linhas.

Mas houve uma luz hoje. Pesquisando no fórum descobri uma forma e a estou testando hoje.

Gerar o relatório normal, como fazemos com o NODOSIMP, enviando para um arquivo texto mesmo, porém com comandos de HTML e salvando com a extensão .XLS chamando o Excel.

Bom, dá trabalho para colocar os códigos xHTML, mas a minha sorte é que já é minha praia. www.paciencianet.com.br/studiojeancosta.

Te retorno a experiência e resultados.

Abs.

Clash.

PS: Ainda precisando da solução do NODOSIMP dentro do DOSBOX.
Avatar de usuário

Clash
Usuário Nível 2

Usuário Nível 2
 
Mensagens: 79
Data de registro: 11 Set 2004 11:14
Cidade/Estado: Divinópolis (MG)
Curtiu: 46 vezes
Mens.Curtidas: 2 vezes

NODOSIMP usando o DOSBOX 0.74

Mensagempor Jairo Maia » 04 Fev 2015 10:41

Olá Clash e olá Billy,

Billy, e quanto a formatação de fontes? o NODOSIMP permite isso? Ou o relatório é impresso com fonte única? Teria como você postar um relatório que você envia para o NODOSIMP?

Me parece que dá pra montar em Harbour algo assim.
Abraços, Jairo
Harbour / Clipper 5.2e - Blinker 7
(Não respondo dúvidas por MP ou E-mail. Por favor, não encaminhe via mensagem privada ou e-mail, dúvidas que podem ser compartilhadas com todos no fórum)
Avatar de usuário

Jairo Maia
Colaborador

Colaborador
 
Mensagens: 2733
Data de registro: 16 Ago 2010 13:46
Cidade/Estado: Campinas-SP
Curtiu: 371 vezes
Mens.Curtidas: 305 vezes

NODOSIMP usando o DOSBOX 0.74

Mensagempor Eolo » 04 Fev 2015 13:38

Me parece que dá pra montar em Harbour algo assim.

Peguei programas meus antigos, em Clipper, e incluí uma nova opção de "impressora". Nessa opção, o Clipper salva, em uma determinada pasta, um TXT com as informações a imprimir, estruturadas como um XML.

Em background, um outro EXE (xHarbour) fica monitorando essa pasta: quando aparece o "TXT de impressão", ele manda pra impressora desejada e depois apaga o TXT. Em alguns casos, passei até a imprimir o formulário usado pelo cliente (usando um BMP), com os campos completados.

Isso usando a Win32prn(), que imprime qualquer coisa em qualquer impressora do Windows, com negrito, itálico, fontes adicionais etc. Sem limite.

Então, adeus final pra NoDOSImp, DOSPrn e assemelhados.

PS. O ideal era migrar do Clipper pro xHarbour, mas ia gastar muito tempo...
Avatar de usuário

Eolo
Colaborador

Colaborador
 
Mensagens: 1134
Data de registro: 08 Dez 2005 17:24
Cidade/Estado: São Paulo - SP
Curtiu: 0 vez
Mens.Curtidas: 41 vezes

NODOSIMP usando o DOSBOX 0.74

Mensagempor billy1943 » 04 Fev 2015 21:19

ao Jairo

Segue em anexo um pequeno arquivo texto de nome RELMCB98.TXT, gerado pelo Clipper, e que seria enviado ao Nodosimp, com o seguinte comando interno no programa:

Run Nodosimp relmcb98.txt 80 /pre/sel/ver

Envio também o relatório gerado pelo Nodosimp, gravado em .PDF.
Anexos
RELMCB98.TXT
texto fonte para o Nodosimp
(2.07 KiB) Baixado 280 vezes
relatorioexemploNodosimp.pdf
arquivo texto gerado pelo Clipper
(3.54 KiB) Baixado 289 vezes
O bom do computador é que ele resolve os problemas, sem nunca levantar nenhum.
Hoje atuo mais com Clipper 52E, e um pouquinho com XHarbour.
Avatar de usuário

billy1943
Usuário Nível 4

Usuário Nível 4
 
Mensagens: 570
Data de registro: 12 Mai 2009 17:33
Cidade/Estado: Bauru-SP
Curtiu: 1 vez
Mens.Curtidas: 21 vezes

NODOSIMP usando o DOSBOX 0.74

Mensagempor Clash » 05 Fev 2015 08:30

Olá Jairo, Olá Eolo, obrigado pela atenção.

Eolo, seria possível você compartilhar esse aplicativo em xHarbour + a biblioteca WinPrn32() ?

Grato.

Abs.

Clash
Avatar de usuário

Clash
Usuário Nível 2

Usuário Nível 2
 
Mensagens: 79
Data de registro: 11 Set 2004 11:14
Cidade/Estado: Divinópolis (MG)
Curtiu: 46 vezes
Mens.Curtidas: 2 vezes

NODOSIMP usando o DOSBOX 0.74

Mensagempor Jairo Maia » 05 Fev 2015 09:37

Olá Billy,
Obrigado pelas informações. Tranquilo colega, não vejo dificuldade em montar isso em Harbour. Essa era mesmo a ideia, fazer o previu via PDF.

Olá Clash,
Clash escreveu:Eolo, seria possível você compartilhar esse aplicativo em xHarbour + a biblioteca WinPrn32() ?
Na verdade, Win32Prn() não é uma biblioteca. É uma poderosa classe da lib HbWin. Em Harbour, passou a se chamar Win_Prn().

Olá Eolo,
Não tinha pensado em colocar em background, apenas que o utilitário fosse invocado quando desejasse. Tenho em mente inclusive usar algumas idéias já desenvolvidas pelo Toledo no aplicativo Gas4Harbour.

Porém, se você pudesse postar os fontes de seu aplicativo, acho que ficaria tudo mais fácil, não teriamos que reinventar a roda.
Abraços, Jairo
Harbour / Clipper 5.2e - Blinker 7
(Não respondo dúvidas por MP ou E-mail. Por favor, não encaminhe via mensagem privada ou e-mail, dúvidas que podem ser compartilhadas com todos no fórum)
Avatar de usuário

Jairo Maia
Colaborador

Colaborador
 
Mensagens: 2733
Data de registro: 16 Ago 2010 13:46
Cidade/Estado: Campinas-SP
Curtiu: 371 vezes
Mens.Curtidas: 305 vezes

NODOSIMP usando o DOSBOX 0.74

Mensagempor Eolo » 06 Fev 2015 09:26

Jairo,

Os fontes que criei são específicos para as minhas necessidades, então vai ficar complicado publicar para alguém copiar/colar e sair usando. Mas o negócio é muito simples. Aliás, vou falar da minha "Opção B", que é mais fácil ainda.

1
De um lado, tem o EXE Clipper, que já imprime normalmente na LPT, usando SET DEVI, SET PRINT, @X,Y SAY etc. O usuário tecla F8 no Pedido 12345678 e os dados são enviados direto pra LPT. Mas e se for uma impressora não LPT ou da rede ou Windows Only ou sei lá o que? Ele tecla F10 e o Clipper simplesmente cria um arquivo vazio, de nome "12345678.txt", numa determinada pasta.

2
Do outro lado, tem o IMPRIME.EXE, xHarbour, monitorando a tal pasta. Quando o "12345678.txt" aparece, ele primeiro vai buscar os dados do Pedido 12345678 do mesmo jeito que o Clipper. Aqui, é só copiar e colar a mesma rotina usada no Clipper.

Só que agora, ao invés do @X,Y SAY, ele vai usar a Win32prn() pra imprimir, com os métodos TExOutAt(), MM_TO_POSX() etc., mandando o job pra impressora padrão do Windows, podendo usar negrito, itálico, fontes incrementadas, imagens, o escambau.

Aliás, em um cliente, coloquei ainda um menu no IMPRIME.exe: o usuário escolhe qual impressora quer usar, se vai ser impresso em cores ou tons de cinza e qual a qualidade desejada. Mas isto foi exceção.

Ainda, se o relatório exige mais informações, como código do cliente, duas datas limite, número de cópias etc.), é só o Clipper gravar os parâmetros desejados dentro do 12345678.txt: "[cliente]JAIRO MAIA[data1]01/01/2015[data2]31/01/2015[vias]2".
Avatar de usuário

Eolo
Colaborador

Colaborador
 
Mensagens: 1134
Data de registro: 08 Dez 2005 17:24
Cidade/Estado: São Paulo - SP
Curtiu: 0 vez
Mens.Curtidas: 41 vezes

NODOSIMP usando o DOSBOX 0.74

Mensagempor Softwhouse » 06 Fev 2015 10:38

Jairo,

Há algum tempo atrás o Colega Everaldo postou os fontes de seu programa chamado USB, que faz o que vc quer, devo tê-lo guardado em algum lugar. Não cheguei a utilizá-lo pois usei a classe Win32Prn dentro do programa mesmo. Caso não encontre, avise que vou procurar nos meus arquivos.

Abraços
Fernando
Softwhouse
Usuário Nível 3

Usuário Nível 3
 
Mensagens: 300
Data de registro: 07 Dez 2011 17:44
Cidade/Estado: Porto Alegre/RS
Curtiu: 0 vez
Mens.Curtidas: 12 vezes

Próximo



Retornar para CA-Clipper

Quem está online

Usuários vendo este fórum: Google [Bot] e 8 visitantes


Ola Amigo, espero que meu site e forum tem lhe beneficiado, com exemplos e dicas de programacao.
Entao divulgue o link da Doacao abaixo para seus amigos e redes sociais ou faça uma doacao para o site forum...
MUITO OBRIGADO PELA SUA DOACAO!
Faça uma doação para o forum
cron
v
Olá visitante, seja bem-vindo ao Fórum Clipper On Line!
Efetue o seu login ou faça o seu Registro