Clipper On Line • Ver Tópico - Acionar Relé COM 1 Clipper

Acionar Relé COM 1 Clipper

Discussão sobre a linguagem CA-Clipper.

Moderador: Moderadores

 

Acionar Relé COM 1 Clipper

Mensagempor Nascimento » 23 Out 2012 17:17

Boa tarde a todos
Amigos Preciso de Uma Função Clipper 5.x (preferivelmente 5.3) e ou alguma lib ou .obj para acionar um relé pela COM1
ou, acender um simples Led, saindo de 3 a 5 V eu ja me dou por satisfeito pois sou tecnico em eletronica ai ja faria o circuito necessario
Agradeço a todos que poderem me ajudar des de já
A arte de programar é simplesmente fazer seus pensamentos serem interpretados por uma maquina :) clipper 5.3 /harbour/minigui
Avatar de usuário

Nascimento
Usuário Nível 4

Usuário Nível 4
 
Mensagens: 711
Data de registro: 19 Jul 2008 12:11
Cidade/Estado: OLINDA-PE
Curtiu: 110 vezes
Mens.Curtidas: 76 vezes

Acionar Relé COM 1 Clipper

Mensagempor Jairo Maia » 26 Out 2012 10:48

Olá Josivan,

Tem que ser necessariamente na porta COM (serial)? Pergunto porque a porta projetada para isso é a LPT (paralela). Via LPT basta você enviar o comando para a porta direcionado ao pino pretendido, pode ser usado inclusive o comando copy.

Como você precisa no máximo 5V, acho que pode ser feito pela LPT, salvo há razão incontornável para uso da COM.
Abraços, Jairo
Harbour / Clipper 5.2e - Blinker 7
(Não respondo dúvidas por MP ou E-mail. Por favor, não encaminhe via mensagem privada ou e-mail, dúvidas que podem ser compartilhadas com todos no fórum)
Avatar de usuário

Jairo Maia
Colaborador

Colaborador
 
Mensagens: 2733
Data de registro: 16 Ago 2010 13:46
Cidade/Estado: Campinas-SP
Curtiu: 371 vezes
Mens.Curtidas: 305 vezes

Acionar Relé COM 1 Clipper

Mensagempor Nascimento » 27 Out 2012 21:34

Amigo jairo sim estou querendo preferivelmente pela serial com1 ja vi comentarios pela net mais nao achei nada , tipo codigo,lib ou obj
A arte de programar é simplesmente fazer seus pensamentos serem interpretados por uma maquina :) clipper 5.3 /harbour/minigui
Avatar de usuário

Nascimento
Usuário Nível 4

Usuário Nível 4
 
Mensagens: 711
Data de registro: 19 Jul 2008 12:11
Cidade/Estado: OLINDA-PE
Curtiu: 110 vezes
Mens.Curtidas: 76 vezes

Acionar Relé COM 1 Clipper

Mensagempor Jairo Maia » 28 Out 2012 08:52

Olá Josivan,

Como você disse Preferencialmente, então veja este exemplo sobre Paralela. Talvez ajude você decidir:
LIGANDO E DESLIGANDO APARELHOS EXTERNOS ATRAVÉS DA PORTA PARALELA

PS: Não entendo nada de eletrônica, apenas encontrei este link há alguns meses a fim de auxiliar um sobrinho a fazer um trabalho. Sei que você usa Clipper, e os exemplos estão em C++, mas o importante é que dá pra entender o raciocínio usado.
Abraços, Jairo
Harbour / Clipper 5.2e - Blinker 7
(Não respondo dúvidas por MP ou E-mail. Por favor, não encaminhe via mensagem privada ou e-mail, dúvidas que podem ser compartilhadas com todos no fórum)
Avatar de usuário

Jairo Maia
Colaborador

Colaborador
 
Mensagens: 2733
Data de registro: 16 Ago 2010 13:46
Cidade/Estado: Campinas-SP
Curtiu: 371 vezes
Mens.Curtidas: 305 vezes

Acionar Relé COM 1 Clipper

Mensagempor Nascimento » 28 Out 2012 14:05

Bem legal mesmo é essa linha de raciocinio mesmo so que queria algum exemplo em com1 e com o clipper 5.3 :%
A arte de programar é simplesmente fazer seus pensamentos serem interpretados por uma maquina :) clipper 5.3 /harbour/minigui
Avatar de usuário

Nascimento
Usuário Nível 4

Usuário Nível 4
 
Mensagens: 711
Data de registro: 19 Jul 2008 12:11
Cidade/Estado: OLINDA-PE
Curtiu: 110 vezes
Mens.Curtidas: 76 vezes

Acionar Relé COM 1 Clipper

Mensagempor Maligno » 28 Out 2012 16:02

A parte Clipper em si é simples. A biblioteca CATools tem funções ótimas para ativar e controlar a COM. O "problema" é que a saída é serial e, se você quer ativar determinado sinal, terá de usar (opinião de semi-leigo) um circuito demultiplexador. Como você é técnico em eletrônica, acho que não terá dificuldades. Bastaria então, enviar o byte adequado pela serial para os pinos de controle do demultiplexador, que por sua vez ativararia a saída apropriada. Com o byte devidamente mascarado, você monta uma linha de endereço com o dado no mesmo byte. Acrescente alguns tiristores e você poderá ativar qualquer dispositivo de potência. Fica bem legal.

Os exemplos Clipper dessa biblioteca estão espalhados por todo o fórum. Esse assunto já foi discutido várias vezes. É só fazer a busca no motor de pesquisa que temos. É só inicializar, configurar e usar a porta. Bem simples mesmo.

PS: Se puder, abandone a idéia de usar as portas serial e paralela. As máquinas mais modernas nem vêm mais com essas portas. Tente partir para USB. É um sistema mais complexo, mas além de adquirir experiência em algo mais abrangente, já se resolve o problema futuro de falta de hardware que já é considerado obsoleto.
[]'s
Maligno
---
Não respondo questões técnicas através de MP ou eMail. Não insista.
As dúvidas devem ser postadas no fórum. Desta forma, todos poderão
se beneficiar das respostas.

---
Se um dia precisar de uma transfusão de sangue você perceberá como
é importante a figura do doador. Procure o hemocentro de sua cidade e
se informe sobre a doação de sangue, plaquetas e medula óssea. Doe!
Avatar de usuário

Maligno
Membro Master

Membro Master
 
Mensagens: 6390
Data de registro: 06 Jul 2004 01:40
Cidade/Estado: Londrina/PR
Curtiu: 1 vez
Mens.Curtidas: 14 vezes

Acionar Relé COM 1 Clipper

Mensagempor Nascimento » 28 Out 2012 18:15

Amigo Maligno Muito obg, te explicar é um pouco dificil , mais vamos lá trata-se de um sistema que é 100% dos pra voce ter uma ideia antes eram tipo uma placa daquelas de rede antiga isa e nelas rodava o sistema, esse sistema estamos portando pra hd , na serial com 1 em determinado tempo ela abilita um relé que roda um motor durante um tempo determinado e depois desliga , eu ja vi exemplos mais eu particurlar-mente nao conheço nada de envios de bit´s pela serial com1 rolei a madrugra pra ver se entendia :%
A arte de programar é simplesmente fazer seus pensamentos serem interpretados por uma maquina :) clipper 5.3 /harbour/minigui
Avatar de usuário

Nascimento
Usuário Nível 4

Usuário Nível 4
 
Mensagens: 711
Data de registro: 19 Jul 2008 12:11
Cidade/Estado: OLINDA-PE
Curtiu: 110 vezes
Mens.Curtidas: 76 vezes

Acionar Relé COM 1 Clipper

Mensagempor Maligno » 30 Out 2012 17:19

Se a sua necessidade é DOS com a porta COM, melhor ainda. Fica tudo bem mais fácil. Você só precisa, como eu disse, abrir a porta, configurá-la, montar o byte e enviá-lo, fechando a porta em seguida. Os passos são esses. Você só precisa resolvê-los um a um, na seqüência.

Da forma como disse, imagino que a eletrônica já está pronta. Se estiver mesmo, falta bem pouco. Está? Se não, esqueça a parte software e faça primeiro o hardware ou, pelo menos, faça um hardware de teste, com alguns LEDs, pra testar o software.

Ajudaria se você também explicasse como terá de ser o byte enviado, se você utiliza DEMUX, se tem linha de controle a endereçar, etc.
[]'s
Maligno
---
Não respondo questões técnicas através de MP ou eMail. Não insista.
As dúvidas devem ser postadas no fórum. Desta forma, todos poderão
se beneficiar das respostas.

---
Se um dia precisar de uma transfusão de sangue você perceberá como
é importante a figura do doador. Procure o hemocentro de sua cidade e
se informe sobre a doação de sangue, plaquetas e medula óssea. Doe!
Avatar de usuário

Maligno
Membro Master

Membro Master
 
Mensagens: 6390
Data de registro: 06 Jul 2004 01:40
Cidade/Estado: Londrina/PR
Curtiu: 1 vez
Mens.Curtidas: 14 vezes

Acionar Relé COM 1 Clipper

Mensagempor Nascimento » 16 Dez 2016 20:53

amigos não lembro quem, mais um menbro daqui entrou em contato comigo sobre essa postagem, depois de anos dessa postagem estudei .c para micro-controladores
voltei a ler o post que o amigo Jairo Maia postou sobre porta-parelela em fim criei uma lib para harbour que acionar cargas pela lpt1
caso alguem tenha interesse disponibilizarei, a lib e o exemplo ligando do d0 ao d7 da lpt

o unico problema é que nao consegui ainda ler os pinos que estao ligados e so desligar o que eu quero baseado no retorno por hora ainda não vi como :%

entao se vc ligar um pino consequentemente desliga o outro , tambem coloquei na lib para ligar todos e desligar todos

so nao garanto suporte a lib, mais garanto o funcionamento pois testei a mesma
A arte de programar é simplesmente fazer seus pensamentos serem interpretados por uma maquina :) clipper 5.3 /harbour/minigui
Avatar de usuário

Nascimento
Usuário Nível 4

Usuário Nível 4
 
Mensagens: 711
Data de registro: 19 Jul 2008 12:11
Cidade/Estado: OLINDA-PE
Curtiu: 110 vezes
Mens.Curtidas: 76 vezes

Acionar Relé COM 1 Clipper

Mensagempor Nascimento » 30 Dez 2016 20:21

observo que muitos colegas estao usando meu email para pedir a lib e o demo, amigos por favor usem aqui o forum
o que falei foi dependendo do interesse disponibilizarei sem problemas, no momento estou um pouco atarefado
mais caso haja interesse por favor deixa aqui registrado ok que assim me dedicarei a fazer um demo bem comentado para que não haja duvidas quanto ao uso

att: Nascimento
A arte de programar é simplesmente fazer seus pensamentos serem interpretados por uma maquina :) clipper 5.3 /harbour/minigui
Avatar de usuário

Nascimento
Usuário Nível 4

Usuário Nível 4
 
Mensagens: 711
Data de registro: 19 Jul 2008 12:11
Cidade/Estado: OLINDA-PE
Curtiu: 110 vezes
Mens.Curtidas: 76 vezes




Retornar para CA-Clipper

Quem está online

Usuários vendo este fórum: Nenhum usuário registrado online e 3 visitantes


Ola Amigo, espero que meu site e forum tem lhe beneficiado, com exemplos e dicas de programacao.
Entao divulgue o link da Doacao abaixo para seus amigos e redes sociais ou faça uma doacao para o site forum...
MUITO OBRIGADO PELA SUA DOACAO!
Faça uma doação para o forum
cron
v
Olá visitante, seja bem-vindo ao Fórum Clipper On Line!
Efetue o seu login ou faça o seu Registro