Clipper On Line • Ver Tópico - Clipper no Windows 8.1

Clipper no Windows 8.1

Discussão sobre a linguagem CA-Clipper.

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Clipper no Windows 8.1

Mensagempor Marsenne » 25 Abr 2017 16:53

Troquei as máquinas para Windows 8.1 32bit e não consigo mais tela cheia no Clipper. Já desabilitei a placa de vídeo, como no Win7, mas não funcionou. Comprei a licença do TameDos, mas não me enviaram. Baixei o DOSBOX, mas fica muito lento. Tentei configurar tudo e não fica rápido. Ainda preciso rodar o Clipper por uns 8 meses. Meu sistema está em clipper 5.3
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Mensagempor JoséQuintas » 25 Abr 2017 18:41

Precisa ser tela cheia?
Não basta configurar o tamanho do fonte?
Acho que isso ainda é possivel em propriedades da janela.
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Mensagempor Marsenne » 30 Abr 2017 07:26

Eu estou fazendo vários testes em janela e tem funcionado 100% se o acesso ao banco de dados é local (C:). Uma reorganização total dos DBF leva cerca de 1m e 35s. Em rede a mesma reorganização leva 2m e 10s. Até então parece normal, pois as máquinas XP são segundos mais rápidas em rede somente. O único problema é que na máquina Windows 8.1 depois de vários testes incluindo, excluindo registros e reorganizando, o Clipper trava no final da rotina de reorganização. Parece funcionar muito bem e rápido mas o travamento me deixa preocupado com a qualidade e/ou perda dos dados. Existe no atalho a "SENSIBILIDADE DE OCIOSIDADE". Quando deixo baixa, as mensagens de tela e navegação são bem mais rápidas. Quando passo para alta elas ficam bem lentas. Na sensibilidade baixa a reorganização total ficam em 1m e 37s e na Alta vai para 6min. Qual seria a melhor sensibilidade?

Hoje tenho um sistema funcionando 100% com os bancos em um Server 2003 e máquinas XP acessando. Contudo, as máquinas XP trabalham em tela cheia e o Windows 8.1 que estou testando somente em janela (Falei com a Intel e estão tentando um driver para trabalhar em tela cheia). Talvez seja a configuração dos arquivos NT? Hoje eu utilizo as seguintes configurações:

AUTOEXEC.NT
@ECHO OFF
SET CLIPPER=F:201 // E:2048 // BADCACHE // SWAPPATH:C:\WINDOWS\TEMP // TEMPPATH:C:\WINDOWS\TEMP

CONFIG.NT
dos=high, umb
device=C:\Windows\system32\himem.sys
FILES=201
BUFFERS=32

Tirei do Config.nt a instrução para o DOSX e o processamento ficou muito mais rápido. Cerca de 30 segundos a menos nas reorganizações.
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Mensagempor JoséQuintas » 01 Mai 2017 12:03

Usa alguma coisa para o Clipper não consumir 100% de CPU?
Se não usa, o que sempre usei foi OSLIB.
Só acrescentar OL_AutoYield(.T.) como primeira instrução no programa principal e linqueditar com a OSLIB.

Também tinha um problema antigo, do Clipper ter problemas com máquinas rápidas.
Geralmente era resolvido também com OSLIB ou BLINKER, por isso muita gente nem lembra mais, ou nem viu o problema.
Eu mesmo, nem lembro mais com qual versão do Clipper isso acontecia... rs
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Mensagempor acelconsultoria » 09 Mai 2017 23:28

No arquivo de configuração do próprio DOSBOX, dá pra fazer a configuração do ambiente.

Por algum tempo eu utilizei o DOSBOX 0.74 e o arquivo de configuração chamava-se "dosbox-0.74.conf" , que fica na pasta do usuário do sistema.

Exemplo: "C:\Users\MEUUSUARIO\AppData\Local\DOSBox"

O acesso às memórias umb, ems e xms já vem configurado padrão como "true". É necessário incluir apenas os SET no final do arquivo de configuração, como se fossem as instruções do autoexec.nt.

# This is the configurationfile for DOSBox 0.74. (Please use the latest version of DOSBox)
# Lines starting with a # are commentlines and are ignored by DOSBox.
# They are used to (briefly) document the effect of each option.

[sdl]
#       fullscreen: Start dosbox directly in fullscreen. (Press ALT-Enter to go back)
#       fulldouble: Use double buffering in fullscreen. It can reduce screen flickering, but it can also result in a slow DOSBox.
#   fullresolution: What resolution to use for fullscreen: original or fixed size (e.g. 1024x768).
#                     Using your monitor's native resolution with aspect=true might give the best results.
#                     If you end up with small window on a large screen, try an output different from surface.
# windowresolution: Scale the window to this size IF the output device supports hardware scaling.
#                     (output=surface does not!)
#           output: What video system to use for output.
#                   Possible values: surface, overlay, opengl, openglnb, ddraw.
#         autolock: Mouse will automatically lock, if you click on the screen. (Press CTRL-F10 to unlock)
#      sensitivity: Mouse sensitivity.
#      waitonerror: Wait before closing the console if dosbox has an error.
#         priority: Priority levels for dosbox. Second entry behind the comma is for when dosbox is not focused/minimized.
#                     pause is only valid for the second entry.
#                   Possible values: lowest, lower, normal, higher, highest, pause.
#       mapperfile: File used to load/save the key/event mappings from. Resetmapper only works with the defaul value.
#     usescancodes: Avoid usage of symkeys, might not work on all operating systems.

fullscreen=false
fulldouble=false
fullresolution=original
windowresolution=original
output=surface
autolock=true
sensitivity=100
waitonerror=true
priority=higher,normal
mapperfile=mapper-0.74.map
usescancodes=true

[dosbox]
# language: Select another language file.
#  machine: The type of machine tries to emulate.
#           Possible values: hercules, cga, tandy, pcjr, ega, vgaonly, svga_s3, svga_et3000, svga_et4000, svga_paradise, vesa_nolfb, vesa_oldvbe.
# captures: Directory where things like wave, midi, screenshot get captured.
#  memsize: Amount of memory DOSBox has in megabytes.
#             This value is best left at its default to avoid problems with some games,
#             though few games might require a higher value.
#             There is generally no speed advantage when raising this value.

language=
machine=svga_s3
captures=capture
memsize=32

[render]
# frameskip: How many frames DOSBox skips before drawing one.
#    aspect: Do aspect correction, if your output method doesn't support scaling this can slow things down!.
#    scaler: Scaler used to enlarge/enhance low resolution modes.
#              If 'forced' is appended, then the scaler will be used even if the result might not be desired.
#            Possible values: none, normal2x, normal3x, advmame2x, advmame3x, advinterp2x, advinterp3x, hq2x, hq3x, 2xsai, super2xsai, supereagle, tv2x, tv3x, rgb2x, rgb3x, scan2x, scan3x.

frameskip=0
aspect=false
scaler=normal2x

[cpu]
#      core: CPU Core used in emulation. auto will switch to dynamic if available and appropriate.
#            Possible values: auto, dynamic, normal, simple.
#   cputype: CPU Type used in emulation. auto is the fastest choice.
#            Possible values: auto, 386, 386_slow, 486_slow, pentium_slow, 386_prefetch.
#    cycles: Amount of instructions DOSBox tries to emulate each millisecond.
#            Setting this value too high results in sound dropouts and lags.
#            Cycles can be set in 3 ways:
#              'auto'          tries to guess what a game needs.
#                              It usually works, but can fail for certain games.
#              'fixed #number' will set a fixed amount of cycles. This is what you usually need if 'auto' fails.
#                              (Example: fixed 4000).
#              'max'           will allocate as much cycles as your computer is able to handle.
#           
#            Possible values: auto, fixed, max.
#   cycleup: Amount of cycles to decrease/increase with keycombo.(CTRL-F11/CTRL-F12)
# cycledown: Setting it lower than 100 will be a percentage.

core=auto
cputype=auto
cycles=auto
cycleup=10
cycledown=20

[mixer]
#   nosound: Enable silent mode, sound is still emulated though.
#      rate: Mixer sample rate, setting any device's rate higher than this will probably lower their sound quality.
#            Possible values: 44100, 48000, 32000, 22050, 16000, 11025, 8000, 49716.
# blocksize: Mixer block size, larger blocks might help sound stuttering but sound will also be more lagged.
#            Possible values: 1024, 2048, 4096, 8192, 512, 256.
# prebuffer: How many milliseconds of data to keep on top of the blocksize.

nosound=false
rate=44100
blocksize=1024
prebuffer=20

[midi]
#     mpu401: Type of MPU-401 to emulate.
#             Possible values: intelligent, uart, none.
# mididevice: Device that will receive the MIDI data from MPU-401.
#             Possible values: default, win32, alsa, oss, coreaudio, coremidi, none.
# midiconfig: Special configuration options for the device driver. This is usually the id of the device you want to use.
#               See the README/Manual for more details.

mpu401=intelligent
mididevice=default
midiconfig=

[sblaster]
#  sbtype: Type of Soundblaster to emulate. gb is Gameblaster.
#          Possible values: sb1, sb2, sbpro1, sbpro2, sb16, gb, none.
#  sbbase: The IO address of the soundblaster.
#          Possible values: 220, 240, 260, 280, 2a0, 2c0, 2e0, 300.
#     irq: The IRQ number of the soundblaster.
#          Possible values: 7, 5, 3, 9, 10, 11, 12.
#     dma: The DMA number of the soundblaster.
#          Possible values: 1, 5, 0, 3, 6, 7.
#    hdma: The High DMA number of the soundblaster.
#          Possible values: 1, 5, 0, 3, 6, 7.
# sbmixer: Allow the soundblaster mixer to modify the DOSBox mixer.
# oplmode: Type of OPL emulation. On 'auto' the mode is determined by sblaster type. All OPL modes are Adlib-compatible, except for 'cms'.
#          Possible values: auto, cms, opl2, dualopl2, opl3, none.
#  oplemu: Provider for the OPL emulation. compat might provide better quality (see oplrate as well).
#          Possible values: default, compat, fast.
# oplrate: Sample rate of OPL music emulation. Use 49716 for highest quality (set the mixer rate accordingly).
#          Possible values: 44100, 49716, 48000, 32000, 22050, 16000, 11025, 8000.

sbtype=sb16
sbbase=220
irq=7
dma=1
hdma=5
sbmixer=true
oplmode=auto
oplemu=default
oplrate=44100

[gus]
#      gus: Enable the Gravis Ultrasound emulation.
#  gusrate: Sample rate of Ultrasound emulation.
#           Possible values: 44100, 48000, 32000, 22050, 16000, 11025, 8000, 49716.
#  gusbase: The IO base address of the Gravis Ultrasound.
#           Possible values: 240, 220, 260, 280, 2a0, 2c0, 2e0, 300.
#   gusirq: The IRQ number of the Gravis Ultrasound.
#           Possible values: 5, 3, 7, 9, 10, 11, 12.
#   gusdma: The DMA channel of the Gravis Ultrasound.
#           Possible values: 3, 0, 1, 5, 6, 7.
# ultradir: Path to Ultrasound directory. In this directory
#           there should be a MIDI directory that contains
#           the patch files for GUS playback. Patch sets used
#           with Timidity should work fine.

gus=false
gusrate=44100
gusbase=240
gusirq=5
gusdma=3
ultradir=C:\ULTRASND

[speaker]
# pcspeaker: Enable PC-Speaker emulation.
#    pcrate: Sample rate of the PC-Speaker sound generation.
#            Possible values: 44100, 48000, 32000, 22050, 16000, 11025, 8000, 49716.
#     tandy: Enable Tandy Sound System emulation. For 'auto', emulation is present only if machine is set to 'tandy'.
#            Possible values: auto, on, off.
# tandyrate: Sample rate of the Tandy 3-Voice generation.
#            Possible values: 44100, 48000, 32000, 22050, 16000, 11025, 8000, 49716.
#    disney: Enable Disney Sound Source emulation. (Covox Voice Master and Speech Thing compatible).

pcspeaker=true
pcrate=44100
tandy=auto
tandyrate=44100
disney=true

[joystick]
# joysticktype: Type of joystick to emulate: auto (default), none,
#               2axis (supports two joysticks),
#               4axis (supports one joystick, first joystick used),
#               4axis_2 (supports one joystick, second joystick used),
#               fcs (Thrustmaster), ch (CH Flightstick).
#               none disables joystick emulation.
#               auto chooses emulation depending on real joystick(s).
#               (Remember to reset dosbox's mapperfile if you saved it earlier)
#               Possible values: auto, 2axis, 4axis, 4axis_2, fcs, ch, none.
#        timed: enable timed intervals for axis. Experiment with this option, if your joystick drifts (away).
#     autofire: continuously fires as long as you keep the button pressed.
#       swap34: swap the 3rd and the 4th axis. can be useful for certain joysticks.
#   buttonwrap: enable button wrapping at the number of emulated buttons.

joysticktype=auto
timed=true
autofire=false
swap34=false
buttonwrap=false

[serial]
# serial1: set type of device connected to com port.
#          Can be disabled, dummy, modem, nullmodem, directserial.
#          Additional parameters must be in the same line in the form of
#          parameter:value. Parameter for all types is irq (optional).
#          for directserial: realport (required), rxdelay (optional).
#                           (realport:COM1 realport:ttyS0).
#          for modem: listenport (optional).
#          for nullmodem: server, rxdelay, txdelay, telnet, usedtr,
#                         transparent, port, inhsocket (all optional).
#          Example: serial1=modem listenport:5000
#          Possible values: dummy, disabled, modem, nullmodem, directserial.
# serial2: see serial1
#          Possible values: dummy, disabled, modem, nullmodem, directserial.
# serial3: see serial1
#          Possible values: dummy, disabled, modem, nullmodem, directserial.
# serial4: see serial1
#          Possible values: dummy, disabled, modem, nullmodem, directserial.

serial1=dummy
serial2=dummy
serial3=disabled
serial4=disabled

[dos]
#            xms: Enable XMS support.
#            ems: Enable EMS support.
#            umb: Enable UMB support.
# keyboardlayout: Language code of the keyboard layout (or none).

xms=true
ems=true
umb=true
keyboardlayout=auto

[ipx]
# ipx: Enable ipx over UDP/IP emulation.

ipx=false

[autoexec]
# Lines in this section will be run at startup.
# You can put your MOUNT lines here.

# /// A PARTIR DAQUI, VOCÊ COLOCA OS SET'S DO AUTOEXEC.NT
SET FILES=225
SET BUFFERS=30
SET CLIPPER=F225



Com as teclas Ctrl+f11 e Ctrl+f12 você aumenta ou diminui os ciclos de processamento, emulado pelo DOSBOX, tentando encontrar o melhor "ciclo" pra rodar no sistema. Eu nunca precisei fazer isso, mas de repente pode ajudar em algo.

No entanto, como o Quintas já disse, também se faz necessário o uso da função OL_AutoYield(.T.) no início do módulo principal do programa, que faz parte da lib OSLIB, do clipper.
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Clipper no Windows 8.1

Mensagempor MSDN » 28 Mai 2017 20:46

Antes de mais nada, venho fazer a postagem com todo respeito ao analista que utiliza o Clipper, também já utilizei e me serviu por anos, só sai do Clipper para conseguir realizar projetos maiores e seguir a tendência de mercado com a evolução dos softwares e hardwares. Falo isso pq a solução que vou apresentar, baseia-se no Harbour (modo texto - console), e só estou fazendo isso, escrevendo de algo que não é o foco dessa seção, pq tecnicamente não existe uma solução melhor para quem deseja portar seus aplicativos Clipper ao Windows 8, 10, 32 e 64 bits, etc.
Nesse link https://www.4shared.com/rar/OwOgH6fKei/migrar_clipper_harbour_modo_co.html é possível baixar um exemplo de um sistema completo (era um sistema usado em um órgão público, quem é da iniciativa privada não vai entender nada da lógica, mas vai entender tudo dos fontes) onde mostro como portar um sistema modo console do Clipper ao Harbour, inclusive com tela cheia.

Abraços
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Mensagempor RobertoLinux » 09 Jun 2017 20:48

Boa noite.

Muito agradecido por compartilhar, era o que estava procurando para meus testes, rodou perfeitamente no wineconsole, tanto local como remoto via ssh.

Ou seja, rodando sua aplicação win-console no Linux, tanto local como remotamente, vou fazer mais testes.

Felicidades.
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Mensagempor MSDN » 09 Jun 2017 21:00

Disponha, fico feliz em poder ser útil, apesar de comercializar um pacote com sistemas (preciso pagar minhas contas....rss), sempre que possível faço minha parte para com os colegas da comunidade xbase, até pq já fui muito ajudado também.

Abraços
Marcelo Neves
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Mensagempor RobertoLinux » 09 Jun 2017 21:08

Sou muito grato, valeu mesmo.

O que fiz foi o seguinte, coloquei sua aplicação em uma maquina com Linux, e acessei essa maquina de outra via ssh, então fiz .. wincosole sistema.exe, e rodou perfeitamente.

Ou seja é bem provável que mesmo a app sendo win, você poderá ter uma rede com máquinas Linux apenas, mas tenho que fazer mais testes é claro, mas não tenho máquinas suficientes para testar o desenpenho e os lock´s de arquivos.

QQ Coisa estou aqui para ajudar.

Valeu mesmo.
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